Eliziane destina R$ 7 milhões para ações contra a Covid

0comentário


A senadora Eliziane Gama (Cidadania), encaminhou R$ 7.470.227,00 para ações de combate ao novo Coronavírus no Maranhão.

De acordo com a parlamentar, foram mais de 7 milhões de reais para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade e para o custeio de despesas na área da Saúde do Maranhão.

“Nesse momento de pandemia precisamos unir forças e contribuir com a luta contra o Covid-19. Esse recurso será aplicado para o amparo as famílias que estão precisando de ajuda e também para a área da saúde”, destacou.

sem comentário »

Maranhão tem 145 mortos e 2 mil 528 casos da Covid

0comentário

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) notificou, nesta seginda-feira (27), mais 118 novos casos positivos de Covid-19 no Maranhão. De acordo com os dados da SES, subiu para 2528 o número de casos positivos, sendo 145 óbitos. A SES registra ainda, 533 pessoas recuperadas.

A SES confirma mais vinte óbitos, sendo um homem de 69 anos, com diabetes, residente em Imperatriz e um homem de 70 anos, com hipertensão, diabetes, problemas cardiológicos e Doença Renal Crônica, residente em São José de Ribamar. Os outros dezoito óbitos foram registrados em São Luís, entre eles, treze homens e 5 mulheres, são eles: homem de 53 anos, com hipertensão e diabetes; homem de 36 anos, sem comorbidades; homem de 70 anos, com hipertensão; homem de 51 anos, com hipertensão; homem de 63 anos, sem comorbidades; homem de 70 anos, com hipertensão diabetes, problemas metabólicos e obesidade; homem de 69 anos, com hipertensão; homem de 78 anos, com hipertensão; homem de 87 anos, com hipertensão, diabetes e problemas neurológicos; homem de 75 anos, com hipertensão, diabetes, problemas cardiológicos e tabagismo; homem de 42 anos, sem comorbidades; homem de 66 anos, com hipertensão e diabetes e homem de 55 anos, sem comorbidades. As mulheres que foram a óbito, são as seguintes; mulher de 63 anos, com problemas cardiológicos; mulher de 61 anos, com hipertensão; mulher de 69 anos, com hipertensão e diabetes; mulher de 87 anos, com hipertensão e mulher de 58 anos, com diabetes.

A SES registra ainda 309 profissionais de saúde infectados pelo novo coronavírus no Maranhão. Destes, 217 já estão recuperados.

Atualmente, 62 municípios têm casos confirmados de COVID-19 no Maranhão, os quais são: Açailândia (12), Alcântara (1), Altamira do Maranhão (1), Alto Alegre do Pindaré (1), Anajatuba (6), Arari (3), Bacabal (21), Bacabeira (8), Balsas (4), Barreirinhas(6), Bom Jardim (1), Brejo (1), Buriticupu (1), Cachoeira Grande (4), Cajapió (1), Cantanhede (1), Caxias (15), Centro Novo do Maranhão (4) Chapadinha (9), Codó (3), Colinas (4), Conceição do Lago Açu (1), Cururupu (2), Davinópolis (2), Estreito (1), Governador Edison Lobão (1),Governador Nunes Freire (1), Imperatriz (92), Junco do Maranhão (1), Lago da Pedra (2), Magalhães de Almeida (1), Mata Roma (1), Matinha (7), Milagres do Maranhão (2), Miranda do Norte (4), Mirinzal (1), Monção (1), Morros (3),  Olho D’Agua das Cunhãs (1), Paço do Lumiar (80), Pedreiras (2), Presidente Dutra (1), Presidente Juscelino (4), Raposa (11), Rosário (10), Santa Inês (4), Santa Rita (14), São Benedito do Rio Preto ( 1), São João Batista (1), São Francisco do Brejão (1), São João dos Patos (1), São José de Ribamar (146), São Luís (1977), Timon (16), Trizidela do Vale (2), Tuntum (2), Urbano Santos (3), Vargem Grande (4), Viana (4), Vitória do Mearim (6), Vitorino Freire (1) e Zé Doca (6).

Testagem – Até o momento, o Maranhão contabiliza 6.530 testes para diagnóstico de Covid-19.

Foto: Reprodução

sem comentário »

Duarte vota a favor da redução das mensalidades

0comentário

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou o Projeto de Lei do deputado estadual Rildo Amaral (Solidariedade) que estabelece a redução proporcional das mensalidades de instituições privadas de ensino, enquanto durar o combate ao coronavírus no Estado do Maranhão. A votação ocorreu nesta segunda-feira (27), em sessão on-line com participação remota dos parlamentares.

O deputado estadual Duarte Jr (Republicanos), defensor e especialista em Direitos do Consumidor, votou a favor da aprovação do PL nº 088/2020 e, em suas redes sociais, parabenizou Rildo Amaral pelo projeto, que obriga a redução de pelo menos 30% (trinta por cento) nas mensalidades de escolas privadas de ensino fundamental e médio de todo o Estado, durante o período de isolamento social devido à pandemia global de coronavírus.

Duarte apresentou uma emenda aditiva ao PL, para que as escolas apresentassem suas planilhas de custos ao Procon-MA, órgão que seria responsável pela verificação detalhada das reduções das despesas das escolas. No entanto, esta emenda não foi aceita. “Com informações detalhadas dos custos das escolas nesse período de pandemia, os descontos poderiam ser até maiores do que os propostos na lei. Também evitaríamos o risco de anulação da futura lei por vícios de inconstitucionalidade”, informa Duarte.

O parlamentar se posicionou também sobre a necessidade de proteger professores e alunos. “Destaco que esse desconto não pode, em hipótese alguma, gerar redução nos salários dos professores ou demissões. É importante também que os alunos e alunas não podem ser prejudicados e devem ter a garantia de que o conteúdo será reposto”, acrescentou.O PL segue agora para sanção do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), que, também nesta segunda, cedeu entrevista coletiva confirmando a continuidade das medidas de combate ao coronavírus, como o isolamento social e a suspensão das aulas nas redes pública e privada de ensino. De acordo com recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), o objetivo é reduzir o risco de uma infecção em larga escala entre estudantes e professores reunidos em locais fechados por longos períodos.      

Foto: Agência Assembleia

sem comentário »

Adriano propõe suspensão temporária de dívidas

2comentários

Diante da calamidade no Estado do Maranhão em razão da pandemia da Covid-19, o deputado estadual Adriano Sarney (PV) protocolou mais um Projeto de Lei colaborando com a população Maranhense. Seu projeto propõe a suspensão do pagamento de dívidas e quaisquer juros ou multas sobre as mesmas, durante 90 dias ou enquanto durar a pandemia.

Com a aprovação do projeto de lei n. 113/2020 serão suspensos os seguintes pagamentos, cobranças, juros e multas: cartões de créditos; financiamentos habitacionais; renegociações de dívidas com empresas de cobranças; empréstimos empresariais e pessoais; parcelas de financiamentos e consórcios de veículos; contas de telefone, gás encanado e internet das grandes operadoras. Outro ponto, não menos importante de sua indicação é que os consumidores ficarão isentos dos pagamentos dos serviços de luz e água enquanto a pandemia durar e será vedada a inserção do nome das pessoas no Serasa.

“Esse é o momento de todo mundo colaborar. Eu tenho certeza de que os bancos podem dar esse apoio a toda população Maranhense que tanto precisa, pois eles já ganham ano a ano, batem recorde de lucros e podem muito bem apoiar esse projeto. E como Mestre em Economia, vejo que a mesma existe em função de uma sociedade e não o contrário.”, explanou o parlamentar.

Vale ressaltar que no início do mês o parlamentar apresentou um outro Projeto de Lei, em regime de urgência, que dispõe sobre suspensão do cumprimento de obrigações financeiras referentes a empréstimos consignados contraídos por servidores públicos estaduais e municipais.

Foto: Agência Assembleia

2 comentários »

Assembleia aprova novas medidas contra a Covid-19

0comentário

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na quarta Sessão Extraordinária com Votação Remota por Videoconferência, realizada nesta segunda-feira (27), novas medidas para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Maranhão. Entre as principais matérias apreciadas estão a redução proporcional do valor das mensalidades das instituições privadas de ensino durante o período de suspensão das aulas presenciais, além da isenção de pagamento do ICMS nas operações internas destinadas ao combate, prevenção, enfrentamento e contingenciamento do novo coronavírus no estado. A sessão virtual foi convocada e conduzida pelo presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB). 

O chefe do Legislativo destacou a relevância das matérias apreciadas pelos parlamentares, para amenizar os efeitos da crise provocada pela pandemia. “Toda a pauta foi de suma importantância para o estado, nesse momento em que vivenciamos essa situação provocada pela crise sanitária. Hoje, tratamos de isenção de ICMS, de decretos de calamidade pública e da redução das mensalidades de instituições de ensino privadas, de acordo com a quantidade de alunos, durante o período de suspensão das aulas por conta da pandemia da Covid-19. ”, assinalou.

Mensalidades – De autoria do deputado Rildo Amaral (Solidariedade), o Projeto de Lei 088/20 dispondo sobre a redução proporcional das mensalidades das instituições da rede privada de ensino, durante o plano de contingência do novo coronavírus, implementado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu emendas propostas pelos deputados Dr. Yglésio (PROS) e Neto Evangelista (DEM), estendendo a concessão dos descontos às instituições de nível superior privadas, que adotem aulas presenciais na metodologia de ensino, além dos cursinhos preparatórios, respectivamente. Foi acatada, ainda, emenda aditiva, de autoria do deputado Rafael Leitoa (PDT), dispondo sobre a restituição do valor recebido proporcional ao desconto estabelecido, no caso dos contratos anuais.

O presidente da Alema, que intermediou uma reunião entre empresários do ensino, pais, Ministério Público e Procon, na última sexta-feira (24), reforçou a importância da aprovação da matéria, como um esforço necessário para minimizar os impactos que muitas famílias têm enfrentado com a paralisação de diversos setores da economia.

“Não temos a pretensão de que esse projeto de lei, aprovado hoje, seja perfeito. Sua aprovação não suspende o diálogo com todos os envolvidos, pais e empresários do ensino. O nosso desejo é que seja repassada aos pais de alunos a redução de custos que existe, por conta das aulas estarem suspensas, mas com os devidos cuidados para que não provoque nenhum tipo de mal-estar maior no aspecto da gestão financeira dessas empresas”, ressaltou.

Othelino parabenizou o deputado Rildo Amaral, autor da proposição, por ter acatado todas as sugestões propostas, por meio do diálogo harmonioso, bem como de todos os parlamentares e agentes públicos que contribuíram para que se chegasse a um entendimento que atendesse, de forma razoável, tanto as necessidades dos pais quanto das instituições de ensino.

“Queremos que os empregos sejam mantidos, mas era necessária essa intervenção da Assembleia Legislativa, para garantir os direitos da população. Assim, a Assembleia cumpre com o seu papel constitucional de defender os interesses da sociedade”, afirmou.

ICMS e Orçamento – Ainda durante a sessão, foi aprovada e promulgada a Medida Provisória 310/20, de autoria do Poder Executivo, que isenta de pagamento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), até 31 de julho de 2020, as operações internas realizadas com mercadorias, equipamentos e insumos destinados ao combate, prevenção, enfrentamento e contingenciamento da Covid-19. A MP abrange, ainda, as correspondentes operações de serviços de transportes, praticadas por pessoas físicas e jurídicas, contribuintes ou não do imposto, com essa mesma finalidade.

Também de autoria do Governo do Estado, foi aprovado o Projeto de Lei 109/20, que autoriza o Executivo a abrir crédito especial, no valor de R$ 22.045.217,00, ao Fundo Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (FES), bem como o Projeto de Lei Complementar 004/20, que prorroga, em caráter excepcional, os prazos para o envio da avaliação do Plano Plurianual 2016-2019; do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2021; do Projeto de Lei Orçamentária para o exercício de 2021; da Revisão Plurianual 2020-2023; e da publicação da Metodologia para o Monitoramento e a Avaliação do Plano Plurianual 2020-2023.

Calamidade pública – Os Projetos de Decreto Legislativo 005/20, de autoria do deputado Ricardo Rios (PDT), e 006/20, de autoria da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), pedindo o reconhecimento do estado de calamidade pública nos municípios de Vitória do Mearim e São José de Ribamar, respectivamente, também foram aprovados e promulgados.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Hildo Rocha enaltece pioneirismo e legado de Sarney

0comentário

A história, o pioneirismo e o legado que o ex-presidente José Sarney proporcionou ao Maranhão e ao Brasil, ao longo da sua trajetória de homem público, foram enaltecidos pelo deputado federal Hildo Rocha, em pronunciamento que o parlamentar fez na tribuna da Câmara dos Deputados, em homenagem aos 90 anos de idade do político maranhense mais ilustre da contemporaneidade, completados na última sexta-feira.

Rocha ressaltou que ainda muito jovem, aos 14 anos de idade, José Sarney se elegeu Presidente do Centro Liceísta. “Ele começou a sua vida política na política estudantil; com vinte e cinco anos de idade foi deputado federal; com 35 anos de idade se elegeu governador do Maranhão”, destacou Hildo Rocha.

Político visionário e pioneiro – O parlamentar disse que José Sarney foi o melhor Governador que o Maranhão já teve. “Durante o seu mandato de governador ele conseguiu realizar a integração da nossa Capital com a Capital do Estado do Piauí, por rodovia. Construiu também várias rodovias e fez a integração das macrorregiões maranhenses com a Capital do Estado, por meio da construção de estradas como Miranda-Santa Luzia-Açailândia, entre outras”, lembrou o deputado.

Pioneirismo – Rocha destacou ainda o pioneirismo de José Sarney. “Foi um progressista, foi ele quem criou a TV Educativa. Portanto, a primeira experiência brasileira no campo de tele-educação surgiu no Maranhão, por iniciativa do então governador José Sarney”, salientou.

Habilidade política – Hildo Rocha ressaltou que aos 40 anos de idade, José Sarney se elegeu Senador da República. “A habilidade de José Sarney é tão grande que ele é o único brasileiro que conseguiu a façanha de ter sido senador da República representando dois Estados da Federação brasileira: o Maranhão e o Amapá, ou seja, foi senador por dois Estados distintos, e não de Estados que eram unidos e posteriormente se separaram. Apenas dois brasileiros, o presidente Sarney e Rui Barbosa, conseguiram obter cinco mandatos de senador, ninguém mais”, disse Hildo Rocha.

Legado relevante – De acordo com Hildo Rocha, José Sarney deixou um legado muito grande para o Brasil e para o Maranhão. “Até hoje a Fundação Palmares vem garantindo os direitos dos afrodescendentes. Quem teve a ideia e criou aquela Fundação, para resguardar os direitos de boa parte dos brasileiros foi José Sarney quando foi presidente da República”, disse o parlamentar.

Ferrovia Norte-Sul – Rocha destacou também a construção da Ferrovia Norte-Sul, outra iniciativa pioneira do ex-presidente Sarney. “Na época, muitas pessoas diziam que ele queria apenas beneficiar o Maranhão. Entretanto, agora se vê que a integração é necessária para o Brasil. Ligar São Paulo ao Maranhão, por meio de ferrovia, é ligar o Porto de Santos ao Porto do Itaqui, via férrea. Que coisa fantástica!

Naquela época, quando José Sarney foi presidente, diziam que era uma maluquice, que era jogar dinheiro fora. A ideia dele foi a de integrar por ferrovia o norte e o nordeste ao centro- oeste, sudeste e o sul. Hoje estamos vendo a necessidade da Norte-Sul, que já é uma realidade, mesmo sem estar completamente concluída, imaginem quando estiver concluída”, afirmou o parlamentar.

Decano da Academia Brasileira de Letras – Segundo Hildo Rocha, a entrada de José Sarney na Academia Maranhense de Letras, foi ainda muito jovem, com menos de 23 anos de idade o que é considerado uma outra proeza marcante do ilustre maranhense.

“José Sarney é membro da Academia Brasileira de Letras desde 1980, sendo atualmente o seu decano. Completará 40 anos de Academia Brasileira de Letras em 27 de julho deste ano. Ele sucedeu a José Américo de Almeida. Sarney continua em atividade, a cabeça está melhor do que a de muitos jovens de 15 anos, uma cabeça abençoada por Deus, acredito. É um homem especial, até hoje trabalha, se dedicando ao povo brasileiro. Aos 90 anos de idade, semanalmente ainda escreve artigos maravilhosos, sobre assuntos diversos, além de diversas outras atividades”, comentou.

Homenagem adiada – Por iniciativa do parlamentar maranhense, a Câmara dos Deputados iria realizar, amanhã, dia 27 de abril, uma sessão solene, em homenagem a José Sarney.

“O Presidente Rodrigo Maia já tinha organizado tudo. Eu, Edilázio e outros deputados já tínhamos combinado de realizar na Câmara dos Deputados um grande evento em homenagem ao presidente José Sarney. Entretanto, por causa da pandemia o evento foi cancelado. Porém, mais na frente realizaremos um evento em homenagem a ele. Sarney é um político diferenciado, honrou todos os cargos públicos que ocupou, trabalhou muito pela nação brasileira, portanto merece toda a nossa consideração e o justo reconhecimento pela dedicação de quase 60 anos de mandato popular”, afirmou Hildo Rocha.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Penha propõe validade de concursos durante pandemia

0comentário

O vereador Raimundo Penha (PDT) apresentou projeto de lei que suspende temporariamente o fim do prazo de validade de concursos públicos e seletivos no âmbito do Município de São Luís devido a pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

A medida proposta visa evitar que concursos e seletivos em andamento percam a validade durante vigência do decreto de emergência. Durante o tempo que o decreto de emergência estiver em vigor, o prazo para fim dos concursos não correrá, devendo ao término da pandemia ser retomada a contagem acrescida da quantidade de dias que vigorou o decreto.

“Esta situação é nova, não tem fórmula pronta para resolver os problemas. Precisamos tomar todas as cautelas para preservar direitos e para garantir a retomada das ações de rotina do poder público, tão logo este período passe” afirmou Penha.

Ele justifica a medida vez que , com o distanciamento social, a administração pública municipal tem reduzido suas ações não emergenciais, inclusive com fechamento das Secretarias e órgãos que não estejam diretamente ligadas ao enfrentamento da pandemia.

Logo, a renovação de concursos ou seletivos poderiam ser inviabilizados, levando este a perderam a validade, ocasionando prejuízo para a administração pública, que precisara fazer um novo concurso ou seletivo e também para os cidadãos que participaram do processo.

Penha destaca ainda que esta medida não impedirá que a Prefeitura convoque os aprovados ou faça a prorrogação da data de validade.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Flávio Dino fala em lockdown e põe dúvida sobre escolas

6comentários

O governador Flávio Dino (PCdoB), anunciou, nesta segunda-feira (27) novas medidas para conter o avanço da Covid-19, no Maranhão.

Flávio Dino disse que ao que tudo indica o comércio não abrirá mais no dia 5 de maio como havia sido anunciado em sua última coletiva. A situação no comércio caminha para o lockdown por conta do aumento do número de casos.

O governador adiantou que as aulas na rede estadual não retornarão no dia 12 como previsto, mas lavou as mãos em relação as escolas particulares e a rede municipal.

Dino disse que caberá às escolas privadas e aos pais um entendimento sobre o que deve ser feito nesse momento o que é bastante temeroso. A mesma posição o governador manifestou em relação às escolas municipais deixando a responsabilidade aos prefeitos.

Durante a coletiva, Flávio Dino voltou a falar sobre a situação complicada em relação a leitos de UTI para a Covid e anunciou a abertura de novos leitos, bem como a instalação de um hospital de campanha no Multicenter Sebrae, em São Luís.

Foto: Reprodução/Facebook

6 comentários »

Morre o jornalista esportivo Alfredo Menezes

1comentário

Registramos hoje, o falecimento do jornalista Alfredo Menezes que durante 30 anos trabalhou no jornal O Estado. Ele foi vítuma da Covid-19.

A história de Alfredo Menezes na crônica esportiva se confunde com a história do esporte amador no Maranhão, pois era Sem dúvida alguma o mais completo profissional É maior conhecedor das modalidades amadoras.

Era um apaixonado pelo Vasco da Gama, uma de suas grandes paixões.

Descanse em paz, gigante Alfredo Menezes!!!!

Quem foi Alfredo Menezes

Alfredo Menezes foi durante 30 anos editor de esporte do jornal O Estado do Maranhão. Vivia praticamente nas salas de redação e editoração, Alfredo Menezes lembrava da época em que era correspondente de rádios maranhenses em Itapecuru/MA. Foi o caminho trilhado até chegar a São Luís e trabalhar como rádio-escuta de futebol, nos áureos tempos do radialista Guioberto Alves. Teve um grande trabalho ao entrar para o jornalismo e conhecer os detalhes do esporte amador e suas modalidades de infinitas categorias. Viu muitos atletas bons competindo pelo Maranhão.

Filho de Itapecuru – Ser filho da terra do Maranhão era um grande prazer para Alfredo Meneses. E ser de Itapecuru, nem se fala. Mantinha guardado o título de eleitor de sua cidade, que visitava não só em época de eleições, já que tinha muitos parentes e amigos por lá.

As amizades eram antigas, formadas desde a década de 1940. O pai dele, Alfredo Meneses, foi músico – tocador de trombone de pisto, muito amigo de Mundico Cardoso, também músico, saxofonista. Quando Alfredinho nasceu em 11 de fevereiro de 1948, o pai convidou Mundico e Antônia Meireles Cardoso para serem seus padrinhos.

Os laços eram estreitos entre eles. Foi na casa de Mundico Cardoso, que Alfredo Menezes conheceu os radialistas Edi Garcia (redator e locutor) e Zé Silva (programador) da rádio Difusora. Como gostava e acompanhava o futebol amador de Itapecuru, se ofereceu para mandar aos dois as notícias locais através de correspondências (cartas e telegramas) enviadas via ferrovia. Assim nasceu a paixão pelas notícias do esporte, quando estava com 16 anos de idade.

Chegando a São Luís – Em 1969, resolvido a estudar em São Luís, deixou ‘seu’ Alfredo (pai), d. Concita (mãe), irmãos, e veio para casa dos padrinhos, que haviam se mudado para a capital. Recebendo tratamento de filho, como fazia questão de frisar, Alfredo Meneses se sentia seguro para encontrar-se com o pessoal de rádio, velhos conhecidos. Foi à rádio Difusora, e aceitou trabalhar primeiramente como ‘foca’ (o que colhia as notícias e passa para a redação), cobrindo os treinos dos clubes de futebol e plantonista.

Somente três anos depois foi ser rádio-escuta, passando a enfrentar uma nova fase de sua vida. Aprendeu a manusear simultaneamente os botões de vários aparelhos de rádio para assim captar as notícias de esporte de todo o país a serem divulgadas nas jornadas esportivas. Chegava a falar ao vivo nos plantões esportivos. Confessava que tremia todas as vezes que falava, pela própria timidez.

Memória – Grandes radialistas desse período ainda estavam na cabeça de Alfredo Meneses, mesmo sem uma ordem cronológica. Nessa época o rádio atravessava uma ótima fase. Conheceu nomes como Guioberto Alves (locutor), Fernando Sousa (comentarista), Zé Branco (repórter de pista e comentarista), J. Alves (repórter de pista e narrador), Zé Santos (apresentador), Mauro Campos (redator, locutor e repórter de pista), Zé Aroso (foca), dentre outros.

Um dos fatos mais marcantes desse período em que esteve na rádio Difusora foi a morte do radialista Guioberto Alves

Alfredo Menezes ficou na Difusora até 1974. Depois passou por todas as outras rádios: Ribamar, Timbira, Gurupi, Educadora. Foi um dos fundadores da Associação de Cronistas e Locutores Esportivos do Maranhão – ACLEM. Secretariou o presidente da entidade na época, Jámenes Calado e manteve o mesmo posto nas administrações de Fernando Sousa, Fernando Júnior e Jairo Rodrigues.

30 anos no jornal O Estado do Maranhão – Em fevereiro de 1980 entrou para o jornal O Estado do Maranhão levado pelo jornalista Edivan Fonsêca. Foi contratado para redigir as notícias esportivas nacionais, que obtinha em sua maioria, pelo aparelho de rádio, lembrando os tempos de rádio-escuta. Anotava todas as informações e corria para a redação.

A equipe de ‘O Estado’ tinha Edivan Fonsêca, redator das notícias do esporte profissional maranhense. Cabia a J. Alves a responsabilidade sobre as notícias do esporte amador. Garrincha sempre dava uma ajuda a todos.

Por volta de 1983, quando J. Alves saiu do jornal, Alfredo Menezes assumiu a editoria de esporte amador. Sua primeira providência foi conhecer os atletas, os dirigentes, os técnicos, para se familiarizar com as diferentes modalidades praticadas.

Atletas de destaque – Das inúmeras pessoas que fizeram parte de suas notícias nos 30 anos de profissão (completados em 1º de fevereiro de 2018), destacava a jogadora de basquete Hortênsia. Contava Alfredo: “Vi Hortênsia jogando pela primeira vez em São Luís no Campeonato Brasileiro defendendo o Estado de São Paulo em 1979 no ginásio Costa Rodrigues. Voltei a encontrar com ela no amistoso Brasil x Estados Unidos no Castelinho (82/83), o mesmo acontecendo em 94, amistoso Brasil e Cuba antes do Campeonato Mundial e em 96, amistoso Brasil e Eslováquia, antes das Olimpíadas de Atlanta. Ninguém no mundo vai ser tão técnico no basquete quanto ela”.

Muitos outros atletas faziam parte da lista de destaques que Alfredo Meneses viu atuando. Dentre todos, dois marcaram mais: Rafael Leitão (do xadrez) e China (do handebol).

Um grande amigo – As pessoas que trabalham com o esporte amador, consideravam em sua maioria Alfredo Menezes como um grande amigo. Foi por causa de uma grande amizade que o médico e desportista Phil Camarão convidou Alfredinho para ser seu assessor de imprensa, quando esteve à frente da Secretaria de Desportos e Lazer no governo Edson Lobão.

Jornalista internacional – Alfredo Menezes teve sua profissão reconhecida inúmeras vezes. Mas o ápice foi estar em Sidney/Austrália, em 2000, acompanhando as Paraolimpíadas, destinadas a atletas portadores de deficiência física. Atendeu a um convite do Comitê Olímpico Brasileiro. Essa primeira cobertura internacional chegou como um prêmio pelo trabalho desenvolvido nesses últimos anos.

Fora o trabalho e qualquer outra viagem, Alfredinho (chamado pelos mais íntimos) era uma pessoa extremamente pacata. Tinha como rotina escutar os programas de rádio de todo país nas jornadas esportivas das quartas-feiras. Lembrava de seus velhos tempos e de outros rádio-escuta de sua época: Mauro Campos, Murilo Costa Ferreira e Lima Coelho. “Era uma briga para ver quem dava em primeira mão as notícias de fora. Tenho saudades!”, nos diz Alfredinho

Vascaíno ‘roxo’ – Outro programa dele era ir aos sábados ao aeroporto para ver a chegada e saída de aviões.

Vascaino doente, era do tipo que ficava zangado quando o clube perdia e gozava de todo mundo em dia de vitória.

Costumava visitar os parentes. Não teve filhos. Gostava de transmitir amor aos sobrinhos. Também tinha um zelo extremo pelos inúmeros afilhados, lição que aprendeu com a família Meireles Cardoso. Dizia ele: “Meus padrinhos – Raimundo e Antônia – me criaram em São Luís como a um filho. Quando meu padrinho morreu, Maria das Dores, filha deles, passou a cuidar de mim. Os três já estão no céu, mas a minha gratidão será eterna”. Alfredo Menezes tem como irmãos os filhos dos padrinhos: Cardoso, Conceição, Idalina, Antônio José, José do Carmo, Zeza e Didi.

Grande coração era o de Alfredo Menezes, que crescia a cada dia com a chegada de mais um amigo. A COVID-19 rompeu esse elo. Mas o amor que temos por ele jamais acabará.

Texto: Tânia Biguá

Foto: Reprodução

1 comentário »

Eliziane quer investigação de denúncias de Sérgio Moro

0comentário

A senadora maranhense Eliziane Gama (Cidadania) defendeu a instalaçào imediata de uma Comissão Parlamentar Mista da Câmara e do Senado para investigar as denúncias do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moto que pediu demissão na última sexta-feira.

Moro disse que o presidente Jair Bolsonaro tenta interferir politicamente ao demitir o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo.

“A indicação de apadrinhados para o comando da PF e MJ mostram que Bolsonaro quer ter o controle total de investigações q possam prejudicá-lo. O Congresso precisa reagir. Temos que iniciar imediatamente uma CPMI para investigar as denúncias de Sério Moro”, disse.

“Junto com a bancada do Cidadania na Câmara dos Deputados do estamos pedindo uma CPI mista no Congresso Nacional para investigar as denúncias feitas pelo ministro Sérgio Moro. Obstrução da justiça, falsidade ideológica, crime de responsabilidade, tudo junto nas declarações do ministro Sérgio Moro. É necessário investigar essas informações e cobrar responsabilidades. Estamos pedindo que o Congresso Nacional ouça com urgência Sérgio Moro e tome providências”, finalizou.

Foto: Agência Senado

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS