Uma programação especial marcou as celebrações do Dia Internacional da Mulher, neste domingo (8), na Feirinha São Luís. Uma inciativa da gestão Edivaldo Holanda Junior, a Feirinha é realizada todos os domingos, na Praça Benedito Leite, Centro, e já integra o calendário cultural e turístico da cidade. O tema em destaque deste domingo foi o combate à violência contra mulher.
Além das ações de conscientização à violência contra a mulher, houve serviços de aferição de pressão, testes de glicemia e de orientação sobre saúde bucal, ações da Superintendência de Educação e Saúde, ligada à Secretaria Municipal de Saúde (Semus). “As equipes da Prefeitura de São Luís estão levando conscientização e oferecendo serviços de saúde para as mulheres. Sabemos o quanto é necessário investir nos cuidados e na prevenção à saúde e, por isso, seguindo orientação do prefeito Edivaldo, estamos aqui com essa ação”, disse o secretário Municipal de Saúde, Lula Fylho.
A programação teve ainda como parceiros a Secretaria Estadual da Mulher, Marcha Mundial das Mulheres, Conselho da Condição Feminina e Patrulha Maria da Penha, entre outros, que deram orientações sobre a violência física e psicológica provocada contra as mulheres e também sobre o feminicídio.
Esta edição da Feirinha São Luís marcou a despedida do secretário Ivaldo Rodrigues à frente do projeto, pois a partir de hoje ele retoma suas funções na Câmara de Vereadores. “Obrigado a todos que me ajudaram a fazer desta que seguramente a nossa maior e melhor programação aos domingos da família ludovicense. Obrigado aos que nos visitam, ao prefeito Edivaldo, aos meus colegas da Prefeitura, artistas, produtores, artesãos, aos literários, aos culinários, e sobretudo a Deus que me deu força pra fazer com que o centro histórico fosse reocupado. Um abraço a todos da imprensa que foi uma parceira imprescindível para a consolidação desse projeto. Obrigado a todos que vão sempre na praça Benedito Leite todo domingo”, disse Ivaldo.
Foto: Honório Moreira/Agência São Luís