Taxa de ocupação de leitos da Covid volta a subir no MA

0comentário

A taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes internados com a Covid-19 em São Luís, voltou a subir pelo segundo dia consecutivo. O boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgado na noite deste domingo (3), aponta que 98,14 por cento dos leitos estão ocupados.

Ontem, a taxa de ocupação era de 93,19 por cento. Os números de hoje se aproximam da terça-feira (28) quando a taxa de ocupação foi de 100 por cento. Do total de 161 leitos, 158 estão com pacientes internados, restando apenas três leitos.

Também aumentou a taxa de ocupação dos leitos clínicos que chegou a 83,48 por cento. São 351 leitos, estando ocupados 293 e restando 58 leitos.

No interior do Maranhão, a doença segue avançando, aumentando a taxa de ocupação dos leitos de UTI para 28,40 por cento. Dos 81 leitos, 23 estão ocupados, restando 58 leitos livres.

Para os leitos clínicos, a taxa de ocupação caiu  para 9,52 por cento. Dos 168 leitos disponíveis estão ocupados 16 e 152 ainda estão desocupados.

Foto: Reprodução/SES

sem comentário »

Maranhão tem 4 mil 227 casos e 249 mortos por Covid

0comentário

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) notificou, neste domingo (3), mais 187 novos casos positivos da Covid-19 no Maranhão. De acordo com os dados da SES, subiu para 4 mil 227, o número de casos positivos, sendo 249 óbitos. A SES registra ainda, 362 casos negativos e 1 mil e 5 pessoas recuperadas.

A SES confirma mais doze óbitos, sendo um em Paço do Lumiar, mulher de 59 anos e sem comorbidades. Os outros onze foram em São Luís, sendo de seis homens e cinco mulheres: homem de 69 anos com problemas neurológicos; mulher de 87 anos com problemas cardiológicos e neurológicos; homem de 46 anos sem comorbidades; mulher de 63 anos com hipertensão, diabetes e doença renal crônica; mulher de 59 anos com hipertensão e diabetes; homem de 69 anos com hipertensão, diabetes e problemas respiratórios; homem de 46 com obesidade; mulher de 51 anos sem comorbidades; homem de 50 anos com hipertensão e problemas reumatológicos; homem de 60 anos com hipertensão, diabetes, doença renal crônica e problemas cardiológicos; criança do sexo feminino de 10 meses com problemas cardiológicos e respiratórios.

A SES registra ainda 525 profissionais de saúde infectados pelo novo coronavírus no Maranhão. Destes, 420 já estão recuperados.

Na revisão de dados, o município de Magalhães de Almeida teve a redução de um caso confirmado que estava em duplicação no sistema de registro de dados da SES.

Até o momento, o Maranhão contabiliza 9318 testes para diagnóstico de Covid-19.

Foto: Reprodução/SES

sem comentário »

Roberto Rocha esclarece saúde do filho e irmão

1comentário

O senador Roberto Rocha (PSDB) divulgou nota, na noite deste domingo (3), sobre o estado de saúde do seu filho Paulo Roberto, internado deste a madrugada de sábado no Albert Einstein e do seu irmão Rochina que testou positivo para a Covid.

Nota oficial

“Atendendo a apelos de amigos, preocupados com o estado de saúde do meu filho, Paulo Roberto, bem como o do meu irmão, Rochinha, informo que:

Paulo foi internado na madrugada deste sábado em São Paulo, após sofrer fortes dores abdominais e encontra-se sob os cuidados do Dr. Fernando Maluf, oncologista do Hospital Albert Einstein. Trata-se do mesmo profissional que salvou sua vida durante a crise de câncer renal há dois anos.

Vem realizando todos os exames para detectar a causa das dores e encontra-se bem disposto.

Aguardamos com expectativa positiva o boletim médico para saber que procedimentos irá tomar para recuperar plenamente sua saúde.

Rochinha foi diagnosticado com o vírus da Covid-19 e vem evoluindo bem, sob cuidados necessários para um paciente com histórico de diabetes, hipertensão, e outras comorbidades.

Encontra-se em São Luis, em estado geral bom, respirando sem auxílio de equipamentos, hidratado e sem febre.

Agradeço a preocupação dos amigos e, em nome de nossa família, peço orações pela recuperação de ambos”.

Foto: Agência Senado

1 comentário »

Decreto define o que abre no lockdown na ilha de SL

0comentário

O governador Flávio Dino (PCdoB), divulgou, neste domingo (3), o decreto que estabelece as medidas protetivas e restritivas a serem aplicadas em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar de acordo com determinação da Justiça que obrigou o governo do Maranhão a decretar ‘lockdown” nos municípios da Região Metropolitana de São Luís, em função do avanço da pandemia do novo coronavírus.

O decreto de 11 páginas destaca as medidas que já haviam sido anunciada pelo governador Flávio Dino. O lockdown terá início na terça-feira (5) e vai até o dia 15 de março. Clique aqui e veja o decreto.

De acordo com o decreto, ficará sob a responsabilidade dos prefeitos das quatro cidades dispor sobre as regras de redução de circulação de pessoas, de higiene e de distanciamento social em feiras e mercados; restrição a circulação de veículos particulares em vias sob jurisdição municipal; proibição de estacionamento de veículos em áreas de lazer ou de comércio não essencial; barreiras de controle e de fiscalização nas vias sob jurisdição municipal; redução dos pontos de parada de ônibus e diminuição do itinerário de transporte coletivo em áreas de comercio ou de serviços não essenciais, bem como estabelecimento de estratégias para evitar aglomerações nos ônibus e nos terminais de passageiros.

O uso de máscara será obrigatório em todos os locais públicos e de uso coletivo, mesmo os privados.

A maioria das atividades comerciais serão suspensas. As exceções são:

– Produção e comercialização de alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal, em supermercados, mercados, feiras, quitandas e estabelecimentos congêneres;

– Serviços de entrega (delivery) e retirada no estabelecimento mantidos por restaurantes, lanchonetes e congêneres; assistência médico-hospitalar, a exemplo de hospitais, clinicas, laboratórios e demais estabelecimentos de saúde;

– Distribuição e a comercialização de medicaremos e de material médico-hospitalar;

– Serviços de tratamento e abastecimento de água, além de captação e tratamento de esgoto e lixo

– Serviços de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica, gás e combustíveis;

– Serviços funerários;

– Serviços de telecomunicações, serviços postais e internet;

– Processamento de dados ligados a serviços essenciais;

– Segurança privada, limpeza e manutenção de empresas, residências, condomínios, entidades associativas e similares;

– Serviços de comunicação social;

– Fiscalização ambiental e de defesa do consumidor;

– Locais de apoio para o trabalho dos caminhoneiros, a exemplo de restaurantes e pontos de parada e descanso, as margens de rodovias

– Distribuição e a comercialização de álcool em gel, bem como serviços de lavanderia;

– Clinicas, consultórios e hospitais veterinários para consultas e procedimentos de urgência e emergência;

– Borracharias, oficinas e serviços de manutenção e reparação de veículos;

– Atividades internas das instituições de ensino visando a preparação de aulas para transmissão via internet;

– Atividades internas dos escritórios de contabilidade e advocacia, com exceção de serviços presenciais.

Foto: Reprodução/Facebook

sem comentário »

Prefeitura de Barreirinhas fecha cidade contra a Covid

0comentário

O prefeito de Barreirinhas, Albérico Filho, decretou a partir deste domingo (3), o fechamento da cidade para conter o avanço do novo coronavirus na regiào.

Dentre as medidas anunciadas está a suspensão dos transportes intermunicipais como ônibus e vans, com exceção dos veículos de transporte de mercadorias.

Também haverá redução do número de passageiros para o transporte dentro do município.

Albérico Filho também anunciou o reforço da fiscalização sobre a proibição de visitas aos atrativos turísticos com fiscalização às empresas e locadores de veículos do setor. As visitas ao Parque dos Lençois Maranhenses permanecem suspensas.

A Prefeitura de Barreirinhas garante a aplicação rigorosa da lei com multas e até detenção para os infratores.

Veja os detalhes do decreto e as referências aos artigos do código penal sobre as contravenções: Art. 268 e Art 330.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Ocupação de leitos de UTI para Covid chega a 93%

0comentário

O boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgado neste sábado (2), aponta que voltou a subir a taxa de ocupação dos leitos de UTI para a Covid na Região Metropolitana de São Luís.

Na sexta-feira (1), a taxa de ocupação era de 86,34 por cento e aumentou para 93,19 por cento. Esse é o segundo maior percentual após os 100 por cento de ocupação registrados na terça-feira (28). Do total de 161 leitos, 151 estão com pacientes internados, restando ainda 10 leitos.

Também aumentou a taxa de ocupação dos leitos clínicos que agora é de 69,80 por cento. São 351 leitos, estando ocupados 245 e restando 106 leitos.

No interior do Maranhão, a situação é mais tranquila, mas tem registrado um pequeno aumento. A taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 19,75 por cento. Dos 81 leitos, apenas 16 estão ocupados, restando 65 leitos livres.

Para os leitos clínicos, a taxa de ocupação é de 12,50 por cento. Dos 168 leitos disponíveis estão ocupados 21 e 147 ainda estão desocupados.

Foto: Reprodução/SES

sem comentário »

A briga das canetas

0comentário

Por José Sarney

O poder e a caneta têm uma relação íntima, às vezes libertina. Mas ultimamente ela tem sido explícita.

A primeira vez que ouvi uma definição precisa sobre essa relação foi, nos longínquos anos de 1968, de Plácido Castelo, ele governador do Ceará, eu do Maranhão. Disse-me, mostrando uma caneta: “Sarney, nós, governadores, com esta bichinha poderosa, podemos fazer a felicidade e a infelicidade, nomear, demitir e ameaçar. Mas ela tem um defeito. Quanto acaba a tinta, não serve para mais nada.” A tinta acabava com a eleição do sucessor.

A caneta e a tinta fizeram estórias da História. Prudente de Moraes foi eleito contra a vontade de Floriano Peixoto. O marechal resolveu não lhe passar a faixa. Prudente tomou posse no Congresso e foi para o Itamaraty, sede do Executivo. Estava inteiramente vazio. O Presidente mandou comprar papel, caneta e tinta para nomear o Ministro da Justiça, Antônio Gonçalves Ferreira, e fazer os atos iniciais. Eu fui mais feliz, porque o Figueiredo apenas não quis me passar a faixa.

O nosso presidente atual, que tem sangue quente, quando demitiu o Ministro Mandetta, advertiu: “Deu algo nos integrantes do governo, mas a sua hora vai chegar.” E chegou na cabeça do Moro. Quando quiseram fazer uma intriga entre o parlamento e o Chefe do Executivo, este avaliou o poder da caneta e disse ao Presidente Maia: “Com a minha caneta eu tenho mais poder que você.”

Mas o Supremo entrou no jogo das canetas e disse que tinha onze canetas em vez de uma — haja canetada.

Certa vez o Senado ouvia o Ministro da Fazenda do Governo Fernando Henrique e o Senador Mercadante foi interpelá-lo. Antes disse ao Ministro: “Tome nota da minha pergunta com sua caneta Mont Blanc.” Malan respondeu: “Senador, vou anotar com a minha caneta Bic.” — e mostrou sua esferográfica popular. Foi uma risada geral.

É que as canetas também têm status. No meu tempo era a Parker, com um tinteiro de borracha embutido, colocada no bolso externo do paletó, para mostrar que se era uma pessoa de poder.

Agora é a popular caneta esferográfica azul, que abalou a internet nestes meses foi na música Caneta Azul, que tornou célebre Manuel Gomes meu conterrâneo de Balsas célebre Manuel Gomes, meu conterrâneo de Balsas.

Assim, temos um tempo de brigas de caneta. Mas a caneta do Brasil foi outorgada pela Constituição para expressar o governo democrático, tão bem definido por Lincoln “como do povo, pelo povo, para o povo”, o poder civil, síntese de todos os poderes, como bem define a doutrina da Escola Superior de Guerra.

A Presidência tem que ser exercida com grandeza, humildade, prudência e inabalável sentimento moral. Bic ou Mont Blanc, Parker ou qualquer outra, a única marca que engrandece, por assegurar direitos humanos, bem-estar social, harmonia e independência entre os poderes é a marca Democrática.

Já tinha escrito esse artigo quando me lembrei do dia 1º de Maio. Quero me dirigir ao nosso trabalhador, e dizer que, para homenageá-lo, em sua data, ontem, fundamos Tribuzzi e eu o jornal O Estado do Maranhão, que completou 61 anos, trazendo nosso idealismo para servir as grandes causas do Maranhão. Ele ajudou a mudar a mentalidade do Estado, criando a pauta do desenvolvimento. Seu editorial de apresentação pedia uma universidade, que não tínhamos, estradas, energia, educação.

Tribuzzi, nestes anos todos, é a inspiração do Jornal, e até as casuarinas do Cemitério morreram, porque ele morreu, e seu saber até hoje faz falta ao Maranhão. Que saudade!

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS