Durante a pandemia de coronavírus, são muitos os relatos de famílias em busca de informações atualizadas sobre o estado de saúde de parentes hospitalizados. Devido ao alto poder de contágio da covid-19 (a doença provocada pelo coronavírus) e às características complexas do tratamento, que envolvem a necessidade de isolamento do paciente, o deputado estadual Duarte Jr (Republicanos) protocolou um projeto de lei que garante o direito das famílias à informação diária sobre o estado de pacientes internados em hospitais públicos e privados do Maranhão.
O objetivo da proposta é minimizar a angústia e ansiedade deste momento, além de proteger o direito à informação e garantir segurança aos familiares, já que a recomendação é que estes não entrem em contato físico mais próximo com os familiares internados com doenças infectocontagiosas.
Duarte Jr explica que as informações ao término de cada dia de internação, sob supervisão do setor de Serviço Social dos hospitais e unidades de saúde. “As famílias receberão mensagens de áudio por meio de aplicativos, podendo também ser enviadas por escrito, e-mail ou outra forma de comunicação eletrônica”, esclarece o parlamentar. “Se aprovada, esta lei valerá durante endemias, epidemias e pandemias, como a que estamos vivendo neste momento”, completa.
O projeto de Duarte prevê também que, no momento da entrada no centro médico, o paciente deve informar em formulário os dados de pelo menos um familiar ou uma pessoa próxima que receberá as atualizações do tratamento. Além disso, o setor de Serviço Social do hospital deverá realizar uma busca ativa caso o paciente seja internado inconsciente ou não saiba informar o contato de algum familiar ou pessoa próxima.
Ainda segundo o projeto de lei, se o paciente sofrer complicações no estado de saúde, seus familiares deverão receber informações sobre a situação imediatamente após a realização dos procedimentos médicos necessários. Em caso de óbito, as famílias ou pessoas próximas deverão receber informações também imediatamente, bem como orientações sobre os procedimentos necessários para a liberação do corpo.
O projeto de lei será votado em sessão on-line por videoconferência conduzida pela Assembleia Legislativa do Maranhão. “Esperamos que essa lei seja aprovada, assim como já foi aprovada lei semelhante no Estado da Paraíba. Assim, iremos garantir o direito à informação e diminuir a angústia de muitas famílias. Na atual crise de saúde que o mundo todo está sofrendo, esta lei é uma medida de alto interesse social”, conclui Duarte Jr
Zeca Soares, qual o contato do Duarte Jr. para verificar se me ajuda em algo parecido , notório e pouco falado ,pois é escondido da imprensa.A minha cunhada teve que fazer uma cirurgia de urgência de hérnia umbilical no Socorrão(Djalma Marques) e como a hérnia comprometeu o intestino ela teve que ficar 05 dias na UTI onde foi contaminada pelo COVID 19 , sendo assim ela foi deslocada para uma área do hospital que eles estão chamando de isolamento , porém como não pode ter visita não sabemos nem onde é o referido setor , e aí que que vem o grande complicador , a COMUNICAÇÃO PARA FAMILIA é totalmente FALHA – desde de ontem ,domingo e hoje segunda-feira,18/05 as 22:15 hs não recebemos NENHUM BOLETIM MÉDICO deste hospital o que faz nós ficarmos preocupados por falta de noticias , isso é TORTURANTE.Então são 02 alertas do socorrão I em serviços mal prestados , a comunicação com a familia do paciente que não existe , e a UTI que estar sendo um foco para o COVID , é fato , é real.Por favor “imprensa” verifique a minha denúncia , sobre estes dois graves problemas