Passeata de evangélicos provoca grande aglomeração

0comentário

Uma passeata de evangélicos contra o novo coronavírus provocou uma grande aglomeração em Turilândia e Santa Helena, neste domingo (31). Tudo isso é registrado no momento em que a pandemia do coronavírus avança no interior do Maranhão.

As imagens nos vídeos que circulam na internet são chocantes pela multidão de pessoas que participaram da passeata que saiu de Turilândia com destino a Santa Helena. Os dois municípios são separados por uma ponte.

Os vídeos mostram que a maioria das pessoas não utilizavam máscara. Muitos chegaram a queimar a máscara no fim da passeata (video 3). Em um dos vídeos é possível ver a presença de uma viatura da Polícia, mas nada é feito.

O evento foi organizado por um homem que se diz pastor de Turilândia. Ele disse ter tido um sonho e decidiu convocar a passeata.

Mas na cidade, todos o conhecem apenas como “Mister Félix”.

Segundo o boletim da Secretaria de Saúde, Turilândia registra 104 casos e Santa Helena 251 casos da Covid-19.

sem comentário »

MA diminui testes e registra queda de casos em 24h

0comentário

O boletim da Secretaria de Saúde do Maranhão, deste domingo (31), registrou uma redução drástica no número de casos, de 2 mil 128 casos na sexta-feira (28), 2 mil e 9 casos no sábado (29) para 658 novos casos do novo coronavírus (467 no interior, 136 na Região Metropolitana de São Luís e 55 em Imperatriz) e 21 óbitos (16 no interior e apenas 5 na Região Metropolitana). O maior número de óbitos foi em Santa Inês (5).

A SES não explicou a queda drástica de casos da Covid-19 no Maranhão, mas ela está relacionada ao menor número de testes realizados ontem: 1 mil 220 apenas foram testadas.

O Maranhão chegou a 35 mil 297 casos, 976 mortos, 10 mil e 220 pessoas recuperadas, 1 mil 730 casos suspeitos e 215 municípios maranhenses que já registraram casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

Novos óbitos foram registrados nas seguintes cidades: Paulo Ramos (1), Tutóia (1), Esperantinópolis (1), Olho D’água das Cunhãs (1), Buriticupu (1), Bacabal (2), São Luís (2), São José de Ribamar (3), Imperatriz (4) e Santa Inês (5).  

A taxa de ocupação de leitos de UTI em São Luís é de 96,35% e a de leitos clínicos de 38,16%. Em Imperatriz, a ocupação de leitos de UTI é de 92,59% e a de leitos clínicos se mantém em 100%. Nas demais cidades do Maranhão, a taxa de ocupação de leitos de UTI é 78,72% e leitos clínicos 88,44%.

Analisando os casos por sexo no Maranhão. Temos mais mulheres infctadas pelo novo coronavírus do que homens. São 18 mil 650 casos em mulheres e 16 mil 647 em homens. Veja na imagem os óbitos por faixa etária.

Já foram testadas 56 mil 177 pessoas no Maranhão, sendo 47 mil 174 na rede pública e 9 mil e 3, na rede privada.

Segundo a SES, 1 mil e 146 profissionais da Saúde já foram infectados, e destes 1 mil e 46 estão recuperados e 19 óbitos em todo o estado

Segundo os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o Brasil ultrapassou neste domingo, os 500 mil casos confirmados de infectados por Covid-19. São 514 mil 849 casos e 29.314 mortes.

Foto: Reprodução/SES

sem comentário »

Pedro Fernandes reafirma pré-candidatura em Arame

0comentário

O suplente da senadora Eliziane Gama (Cidadania) e ex-deputado federal, Pedro Fernandes (PTB), reafirmou neste fim de semana, a sua pré-candidatura à Prefeitura de Arame.

Pedro Fernandes que é pai do deputado federal Pedro Lucas Fernandes, líder do PTB na Câmara dos Deputados, gravou um vídeo no qual fala sobre o desafio de disputar a eleição em Arame e aproveita para desmentir uma fake news de que teria desistido da disputa.

“Quero aproveitar para reafirmar minha pré-candidatura no Arame. Sou ficha limpa e temos um forte grupo, formando por sete vereadores e várias lideranças. Temos um projeto para o Arame”, disse.

Pedro Fernandes destacou a sua experiência na vida pública e disse estar pronto para trabalhar no desenvolvimento de Arame.

“Ao longo da minha vida acumulei muitas experiências, fui várias vezes secretário de Estado, fui deputado federal, fui vereador e agora estou encarando a administração do Arame como um grande desafio para nós desenvolvermos essa grande cidade. Vamos cuidar da nossa cidade com carinho, vamos cuidar das pessoas, não adianta os adversários plantar mentiras, plantar o ódio, nós vamos superar tudo isso, o que nós queremos é o desenvolvimento do Arame”, afirmou Pedro Fernandes.

sem comentário »

Hilton Gonçalo vistoria unidade de saúde em Santa Rita

1comentário

O prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, vistoriou no sábado (30), três Unidades Básicas de Saúde do município. Na oportunidade, o gestor que também é médico foi acompanhar in loco, os atendimentos, assim como as estruturas das unidades de saúde para atendimento da população de forma geral. O foco está voltado para o combate do novo coronavírus, tanto que seis UBS´s e o Hospital Maria Helena Freire estão sendo referência no atendimento, porém outras UBS´s foram destinadas para atendimento de pessoas que não possuem sintomas gripais.

Na UBS do bairro Cinco Estrelas, está instalado o posto avançado que funciona como retaguarda ao Hospital Maria Helena Freire. A unidade está funcionando 24 horas e oferece atendimento imediato aos suspeitos e diagnosticados com o novo coronavírus. Na próxima semana, um leito de Terapia Intensiva será instalado na unidade.

O médico Yoanys Rnogueira, responsável pelo plantão de sábado, comemorou o fato de não ter ninguém internado na unidade, mas que todos os procedimentos estão sendo feitos na unidade para tratamento da FASE 1 E FASE 2 da covid-19, inclusive com administração de remédios de forma gratuita como ivermectina, claritromicina (azitromicina) e se for o caso, a hidroxicloroquina.

Nas UBS´s do bairro Gonçalo e do Cariongo, as quais foram visitadas pelo prefeito Hilton Gonçalo, elas estão funcionando como centro de especialidades e não atendem pacientes com sintomas gripais. O gestor explicou que é necessário fazer essa divisão com intuito de impedir uma contaminação de pacientes com problemas já estabelecidos como diabetes, hipertensão e outros problemas. Nas duas unidades, leitos já foram montados para caso, os pacientes precisam passar por observação.

Hilton Gonçalo destacou que toda medicação utilizada no combate ao novo coronavírus está disponível em Santa Rita e é oferecida de forma gratuita a população. Assim como também foi ampliada a estrutura do SAMU que conta com uma UTI móvel e quatro ambulâncias, uma instalada na UBS do povoado Placa de Recurso que fica na divisa com Bacabeira.

Foto: Divulgação

1 comentário »

Juscelino quer volta de reuniões do Conselho de Ética

0comentário

O deputado federal Juscelino Filho (DEM-MA), presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, da Câmara dos Deputados, encaminhou ofício ao presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) solicitando que autorize as reuniões remotas do Conselho de Ëtica que estão suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus. Clique aqui e veja o documento.

Segundo Juscelino Filho, pelo menos 8 processos aguardam para ser apreciados, dentre eles uma representação contra o deputado Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro e que é denunciado por ter declarado que  “se esquerda radicalizar’, resposta ‘pode ser via um novo AI-5”.

No documento, Juscelino afirma que o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar é um órgão com mandato de 2 anos e que não necessita ser instalado.

Ainda segundo Juscelino, o Conselho de Ética vinha desenvolvendo o seu trabalho desde fevereiro.

Foto: Agência Câmara

sem comentário »

O perigo é maior

0comentário

Por José Sarney

A humanidade foi surpreendida por uma ameaça que, embora profetizada por esporádicas vozes, nunca foi levada a sério. Ao longo de nossa história atravessamos muitas doenças que dizimaram populações inteiras, mas todas elas foram superadas.

A última grande e fundada ameaça foi a descoberta da fissão atômica. Ele deu ao homem o domínio de liberar forças gigantescas, capazes de destruir imensas regiões da Terra. A primeira noção que tivemos da brutalidade desse poder veio quando, estarrecido, o mundo viu as tragédias de Hiroshima e Nagasaki. E não existe nenhuma garantia de que ela não possa fugir do controle do homem e antecipar a catástrofe da destruição da vida na face da Terra com os instrumentos que o próprio homem construiu.

Hoje o arsenal de ogivas nucleares armazenados pelos países que dominam a fissão e a fusão nuclear é de mais de nove mil, somadas as de todas as potências nucleares. Daí o esforço do mundo inteiro no sentido de conter esse avanço através de organismos e tratados internacionais. No fundo a luta pelo poder hegemônico do mundo repousa sobre a força.

Esse esforço e essa corrida armamentista monstruosa— retomada nos últimos tempos por Trump e Putin — de repente foi colocada em segundo plano. A ameaça mais eficaz e rápida apareceu de um micro-organismo que, para ser visto, precisa ser aumentado 1 milhão de vezes num microscópio eletrônico.

A ameaça das doenças desconhecidas mostrou suas garras na pandemia da Covid-19, cuja capacidade destruidora, que atinge todos os setores, econômicos, sociais, políticos e globais, nunca tinha sido sonhada pela humanidade.

Se as potências mundiais tivessem concentrado seus recursos na busca do controle científico da saúde humana, em vez de empenhá-los na sofisticação das armas, talvez não estivéssemos passando esta crise previsível e anunciada, capaz de revirar o mundo de cabeça para baixo, nos deixando sem saber o que vem do futuro: o caos ou um mundo transformado, mais humano e solidário, de olhos voltados para o próprio homem e não para o domínio de povos sobre povos.

O homem esqueceu que ele é vulnerável a si próprio e não deve buscar a força e com ela destruir a obra construída pela mais bem-sucedida espécie de mamífero, em que Deus nos deu a graça da vida, o Homo sapiens,que existe há 350 mil anos, um nada diante da eternidade.

E o Brasil? Em meio a esse transcendental desafio, em vez de inserir-se no esforço mundial para enfrentar o Corona, fica mergulhados em lutas estéreis, em confrontos menores, quando devia concentrar todas as suas forças numa união geral, sem qualquer barreira e defender-se do desastre que ameaça a humanidade.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS