Albérico anuncia abertura de atividades em Barreirinhas

0comentário

O prefeito de Barreirinhas, Albérico Filho, anunciou em entrevista à TV Mirante, a abertura do turismo, a partir de hoje (10). Bares, restaurantes, hotéis e pousadas voltarão a funcionar mediante medidas sanitárias rigorosas que serão fiscalizadas pelo poder público

“A partir de hoje, os nossos restaurantes estarão apôs a receberem todos os seus visitantes, assim como todo os setores que hospedam as pessoas, sejam eles qual for. Tudo isso feito em parceria com os atores, com os danos desses ambientes para que a gente respeite todas as recomendações exigidas para que não haja a proliferação da doença. Com a fiscalização não tenho dúvida nenhuma de que vai dar certo porque nós precisamos fazer com que a atividade esteja totalmente ativa”, disse.

Albérico acrescentou que Barreirinhas vive da atividade turística e que a abertura das atividades acontece com toda a segurança.

“É um desafio, mas nós nos conscientizamos de que precisamos trabalhar. Vamos também em parceria também conscientizar as pessoas que lá vão chegar, não só os que chegam como visitantes, mas os que lá vivem até porque eles precisam ter essa conscientização de preservação da vida. Nós fomos parceiros, vamos conscientizar e vamos fazer com que as pessoas entendam de que quanto melhor fizerem melhor para todos”.

Segundo o prefeito, a reabertura do Parque dos Lençóis Maranhenses para visitantes não será nesta etapa, mas deve ocorrer nos próximos dias.

“Há um decreto do ministro do Meio Ambiente com o propósito de abertura, tanto é que eles nos consultaram e a partir de hoje eles receberão o nosso decreto dando as condições de como nós vamos nos comportar para juntos, como parceiros que somos a gente tenha as atividades em condições de funcionamento. Eu tenho a impressão de que isso não vai demorar muito não. Agente espera que seja dentro dos próximos oito dias”, explicou

Por enquanto, o decreto autoriza a volta das atividades dos operadores de turismo, agências de viagem, transporte de passageiros e a visita de turistas.

“Está autorizado. O decreto é muito explícito. São 20 páginas dando orientações do bar ao maior setor de hospedaria que temos. Todos vão ter que seguir as regras para que a gente possa funcionar com garantias. Se a gente não mostrar aos visitantes essas garantias não vai valer à pena”, destacou.

Albérico Filho disse que o decreto não prevê a realização de eventos na cidade, pois segundo ele ainda não é o momento seguro.

Quanto a eventos a gente precisa acompanhar e ver como é que as coisas vão evoluir. Nós temos hoje um número muito importante, dos 200 casos que nós temos 157 já foram curados, então nós estamos fazendo o dever de casa ao mesmo tempo a gente precisa esperar mais um pouquinho para que a gente fax as demais coisas com toda a segurança”.

Foto: Reprodução/TV Mirante

sem comentário »

Região Tocantina tem recorde de mortes pela Covid

0comentário

O Maranhão segue registrando alto número de mortes pela Covid-19. O boletim da Secretaria de Saúde trouxe hoje (10) mais 37 mortes pelo novo coronavírus. Desde o início da flexibilização no dia 1º de junho, já foram registrados 346 mortes.

A maioria dos óbitos, no total de 24 foram registrados em apenas 4 municípios da Região Tocantina.

Os novos óbitos foram registrados nas seguintes cidades: Ribamar Fiquene (1), Davinópolis (1), Matinha (1), Barreirinhas (1), Porto Franco (1), Cajari (1), Grajaú (1), Caxias (3), Chapadinha (3), São Luís (3), Imperatriz (9) e Açailândia (12). 

A SES registrou 1 mil 439 novos casos. Na Região Metropolitana foram 238 casos, Imperatriz 48 e tivemos 1 mil 133 casos nas demais cidades maranhense.

O Maranhão tem 53 mil 508 casos, com 1 mil 322 mortes, 26 mil 795 pessoas recuperadas, 868 suspeitos e 213 municípios que já tiveram registros oficiais Covid-19. Os municípios de Loreto, Lagoa do Mato, São Félix de Balsas e São Francisco do Maranhão, ainda não tiveram registro de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

A taxa de ocupação de leitos de UTI na Região Metropolitana é de 84,172% e de leitos clínicos de 4,07%. Em Imperatriz, a ocupação de leitos de UTI é de 83,33% e de leitos clínicos de 79,01%. Nas demais regiões, a ocupação de leitos de UTI é 79,45% e de leitos clínicos de 78,72%.

A SES aponta que 1 mil 505 profissionais da Saúde já foram infectados, destes 1 mil 357 estão recuperados e foram registrados 24 óbitos.

Confira os óbitos em junho:

10/06 – Quarta (37 mortes)
09/06 – Terça (38 mortes)
08/06 – Segunda (39 mortes)
07/06 – Domingo (38 mortes)
06/06 – Sábado (38 mortes)
05/06 – Sexta (37 mortes)
04/06 – Quinta (33 mortes)
03/06 – Quarta (34 mortes)
02/06 – Terça (31 mortes)
1º/06 – Segunda (21 mortes)

Foto: Reprodução/SES

sem comentário »

Vereadores reforçam medidas contra a Covid-19

0comentário

Desde o início da pandemia do novo coronavírus no país, a Câmara Municipal de São Luís, presidida pelo vereador Osmar Filho (PDT), tem trabalhado em conjunto dentro do próprio Legislativo, e de forma coletiva com demais poderes e setores da sociedade civil, para desenvolver ações econômicas contra a crise e elaborar medidas assistenciais e de saúde.

Neste período, os parlamentares construíram vários PLs (Projetos de Lei) com diversas propostas de combate à Covid-19, e aprovaram importantes ações com o objetivo de somar esforços na prevenção e combate à doença visando contribuir para a redução de seus impactos no município.

Na manhã desta quarta-feira (10), em mais uma sessão extraordinária, que é a 8ª realizada de maneira remota, os parlamentares ludovicenses apresentaram novas proposições, impondo e sugerindo medidas para o enfrentamento da pandemia e suas consequências.

No pacote de novos projetos que passou a tramitar na Casa destaque para a oferta de alimentação para população vulnerável à covid-19 e reconhecimento do coronavírus como doença ocupacional. Além disso, a preocupação com o psicológico dos profissionais de saúde durante a pandemia também virou tema de proposição que estava em pauta durante sessão virtual no legislativo ludovicense.

Para virar leis na capital maranhense, entretanto, as normas devem ir à deliberação das comissões temáticas e, sem seguida, serem votados pelos vereadores em plenário de forma presencial (ou por votação remota) para seguir a avaliação do chefe do executivo.

Dos seis projetos que constavam na ordem do dia, dois estavam em primeira discussão e 1ª votação e quatro passaram a tramitar nas Comissões de Justiça, Saúde, Assistência Social e Orçamento. Os autores das propostas foram os vereadores Ricardo Diniz (DEM), Fátima Araújo (PCdoB), Chico Carvalho (PSL) e Concita Pinto (PCdoB).

(mais…)
sem comentário »

Felipe Camarão se destaca nacionalmente na pandemia

0comentário

Diante de uma série de dúvidas e de iniciativas malucas do ministro da Educação, Abraham Weintraub, quem tem sido reconhecido nacionalmente pela postura, idéias e atitudes é o atual secretário de Educação do Maranhão, Felipe Camarão.

Um dos melhores quadros do governo Flávio Dino, Felipe Camarão tem sido um nome sempre presente em diversos debates sobre os desafios que a Educação tem enfrentado, nesse momento de pandemia.

Nesta semana, Camarão participou de um webinar promovido pela FGV, com especialistas de grandes organizações internacionais e nacionais. No debate, nomes como Priscila Cruz, da Ong Todos pela Educação; Marlova Noleto, diretora da UNESCO no Brasil; Ítalo Dutra, chefe da Área de Educação do UNICEF no Brasil; Raphael Callou, diretor do Escritório da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) no Brasil; entre outros.

Durante a conferência, a representante do Todos pela Educação fez questão de destacar o protagonismo de Felipe nessas discussões.

“Dois exemplos de gestores que estão fazendo trabalho de excelência e não é à toa que eles estão sempre em todos os debates, porque eles já têm essa boa gestão e acabam exercendo inclusive esse papel de liderança, para além da sua posição, como é o caso do Luiz Miguel, presidente da Undime, e o Felipe Camarão, secretário do Maranhão, que junto com mais dois ou três secretários estaduais estão tendo um papel exemplar para todo pais”, frisou Priscila.

Este foi o 5º webinário promovido pela FGV, de uma série intitulada “Desafios da educação básica em tempos de pandemia”, que aborda diversas temáticas. No debate de hoje, o diálogo girou em torno das experiências internacionais no contexto de retomada das aulas frente à pandemia.

“Um grande prazer participar da série de webinários promovidos pela FGV. Hoje, com especialistas de organizações internacionais e nacionais, tive a oportunidade de dialogar sobre as experiências internacionais e como podemos aproveitar e adaptar essas experiências para a realidade brasileira, mais especificamente para a realidade de cada estado e cada município desse nosso imenso país”, destacou Felipe.

Em outra oportunidade, o diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão pública e Políticas Educacionais – FGV DGPE, Henrique Paim, ressaltou a importância do trabalho do Maranhão nesse momento de crise e o planejamento para o pós-pandemia.

“A participação do secretário Felipe foi fundamental para que a gente pudesse elevar esse debate. O secretário tratou de forma muito clara as questões associadas à retomada das aulas, tanto do ponto vista logístico, que prevê o aspecto da questão sanitária e as questões de providência da própria Secretaria de Educação, mas especialmente destacando a importância de a rede estadual, em cooperação com os municípios, ter uma preocupação muito grande com a acolhida dos professores, dos gestores e dos alunos que irão retomar as aulas. Eu não tenho dúvida de que o Maranhão, a partir da mensagem do secretário, conseguiu deixar uma mensagem importante sobre retomada”, enfatizou.

4º ano – Além do reconhecimento de especialistas, a proposta de Felipe Camarão sobre um 4º ano no ensino médio, que os estados do Maranhão e São Paulo devem adotar, tem recebido destaque na imprensa nacional.

Nesta quarta-feira (10), tanto a Folha de São Paulo quanto O Globo, fizeram questão de destacar a iniciativa que poderá servir de exemplo para outros estados.

Por essas e outras, é que Felipe Camarão segue sendo o melhor nome e o mais preparado na equipe do Governo Flávio Dino.

Foto: Divulgação/Seduc

Leia no Blog de Jorge Aragão

sem comentário »

Deputados sugerem medidas econômicas na pandemia

0comentário

O grupo Câmara Viva, formado por 18 deputados federais, encaminhou ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Economia, Paulo Guedes, uma carta com 20 sugestões para aperfeiçoar as medidas econômicas de combate à pandemia de covid-19. O documento analisa as seis principais medidas apresentadas pelo governo federal, lista os entraves encontrados durante sua execução e elabora sugestões técnicas.

Dentre os deputados, dois maranhenses assinam o documento: Gastão Vieira (PROS-MA) e Gil Cutrim (PDT-MA).

Formado por parlamentares de diferentes matizes ideológicas, o grupo se debruçou sobre as seguintes medidas: Auxílio Emergencial; Programa Emergencial de Suporte a Empregos (PESE); Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe); MPV 927 (flexibilização das relações trabalhistas); MPV 936 (suspensão de contrato e redução salarial); e as medidas do Banco Central.

Um dos trechos da carta ressalta que o intuito do grupo Câmara Viva é “contribuir para o sucesso das ações propostas”. “Elaboradas em parceria com especialistas e envolvendo 18 parlamentares de diferentes partidos e ideologias, as propostas de aperfeiçoamento têm como único objetivo a busca por soluções para os entraves que afetam a vida de milhões de brasileiros”, continua o documento.

Assinam a carta os seguintes parlamentares: Christino Aureo (PP-RJ), Eduardo Cury (PSDB-SP), Enrico Misasi (PV-SP), Felipe Rigoni (PSB-ES), Flávia Arruda (PR-DF), Gastão Vieira (PROS-MA), Gil Cutrim (PDT-MA), João H. Campos (PSB-PE), Lafayette Andrada (Republicanos-MG), Marcelo Calero (Cidadania-RJ), Marcelo Ramos (PL-AM), Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), Pedro Paulo (DEM-RJ), Professor Israel (PV-DF), Raul Henry (MDB-PE), Rubens Bueno (Cidadania-PR), Tabata Amaral (PDT-SP), Tiago Mitraud (Novo-MG).

Foto: Divulgação

sem comentário »

Marreca será o novo coordenador da bancada do MA

0comentário

Após um acordo entre os membros da Bancada Federal do Maranhão, ficou acertado, nesta quarta-feira (10), que o deputado Marreca Filho (Patriotas) será o novo coordenador dos parlamentares maranhenses, em substituição ao deputado Juscelino Filho (DEM).

O deputado Marrreca Filho (Patriotas) é o novo coordenador da bancada do Maranhão no Congresso Nacional. Deputado de primeiro mandato, Marreca serã aclamado novo coordenador em substituição a Juscelino Resende.

O coordenador da bancada maranhense serria escolhido numa eleição que teria também, os deputados André Fufuca (Progressistas) e Júnior Lourenço (PL), mas ambos desistiram abrindo caminho para Marreca.

André Fufuca justificou a retirada do seu nome da disputa em nome da união de toda a bancada em prol do Maranhão.

“Bom dia amigos. Refletindo, ouvindo a voz da experiência e analisando o cenário tumultuado, singular na história da República moderna do nosso país, tive a certeza que o momento é de união e não de divisão a nossa bancada.

Pensando dessa forma, abro mão da minha candidatura em nome do fim das arestas e desuniões da nossa Bancada. Aos que me apoiaram até o presente momento agradeço de coração e saibam que tenho um débito eterno com cada um de vocês. Sempre me coloquei e continuarei me colocando à disposição de todos.

Ao nosso futuro coordenador, eu desejo que coloque em prática a capacidade que já foi demonstrada. Es um grande amigo, um grande homem e assume uma bancada unida na luta contra a maior pandemia enfrentada na história.

Unidos somos mais fortes. E mais fortes fortalecemos nosso estado. Abraço fraterno a todos”, disse.

Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

sem comentário »

Edivaldo destaca desinfecção de espaços públicos

2comentários

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) destacou, nas redes sociais, o trabalho que vem sendo desenvolvido em São Luís de higienização e desinfecção de espaços públicos.

Segundo Edivaldo, o trabalho tem sido desenvolvido todos os dias nas unidades de saúde, nos terminais de integração, pontos de ônibus, mercados e praças.

“Continuamos executando a higienização e desinfecção de espaços públicos em toda a cidade. As ações são diárias no entorno das unidades de saúde, nos terminais de integração, pontos de ônibus, mercados e praças”, disse.

O prefeito lembrou que é um trabalho de proteção à população e reforçou a necessidade do uso de máscara, do distanciamento social e outras medidas sanitárias.

“É um trabalho que ajuda a proteger a população, principalmente neste momento em que as atividades estão gradualmente voltando ao normal. Reforço que o uso da máscara ao sair de casa, o distanciamento social e a higienização das mãos continuam sendo extremamente necessários”, destacou.

Foto: Divulgação

2 comentários »

Hildo Rocha diz que Flávio Dino cometeu improbidade

0comentário

Em pronunciamento durante Sessão da Câmara Federal, o deputado Hildo Rocha criticou os governadores envolvidos em operações nebulosas referente à compra de respiradores. Rocha ressaltou que o governo do presidente Jair Bolsonaro tem encaminhado constantemente recursos para os Estados. Entretanto, de acordo com o parlamentar, alguns governadores estão desviando os recursos entre eles o do Maranhão, Flávio Dino. Clique aqui e veja o vídeo.

“Essas empresas, ditas internacionais, que venderam para o Maranhão, via Consórcio do Nordeste, não tem sequer registro. Nem são do ramo de equipamentos hospitalares. Empresas totalmente desconhecidas. Mesmo assim o pagamento foi realizado causando grandes prejuízos aos cofres públicos. Isso é improbidade administrativa, pois causou prejuízos ao erário estadual. O prejuízo para o povo do Maranhão foi de mais de 5 milhões de reais. O governador Flávio Dino é responsável direto por essa gastança criminosa que ganhou o apelido de Covidão”, destacou o deputado.

O parlamentar maranhense lembrou que ao efetuar o pagamento dos respiradores sem a devida liquidação o governador Flávio Dino afrontou totalmente a legislação que trata sobre aplicação de recursos públicos.

“A Lei nº 4.320 é bastante clara. Primeiro você tem que liquidar, para depois fazer o pagamento. Pagaram adiantado, levaram prejuízo, e o prejuízo ficou com a população. Esse procedimento de Flávio Dino, e de outros governadores nordestinos, configura crime contra as finanças públicas”, afirmou Hildo Rocha.

O deputado afirmou que cabe ao Ministério Público do Maranhão entrar com vários processos contra o governador Flávio Dino por causa dessa operação criminosa que foi realizada com o total apoio e conhecimento do governante maranhense. Todavia, o parlamentar não acredita que o procurador geral de justiça do Maranhão faça qualquer procedimento contra o governador Flávio Dino.

“Assim o povo do Maranhão vai arcar com a perda desses recursos e da falta de respiradores pulmonares que se já estivessem instalados evitariam centenas de mortes”, destacou Hildo Rocha.

Foto: Divulgação

sem comentário »

AL reforça combate à violência contra as mulheres

0comentário

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, nesta terça-feira (9), em  Sessão Extraordinária com Votação Remota por Videoconferência, o Projeto de Lei 159/2020, de autoria da deputada Helena Duailibe (Solidariedade), que institui o Formulário Eletrônico de Avaliação de Riscos Maria Firmina. O objetivo é reforçar a política estadual permanente de prevenção e enfrentamento à violência doméstica e familiar praticada contra meninas e mulheres.

“Com o formulário, pretendemos identificar precocemente os riscos que a menina ou a mulher está correndo dentro de casa, no ambiente familiar, a fim de que, imediatamente, o agressor possa ser tratado para que não aconteçam coisas desastrosas”, explicou Helena.

A deputada afirmou que o trabalho de prevenção, com a identificação dos fatores de risco, por meio da avaliação dos sinais de que aquela pessoa vai desenvolver comportamento agressivo ou usar de brutalidade grande, acarretará na diminuição dos números de violência doméstica no Maranhão e no país.   

O projeto da deputada Helena Duailibe foi aprovado por unanimidade e recebeu elogios de vários parlamentares. O presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), disse que com a aprovação desta e de outras proposições, a Assembleia Legislativa do Maranhão vem dando passos importantes na implantação de mecanismos em defesa das mulheres vítimas de violência doméstica. 

O deputado Dr.Yglésio (PROS) também destacou a importância do projeto e, durante a votação, apresentou o resultado de um estudo, em forma de vídeo, com dados comparativos de abril de 2019 e o mesmo período de 2020, que comprovam o quanto o isolamento em casa, devido à pandemia, foi prejudicial às mulheres, pois houve redução nas notificações dos atos de violência doméstica.

“Parabenizo a deputada Helena pelo projeto que vai auxiliar no enfrentamento a este mal que temos tão intensamente presente em nossa sociedade”, afirmou Dr.Yglesio.   

Fatores de risco – O projeto de Helena Duailibe institui o Formulário Eletrônico de Avaliação de Riscos Maria Firmina, que tem por finalidade identificar fatores que indiquem riscos da mulher vir a sofrer qualquer forma de violência no âmbito das relações domésticas e familiares. 

O Formulário vai subsidiar a atuação do Poder Judiciário e dos demais órgãos da rede de proteção na gestão dos riscos identificados e obedecerá ao padrão estabelecido pela Resolução 284 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com as adequações necessárias à realidade local. 

O projeto prevê que seja designado um órgão do sistema estadual de segurança pública para monitoramento e atualização do Formulário Eletrônico, assim como a segurança do sigilo dos dados pessoais.

Foto: Divulgação

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS