Maranhão tem 887 mortes e 27 mil 979 casos da Covid

0comentário

Pelo terceiro dia consecutivo após a flexibilização das atividades comerciais, o Maranhão registra um número alto de mortes em 24 horas. São mais 34 óbitos registrados no estado nesta quarta-feira (27).

Segundo o boletim da Secretaria de Saúde foram registrados mais 1 mil 834 novos casos (1 mil 711 no interior e 123 na Região Metropolitana) e 34 novos óbitos (24 no interior e 10 na Região Metropolitana).

O Maranhão tem 27 mil 979 casos e 887 mortes. Já são 7 mil 117 pessoas recuperadas. Ao todo, 210 municípios maranhenses já registraram pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Esse número é maior, pois o boletim da SES não registrou os números da doença em Marajá do Sena (13 casos) e Sucupira do Norte (3 casos).

Apenas Lagoa do Mato, Loreto, Nova Iorque, São Félix de Balsas e São Francisco do Maranhão seguem sem registros de casos do novo coronavírus.

Segundo a SES, 982 profissionais da Saúde já foram infectados e destes 889 recuperados e 18 óbitos.

A taxa de ocupação de leitos de UTI na capital é de 97,39% e de leitos clínicos de 62,10%. Em Imperatriz, taxa de ocupação de leitos de UTI caiu para 87,04% e de leitos clínicos se mantém em 100%. Nas demais cidades maranhenses, a taxa a ocupação de leitos de UTI é de 76,11% e de leitos clínicos 70,59
%

Os 34 novos óbitos notificados hoje foram em Bacabal (1), Bequimão (01); Bom Jardim (1); Buritirana (1); Esperantinópolis (1); Davinópolis (1); Boa Vista do Gurupi (1); Pinheiro (1); Estreito (1); Turilândia (1); Lima Campos (1); Imperatriz (1); Pedreiras (1); Peritoró (1); Itinga (1); Montes Altos (1); João Lisboa (1); Timon (1); Zé Doca (1); Paço do Lumiar (2); Grajaú (2); Lago da Pedra (3); São Luís (8).

Segundo o Ministério da Saúde, em todo o país são  411 mil 821 casos, com 25 mil 598 óbitos. Destes, 1 mil e 86 mortes ocorreram nas últimas 24 horas.

Foto: Reprodução/SES

sem comentário »

Nhozinho Santos será a novidade na volta do futebol

6comentários

O estádio Nhozinho Santos deverá ser a grande novidade no retorno do futebol assim que as atividades forem retomadas é claro dentro das condições epidemiológicas necessárias por conta da pandemia do novo coronavírus, o que deve ocorrer entre julho e agosto.

Além dos jogos finais do Campeonato Maranhense, o Nhozinho Santos poderá ser utilizados por Sampaio e Moto nos jogos do Brasileirão 2020.

O secretário de Esporte, Jasson Lago Neto disse que a obra está 95% concluída, faltando apenas alguns acabamentos.

“Hoje estive com as equipes Semdel e Secom para ajustar detalhes finais da obra de modernização do Estádio Nhozinho Santos. Na ocasião, a secretária da Secom Conceiçào Castro já ordenou toda a sinalização interna para acessos, informativos e fins publicitários”, afirmou.

“A obra está 95% concluída, faltando apenas questões de acabamento como pintura, impermeabilização e sinalização. O gramado encontra-se pronto, com sua irrigação e drenagem já em funcionamento. Os vestiários estão totalmente reformados e instalados sistemas de ventilação. As cabines de imprensa, tribuna de honra e cadeiras de arquibancada inteiramente restauradas. Os alambrados agora contam com vidro temperado, facilitando a visão do campo. Enfim, falta realmente pouca coisa”, acrescentou.

Jasson deixou claro que o estádio será enfim, entregue em pouco tempo.

“Sabemos que o momento é delicado e ainda temos a incerteza quanto à inauguração. Não é possível realizar eventos de aglomeração de pessoas e o esporte, como atividade coletiva e como todos sabem, tem sido bastante comprometido com essa situação. Para isso, precisamos aguardar e ter fé que logo, logo tudo vai melhorar. Mesmo com todas as dificuldades, seguimos em frente”.

“É com muito orgulho que digo que o Nhozinho Santos será entregue todo revitalizado, na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. Em breve, o público admirador do esporte poderá voltar a usufruir desse templo do futebol maranhense”, finalizou.

Fotos: Divulgação

6 comentários »

Pacientes curadas da Covid recebem alta em Ribamar

0comentário

Quatro pacientes curadas da COVID-19 receberam alta na manhã desta terça-feira (26) no Hospital Municipal, na Sede do Município. Sob forte emoção e aplausos, elas se despediram das equipes da saúde que as ajudaram durante o período em que estiveram internadas.

Maria do Rosário Alves Vieira, 52 anos, moradora do Miritiua, e Maria de Fátima Araújo Furtado, 66 anos, do bairro Nova Terra, foram as primeiras a cruzarem o corredor do hospital em direção aos seus familiares. 

Com cartazes, elas agradeceram todo cuidado que receberam da equipe. “Obrigado, meu Deus. Obrigado, queridos amigos do hospital. Deus e vocês me curaram”, disse Maria do Rosário.

Moradora do J. Câmara, Aldira da Silva Costa, 49 anos, também recebeu alta na manhã de hoje. Ela e Lucimar Pereira Gomes, 59 anos, do Itapari, foram muito aplaudidas pelos funcionários que se emocionaram junto com as mulheres.

As pacientes deram entrada no hospital com sintomas de Covid-19. Com quadro clínico e sintomas leves, foram internadas e receberam assistência médica e de enfermagem 24 horas, além do protocolo de medicações para a Covid-19, testes, exames laboratoriais e de imagem.

As altas foram muito comemoradas também pelo prefeito Eudes Sampaio que, ao tomar conhecimento da notícia, comentou em seu Twitter: “Grato a Deus pelas vidas e curas de quatro ribamarenses que estavam sendo tratadas no nosso hospital municipal de Ribamar. Parabéns às equipes que tem envidado todos os esforços no combate à Covid-19”.

Quem também falou de gratidão e sobre o trabalho realizado pelos profissionais da saúde foi a coordenadora da internação do Hospital e Maternidade de São José de Ribamar, Mariana Rosa.

“Em meio a tantas notícias tristes, o sentimento que prevalece é de gratidão a Deus pela vida dos pacientes. Ficamos muito felizes em vê-las recuperadas, de volta pra casa e estamos orgulhosos de termos prestado uma assistência adequada aos pacientes”, disse a enfermeira. 

Foto: Divulgação

sem comentário »

Vereadores fiscalizam reforma em unidade mista

0comentário

Em razão da pandemia motivada pela Covid-19, a Câmara Municipal de São Luís, por meio do colegiado de vereadores, encontrou uma forma de inspecionar o trabalho da Prefeitura.

Uma dessas ações foi à formação de uma comissão de vereadores com o intuito de conhecer in loco a realidade dessas medidas.

Dando sequência a essa proposta, nesta quarta-feira (27), a comissão integrada pelo presidente da Casa, vereador Osmar Filho (PDT); e os vereadores Raimundo Penha (PDT) e Sá Marques (Podemos) conferiram de perto a situação da Unidade Mista do bairro São Bernardo.

O posto de saúde, que foi inaugurada em 1989, está sendo reformado e amplicado para receber pacientes em recuperação da Covid-19.

Osmar Filho, durante a visita, conversou com a comunidade, médicos, enfermeiros, técnicos e servidores da saúde questionando sobre os trabalhos prestados à população.

“Estamos visitando e observando de perto os trabalhos na unidade mista do São Bernardo, que está sendo preparada para receber pacientes com Covid; e aproveitamos também para dialogar com servidores para acompanharmos as condições de trabalho, fiscalizamos também a situação dos EPI’s, bem como saber da real necessidade dos pacientes. Nas próximas semanas, visitaremos mais unidades e após todo esse trabalho iremos apresentar um relatório sobre essas vistorias’’, anunciou o presidente.

Para Sá Marques a reestruturação oferecerá dignidade e um atendimento qualitativo.

“Foi uma vistoria positiva. A unidade em breve ganhará uma expansão do seu leito. Com esse novo espaço terá uma humanização da saúde aos profissionais da área. Estamos em uma guerra e essa doença viral não espera, o quanto antes esse ambiente for entregue será melhor para a cidade. Voltaremos novamente para fiscalizar a entrega desta unidade’’, sugeriu o parlamentar.

Raimundo Penha falou da importância da vistoria e relembrou a destinação de emenda do senador Weverton para ampliação da unidade.

“Esta vistoria é importante porque aqui no São Bernardo esta reforma vai possibilitar a ampliação de leitos para combate à Covid; a nossa missão agora como vereador é acompanhar e garantir junto ao prefeito Edivaldo que as obras caminhem em ritmo acelerado. Aproveito para parabenizar o senador Weverton por destinar emenda parlamentar para custear as obras da unidade’’, declarou Penha.

De acordo com a diretora-administrativa da unidade, Priscila Marques, a visita foi positiva, uma vez que a obra está em processo de finalização, faltando a parte de cerâmica e organização processual.

“Precisamos dessa vistoria até mesmo porque iremos entregar uma unidade totalmente repaginada para a população’’, finalizou a gestora.

Foto: Hamilton Jr.

sem comentário »

Juscelino defende diálogo e harmonia entre poderes

0comentário

O deputado federal Juscelino Filho (DEM-MA) elogiou o pronunciamento feito nesta terça-feira (26) pelo presidente da Câmara dos Deputados. Na abertura da sessão plenária virtual, Rodrigo Maia (DEM-RJ) defendeu o diálogo entre as instituições e a preservação da harmonia entre os Poderes, sobretudo neste momento em que quase 25 mil pessoas no país já perderam a vida em razão da pandemia do coronavírus.

“O povo brasileiro espera que cada um de nós, detentores de mandatos públicos, tenhamos consciência do papel a desempenhar na busca de soluções para enfrentar o vírus. Vencida essa etapa, ficará um legado de imensos desafios a enfrentar, e o primeiro deles é a reconstrução da nossa economia”, disse Maia. Ele acrescentou: “Armados do espírito da resiliência e da capacidade de trabalho do nosso povo haveremos de conseguir”.

Para Juscelino Filho, é urgente a união de esforços em torno de um objetivo comum: derrotar a Covid-19. “É com diálogo, convívio harmonioso entre os Poderes e respeito à Constituição e à democracia que vamos superar as crises sanitária, econômica e social. Esse é o sentimento de todo o parlamento. E tenho certeza que é também o da maioria dos brasileiros. Aproveito para prestar minha solidariedade às famílias das vítimas”, afirmou.

Recentemente, o deputado Juscelino Filho manifestou preocupação com o avanço do novo coronavírus pelo interior do Maranhão. “O problema vai se comprovando dia a dia com o aumento dos números de casos, internações e mortes nos municípios maranhenses. Essa realidade, aliás, só reforça a importância de um trabalho conjunto entre a União, os governos estaduais e as prefeituras”, acrescentou.

O parlamentar protocolou no dia 12 de maio, na Mesa Diretora da Câmara, Requerimento de Informação direcionado ao secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula. O objetivo é obter o detalhamento das ações tomadas no enfrentamento da doença. Após pedido feito por Juscelino Filho, o governo estadual anunciou a transformação do Hospital Macrorregional de Santa Inês em unidade exclusiva para atendimento de pacientes com Covid-19.

Foto: Divulgação

sem comentário »

PL de Braide garante merenda em escolas comunitárias

0comentário

Aprovado por unanimidade, na Sessão desta terça-feira (26), o Projeto de Lei 2159/2020, de autoria do deputado federal Eduardo Braide, que autoriza a distribuição de merenda escolar às famílias dos estudantes de escolas comunitárias durante o período de suspensão das aulas por conta da pandemia do coronavírus.

“Estou muito feliz por garantir esse benefício a essas instituições de ensino nesse período de pandemia. Elas são responsáveis pela educação de um número significativo de alunos e estão onde há a carência na prestação do serviço pelos municípios, sendo provedoras da educação e também da alimentação regular desses alunos”, comemorou Braide.

A Lei 13.987/20, publicada em abril, já autorizou a distribuição dos alimentos adquiridos com os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) aos pais ou responsáveis dos alunos de zero a 17 anos matriculados nas escolas públicas de educação infantil (creche e pré-escola), ensino fundamental e ensino médio.

Contudo, o PL 2159/2020 alterou um dispositivo da Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, estendendo a distribuição de merenda escolar, com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) aos alunos matriculados nas escolas comunitárias. No Brasil, mais de 1 milhão (1.051.906) de crianças vão ser contempladas com a extensão do benefício. Só no Maranhão, quase 57 mil crianças (56.736) de 73 cidades, incluindo São Luís, serão contempladas com a medida.

“Só em São Luís conseguiremos beneficiar mais de 30 mil crianças que frequentam as escolas comunitárias. Com as aulas suspensas, essas crianças precisam ter a garantia mínima da alimentação. Certamente, a merenda escolar servirá para amenizar essa necessidade básica”, afirmou Braide.

Com a aprovação na Câmara dos Deputados, o PL 2159/2020 segue agora para o Senado Federal e depois irá sanção presidencial.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Duarte defende 4 meses de São João pós-pandemia

2comentários

Como forma de retomar a economia, a geração de emprego e renda e em respeito à cultura maranhense, o deputado estadual Duarte Jr defende que o São João, a festa mais tradicional do Maranhão, seja realizado durante quatro meses após o fim da pandemia.

Neste último fim de semana, o assunto ganhou as redes e continua rendendo. O parlamentar publicou em suas redes sociais posicionamento sobre o assunto, em que faz comparação com as festas natalinas realizadas em Gramado, no Rio Grande do Sul. “Em Gramado, as festas natalinas duram mais de quatro meses, então é possível fazer o mesmo com o São João do Maranhão. Defendo essa proposta como forma de valorizar a nossa cultura, nossa arte e incentivar uma necessária retomada econômica após a superação total da pandemia”, argumentou Duarte.

O deputado informou também que uma medida como essa só poder ser implementada com um amplo diálogo com artistas e movimentos culturais. “Por se tratar de uma festa religiosa, também estamos preocupados em garantir o pleno respeito às nossas raízes, para não gerar nenhum prejuízo antropológico”, pontuou.

De acordo com dados do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), para a realização de eventos como o São João e o Carnaval são investidos milhões, com retorno quatro vezes maior que o investimento. “Trata-se de uma cadeia produtiva muito importante, que envolve, por exemplo, artistas, produtores, taxistas, motoristas de aplicativo, vendedores ambulantes, rede hoteleira, restaurantes e outros setores. Afinal, a indústria do entretenimento é a 3ª que mais gera emprego e renda no mundo”, destacou.

Duarte lembra que tanto em Salvador como em Gramado o investimento é feito parcial, e, em alguns casos, totalmente pela iniciativa privada. “O carnaval em Salvador é patrocinado por empresas de bebidas, por exemplo. Sendo assim, é possível incentivar a cultura, o turismo e gerar empregos diretos e indiretos, bem como garantir uma necessária retomada econômica num cenário de nova normalidade pós-pandemia”, disse.

Serviços essenciais – A proposta também visa garantir recursos para serviços públicos essenciais, como saúde e educação. “Com o aumento do consumo, outra importante vantagem é o aumento na arrecadação de impostos como ISS (Imposto Sobre Serviços) e ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), impostos destinados para os cofres da Prefeitura ou do Governo do Estado, que usam para custear despesas municipais e estaduais e que podem ser revertidos para educação e saúde”, acrescentou.

Grandes festas – Além do Carnaval e do São João, temos no Brasil a Congada, que representa as crenças angolanas e católicas, com músicas, danças e encenações. A festa se tornou bem famosa em cidades do interior de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Paraná. É realizada no mês de outubro e mostra as cruzadas e a coroação dos reis africanos do Congo.

Exterior – O Festival Internacional de Jazz de Barcelona é um dos maiores espetáculos do gênero do mundo e um dos maiores eventos musicais da capital catalã. É realizado anualmente de setembro a dezembro, já que dizem que o outono europeu é a melhor época para isso. E na Praça Vermelha em Moscou (Rússia), acontece um mercado natalino de dezembro até fevereiro.

Foto: Agência Assembleia

2 comentários »

Hildo destaca decreto de Bolsonaro contra corrupção

0comentário

Na condição de Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Sistema de Modelagem da Informação da Construção – BIM, o deputado federal Hildo Rocha parabenizou o presidente Jair Bolsonaro, pela edição do decreto que disponibiliza o uso do BIM e obriga todos os órgãos do Governo Federal a utilizarem essa eficiente metodologia de trabalho. Clique aqui e veja o vídeo.

“O presidente Jair Bolsonaro agiu certo, tomou a decisão correta em estabelecer o BIM como uso obrigatório pelo governo federal. O BIM é uma metodologia utilizada na engenharia moderna que economiza e permite que a obra seja muito bem feita. O Exército brasileiro já utiliza essa ferramenta que impede a prática de corrupção. Agora não haverá mais sobrepreços de obras. Parabenizo o Presidente Jair Bolsonaro, que decretou o fim da corrupção e de obras mal feitas no Brasil”, destacou Hildo Rocha.

Eficácia da metodologia – O BIM garante uma percepção antecipada das possíveis interferências e situações de manutenção comuns durante o ciclo de vida da obra, ampliando a importância e usabilidade do projeto e consequentemente, reduzindo as chances de improvisação e o tempo gasto na execução da obra, melhorando o desempenho e garantindo que o cronograma e orçamento previstos sejam respeitados.

Para exemplificar a importância da metodologia BIM, o parlamentar lembrou que por falta de planejamento, as rodovias federais instaladas no território maranhense apresentam muitas avarias.

“A partir da utilização do BIM a realidade das nossas estradas federais no Maranhão será totalmente diferente. Com o uso do BIM de forma obrigatória nós teremos estradas de boa qualidade e um custo de construção e de manutenção correto. Podem anotar: daqui a 10 anos todos nós vamos ter orgulho das nossas rodovias, das nossas obras federais”, afirmou Hildo Rocha.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Clarisse Milhomem lança vídeoclipe ‘Lockdown’

0comentário

“Precisa!!!! Te joga no Lockdown”… “Ah, Lockdown eu acho chique”….

Está no ar o primeiro videoclipe de Clarisse Milhomem e se chama nada mais, nada menos que “Lockdown”.

O lançamento mundial é hoje em todas as plataformas digitais.

O momento é bastante oportuno por conta da pandemia do novo coronavírus que estamos atravessando no mundo inteiro.

“É uma grande brincadeira. Levando alegria em uma época muito difícil. O Pão com Ovo agora através da música tentando trazer mais uma vez novidade para o público”, contou César Boaes ao Blog do Zeca Soares.

A música passeia por diversos pontos do Lockdown em São Luís, no Maranhão e no mundo. Vejam um trecho:

“Tuntum, lockdown, Nova Iorque, lockdown
Saint Louis, lockdown; Praia Grande, lockdown
Cohatrac, lockdown; São Paulo, lockdown
Parrí, lockdown; everybody, lockdown”.

Ficha técnica:

Concepção e atuação – César Boaes
Música e letra: DJ Macau e DJ Diego Fernandes
Direção e edição: Bruno Magno
Direção de Fotografia: Edver Hazin
Câmera assistente: Magrão
Estúdio: Real Time
Maquiagem de Carlos Maranhão.

Letra

I AM LOCK
ARE YOU DOWN
EVERYBODY’S LOCKDOWN
LOCKDOWN YEAH! LOCKDOWN
EVERYBODY’S LOCKDOWN

TUMTUM LOCKDOWN
NOVA IORQUE LOCKDOWN
SAINT LOUIS LOCKDOWN
PRAIA GRANDE LOCKDOWN

COHATRAC LOCKDOWN
SAO PAULO LOCKDOWN
PARRÍ LOCKDOWN
EVERYBODY LOCKDOWN

LOCKDOWN YEAH! LOCKDOWN
LOCKDOWN YEAH!
EVERYBODY’S LOCKDOWN
LOCKDOWN YEAH! LOCKDOWN
LOCKDOWN YEAH!
EVERYBODY’S LOCKDOWN

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS