Governo antecipa vacinação por causa do coronavírus

0comentário

O Ministério da Saúde vai antecipar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza como estratégia de diminuir a quantidade de pessoas com gripe nesse inverno. Primeiro, devem ser vacinadas gestantes, crianças até seis anos, mulheres até 45 dias após o parto e idosos, historicamente mais vulnerável à doença, que pode levar até a morte. O início da campanha está prevista para começar no dia 23 de março e não mais na segunda quinzena de abril.

A antecipação da campanha de vacinação foi possível por um esforço conjunto do Ministério da Saúde, do Instituto Butantan, produtor da vacina, e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) devido à atual situação de Emergência Internacional de Saúde Pública pelo coronavírus.

De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, mesmo que a vacina não apresente eficácia contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para o coronavírus. “A campanha acontecerá em âmbito nacional, como as anteriores. Vamos começar por gestantes, crianças até seis anos, puérperas e idosos. Depois, incluiremos outras categorias. Dessa forma, espera-se que o vírus tenha menor propagação”, explicou o ministro.

Casos de coronavírus

O Brasil já conta com um caso confirmado da doença e, até esta quinta-feira (27), monitora outros 132 casos suspeitos de coronavírus. Os dados demonstram o aumento da sensibilidade da vigilância da rede pública de saúde devido à inclusão de 15 países, além da China, que apresentam transmissão ativa do coronavírus. No total, 16 estados informaram ao Ministério da Saúde sobre os casos suspeitos.

Com esta mudança, os critérios para a definição de caso suspeito enquadram agora, as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar e tiveram passagem pela Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China, nos últimos 14 dias.

Vigilância preparada

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que o preparo do sistema de saúde e a agilidade dos laboratórios provam a eficácia do sistema de vigilância do Brasil. “O Sistema Único de Saúde (SUS) é um tripé, em que as esferas federal, estadual e municipal do governo trabalham juntas. Temos a responsabilidade de dar informação qualificada, com credibilidade. Para isso, criamos o Centro de Operações em Emergência (COE), que consolida informações de todo país, de todas as cidades e, a partir daí, pensamos sobre as atitudes que serão tomadas. Todos os dias atualizamos o boletim com dados nacionais e internacionais, fazemos parte dessa rede mundial de informação”, disse.

O ministro Luiz Henrique Mandetta lembrou ainda que a transparência e informações precisas são as armas contra as chamadas Fake News. “A transparência é uma das preocupações do Governo Federal e a informação clara e atualizada é fundamental. Precisamos combater as informações falsas, que prejudicam o sistema de vigilância. Nosso site é abastecido diariamente com informações e a página com atualização dos casos de coronavírus já é a mais acessada por internautas que buscam novidades sobre o assunto”, garantiu.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Braide reforça Podemos com novas filiações

0comentário

O deputado federal Eduardo Braide e pré-candidato a prefeito de São Luís, anunciou, nesta quinta-feira (27), a filiação do médico Érico Cantanhede., Fundador e ex-presidente da Associação dos Médicos dos Socorrões I e II (AMESS).

Segundo Braide, a filiação de Érico Cantanhede ao Podemos reforça que a saúde será uma de suas prioridades.

“É muito importante ouvir os profissionais que atuam nos Socorrões, uma vez que são responsáveis pela maioria dos atendimentos de urgência e emergência da nossa capital. Por isso, a chegada do médico Érico Cantanhede ao Podemos, demonstra que a saúde permanece como uma de nossas prioridades para São Luís”, disse Braide.

Antes do Carnaval, Braide já havia anunciado a filiação no Podemos de Alex Paiva, uma das lideranças políticas da região Itaqui-Bacanga e do delegado Marcos Affonso.

Além disso, Braide confirmou as alianças do Podemos com o PSD e PMN.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Série A não terá ‘venda’ de mando de campo

0comentário

Os clubes que vão disputar o Campeonato Brasileiro Série A, rejeitaram a proposta de venda de mando de campo na temporada 2020.

O Flamengo defendeu a possibilidade, mas foi voto vencido.

A possibilidade de venda de manda de campo acabava desequilibrando a disputa e na minha opinião, a decisão da grande maioria dos clubes foi mais do que acertada.

A reunião que contou com representantes dos 20 clubes que participarão da competição também rejeitou a proposta de limite de troca de treinadores e aprovaram a utilização do gramado sintético no caso pelo Athletico-PR e Palmeiras.

Os clubes reduziram de 45 para 40 jogadores, com cinco trocas o limite de inscrição com troca de oito atletas até o dia 11 de setembro. A data limite para a inscrição vai até 14 de agosto.

A tabela básica também foi aprovada pelos clubes. A primeira rodada terá:

Flamengo x Atlético-MG
Botafogo x Bahia
Palmeiras x Vasco
Corintjians x Atlético-Go
Grêmio x Fluminense
Fortaleza x Athlético
Goiás x São paulo
Santos x Bragantino
Coritiba x Internacional

Foto: Reprodução/CBF

sem comentário »

Edivaldo anuncia ponte e leva asfalto ao Fumacê

0comentário

O prefeito Edivaldo Holanda Junior iniciou, na manhã desta quinta-feira (27), a construção de uma ponte no Fumacê, bairro da área Itaqui-Bacanga. A ponte é uma importante obra de infraestrutura e vai ligar o bairro ao Anjo da Guarda, facilitando o tráfego de pessoas e veículos, e o acesso aos diversos serviços públicos essenciais. Também foram iniciadas a pavimentação de 4 km de vias no bairro. As obras são mais uma frente de trabalho executada por meio do programa São Luís em Obras e soma-se a um grande pacote de ações para ampliar a infraestrutura urbana da cidade e garantir o desenvolvimento dos bairros da capital.

Durante o início da obra, o prefeito Edivaldo destacou os investimentos em infraestrutura que sua gestão tem feito em toda a cidade. “Nas últimas semanas, iniciamos a construção de pontes no Baixão, região do Jardim São Cristóvão; e no Recanto Verde, que interligará o bairro à Vila Itamar. Agora chegamos ao Fumacê onde será construída uma ponte que interligará o bairro ao Anjo da Guarda, facilitando a mobilidade na região, e serão asfaltados ainda 4 km de ruas. Estas são duas demandas aguardadas há décadas pela comunidade que eu estou tendo a oportunidade de executar por meio do programa São Luís em Obras, ampliando o investimentos em infraestrutura em toda a cidade”, disse.

O prefeito Edivaldo vistoriou o início das obras acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda; do vice-prefeito, Julio Pinheiro; dos secretários municipais de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araujo; de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Ivaldo Rodrigues; Representação Parlamentar, Nonato Chocolate; do presidente da Câmara de Vereadores de São Luís, Osmar Filho, e dos vereadores Genival Alves, Edson Gaguinho, Paulo Victor, Afonso Manoel, Josué Pinheiro, além de moradores e lideranças da comunidade.

Mobilidade urbana

A construção de novos acessos integra a política de ampliação da infraestrutura urbana e da malha viária da gestão do prefeito Edivaldo. No dia 12 deste mês, o prefeito também autorizou o início das obras de outra ponte, a do Baixão, no Jardim São Cristóvão. No dia 19, foi assinada a Ordem de Serviço para início das obras da ponte do bairro Recanto Verde, interligando a comunidade à Vila Itamar. Outros acessos do mesmo tipo estão previstos para serem construídos ao longo de 2020 como no Maracanã, na zona rural de São Luís.

Foto: Biné Morais

Leia mais

sem comentário »

Sampaio Basquete estreia em casa na LBF

0comentário

Conhecido o primeiro adversário do Sampaio Basquete, na Liga de Basquete Feminina (LBF). O time maranhense que é patrocinado pela Equatorial Energia e Governo do Maranhão por meio da Lei de Incentivo ao Esporte vai estrear em casa com uma grande festa.

Atual campeã da competição, o Sampaio Basquete receberá a equipe do Sesi Araraquara, na sexta-feira (13 de março), às 19h30, no ginásio Costa Rodrigues.

A competição terá início no domingo (8 de março) Dia Internacional da Mulher com o duelo paulista entre Ituano Basquete e Santo André/Apaba, às 15 horas, no ginásio municipal Prudente de Moraes, em Itu (SP).

A primeira rodada terá ainda os confrontos entre Vera Cruz Campinas e Pró-Esporte/ Sorocaba, na quinta-feira (12 de março), às 9 horas, em Campinas (SP) e Sodiê Doces/LSB-RJ e Santo André/Apaba, na quarta-feira (18 de março), no Rio de Janeiro.

O Sampaio Basquete será comandado pelo técnico Virgil López e terá um time de estrelas como a argentina Melissa Gretter, Tainá Paixão, Érika de Souza, Isabela Ramona, Tati Pacheco, Raphaella Monteiro, Gabi Guimarães e Gilmara Justino.

Foto: Matheus Marques/Sampaio Basquete

sem comentário »

Hildo Rocha tem novo desafio no Congresso Nacional

0comentário

O deputado federal Hildo Rocha tem agora mais uma desafiadora missão: o parlamentar maranhense foi eleito secretário-geral da Frente Parlamentar que foi criada com o objetivo de fortalecer, desenvolver e defender os interesses do setor espacial no âmbito do território nacional. A Frente também funcionará como um canal de diálogo entre Congresso Nacional, diversos atores da área espacial e a sociedade.

“Nós temos que trabalhar com afinco a fim de recuperarmos o tempo perdido. É inadmissível que tantos anos tenham se passado sem que o Brasil avançasse nessa área mesmo dispondo de excelente infraestrutura que é o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). No ano passado nós conseguimos consolidar o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), com os EUA. Agora, as janelas de oportunidades começam a surgir, mas é preciso estímulo, é necessário o apoio estatal e o Congresso Nacional tem a obrigação de dar a sua indispensável contribuição”, destacou Hildo Rocha.

O deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC), presidente da Frente, destacou que o nível de desenvolvimento e a autonomia tecnológica de um país contribuem para o fortalecimento de sua soberania e maior crescimento econômico e social.

“O espaço é um ativo considerado estratégico e com potencial foco de investimentos, a tecnologia espacial tem como característica a transversalidade, isto é, perpassa quase todas os setores econômicos de um país, contribuindo para a geração de valor e renda em distintas áreas”, argumentou Freitas.

Nova fase

O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, ressaltou que a instalação da Frente Parlamentar representa o início de uma nova fase do Brasil no setor espacial. “A Frente Parlamentar atuará como apoio fundamental para alcançarmos conquistas e oferecermos serviços que atendam às necessidades do cidadão. Vamos continuar sendo compradores ou vamos dar vazão à nossa tecnologia?”, questionou.

“A articulação de nascer como uma Frente Mista é uma grande oportunidade para o Brasil impulsionar esse programa, e mostrar a importância do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) com os Estados Unidos, firmado em março do ano passado. Como o Brasil está preparado e precisa fortalecer o Programa Espacial Brasileiro (PEB), essa é a oportunidade para desenvolver a pesquisa, a indústria e a academia. É bonito observar como o Congresso Nacional está comprometido com a ciência e tecnologia e com a política espacial”, afirmou o ministro interino da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Júlio Semeghini.

Para o diretor de Política Espacial e Investimento Estratégico da AEB-MCTIC, Cristiano Augusto Trein, a construção e o lançamento da Frente mostraram a convergência de vontades entre os diversos atores do setor espacial, além de traduzir a necessidade de avançar na consolidação do Programa Espacial Brasileiro.

Foto: Divulgação

sem comentário »

A fragilidade e a preocupação da torcida do Moto

15comentários

O que restou após a derrota previsível e eliminação do Moto pelo Fluminense na Copa do Brasil? Não me venham com essa conversa de que o Moto fez bonito só porque saiu na frente e fez 2 a 0. Do jeito que ocorreu foi tudo acidental ena base da empolgação até o Fluminense começar a aproveitar os inúmeros erros dos maranhenses.

A classificação seria uma grande zebra mediante a diferença técnica entre as equipes, mesmo o Fluminense não sendo lá essas coisas como já vimos no passado. Que atletas, comissão técnica e dirigentes do Moto parem de dizer que o Fluminense elogiou o desempenho dos maranhenses. Na prática foi apenas gentileza dos visitantes.

Bom, mas e o resultado de 4 a 2? É claro que o resultado interessa sim, até porque com a derrota o Moto perdeu valiosos R$ 650 mil de premiação, mas a partida serviu para expor ainda mais as carências na equipe. Ficou mais uma vez evidente a fragilidade da defesa. Foi a repetição de falhas que vimos em jogos no Estadual.

O zagueiro Douglas e o goleiro Saulo não tem qualquer condição de jogar num clube como o Moto. O goleiro falhou em dois gols, mas já vinha apresentando falhas incríveis também em jogos pelo Campeonato Maranhense. Lento e aparentemente pesado e sem reflexos, Saulo se limita a fazer cera em campo.

O zagueiro Douglas é fraco em todos aspectos. Não tem tempo de bola, perde todas por cima e saíndo jogando com a bola é um desastre.

No meio-campo, Amaral também parece fora do peso e sem ritmo. Doda nós já conhecemos e é só isso mesmo. O “maestro” Anselmo só joga quando quer e não quando o time precisa.

O Moto não é nem de longe o espelho da boa equipe que vimos no ano passado e o jogo com o Fluminense serviu para mostrar que se o time quiser ir mais longe vai ter que mudar muita coisa.

Por enquanto é isso. Se o Moto não contratar, o futebol do Moto vai ser esse ai que estamos vendo e que não vai muito longe.

Foto: Mailson Santana/Fluminense

15 comentários »

Adriano prestigia Carnaval de bairros de São Luís

6comentários

A grande novidade nesse Carnaval foi o deputado estadual Adriano Sarney (PV) apoiando os blocos tradicionais no bairro do Monte Castelo e os blocos de rua no Anil e Bairro de Fátima. Sem apoio de governo e prefeitura, o parlamentar mostrou ser um amante da cultura popular maranhense, assim como a sua família.

Adriano participou da abertura oficial do Circuito Alternativo no Monte Castelo, um desfile de blocos tradicionais que não teve nenhum tipo de apoio da Prefeitura de São Luís, reconhecidos pela resistência e por não renunciarem à tradição.

“Fiquei muito feliz com o apoio do deputado Adriano, ter vindo prestigiar a gente e mostrou que realmente se importa com a nossa cultura e com a nossa luta, nos deu total apoio, já que fomos muito prejudicados pela prefeitura.”, declarou Jorge Luís.

Continuando as festividades carnavalescas, Adriano também esteve presente no Carnaval organizado pela Liga de Blocos de Rua Anilense, no Bloco Chameguinho, que já é tradição no bairro do Anil, sendo muito bem recepcionado por centenas de pessoas e participando da grande festa em meio aos foliões.

No último dia do Carnaval, o deputado foi ao bloco Jumenta Torrada, no Bairro de Fátima, onde se rendeu as brincadeiras e, destacou a satisfação e a importância do Carnaval de rua São Luís “O Carnaval de rua em São Luís, é sem dúvida um resgate da nossa cultura e esse é o verdadeiro carnaval, além de divertir os foliões, fortalece o nosso turismo, aquece a economia e gera novas oportunidades para jovens e adultos que querem empreender.”, enfatizou Adriano.

Foto: Divulgação

6 comentários »

Retiros Culturais reúne 80 mil evangélicos em SL

0comentário

A senadora Eliziane Gama (Cidadania) destacou a realização nesta quarta-feira (26) do maior evento gospel do Maranhão, o Retiros Culturais e Ora São Luís.

O evento reuniu uma multidão de evangélicos para mais de 12 horas de muito louvor, oração e adoração, na Praça Maria Aragão com a participação de várias bandas e cantores. O público estimado foi de 80 mil pessoas.

Eliziane agradeceu ao governador Flávio Dino e ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior por reconhecerem a arte evangélica como cultura. “Que festa linda! Deus é maravilhoso. Agradecemos a todos, especialmente ao governador Flávio Dino por reconhecer a arte evangélica como cultura e ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior por fazer parte desse projeto”, afirmou.

O prefeito Edivaldo Holanda destacou a parceria entre Prefeitura e Governo do Maranhão neste terceiro ano de realização do evento. “Pelo terceiro ano consecutivo os eventos Ora São Luís e Retiros Culturais levaram uma multidão para a Praça Maria Aragão. Graças a parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Maranhão, conseguimos garantir a segurança e a tranquilidade de todo o público presente nessa linda noite”, destacou.

O secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, destacou a importância do evento. “O evento mostra o quanto o Maranhão é diversificado e como o poder público está presente em todas estas áreas. Tem as pessoas que curtem o Carnaval  e também as que escolhem este momento para orar por todos nós”.  

Foto: Divulgação

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS