Maranhão chega a 21 mortos e 344 casos de Covid-19

2comentários

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) cconfirmou mais 51 casos positivos por laboratório de COVID-19 no Maranhão.

De acordo com o dado, sobe para 344 o número de casos positivos, sendo 21 óbitos. A SES registra, ainda, 54 pessoas recuperadas.

Atualmente, 16 municípios têm casos confirmados de Covid-19 no Maranhão. São eles: São Luís (288), São José de Ribamar (23), Imperatriz (5), Açailândia (1), Timon (2), Santa Inês (1), São Benedito do Rio Preto (1), Raposa (2), Urbanos Santos (1), Cajapió (1), Colinas (1), Paço do Lumiar (14), Cantanhede (1), Chapadinha (1), Viana (1) e Cachoeira Grande (1).

A SES confirma mais cinco óbitos nesta sexta-feira (10). Trata-se de mulher, de 34 anos; homem, de 88 anos; mulher, de 54 anos; homem, de 57 anos e mulher, de 87 anos. Todos residentes em São Luís. Neste momento, a SES registra 21 óbitos, sendo 19 em São Luís e dois em Paço do Lumiar.

Até o momento, a faixa etária com maior número de casos registrados é a de 30 a 39 anos com 101 casos. Em segundo lugar, a faixa etária entre 40 a 49 anos com 88 casos positivos registrados. Quarenta e cinco casos foram registrados entre pessoas da faixa etária de 50 a 59 anos.

Em função da retificação de dados, a SES informa que foi aplicada a correção de endereço de três casos positivos, anteriormente registrados em São Luís, foram notificados em Imperatriz, Cachoeira Grande e São José de Ribamar.

Testagem

Até o momento, 2.352 testes laboratoriais para Covid-19 foram realizados.

Foto: Reprodução/SES

2 comentários »

Bolsonaro descumpre orientação do Ministério da Saúde

3comentários

O presidente Jair Bolsonaro aproveitou o feriado da sexta-feira (10) para desafiar as orientações do Ministério da Saúde ao sair pelas ruas de Brasília e provocar aglomeração.

Como se nada estivesse acontecendo no país, o presidente num ato de deboche acenou para as pessoas, trocou cumprimentos, enfim, tudo que não se deve fazer neste momento.

“Eu tenho o direito constitucional de ir e vir. Ninguém vai tolher minha liberdade de ir e vir. Ninguém”, afirmou o presidente.

Segundo o boletim de hoje, do Ministério da Saúde aponta o Brasil já registrou 1.056 mortes e 19.638 casos confirmados do novo coronavírus.

E o nosso presidente brinca como se não fosse algo tão grave como estamos vendo.

Mas nunca é tarde repetir o que é mais importante: #Fiquememcasa.

Foto: Reprodução

3 comentários »

Edivaldo faz apelo à população de São Luís na Páscoa

0comentário

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) fez um apelo em sua mensagem de Páscoa à população de São Luís para que continue seguindo as orientações do Ministério da Saúde contra a pandemia do novo coronavírus.

Os números da doença são crescentes todos os dias. Ontem à noite, no último boletim da Secretaria de Saúde já haviam sido registrados 18 óbitos, sendo 16 casos somente em São Luís.

“Nesta Páscoa, quero pedir a todos os ludovicenses que além de continuarem seguindo as orientações de prevenção contra o coronavírus reforcem o clamor e as orações ao nosso Senhor Deus. Que Ele, em sua infinita bondade e misericórdia, continue nos abençoando, nos protegendo e nos dando força para vencermos essa crise”, destacou.

Clique aqui e veja o vídeo

sem comentário »

Adriano pede suspensão da cobrança de consignados

6comentários

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) apresentou nesta quarta feira (8), projeto de lei que dispõe sobre suspensão do cumprimento de obrigações financeiras referentes a empréstimos consignados contraídos por servidores públicos estaduais e municipais no Estado do Maranhão pelo prazo de 90 dias, em decorrência da pandemia causada pelo Novo Coronavírus.

O projeto prevê ainda que o prazo de suspensão das cobranças poderá ser prorrogado pelo mesmo período ou enquanto durar o estado de calamidade pública decretado pelo governo do estado.

Vale ressaltar que ainda na última terça-feira (7), Adriano pediu apoio da bancada maranhense no Congresso Nacional ao projeto que suspende desconto de empréstimos consignados do senador Álvaro dias, proposta similar feita pelo parlamentar.

Adriano afirma que a medida busca proteger as famílias dos servidores públicos .“É preciso proteger os nossos servidores nesse momento dificil. Sabemos que os gastos com medicamentos, água, energia e alimentação aumentaram. Ao mesmo tempo que é humanitária, a nossa iniciativa também permite aos servidores um poder de compra maior, ajudando a reerguer os setores do comércio e serviços”, afirmou o deputado.

Esta semana, a deputada Helena Duailibe também pediu a suspensão da cobrança do empréstimo consignado de servidores estaduais. Leia aqui.

Foto: Agência Assembleia

6 comentários »

Bolsonaro sanciona projeto de Hildo Rocha

0comentário

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou a Lei 13.987/20, idealizada pelo deputado federal Hildo Rocha, que garante a distribuição dos alimentos da merenda escolar às famílias dos estudantes da educação básica da rede pública cujas aulas foram suspensas devido à pandemia do novo coronavírus.

“Já é uma realidade. Agradeço ao presidente Jair Bolsonaro pelo apoio a esse projeto que proporciona segurança jurídica para que prefeitos e governadores possam fazer a entrega da merenda escolar nas casas dos alunos. Antes a legislação impedia”, comentou o parlamentar.

O texto aprovado assegura que os pais e responsáveis dos alunos de zero a 17 anos matriculados na educação infantil (creche e pré-escola), ensino fundamental e ensino médio poderão receber os gêneros alimentícios adquiridos pelas escolas com os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O novo dispositivo legal também garante que o dinheiro do PNAE continue a ser repassado pela União a estados, municípios e Distrito Federal para a compra de merenda escolar, mesmo com aulas suspensas. Como as escolas públicas estão fechadas por causa da pandemia, os alimentos deverão ser distribuídos imediatamente aos pais ou aos responsáveis pelos estudantes matriculados.

A distribuição dos alimentos da merenda escolar poderá ser feita todas as vezes em que as aulas da rede pública forem suspensas em razão de situação de emergência ou de calamidade pública, em caráter excepcional, diz a lei. Segundo o Censo Escolar 2019, o Brasil tem quase 40 milhões de crianças e adolescentes matriculados na rede pública de educação básica. Na rede privada, estima-se que haja pouco mais de nove milhões de estudantes.

Fiscalização – Hildo Rocha conclamou os vereadores e deputados estaduais a fiscalizarem a distribuição dos alimentos. “Nós, parlamentares federais já fizemos a nossa parte, o presidente da República, Jair Bolsonaro, também já fez a sua parte, nós já cumprimos com a obrigação de cuidar das crianças e dos jovens do nosso país. Agora é a vez dos deputados estaduais e dos vereadores fiscalizem os seus governadores e os seu prefeitos para evitar que eventualmente alguém mal intencionado cometa irregularidades”, enfatizou.

Reconhecimento – O senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL), relator da proposta, no Senado Federal, considerou a matéria altamente elogiável, na medida em que busca assegurar a alimentação de milhões de crianças e jovens que dependem da merenda escolar, durante o período de suspensão das aulas, devido a emergência ou calamidade pública.

“Notadamente neste momento, em que vivemos a crise mais grave de nossa história, em decorrência da pandemia de coronavírus, entendemos ser papel do Poder Público oferecer apoio às crianças e jovens que se encontram extremamente vulneráveis”, afirmou o relator durante a votação.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Santa Rita fornece EPI’s para servidores da saúde

0comentário

A Prefeitura de Santa Rita iniciou a testagem de pessoas que estão com suspeita da doença covid-19. O prefeito Hilton Gonçalo anunciou a aquisição de 250 testes rápidos, o que possibilita um diagnóstico imediado. Outro investimento da administração municipal foi a aquisição de EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual), para aqueles funcionários que estão na linha de frente do combate da pandemia.

Todos os kits de testagem da rápida do Covid-19 e os EPI´s foram adquiridos com recursos próprios da Prefeitura de Santa Rita. O prefeito Hilton Gonçalo tem tomado uma série de medidas para combater a pandemia e ao mesmo tempo evitar que as consequências da doença tragam prejuízos para o município.

Em Santa Rita ainda não há nenhum caso de coronavírus confirmado, o que tem deixado o município com todos ps 24 leitos reservados para o tratamento da covid-19, disponíveis.

Foto: Divulgação

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS