Clubes divergem sobre reta final do Maranhense

8comentários

Os dirigentes dos clubes e da Federação Maranhense de Futebol (FMF) voltam a se reunir nesta terça-feira (23) para discutir a volta do futebol em meio à pandemia do novo coronavírus.

Na coletiva que concedeu, na sexta-feira (19), o governador Flávio Dino (PCdoB) confirmou a volta dos treinamentos dos times no mês de julho e a liberação dos jogos para o mês de agosto, mas de acordo com o protocolo sanitário e seguindo as sugestões da FMF.

A principal delas é a possibilidade de sede única para a realização dos jogos que faltam uma vez que, sem público não haveria como nenhum clube se beneficiar com o fator campo.

Na última reunião, a votação terminou empatada em 4 a 4, mas nos bastidores corre a informação de que alguns dirigentes estariam disposto a mudar de opinião e os jogos teriam que ser realizados em todas as praças, o que pode inviabilizar o protocolo sanitário e a segurança dos envolvidos.

Os dirigentes precisam entender que não estamos vivendo a normalidade e é necessário que entendam a excepcionalidade do momento se quiserem de fato concluir a competição. Seria muito ruim, por exemplo se não ocorrer um acordo e a FMF tenha que encerrar o Campeonato Maranhense de onde ele parou.

E São Luís pelo fato de 4 equipes jogarem aqui terá que ser a sede, pois os custos para as outras equipes será bem menor.

Vamos esperar o entendimento entre os clubes ou do contrário vai ser muito difícil a competição terminar…

Foto: Reprodução

8 comentários »

Maranhão passa dos 70 mil casos do novo coronavírus

0comentário

O  Maranhão registrou neste domingo (21) apenas 386 casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, segundo o boletim da Secretaria de Saúde do Maranhão (SES) Foram 26 casos na Região Metropolitana de São Luís e 360 nas demais regiões. Nos fins de semanas, os números de casos tem sido menor devido à baixa testagem.

O Maranhão tem desde o início da pandemia 70 mil e 59 casos, com 1 mil 721 mortes, 46 mil 936 pessoas recuperadas e 1 mil e 868 suspeitos

O boletim registrou 37 mortes pela Covid-19, nas últimas 24 horas. No mês de junho já alcançamos 743 óbitos em 21 dias. Em março foram 63 óbitos, em abril 203 e em maio 705 mortes pelo novo coronavírus no Maranhão. 

Os novos óbitos foram registrados nas cidades de Anajatuba (1), Bacabal (1), Buriticupu (1), Codó (1), Marajá do Sena (1), Pinheiro (1), Ribamar Fiquene (1), Estreito (2), Governador Edson Lobão (2), Imperatriz (2), Lago da Pedra (2), São Jose de Ribamar (2), Amarante do Maranhão (3), Açailândia (4), Coelho Neto (4) e São Luís (9).

A taxa de ocupação de leitos de UTI na Região Metropolitana é de 88,07% e de leitos clínicos de 37,39%. Em Imperatriz, a ocupação de leitos de UTI é de 79,63% e de leitos clínicos de 76,54%. Nas demais regiões, a ocupação de leitos de UTI é 79,57% e de leitos clínicos de 69,87%.

Segundo o boletim, 1 mil 784 profissionais da Saúde já foram infectados, destes 1 mil 629 estão recuperados e foram registrados 33 óbitos.

Confira os óbitos em junho:
21/06 – Domingo (37 mortes)
20/06 – Sábado (39 mortes)
19/06 – Sexta (38 mortes)
18/06 – Quinta (37 mortes)
17/06 – Quarta (32 mortes)
16/06 – Terça (38 mortes)
15/06 – Segunda (32 mortes)
14/06 – Domingo (31 mortes)
13/06 – Sábado (37 mortes)
12/06 – Sexta (39 mortes)
11/06 – Quinta (38 mortes)
10/06 – Quarta (37 mortes)
09/06 – Terça (38 mortes)
08/06 – Segunda (39 mortes)
07/06 – Domingo (38 mortes)
06/06 – Sábado (38 mortes)
05/06 – Sexta (37 mortes)
04/06 – Quinta (33 mortes)
03/06 – Quarta (34 mortes)
02/06 – Terça (31 mortes)
1º/06 – Segunda (21 mortes)

Foto: Divulgação

sem comentário »

Ivaldo tem agenda intensa durante o fim de semana

2comentários

O vereador, Ivaldo Rodrigues, cumpriu extensa agenda durante esse sábado (20). Mesmo durante a pandemia, alguns serviços públicos não podem parar, e o parlamentar acompanha de perto vistoriando alguns deles e realizando reuniões com setores da sociedade, seguindo as normas da OMS, tomando os devidos cuidados para haja o mínimo de contato.

Cohatrac – No sábado, Ivaldo começou a agenda cedo no bairro Cohatrac, vistoriando os serviços de limpeza, capina e poda de árvores, realizados pela Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza, através de seu requerimento pela Câmara de Vereadores. O ação contempla diversas ruas, praças e espaços públicos da região.

Cohab – Seguindo a agenda, o vereador esteve na na Cohab, onde 17 praças estão sendo reformadas – uma ação executada pela Prefeitura de São Luís, por meio do Impur. Os moradores da região vão desfrutar de mais lazer, esporte e saúde com a revitalização dos equipamentos, que são uma demanda antiga da população. E agora, por intermédio do parlamentar, será uma realidade com a comunidade reocupando esses locais completamente renovados.

Capoeiristas – Marca registrada de Ivaldo, o incentivo às diversas expressões culturais da cidade, não poderia ser diferente com a capoeira, que tem mais de 20 grupos em São Luís. Desde que implementou a Feirinha São Luís, enquanto esteve no executivo a frente da Semapa, Ivaldo sempre apoiou a categoria, onde eles se apresentaram em todas as edições do projeto que revitalizou o Centro Histórico.

Mostrando o cuidado com a classe dos capoeirista, o vereador esteve reunido com os mestres de capoeira de São Luís, no Reviver, dialogando com os representantes sobre o retorno da prática após a pandemia. Entendendo suas principais demandas e necessidades, buscando soluções para fortalecer essa expressão cultural brasileira, que mistura arte marcial, esporte, dança e música.

Mercados – Ainda no sábado (20), Ivaldo esteve acompanhando o atual líder da Semapa, Émersom Macêdo, vistoriando as obras de reforma do Mercado das Tulhas, na Praia Grande. A revitalização do equipamento de abastecimento foi iniciada ainda quando o vereador estava no executivo, que devido ao seu bom desempenho, garantiu ainda a repaginada em diversos outros Mercados Públicos Municipais, como na Cohab, Anil, Coroadinho, Monte Castelo, Tulhas, São Francisco, e Bom Jesus.  Além dos já finalizados, Vicente Fialho e Macaúba.

2 comentários »

Jeferson Portela anuncia apoio a Carlos Madeira

2comentários

O anúncio de apoio do secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela ao pré-candidato a prefeito de São Luís, Carlos Madeira (Solidariedade) é uma bomba dentr do PCdoB e abala a difícil pré-candidatura do deputado federal Rubens Jr.

Jefferson Portela é um dos principais secretários do governo Flávio Dino e um dos dirigentes do PCdoB no Maranhão. Mas ele não seria o único dentro do PCdoB a jogar a toalha antes mesmo de começar a campanha e descartar o nome de Rubens Jr.

“Quando recebi de Dr. Madeira a notícia de sua pré-candidatura a prefeito, vi que de fato era necessário alguém como ele nesse processo, e minha consciência, de cidadão, de servidor público e de quem sonha com uma São Luís melhor em todos os sentidos, me conduziu à decisão imediata de aderir à sua pré-campanha. E não sou pessoa de não honrar as decisões que tomo, pois cumpro o que falo, para que o resultado seja alcançado. Minha voz estará em defesa da pré-candidatura de Dr. Carlos Madeira, e farei questão de amplificar esse apoio”, afirmou Jefferson Portela.

Jefferson Portela destacou que Madeira representa um diferencial em relação aos nomes nesta pré-campanha.

“As pessoas não aguentam mais serem usadas em meio a disputas de novos e velhos políticos, onde se busca meramente o poder. Por outro lado, também não estão mais entusiasmadas com novidades mirabolantes, o que as pessoas realmente querem é seriedade, e isso é encontrado em poucos, pois trajetórias de respeito são construídas com esforço, dedicação e respeito, pelas leis, pelas instituições, mas sobretudo, pelas pessoas, e isso faz parte do perfil de Dr. Madeira, um homem que conheço há mais de 30 anos, e que é motivo de orgulho para todos os maranhenses”, disse.

Foto: Divulgação

2 comentários »

Assembleia realizará ‘Arraiá do Povo em Casa’

0comentário

A Assembleia Legislativa do Maranhão entrará no ritmo da festa mais nordestina do Brasil. Da próxima quarta-feira (24), Dia de São João, até o dia 26 de junho, a partir das 20h, a TV Assembleia transmitirá o “Arraiá do Povo em Casa”, exibindo apresentações de grupos folclóricos que marcaram presença no “Arraiá do Povo 2019”, realizado na área do estacionamento da Alema, bem como videos atuais dos cantadores apresentando toadas que haviam sido compostas especialmente para a temporada junina deste ano. 

O propósito é manter a tradição da festa, apesar das circunstâncias decorrentes da pandemia da Covid-19. Quem acompanhar a programação, a ser transmitida também pelas redes sociais e pelo site da Assembleia, poderá contribuir com doações destinadas às manifestações folclóricas de sua preferência. Os números das contas bancárias serão informados durante a exibição.  

“O Arraiá do Povo, realizado no estacionamento da Assembleia Legislativa, se consolidou no calendário junino ao ser consagrado pelo público, que aprovou a iniciativa do Parlamento Estadual, sob a coordenação do Gedema, em cortejar essa que é a nossa mais vibrante expressão da cultura popular. Este ano, nossa proposta é levar a mesma energia dos nossos folguedos às pessoas em casa, para que a chama do nosso São João se mantenha acesa, apesar das circunstâncias. Convidamos todos a acompanharem nossa transmissão e também se engajarem pelas redes sociais, a partir da próxima quarta-feira”, conclama o diretor de Comunicação da Assembleia, jornalista Edwin Jinkings.

Cenário – Um cenário será montado no prédio do Complexo de Comunicação para remeter a um arraial junino e de lá os apresentadores farão as chamadas das reprises das apresentações de 2019 e também de vídeos atuais gravados pelos representantes das brincadeiras, entre brincantes e cantadores de bumba meu boi. 

Foram selecionados os melhores momentos da edição do “Arraiá do Povo 2019”, para contagiar o público com a beleza e encanto da maior manifestação popular do Maranhão. Na primeira noite, serão exibidas na TV ((canal aberto digital 51.2 e 17 da TVN) as apresentações dos grupos de bumba meu boi Barrica, Axixá, Maracanã e de Itapera, além do Cacuriá de Dona Teté. Na segunda noite, serão apresentados o Boi de Santa Fé, Nina Rodrigues, Quadrilharte de Alcântara e Boi de Sonhos. Encerrando a programação, será a vez do Boi Pirilampo, Boi Mocidade de Pinheiro, Boi de Morros e Boi da Maioba. 

Os apresentadores do “Arraiá do Povo em Casa” também ficarão responsáveis pela interação com os internautas, a partir das redes sociais, com a #ArraiádoPovoemCasa, e de um contato de whatsapp, que será disponibilizado para o envio de vídeos e mensagens de texto. 

Programação

24/06 – Quarta-feira
Boi Barrica
Cacuriá de Dona Teté
Boi de Axixá
Boi de Maracanã
Boi de Itapera

25/06 – Quinta-feira
Boi de Santa Fé
Boi de Nina Rodrigues
Quadrilharte de Alcântara
Boi de Sonhos

26/06 – Sexta-feira
Boi Pirilampo
Boi Mocidade de Pinheiro
Boi de Morros
Boi da Maioba

Foto: Agência Assembleia

sem comentário »

Projeto de Umbelino Junior assegura visitas virtuais

0comentário

A Câmara Municipal de São Luís, aprovou, o projeto de lei n° 098/20, de autoria do vereador Umbelino Junior (PRTB), que prevê a criação de visitas virtuais para pacientes que foram diagnosticados com o novo coronavírus.

Pela proposta, as unidades hospitalares públicas e privadas, devem implantar a visita digital através de acesso remoto, com o uso de smartphone ou tablet e disponibilizar um aplicativo para transmitir vídeos e áudio em tempo real aos pacientes em isolamento por conta da Covid-19.

De acordo com o projeto, as unidades hospitalares ficarão responsáveis por definir o dia da semana e horário em que o paciente poderá ter acesso à tecnologia para que possa manter contato com os amigos ou familiares.

Os hospitais também serão responsáveis por definir se o aparelho será disponibilizado pelo hospital ou da pessoa que deseja manter contato com o paciente.

Segundo o autor do projeto, a medida tem como objetivo humanizar o atendimento nas unidades hospitalares. “Estamos passando por um momento bastante delicado, onde as pessoas contaminadas com o novo coronavírus não podem ter contato com os familiares. Nossa proposta vem com o intuito de trazer um conforto tanto aos pacientes, quanto aos familiares e para isso, podemos usar a tecnologia a favor dessa causa”, justificou Umbelino.

A proposta foi apreciada esta semana durante a sessão plenária e aprovada por unanimidade. Agora, o projeto segue para a sanção do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Sarney lamenta, em sua coluna, morte de sobrinho

1comentário

O preço da violência

Por José Sarney

Durante o tempo em que estava no Senado fiz vários discursos e apresentei alguns projetos dizendo que diante da violência cotidiana — o domínio do crime organizado, a impunidade dos homicidas, a faculdade do assassino defender-se solto, o aumento das mortes violentas, tanta falta de respeito à dignidade humana — o povo brasileiro não se revoltava mais e estava se transformando num povo frio, sem capacidade de reagir e de se sensibilizar com os crimes mais hediondos.

Isto começou a consolidar-se depois que a Constituição de 88 deu muito melhor tratamento ao criminoso do que à vítima. O criminoso passou a ter direito a pensão mensal, assistência social, garantias à sua família etc. A vítima só tem a perda do seu futuro, as necessidades geradas pela sua ausência, o sofrimento de sua família, a orfandade de seus filhos, a viuvez de sua esposa e as lágrimas de sua família, pais, irmãos.

Eu posso falar, como dizia Camões, de experiência vivida. Malherbe dizia na Consolation à M. Du Périer que: “A morte tem rigores que a nada se assemelham […] E a Guarda que vela nas barreiras do Louvre / Nem mesmo defende nossos reis.” 

O Brasil apresenta a maior quantidade de homicídios do mundo. Temos 12% das vítimas — e somos menos de 3% da população. E o pior ainda é que as estatísticas mostram que os jovens estão sendo assassinados e são jovens que estão matando.

Em nossa família já fomos atingidos brutalmente, porque, como disse, ninguém escapa da violência; já perdi três sobrinhos-netos, vítimas do desprezo pela vida que assola o País. O primeiro, Augusto, sobrinho da minha mulher, filho do meu cunhado Cláudio Macieira, assassinado quando roubaram sua motocicleta, no dia em que ia receber o seu diploma de engenheiro — e quando eu era presidente da República. Ele tentou resistir e foi abatido com um tiro na cabeça. A segunda, minha sobrinha Mariana, quando hediondamente foi asfixiada. E o terceiro, esta semana, Diogo, filho de minha sobrinha Concy, covardemente morto com um tiro à queima-roupa, quando tentou falar com o motorista de um carro que o trancara. O assassino não deixou nem que ele se aproximasse. De dentro do carro sacou uma arma e o matou com um tiro no pescoço.

O que restou a todos nós: suas mães, seus pais, seus filhos, seus avós, seus irmãos, seus tios, seus primos, parentes, amigos, colegas? Lágrimas, dor intensa, saudade que não passará.

Diogo, jovem rapaz, com um futuro pela frente, cheio de vida, da alegria de viver, mergulha na eternidade, sem o conforto nem duma morte cercado pela ternura de sua mãe e dos seus, para cair no asfalto escaldante, deixando para trás seu maior dom: a vida.

Pela misericórdia divina, minha mãe Kiola o receberá no Céu, o acolherá em seu colo pela eternidade e o levará à presença de Deus.

*Coluna do Sarney/ O Estado

1 comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS