Divulgação isolada dificulta dados sobre oferta de leitos

0comentário

A falta de unificação nos dados sobre leitos para a Covid, na Região Metropolitana de São Luís tem dificultado a compreensão de todos sobre a real oferta de leitos de UTI e leitos clínicos disponíveis na Região Metropolitana de São Luís.

Atualmente, os números divulgado pela Secretaria de Saúde do Maranhão dizem respeito apenas à rede estadual em suas unidades em São Luís, duas em São José de Ribamar (UPA Araçagi e Parque Vitória) e uma em Paço do Lumiar (UPA do Maiobão). Segundo o governo, são disponibilizados 211 leitos de UTI e 566 leitos clínicos.

Mas, nesses dados não estão incluídos os leitos na rede municipal em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, o que de certa forma distorcem os números em relaçào à oferta de leitos na Grande São Luís.

Em São Luís, segundo o secretário Lula Fylho, a oferta é de 80 leitos no Hospital Universitários (40 de UTI e 40 leitos clínicos) e outros 53 leitos no Hospital da Mulher (10 em UTI e 43 leitos clínicos).

Em São José de Ribamar, a Prefeitura informou que possui 12 leitos clínicos na rede municipal que não existem leitos de UTI para a Covid-19.

A Prefeitura de Raposa disse que não possui leitos exclusivos para a Covid-19, mas que foi instalada uma sala de isolamento para que os pacientes suspeitos fiquem até o deslocamento para são Luís e que uma Unidade de Saúde está na fase final de adaptação de um ala exclusiva para o atendimento de casos da Covid.

O secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula afirmou que já tentou a divulgação de números unificados, mas tem encontrado certa dificuldade no repasse das informações pelos municípios.

O secretário de São Luís, Lula Fylho disse que todos os dias repassa os dados por volta de 19h à Comunicação do Município e que concorda que seria importante a divulgação dos dados unificados, uma vez que estamos falando da Região Metropolitana.

O Blog do Zeca Soares não conseguiu as informações com a Prefeitura de Paço do Lumiar

Foto: Divulgação

Sem comentário para "Divulgação isolada dificulta dados sobre oferta de leitos"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: