Maranhão passa de 80 mil casos do novo coronavírus

0comentário

O Maranhão ultrapassou a marca dos 80 mil casos do novo coronavírus, segundo o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Nesta terça-feira (30) foram registrados 36 óbitos, sendo 15 na Região Metropolitana de São Luís e 21 no interior maranhense. Foram registrados 1.482 novos casos, desses 116 na Região Metropolitana de São Luís e 1.366 nas demais cidades maranhenses.

O Maranhão tem 80.451 casos, com 2.048 mortes, 61.093 pessoas recuperadas, 5.088 suspeitos em 215 cidades maranhenses.

No mês de junho foram notificados 1 mil e 71 óbitos. Em março foram 63 óbitos, em abril 203 e em maio 705 mortes pelo novo coronavírus no Maranhão.

Os novos óbitos foram em Alto Alegre do Maranhão (1), Pindaré Mirim (1), Imperatriz (1), Dom Pedro (1), Bom Jardim (1), Brejo (1), Bom Jesus das Selvas (1), Altamira do Maranhão (1), Magalhães de Almeida (1), Porto Franco (1), Lago do Junco (1), Colinas (1), Vargem Grande (1), Barreirinhas (1), Porto Rico (1), Lago da Pedra (1), Tutóia (2), Santa Inês (3), São José de Ribamar (3) e São Luís (12).

A taxa de ocupação de leitos de UTI em São Luís é de 78,98% e de leitos clínicos de 27,65%. Em Imperatriz, a ocupação de leitos de UTI é de 85,19%, e a de leitos clínicos de 80,25%. Nas demais cidades maranhenses a ocupação de leitos de UTI é 58,45% e de eitos clínicos de 48,71%.

Segundo a SES, 2.353 profissionais da Saúde já foram infectados, desses 2.200 estão recuperados e 40 óbitos foram a óbito.

Foto: Divulgação/SES

sem comentário »

Duarte assegura prioridade a maranhenses em obras

0comentário

Foi aprovado nesta terça-feira (30), em regime de urgência, o Projeto de Lei 449/2020, de autoria do deputado estadual Duarte Jr (Republicanos), que estabelece a prioridade para contratação de trabalhadores maranhenses ou residentes no Estado, nas obras de construção civil.

Aprovado por unanimidade, o PL segue agora para sanção do governador Flávio Dino. O texto altera a redação da Lei nº 10.789/18, ampliando para as empresas do 3º grupo da indústria (construção e mobiliário, montagem e manutenção industrial) a obrigatoriedade de contratar prioritariamente mão de obra maranhense, na proporção de 70% de maranhenses natos ou residentes no Estado, com reserva de 15% dessas vagas para mulheres, no quadro efetivo daquelas empresas.

“Essa lei é justa e necessária ainda mais nesse momento de crise e recessão econômica, já que a taxa de desocupação no primeiro trimestre de 2020 aumentou em 4% no Maranhão, o que significa dizer que aproximadamente 100 mil cidadãos maranhenses estão sem uma ocupação, sem um emprego, sem uma renda”, declarou Duarte na plenária da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Segundo Duarte, a medida visa “justiça social, garantindo emprego e renda aos maranhenses”. O projeto de lei foi protocolado em setembro de 2019 e agora, menos de 10 meses depois, foi aprovado (um tempo considerado rápido para tramitação de projetos). Duarte Jr louvou a aprovação em pouco tempo, devido principalmente à situação preocupante do mercado de construção civil no Maranhão, agravado pela pandemia de coronavírus.

O deputado informou, ainda em plenária, que seu projeto de lei recebeu colaboração do diretor do Sindiconstrucivil (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção Civil e Mobiliário de São Luís), Irineu Mendes; do presidente do Sinduscon-MA (Sindicato das Indústrias da Construção Civil), Fábio Nahuz; da Associação de Trabalhadores Desempregados da Construção Civil Pesada e do secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária, Jowberth Alves.            No dia 29 de agosto de 2019, Duarte se reuniu com o Sindiconstrucivil. No dia 2 de setembro, na Assembleia, nova reunião foi realizada, dessa vez com o secretário Jowberth Alves e a Associação de Trabalhadores Desempregados da Construção Civil Pesada. Finalmente, no dia 6 de setembro, Duarte recebeu mais contribuições e protocolou o PL. 

Foto: Divulgação

sem comentário »

Governo libera aulas presenciais a partir de 3 de agosto

0comentário

O Governo do Estado publicou, nesta terça-feira (30), o decreto n° 35.897, que autoriza o retorno das aulas presenciais nas instituições de ensino em todo Maranhão, a partir do dia 03 de agosto. O documento mantém as aulas presenciais suspensas até dia 2 de agosto e aponta as diretrizes para o retorno das atividades presenciais, das diversas instituições de ensino. Confira o decreto aqui.

De acordo com o decreto, de maneira excepcional, poderão ser realizadas no mês de julho de 2020, aulas práticas do último período dos cursos de instituições de ensino superior, especialmente da área da saúde, garantindo aos estudantes a conclusão da graduação e possível inserção no mercado de trabalho. Além disso, podem também ser realizadas aulas nos cursos pré-vestibulares e cursos de idiomas, desde que cumpridas as medidas de distanciamento social e com rotina semanal máxima de três dias de atividade.

A partir do dia 3 de agosto, todas as demais instituições de ensino estão autorizadas a retomarem suas atividades educacionais presenciais. A definição da data para o retorno e o estabelecimento dos protocolos pedagógicos caberão ao respectivo órgão responsável por cada instituição, sendo Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para as escolas da rede pública estadual; aos colegiados superiores das universidades e demais instituições de ensino superior; e às prefeituras para as escolas ligadas às redes municipais. Para as escolas da rede privada, a data para retorno e o estabelecimento dos protocolos pedagógicos deverão ser definidos em conjunto entre pais e/ou responsáveis e instituição de ensino.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, esclarece que na rede pública estadual, as aulas serão retomadas de maneira sequencial e gradativa, devendo iniciar, primeiramente, pelas séries mais avançadas. “Ainda dentro das ações que adotaremos para esse retorno, está previsto o ensino híbrido como uma das formas para evitarmos aglomerações nas escolas. Estamos planejando essa volta com muita cautela, pensando principalmente na segurança da comunidade escolar”, destacou.

Foto: Divulgação/Seduc

sem comentário »

Prefeitura de Santa Rita revitaliza praças de Carema

0comentário

A Prefeitura de Santa Rita realizou a revitalização de um dos bairros mais antigos do município, o logradouro de Carema. As obras de recuperação das praças públicas terminaram na segunda-feira (29), e a região está pronta para celebrar um dos mais tradicionais festejos religiosos do Maranhão que é o do Sagrado Coração de Jesus.

Carema é um região de importância histórica para o Maranhão. No ano 1919 foi inaugurada a estação ferroviária da antiga Estrada de Ferro São Luís – Teresina. E por muitos anos, o bairro de Santa Rita que antes era um povoado, se tornou um importante entreposto comercial para a região.

Na estação ferroviária de Carema embarcavam toneladas de farinha, a qual era produzida na região e considerada a melhor do Maranhão.

A Estação de Carema foi utilizada até 1991, depois de passar por anos de abandono, o local foi tombado e recuperado pelo IPHAN. Os trens cargueiros até hoje passam pela região, porém não há mais parada.

Carema recebeu muitos investimentos na gestão do prefeito Hilton Gonçalo, sendo contemplada com escola, UBS, sistemas de abastecimento, recuperação do mercado e construção de casas de alvenaria.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Raimundo Penha sai em defesa dos artistas de São Luís

0comentário

O vereador Raimundo Penha (PDT) publicou manifestação nas suas redes sociais através da qual saiu em defesa dos artistas de São Luís, que estão impedidos, por meio de decreto governamental, de se apresentarem em bares e restaurantes, que voltaram a funcionar no último fim de semana.

Segundo Penha, a classe artística foi duramente afetada pela pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), foi obrigada a se reinventar, por meio da realização de lives, por exemplo, e agora, com a reabertura dos estabelecimentos, merecem a oportunidade de retomar suas atividades.

“Nossos artistas foram duramente atingidos pela pandemia, sendo os primeiros a parar, e a perder o ganha pão. Se reinventam, criaram lives que ajudaram a manter as pessoas em casa, e agora merecem a oportunidade de voltar às atividades como tantos outros profissionais”, disse.

“Queria entender o sentido de não poder ter música ao vivo nos bares. Se estes já têm uma capacidade definida, a meu ver, a presença dos artistas não vai alterar nada. Ao contrário, creio que eles inclusive podem ajudar a reforçar a necessidade das medidas de proteção”, completou.

Penha vai apresentar requerimento na Câmara Municipal solicitando da Prefeitura a liberação imediata de apresentações da classe artística em eventos, obedecendo as normas sanitárias estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Foto: Divulgação

sem comentário »

Ivaldo diz que Edivaldo faz revolução nos mercados

2comentários

O vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), subiu a tribuna da Câmara de Vereadores nesta terça-feira (30), para destacar a revolução que vem sendo promovida pela Prefeitura de São Luís ao reformar os mercados públicas da capital maranhense. O pedetista é ex-secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento e tem uma grande responsabilidade nisso.

Ivaldo destacou as reformas dos Mercados da Liberdade, Forquilha, Macaúba, Coroadinho, Praia Grande (Tulhas), São Francisco, Cohab, Santa Cruz, Santo Antônio, Bom Jesus e Vicente Fialho.

O vereador lembrou que o Mercado do Coroadinho, construído em 1985 e reformado há mais de 20 anos, é uma das obras em estágio mais avançado. Ele teve sua estrutura demolida no ano passado para dar lugar a uma nova completamente capacitada para beneficiar os mais de 100 feirantes na área. Toda a construção da parte estrutural do local foi concluída, como o levantamento de reboco das paredes de alvenaria, sistemas elétricos, hidráulicos, sanitários, piso, telhado e até a fachada lateral externa. Já os boxes, área administrativa e os banheiros estão em fase final de acabamento.

Outra obra que também está em fase adiantada é o Mercado das Tulhas, um dos pontos mais visitados da capital pela população ludovicense, turistas e todos aqueles que buscam lazer, diversão, artesanato, gastronomia, música, folclore e diversas outras expressões culturais da cidade. Por conta disso, o projeto de manutenção e reparo da edificação segue os padrões rígidos para manter os elementos construtivos originais do espaço, conservando um bem cultural que faz parte do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico de São Luís e que foi tombado pelo Governo Federal, em uma área considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

No local foi realizada uma reforma total, sendo refeitos os sistemas sanitários, hidráulicos e de eletroduto, além de pisos e áreas de circulação. Atualmente, a obra está em fase de acabamento, com a instalação do sistema elétrico e colocação de revestimento nos boxes e bancadas de granito.

As obras de construção e reforma dos mercados continuam em outros bairros, como o Monte Castelo, onde uma estrutura totalmente nova está sendo construída na rua Raimundo Corrêa, com capacidade para abrigar cerca de 40 boxes. Já com o processo de terraplanagem finalizado, os operários trabalham atualmente no preparo da estrutura que será necessária para estabilizar a construção no terreno.

No Mercado do São Francisco o trabalho já está adiantado, com cerca de 70% de toda a obra finalizada, que contará com aproximadamente 100 boxes. As etapas de terraplanagem, fundação e construção de pilares de concreto já foram concluídas. A próxima etapa será a construção do sistema sanitário e das instalações hidráulicas e elétricas.

Já no Mercado da Cohab já foram concluídas as obras de terraplanagem e construção das paredes de alvenaria de aproximadamente 20 boxes, além do muro frontal e lateral. Nesta semana, está sendo realizado o processo de colocação de estacas de concreto no local que margeia a Avenida Jerônimo de Albuquerque, onde havia alguns feirantes instalados e que foram remanejados para outra área, com barracas padronizadas cedidas pela Prefeitura de São Luís. Também seguem em obras os mercados do Monte Castelo, Anil e Bom Jesus.

Foto: Divulgação

2 comentários »

Hildo Rocha destaca Dia Nacional do Bumba Meu Boi

0comentário

Neste 30 de junho é comemorado o Dia Nacional do Bumba Meu Boi. Em São Luís, todos os anos, nesta data é comemorado o tradicional Festejo de São Marçal com o cortejo de grupos de Bumba Meu Boi, no João Paulo.

O autor da Lei que criou essa data e deu a São Luís, o título de Capital Nacional do Bumba Boi é o deputado federal maranhense Hildo Rocha (MDB).

Nas redes sociais, o deputado Hildo Rocha destacou a importância da data e do título a São Luís.

“Hoje comemora-se o Dia Nacional do Bumba meu boi. Para os maranhenses essa data é duplamente importante porque a Lei 13.851/2019, de minha autoria, concedeu a São Luís, a capital do nosso Estado, o honroso título de Capital Nacional do Bumba Boi”, afirmou.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Times maranhenses definem reinício dos treinos

0comentário

Os times de futebol no Maranhão em sua maioria já definiram a data para reinício dos treinamentos na retomada do Campeonato Maranhense e do início do Campeonato Maranhense. A competição foi interrompida em março por conta da pandemia do novo coronavírus.

O Sampaio que terá pela frente o Campeonato Brasileiro Série B a partir de 8 de agosto e o Maranhense, no dia 5, volta aos trabalhos na próxima segunda-feira (6).

O Imperatriz não tem data definida para reiniciar as atividades, pois aguarda a definição das datas para três competições que ainda vai desputar. O Cavalo de Aço ainda terá que cumprir uma partida pela Copa do Nordeste, contra o Frei Paulistano, ainda pela primeira fase. Além disso terá o Campeonato Maranhense e o Campeonato Brasileiro Série C.

Com o calendário voltado para o Campeonato Brasileiro Série D e o Campeonato Maranhense, o Moto Club retoma as atividades no dia 13 de junho.

O Juventude, de São Mateus retoma as atividades no dia 6 de junho para a disputa do Campeonato Maranhense e do Campeonato Brasileiro Série D.

Assim como o Sampaio, o Maranhão que disputará apenas o Campeonato Maranhense, também reinicia os treinamentos no dia 6 de junho. Pinheiro, São José e Cordino não confirmaram o reinício dos treinamentos.

O reinício do Campeonato Maranhense vai ocorrer no dia 5 de agosto com as partidas entre Imperatriz e Sampaio, no frei Epifânio, em Imperatriz e Juventude e Maranhão, no Pinheirão, em São Mateus, pela penúltima rodada da fase de classificação.

A partir do dia 8 de agosto, Sampaio, Imperatriz, Moto e Juventude, devem entrar em campo pelo Campeonato Brasileiro.

Foto: Lucas Almeida/ L17 Comunicação

sem comentário »

A aprovação popular de Edivaldo

0comentário

O prefeito Edivaldo Holanda Junior passou a segunda-feira de feriado (29) percorrendo os bairros de São Luís, vistoriando as frentes de trabalho do programa São Luís em Obras.

Em todos os locais em que esteve foi recebido com muito carinho pela população. Como mostra esta foto tirada no bairro Santa Efigênia no fim da tarde de hoje.

Este tem sido o clima em todas as vistorias de Edivaldo, que está executando mais de 200 frentes simultâneas de trabalho entre obras de pavimentação, drenagem, reforma de mercados, construção de praças e outros investimentos em infraestrutura, dando fim a problemas históricos da população.

Um volume tão grande de obras e aprovação popular são marcas que poucos gestores podem ostentar, principalmente em fim de mandato.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Boletim aponta avanço da Covid na população indígena

0comentário

O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (PTB) revelou, preocupação com o aumento do número de casos da Covid-19 em meio aos povos indígenas no Maranhão.

Segundo Pedro Lucas, os dados dos boletins epidemiológicos apontam que a curva de crescimento continua subindo mês a mês.

O parlamentar defende a necessidade de ampliação das ações sanitárias nas tribos indígenas no Maranhão.

“Os casos da Covid-19 nos povos indígenas do Maranhão aumentaram consideravelmente, desde o primeiro caso em maio, como mostra o gráfico. Os dados fazem parte dos boletins epidemiológicos do Distrito Sanitário Especial Indígena. É preciso intensificar ações sanitárias nas tribos”, afirma Pedro Lucas Fernandes.

Os números do boletim da Secretaria de Saúde (SES) apontam no Maranhão 78 mil 969 casos, 2 mil e 2 mortes, 59 mil 100 pessoas recuperadas, 4 mil 720 suspeitos em 215 municípios do estado. Segundo a SES, apenas as cidades de Lagoa do Mato e São Félix de Balsas não registraram casos da Covid-19. Clique aqui e leia mais.

Foto: Reprodução

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS