Mortes pela Covid volta a subir nas últimas 24h no MA

0comentário

O número de mortes pelo novo coronavírus no Maranhão voltou a subir pelo segundo dia consecutivo. Na terça-feira (2) foram registradas 31 mortes e nesta quarta-feira (3), o número aumentou para 34 mortes. Segundo o Boletim da Secretaria de Saúde, foram 6 mortes na Região Metropolitana e 28 no interior maranhense).

Os 34 novos óbitos ocorreram em: Alto Alegre do Maranhão (1); Buritirana (1); Chapadinha (1); Conceição do Lago Açu (1); Cururupu (1); Grajaú (1); Guimarães (1); Itapecuru-Mirim (1); Lima Campos (1); Maranhãozinho (01); Monção (1); Nova Olinda (1); Pedreiras (1); Pindaré-Mirim (1); São Benedito do Rio Preto (1); São José de Ribamar (1); São Raimundo do Doca Bezerra (1); Viana (1); Barra do Corda (2); Paço do Lumiar (2); São Luís (3); Santa Inês (4) e Imperatriz (5).

Também aumentou o número de casos com o registro de 2 mil 455 novos infectados pelo novo coronavírus (331 na Região Metropolitana e 2 mil 124 no interior).

O Maranhão registstra agora 40 mil 626 casos, com 1 mil e 62 mortes, 14 mil e 14 pessoas recuperadas, 976 suspeitos em 212 municípios maranhenses com pessoas com a Covid-19.

A taxa de ocupação de leitos de UTI nem São Luís l é de 95,42% e de leitos clínicos de 28,86%. Em Imperatriz, a ocupação de leitos de UTI é de 79,63%, e a de leitos clínicos de 93,83%. Nas demais cidades maranhenses, a ocupação de leitos de UTI é de 82,27% e de 89,56%. dos leitos clínicos.

Segundo A SES, 1. mil 244 profissionais da Saúde já foram infectados pelo novo coronavírus, mas 1 mil 135 estào recuperados e tivemos 19 óbitos na pandemia.

Brasil – O Ministério da Saúde registra 1 mil 349 mortes nas últimas 24 horas no país, aumentando o número para 32 mil 548 óbitos no pais. Já são registrados 584 mil e 16 casos em todo o país, destes 28 mil 633 nas últimas 24 horas.

Foto: Divulgação/ SES

sem comentário »

Governo não descarta São João fora de época no MA

5comentários

O secretário de Cultura, Anderson Lindoso disse nas redes sociais Que não está descartada a realização do São João fora de época por conta do avanço da pandemia do novo coronavírus.

Anderson Lindoso disse que todo o planejamento está pronto, mas a definição só vai ocorrer após liberação das autoridades sanitárias.

“Esse é um ano diferente. Não poderemos estar juntos, confraternizando nos mesmos espaços, nos abraçando nas mesmas festas vendo as brincadeiras que amamos. Tudo depende de haver liberação das autoridades sanitárias para eventos com aglomeração. Mas, no momento, todas as atividades festivas estão suspensas e só teremos definições com o fim do risco a saúde. O momento é de foco na saúde para que tudo isso passe logo”, disse.

O governador Flávio Dino também se manifestou nas redes sociais sobre o assunto e também admitiu o São João fora de época após a pandemia.

“Neste ano não teremos nossas tradicionais e belas festas juninas. Quando a pandemia for vencida, poderemos celebrar”, afirmou Flávio Dino.

5 comentários »

Pedro Lucas defende inclusão do Maranhão no FNO

0comentário

O deputado federal Pedro Lucas (PTB-MA) apresentou requerimento pedindo urgência na votação do PL 7434/17, que pretende incluir parte do Maranhão na zona de aplicação do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).

O projeto é de autoria do senador Roberto Rocha é pretende alterar o art. 5º, I, da Lei nº 7.827, de 27 de setembro de 1989, para incluir na zona de aplicação do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) o Estado do Mato Grosso e a parte do Maranhão incluída na área de atuação da SUDAM.

Pedro Lucas justificou sua iniciativa afirmando que a maioria do Maranhão já se encontra na Amazônia Legal e que a inclusão do estado no FNO, evitaria o fechamento de agências do Banco da Amazônia aqui no Maranhão.

“Dois terços do Maranhão fazem parte da Amazônia legal, por isso, a inclusão do Maranhão no FNO poderia ser a solução para reverter o fechamento de agências do Banco da Amazônia no estado. Para os municípios, ter a disponibilidade dessas agências é extremamente necessário”, afirmou.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Penha discute mudanças no trânsito do Olho D’Água

0comentário

O vereador Raimundo Penha (PDT) e o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Israel Pethros, vistoriaram recentemente trecho, localizado na Avenida dos Holandeses, no bairro do Olho D´Água, onde será inaugurado, esta semana, uma nova unidade do supermercado Mateus.

Além de conferir in loco a situação do trânsito no local, com as intervenções temporárias que foram instaladas, a visita teve como objetivo estreitar o debate acerca da segurança dos transeuntes que residem em bairros próximos.

A Avenida dos Holandeses, apesar de ter sido estadualizada, figura como acesso principal para diversas localidades de São Luís situadas nesta região e de municípios próximos, como é o caso do Araçagi, em São José de Ribamar.

Penha foi procurado por moradores e lideranças comunitárias da capital, que se mostraram preocupados com uma possível situação caótica do trânsito no local, dificultando, inclusive, o acesso do transporte coletivo para alguns bairros, por exemplo.

“Fizemos uma vistoria e, em seguida, numa reunião posterior, solicitamos ao secretário informações acerca do que está sendo pensado no quesito intervenções permanentes que possam garantir fluidez do tráfego e segurança das pessoas”, explicou o pedetista.

O vereador Marquinhos (DEM), vale destacar, também participou do encontro que ocorreu após a vistoria.

Raimundo Penha disse ser totalmente favorável à instalação de novos empreendimentos comerciais, principalmente neste período de pandemia e no qual a economia precisa ser aquecida.

No entanto, ratificou o seu compromisso de atender aos pedidos das comunidades, garantindo, desta forma, que a segurança do cidadão permaneça intacta e que as boas políticas de trânsito sejam colocadas em pleno funcionamento.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Rubens Jr entra na segunda fase da pré-campanha

0comentário

Ao deixar o cargo de Secretário de Estado de Cidades, o deputado federal Rubens Jr (PCdoB), entra na segunda fase de pré-campanha com respeitável currículo para disputar a eleição à prefeitura de São Luís.

Com dois mandatos de deputado estadual e exercendo o segundo mandato de deputado federal, o comunista agora pode ostentar a experiência também no Poder Executivo, onde coordenou o Programa Nosso Centro, principal estratégia do Governo do Maranhão para reocupação de espaços urbanos no pós-pandemia.

“Foi muito importante para mim essa passagem pela Secid porque senão a gente fica maduro na árvore errada. Tenho orgulho da experiência no Legislativo, fui deputado estadual duas vezes, estou no meu segundo mandato de deputado federal, mas precisava passar por essa experiência no Executivo, que não é mais discursar ou apresentar propostas, mas sim fazer, resolver”, disse em uma entrevista à TV Difusora, nesta quarta-feira (3).

À frente da pasta, Rubens também avançou nos setores de habitação, com a conclusão de centenas de apartamentos, reformas residenciais e entrega de títulos de regularização fundiária. Outras obras de ampliação de feiras, mercados e praças na Grande São Luís, credenciam Rubens a largar como pré-candidato com melhor performance em experiência de gestão entre os demais que também se apresentam.

Ao cacife de gestão, adiciona-se o enorme potencial eleitoral de Rubens. Pré-candidato do partido do governador Flávio Dino, ele já recebeu apoio oficial de legendas como o Progressistas e o Democrata Cristão.

É com essa estrutura de solidez de gestão e partidária que os comunistas apostam num crescimento sólido da pré-candidatura Rubens Jr.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Câmara aprova projetos que reforçam combate à Covid

0comentário

A Câmara Municipal de São Luís aprovou nesta quarta-feira (03), durante sessão extraordinária remota transmitida ao vivo pelo canal da Casa no YouTube, projetos de lei e requerimentos que reforçam a continuidade do combate à Covid-19 na capital maranhense.

A sessão virtual foi dirigida pelo presidente do Legislativo Ludovicense, vereador Osmar Filho (PDT), que destacou a importância da continuidade dos trabalhos no período da pandemia.

Osmar encaminhou 17 projetos de leis, aprovados em sessões anteriores, para o Diário Oficial do Município a fim de serem promulgados.

“Estamos em diálogo permanente com o colegiado. O parlamento não parou de trabalhar durante os dias de distanciamento e aprovou medidas necessárias para o combate da doença. Mas estamos estudando a retomada aos trabalhos de forma presencial no dia 15 de junho. A volta será gradual e todas as medidas de segurança serão tomadas” destacou.

Entre os projetos aprovados está o que prevê aplicações de penalidades a laboratórios de análises clínicas e fornecedores de serviços que elevarem, sem justa causa, os preços de serviços, em decorrência de situações de emergência ou calamidade pública. A proposição é de autoria da vereadora Concita Pinto (PCdoB).

Os parlamentares também aprovaram, em primeira, segunda votação e redação final, o PL 074/20, de autoria do vereador Chico Carvalho (PSL), que autoriza a realização de testes laboratoriais em pessoas idosas e com dificuldade de locomoção com sintomas da Covid-19, enquanto permanecer o estado de calamidade pública decretado pelo governo; o PL 082/20, que cria o programa de acolhimento emergencial de mulheres em situação de violência doméstica enquanto durarem as medidas de quarentena e restrições de atividades.

O Legislativo analisou o Projeto de Lei 085/20, do Executivo Municipal, que institui Programa Especial de Recuperação de Créditos da Fazenda Municipal de São Luís – REFAZ, como medida temporária, devido à pandemia do Coronavírus. A proposta foi encaminhada para as Comissões de Justiça e Orçamento.

Os outros projetos de lei propostos pelos vereadores foram encaminhados para análise das comissões da Câmara. Após o parecer de cada uma, eles retornarão à pauta, serão votados pelo Parlamento e envidados para a Prefeitura. Todos os requerimentos apreciados na sessão foram encaminhados ao Executivo Municipal para sejam tomadas as devidas providências.

A Câmara Municipal de São Luís voltará a se reunir remotamente na próxima semana, mas a sessão ainda não tem data definida. A população pode acompanhar as atividades do Legislativo por meio do aplicativo CamaraSLZ, site camara.slz.br, YouTube e redes sociais.

Projetos de lei encaminhados – As comissões da Câmara irão analisar o Projeto de Lei 085/20, do Executivo Municipal, e mais 17 projetos de lei idealizados pelos Chico Carvalho (PSL), Cezar Bombeiro (PSD), Ricardo Diniz (DEM), Fátima Araújo (PC do B), Honorato Fernandes (PT), Concita Pinto (PC do B), Genival Alves (Republicanos) e Pavão Filho (PDT).

Foto: Divulgação

sem comentário »

Hildo quer 13º permanente a inscritos no Bolsa Família

0comentário

Tramita na Câmara projeto do deputado federal Hildo Rocha que garante, de forma permanente, o décimo terceiro para beneficiários do Programa Bolsa Família. “No ano passado, todas as famílias cadastradas no Bolsa Família foram beneficiadas com o décimo terceiro salário.  No Maranhão 927 mil famílias foram beneficiadas por essa iniciativa do presidente Jair Bolsonaro”, destacou Hildo Rocha. Clique aqui e veja o vídeo.

O parlamentar enfatizou que essa ação do presidente da República ajudou a dar um pouco mais de dignidade a milhares de famílias maranhenses que se encontram na extrema pobreza. Rocha lembrou que apesar da importância dessa atitude os opositores radicais do presidente Bolsonaro fizeram de tudo para que a medida provisória 898/2019, que cria o 13º para os beneficiários do Bolsa Família, não fosse votado e perdesse a validade.

“Por causa da irresponsabilidade e radicalismo dos senadores e deputados opositores ao governo do presidente Jair Bolsonaro o décimo terceiro do Bolsa Família só teve validade no ano 2019. Por não ter sido votado a tempo no Congresso Nacional a Medida Provisória caducou, perdeu eficácia. Assim apresentei o Projeto de Lei 2097/2020 que cria, de forma permanente, o décimo terceiro para os beneficiários do Bolsa Família. Se o meu projeto for aprovado, todos os anos os beneficiários do Bolsa Família receberão o décimo terceiro salário tranquilamente”, explicou Hildo Rocha.

De acordo com o parlamentar, no Maranhão, mais de três milhões de pessoas são beneficiadas pelo Programa Bolsa Família. “Só em dezembro do ano passado, o governo do presidente Jair Bolsonaro repassou 403 milhões de reais para famílias maranhenses beneficiárias do programa. Durante o ano de 2019 o governo federal pagou aproximadamente 3 bilhões de reais aos beneficiários do Bolsa Família no Maranhão, proporcionando dignidade às famílias e injetando recursos para movimentar a economia do nosso Estado”, ressaltou Hildo Rocha.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Gastão Vieira sai em defesa da Democracia no Brasil

0comentário

O deputado federal Gastão Vieira (Pros-MA) se manifestou, na Câmara dos Deputados, acerca das manifestações recentes e que, segundo ele ameaçam a Democracia no Brasil.

Para Gastão Vieira, o presidente Jair Bolsonaro adora um conflito. “O conflito e o confronto só é bom para o presidente Bolsonaro. Ele [Bolsonaro] tem uma dependência química dos conflitos”, garante.

O parlamentar diz não reconhecer uma agenda dos grupos que tem comandado as manifestações em Brasília e outras cidades.

Gastão Vieira defende a retomada da agenda em benefício da vida por contada pandemia do novo coronavírus.

“Eu não vejo nesses grupos uma agenda, penso o que essas pessoas querem do Brasil. E o nosso presidente Bolsonaro adora um conflito e ainda colocar o povo nas ruas. É preciso ter agenda, aprovar matérias como o Orçamento de Guerra e a ajuda aos estados. Precisamos retomar nossa agenda e lutar em benefício da vida, aqui no meu Estado estamos em sofrimento, o dinheiro aqui ainda não chegou. O conflito e o confronto só é bom para o presidente Bolsonaro. Ele [Bolsonaro] tem uma dependência química dos conflitos. Precisamos recuperar o orgulho de ser brasileiro”, afirma o deputado.

sem comentário »

Eliziane destaca combate ao desperdício de alimentos

0comentário

A líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama, comemorou, na tarde desta terça-feira (2), a aprovação do projeto de Lei 1194/2020 (PL) que visa combater o desperdício de alimentos e a doação de excedentes de alimentos para o consumo humano e para o consumo de cães e gatos.

Para ela, o projeto chega em boa hora para o Brasil. Por emenda de Eliziane, os templos e as instituições religiosas também estão autorizadas a fazerem a redistribuição desses alimentos.

“As igrejas têm um departamento social e fazem um trabalho muito importante para alcançar as pessoas que têm fome. As igrejas têm um componente de amor e entrega como nenhuma outra instituição”, enfatiza.

Apesar de ter se posicionado favoravelmente ao projeto, a parlamentar disse que o projeto poderia ter ficado melhor ainda se tivessem sido admitidas as várias alterações que foram apresentadas pela Câmara.

“As modificações lá foram muito importantes, dentre elas aquelas que ampliavam o rol para restaurantes e lanchonetes, e também no atendimento a cães e gatos que estão em situação de abandono que é realmente muito importante para tornar esse projeto ainda mais rico”, argumentou a parlamentar.

O projeto segue agora para sanção do presidente da República.

Foto: Agência Senado

sem comentário »

Braide participa da entrega de respiradores no HU

0comentário

O deputado federal Eduardo Braide (Podemos) participou da entrega de dez novos respiradores no Hospital Universitário, em São Luís.

Os respiradores foram enviados pelo Ministério da Saúde atendendo a solicitação do deputado Eduardo Braide e do senador Roberto Rocha (PSDB) e vão reforçar o trabalho dos profissionais da saúde no combate ao novo coronavírus.

“Estamos aqui no Hospital Universitário fazendo a entrega de dez respiradores que vão servir para equipar UTIs. Esse é um pleito do senador Roberto Rocha, um pleito nosso junto ao Ministério da Saúde e nós temos a certeza de que esses equipamentos servirão para salvar a vida de muitos maranhenses ao lado de toda equipe equipe de profissionais que estão na linha de frente no combate ao coronavírus aqui no Hospital Universitário. Grande abraço a cada um de vocês”, destacou.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS