Maranhão tem 8 mil 144 casos e 399 mortos por Covid

0comentário

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) notificou, neste domingo (10) maiis 545 novos casos positivos de Covid-19 no Maranhão. De acordo com os dados, aumentou para 8 mil 144 o número de casos positivos, sendo 399 óbitos e 1 mil 742 pessoas recuperadas. Atualmente, 160 municípios têm casos confirmados de Covid19 no estado.

Mais vinte óbitos foram registrados em seis municípios maranhenses, sendo: São José de Ribamar (1), Raposa (1), Santa Luzia (1), Conceição do Lago Açú (1), Imperatriz (2) e São Luís (14).

Em São Luís, a taxa de ocupação de leitos de UTI para a Covid aumentou para 97,81 por cento. A taxa de leitos clínicos também aumentou e agora é de 84,86 por cento. No interior, a taxa de ocupação de leitos de UTI se manteve em 53,68 por cento e a taxa de leitos clínicos subiu para 40,73 por cento.

Novecentas e setenta e nove pessoas estão internadas, sendo 304 em UTI e 675 em leitos de enfermaria. Os outros casos positivos registrados são monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS). Atualmente, 1 mil 742 pessoas receberam alta da quarentena (recuperados).

A SES registra ainda 669 profissionais de saúde infectados pelo novo coronavírus no Maranhão. Destes, 609 já estão recuperados.

Quando analisados os casos positivos de Covid-19, a razão por sexo aponta 4 mil 137 (51%) casos em pessoas do sexo feminino e 4 mil e 7 (49%) em pessoas do sexo masculino.

Na revisão de dados, o caso notificado em Lajeado Novo migra para a cidade de São Luís, município de residência do paciente. Também é feita a devida correção do número de novos casos divulgados no boletim deste sábado (9), de 854 para 834 novos casos, sendo 349 na Grande Ilha e 489 nas demais regiões.

Até o momento, o Maranhão contabiliza 16 mil 512 testes para diagnóstico de Covid-19.

Foto: Reprodução/SES

sem comentário »

Flávio Dino requisita leitos em hospitais privados

1comentário

O governador Flávio Dino (PCdoB) anunciou, neste domingo (10), a requisição de leitos de hospitais privados em São Luís e Imperatriz por conta do avanço da pandemia do novo coronavírus na Grande São Luís e Regiào Tocantina.

Há duas semanas, os hospitais privados em São Luís chegaram a divulgar nas redes sociais que estavam sem leitos disponíveis para a Covid-19.

“Nesta manhã, vou publicar decreto de requisição administrativa de leitos de hospitais privados em São Luís e em Imperatriz. Coronavírus deve ser a prioridade de todos, já que infelizmente temos milhares de pessoas doentes no Brasil”, escreveu Flávio Dino.

Flávio Dino que não se trata de confisco, pois haverá a indenização paga pelo Governo do Maranhào aos hospitais.

“Decreto de requisição administrativa de leitos privados é previsto no artigo 5º, XXV, da Constituição; e nas leis federais 8.080, de 1990, e 13.979, de 2020. Portanto, não é “confisco”, já que há indenização. Não há motivo para delirantes ataques ideológicos”, disse.

“Ainda sobre requisição de leitos, lembro que na Constituição e nas leis não existem “pacientes da rede pública” e “pacientes da rede privada”. O SUS atende milhares de pessoas que tem plano de saúde. Se houver leitos privados disponíveis, eles devem atender aos cidadãos”, finalizou.

Foto: Reprodução

1 comentário »

Morre a mãe do vereador Afonso Manoel aos 86 anos

0comentário

A mãe do vereador Afonso Manoel, Rosalina Borges Ferreira, de 86 anos, foi sepultada no fim da tarde, no Jardim da Paz, no Maiobão, na presença de poucos por familiares e sem a realização de velório por conta das orientações das autoridades de saúde.

Rosalina estava internada há 5 dias no Hospital São Domingos e morreu neste domingo (10), vítima da covid-19.

Viúva de Manoel Alves Ferreira, proprietário do Grupo Lusitana, Rosalina atuou por vários anos na direção do grupo.

Rosalina deixa seis filhos, dentre eles o vereador Afonso Manoel e os irmãos Afonso Henrique Borges Ferreira, Afonso Domingos Borges Ferreira, Maria Olívia Borges Ferreira, Maria de Fátima Borges Ferreira e Maria Teresa Borges Ferreira, além de netos e bisnetos.

No dia 19 de abril, o vereador Afonso Manoel também perdeu o sogro e empresário Nicolau Duailibe Neto, pai da deputada estadual Helena Duailibe que foi vítima da Covid-19.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Bolsonaro cutuca Flávio Dino que responde no Twitter

3comentários

O presidente Jair Bolsonaro aproveitou, neste domingo para atacar o governador do Maranhão, Flávio Dino, por conta das medidas adotadas por conta do lockdown determinado pela Justiça.

Bolsonaro fez uma comparação da situação do Maranhão como se estivessem na Venezuela.

“Documento e declaração de que vai trabalhar”… Se não tem desce. Assim o povo está sendo tratado e governado pelo PCdoB/MA e situações semelhantes em mais estados. O chefe de família deve ficar em casa passando fome com sua família. Milhões já sentem como é viver na Venezuela.”, escreveu.

Crítico severo de Bolsonaro nas redes sociais, o governador Flávio Dino respondeu rápido e criticou o presidente, que segundo ele pelo passeio de jet ski em Brasília e fazer números de humor mesmo com a pandemia do novo coronavírus avançando em todo o país.

“Se Bolsonaro morasse em São Luís, não teria como se deslocar para apoiar coronavírus, passear de jet ski e fazer números de “humor”. Por isso ele se preocupou com a restrição a atividades não essenciais. Afinal, o seu atual cotidiano nada tem de essencial para a nossa Nação”.

Foto: Reprodução/Twitter

3 comentários »

Edivaldo destaca distanciamento no Dia das Mães

0comentário

O prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior (PDT) em sua homenagem ao Dia das Mães, destaca que esse será um ano diferente e que a melhor comemoração é o distanciamento por conta da pandemia do novo coronavírus.

“Esse ano teremos um Dia das Mães diferente. Para muitas, a comemoração será à distância, sem abraço dos filhos e sem o tradicional encontro em família.

Nesse contexto adverso, minha homenagem, enquanto gestor público, é reafirmando nosso trabalho para amparar os doentes e cuidar da cidade e da população, para que, em breve, possamos nos reunir e celebrar esta e outras datas especiais.

Parabéns a todas as mães da nossa querida cidade!”, destacou.

sem comentário »

Profissionais da saúde iniciam hospedagem em hotel

0comentário

O movimento ‘Acolhendo Heróis’ começou a receber, na manhã deste sábado (9), os profissionais da área de saúde que atuam no combate à Covid-19, os quais ficarão hospedados por 30 dias no Hotel Soft Win.

Entre estes profissionais, estão as enfermeiras Samara Cutrim e Márcia Santos, que foram as primeiras a fazer checkin-in no Soft Win, logo no início da manhã. As duas foram acomodadas em uma ala do hotel, reservada exclusivamente para os que estão trabalhando em regime de plantão nos setores hospitalares de clínica médica ou de UTI das unidades que abriram leitos específicos para atender a casos de Covid-19.

A preocupação com a saúde da família foi o que motivou a enfermeira Samara a se inscrever no projeto ‘Acolhendo Heróis’. “Fico mais tranquila hospedada em um hotel, sabendo que não estou levando vírus para a minha casa”, afirmou.

Márcia disse que decidiu se inscrever no ‘Acolhendo Heróis’ para preservar a saúde de sua neta de 10 meses e de uma filha que é asmática. “Nosso sentimento é de alívio”.

Ao lançar o movimento, o deputado Othelino Neto disse que é uma forma de dar as mãos aos profissionais que estão na linha de frente cuidando das pessoas acometidas pela Covid-19 e que estão com receio de voltar para casa e contaminar os seus familiares.

“Em muitos casos, há profissionais que não têm condições de pagar um hotel para que possam ficar em isolamento. Por isso, o deputado Neto Evangelista e eu, com alguns amigos, estamos liderando esse movimento para que esses profissionais possam ficar hospedados em um hotel da cidade e, assim, tenham mais tranquilidade para continuar cuidando das pessoas”, explicou o chefe do Legislativo Estadual.

O deputado Neto Evangelista frisou que os profissionais da saúde são verdadeiros guerreiros nesta batalha contra o novo coronavírus e, por isso, merecem toda a atenção e auxílio necessários.

“Além de preservar a vida de seres humanos e a missão do profissional, estamos contribuindo com a manutenção dos postos de trabalho no setor hoteleiro, que foi bastante afetado pela crise do coronavírus”, completou o parlamentar.

Inscrição – O profissional da área de saúde, que necessitar ser amparado pelo movimento ‘Acolhendo Heróis’, deverá solicitar a autorização de ingresso na hospedagem pelo e-mail [email protected]. Será enviado um formulário que deverá ser preenchido com informações pessoais, assim como local de trabalho, horário do plantão e telefone para contato.

Obedecidos todos os critérios, a hospedagem será autorizada pelo prazo de 30 dias, podendo ser prorrogado, dependendo da gravidade da situação.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Uma cantora do Maranhão Novo

0comentário

Por José Sarney

Em casa, na solidão em que me encontro do Covid-19, chega uma notícia que me traz nostalgia. Cem anos do nascimento de Elizeth Cardoso, a grande cantora, a Divina, dos meus tempos de moço. A conheci no Rio de Janeiro, deputado federal, em 1955. Ela cantava numa casa de show, aonde fui levado pelo nosso sempre saudoso e inesquecível Henrique de La Rocque, de quem ela era amiga. Quando terminou o espetáculo La Rocque levou-a para tomarmos um drink.

O Rio de Janeiro, como disse Hemingway de Paris, era uma festa. Respirava alegria e cultura, surgiam grandes revelações da música popular e os suplementos literários dos jornais acolhiam talentos novos e novos movimentos. Pelas mãos bondosas de Odylo Costa, filho, que dirigia o Jornal do Brasil e tinha em sua casa o último dos grandes salões literários do Rio de Janeiro, conheci nessa época Manuel Bandeira, de quem tornei-me amigo, Afonso Arinos, meu padrinho político, Drummond, Guimarães Rosa, Pedro Nava, Eneida, Peregrino Júnior, José Olympio, Raquel de Queiroz, Rubem Fonseca, João Cabral e, por extensão, o Brigadeiro Eduardo Gomes, Odilon Braga e todos os meus ídolos da UDN.

E por artes do destino, ampliei esse ciclo de amizades com o pessoal da música, através de um dos maiores talentos dessa área, compositor, radialista, jornalista e poeta, Miguel Gustavo, um dos maiores talentos que conheci, para fazer um jingle para minha campanha política de 1962. Ele dominava o meio artístico compondo obras que se tornavam logo grande sucesso, marchinhas carnavalescas como a Dança da Boneca, a Fanzocas do Rádio, jingles publicitários, como os Porquinhos da Casa da Banha. Seus jingles eram admiráveis. Foi pioneiro e genial nessa arte. Foi o autor do Jangar, “É Jango é Jango Goulart”, que ficou como responsável da vitória de João Goulart sobre Milton Campos.

Essa amizade me levou a conhecer o meio artístico, inclusive o pessoal do Cinema Novo e da Bossa Nova. Incorporei a essas amizades Luís Carlos Barreto, Glauber Rocha, Paulo César Saraceni e sua mulher, a atriz de cinema e novela Ana Maria Nascimento e Silva, o Nelson Pereira dos Santos, o Cacá Diegues, depois meus colegas na ABL.

Miguel Gustavo tornou-se meu estreito amigo. Fez o Baião do Sarney, Meu voto é minha Lei, o Hino fo Maranhão Novo e deu-me na campanha um disco inovador, com um conjunto de grandes cantores apoiando minha candidatura: Elizeth Cardoso, Elza Soares, àquela época a mais popular cantora do Brasil, Luís Vieira, Altamiro Carrilho, Carequinha, cantor das crianças.

Aí reeencontrei Elizeth, pessoa educadíssima, elegante e que transformou-se em minha amiga.

Agora, durante a pandemia a do Coronavírus, passaram esta semana os trinta anos de sua morte, antecipando o seu centenário, em julho. Lembrei-me desse belo tempo, das minhas amigas e amigos do Rio e do Palácio Tiradentes, e recordo com gratidão Elizeth Cardoso, que participou assim da minha campanha para Governador. Nada pago, tudo amizade e generosidade. Tempos bons.

É uma mistura de saudade e nostalgia. A vida começando e lembranças e sonhos de momentos que ficaram eternos.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS