Braide mantém liderança e Duarte é o melhor governista

0comentário

O Instituto Data Ilha divulgou, nesta quarta-feira (5), os números da primeira pesquisa em 2020, para a eleição de prefeito de São Luís.

A exemplo de todas as pesquisas realizadas no ano passado, o deputado federal Eduardo Braide (Podemos) segue liderando com 38,8%

A segunda colocada é a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) com 10,9%. Em terceiro aparece o deputado estadual Duarte Júnior (PCdoB) com 7,6%, mantendo a melhor posição entre os nomes da base do governador Flávio Dino.

Veja os demais: Wellington do Curso (PSDB) – 5,6%; Jeisael Marx (3,6%); Bira do Pindaré (PSB) – 2,9%; Neto Evangelista (DEM) – 3,8%; Rubens Júnior (PCdoB) – 2%; Tadeu Palácio (PSL) – 1,8%; Osmar Filho (PDT) – 1,7%; Jefferson Portela (PCdoB) – 1,3%; Adriano Sarney (PV) – 0,8%; Márcio Jerry (PCdoB) – 0,5%; Dr. Yglésio (Sem partido) – 0,5%; Juiz Madeira (Solidariedade) – 0,4%; Antonio Araújo (PCdoB) – 0,2%; não sabe/não respondeu – 7,3% e brancos/Nulos – 11,2%.

A pesquisa registrada sob número MA-01492, foi contratada pelo Blog do jornalista Clodoaldo Correa. O levantamento ouviu 980 eleitores, entre os dias 29 e 31 de janeiro. A pesquisa tem intervalo de confiança de 95 %, com margem de erro de 3,3%.

Fotos: Divulgação

sem comentário »

Nova reunião pode definir patrocínio ao futebol

10comentários

O presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Antonio Américo e o secretário de Esporte e Lazer (Sedel), Rogério Cafeteira estiveram reunidos nesta quarta-feira (5). Em pauta, o patrocínio do governo do Maranhão no Campeonato Maranhense por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Segundo Américo, uma nova reunião ficou marcada para a próxima sexta-feira (7) para definição do patrocínio.

Pelo que apuramos, a intenção da Sedel é fazer dois projetos. Um seria a campanha de Combate ao trabalho infantil e o outro destinado aos clubes.

Em conversas que tive no ano passado com o secretário Rogério Cafeteira, ele revelou que estava discutindo com a Sefaz, a realização de um projeto a exemplo do Viva Nota para o futebol, mas acredito que isso não tenha saído do papel.

Rogério Cafeteira também já deixou claro que não vê com bons olhos a utilização da Lei de Incentivo ao Esporte para times de futebol, daí a prefetência pelo Viva Nota.

O problema é que o Campeonato Maranhense já vai para a terceira rodada e qualquer mudança agora no projeto original pode atrapalhar que o repasse aos clubes saia antes do término da competição.

Tentamos contato por telefone com o secretário Rogério Cafeteira, mas este não atendeu as ligações.

Nas redes sociais, Rogério Cafeteira comentou a visita de Antonio Américo, mas não falou sobre o patrocínio.

“Esta tarde recebi o presidente da Federação Maranhense de Futebol, Antonio Américo, aqui na Sedel. Tivemos uma conversa muito produtiva sobre a Lei de Incentivo ao Esporte, Campeonatos Maranhense e sobre o calendário deste ano para a modalidade. Muito obrigado pela visita Antonio Américo, foi muito bom bater esse papo com você!”, disse.

Foro: Divulgação

10 comentários »

Uma demonstração de amor e respeito aos idosos

0comentário

Um projeto de autoria do deputado federal Pedro Lucas Fernandes (PTB-MA) pode mudar a realidade de muitos idosos em situação de abandono ou vulnerabilidade do país.

Pedro Lucas propós na Câmara dos Deputados que um idoso nessas duas situações possa ser acolhido por uma família substituta numa grande demonstração de amor e respeito aos idosos.

“Atualmente no Brasil não existe nenhuma legislação que permita judicialmente, que um idoso, em situação de abandono ou vulnerabilidade, possa ser acolhido por uma família substituta. O Projeto de Lei 105/2020, de minha autoria, trata sobre esse tema. Com esse projeto, um idoso que não tem os cuidados da sua família originária ou more em um abrigo, seja acolhido por uma família”, destacou.

Segundo Pedro Lucas, existem muitas famílias no país que desejam acolher idosos.

“Com esse projeto, um idoso que não tem os cuidados da sua família originária ou more em um abrigo, seja acolhido por uma família”, destacou. Existem muitas famílias que manifestam esse desejo. O PL é uma forma de oficializar essas relações de afeto que foram criadas, garantido direitos aos idosos. Essas pessoas precisam de amor, cuidado e mais direitos”, afirmou.

Sem dúvida alguma um grande projeto e mais do que isso uma prova de amor aos mais velhos.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Lula diz que é fake news caso de coronavírus no MA

0comentário

O secretário de Saúde, Carlos Lula disse que não passa de fake news, a informação divulgada sobre a confirmação de caso de coronavírus no Maranhão.

Lula diz que não foi notificado nenhum caso no Maranhão e lamentou a irresponsabilidade de quem divulgou a informação.

“Vamos aos esclarecimentos para evitar que a irresponsabilidade de alguns blogs façam um alarme FALSO.

Não existe caso confirmado do novo coronavírus no Brasil. Nenhum caso notificado no Maranhão.

O coronavírus foi identificado em 1960 e há tipos comuns que infectam humanos como o relatado na ficha de um paciente da rede particular em dezembro de 2019.

Não há nenhuma relação deste diagnóstico com o novo coronavírus oriundo da cidade chinesa de Wuhan, que recebe a sigla 2019-nCov (novo coronavírus).

Todo o restante não passa de uma enorme irresponsabilidade e uma temerária tentativa de gerar pânico na população”, afirmou Lula.

A direção do Hospital São Domingos também se manifestou sobre o caso.

Nota do São Domingos

“Em atenção a publicações em redes sociais de que supostamente haveria um caso de Coronavírus registrado no Hospital São Domingos, temos a informar que não foi diagnosticado neste hospital nenhum caso de Coronavírus nCOV-2019 (que é causador da epidemia atual em outras partes do mundo) bem como nenhum caso em todo o Brasil até o momento.

Cumpre informar que os Coronavírus são uma família de vírus conhecidos, de longa data, como causadores de “gripes” comuns e presentes todos os anos na população, tais como OC43, NL63, HKU1 e 229E.

O Hospital São Domingos lamenta e não concorda, de forma alguma, que se publique documentos de saúde de seus pacientes. Tal iniciativa ou facilitação não partiu desta instituição.

Informamos, ainda, que a Alta Médica é um documento que só é entregue ao paciente ou ao seu responsável legal”.

A Diretoria

Foto: Divulgação

sem comentário »

Ribamar realiza Fórum Municipal sobre Hanseníase

0comentário

A Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), realizou o primeiro Fórum Municipal sobre Hanseníase, no auditório do IFMA da cidade.

O evento contou com a presença do prefeito Eudes Sampaio, da coordenadora do Programa Estadual de Controle da Hanseníase, Maria Raimunda Mendonça, representando o secretário estadual de Saúde, Carlos Lula, os vereadores Marlene Monroe e Professor Cristiano, representantes do Conselho Municipal de Saúde e a comunidade em geral.

O fórum teve objetivo de alertar a importância da prevenção da hanseníase, além de palestras sobre o tema e debates acerca dos números da doença em São José de Ribamar.

Para o prefeito Eudes Sampaio, o fórum significa o compromisso da gestão com a saúde da população ribamarense.

“Nossa rede de saúde municipal é referência. Buscamos trabalhar para fortalecer o combate da hanseníase e a importância da prevenção. Hanseníase tem cura, mas a prevenção é o melhor caminho. Nossa missão é diminuir cada vez mais os números da doença em nosso município”, declarou Eudes Sampaio.

O Fórum Municipal sobre Hanseníase fez parte da programação do Janeiro Roxo, que contou com ações em todas Unidades Básicas de Saúde de São José de Ribamar.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Hildo defende combate à violência contra as mulheres

0comentário

Durante pronunciamento, realizado na tribuna da Câmara, o deputado Hildo Rocha afirmou que o combate à violência contra as mulheres para ser eficaz, para alcançar os objetivos, tem que ir além do aprimoramento da legislação. Clique aqui e veja o vídeo.

“O Congresso Nacional tem obrigação de construir legislação que seja adequada para evitar traumas como os que frequentemente ocorrem com as mulheres, mas não é apenas a mudança na legislação que vai resolver esse grave problema, da atualidade, que é a violência contra as mulheres. Eu pergunto: por que os casos de feminicídios não diminuem, mesmo com todas as mudanças que fizemos na legislação? É porque a solução também está nas escolas, está nas igrejas e principalmente, está no ambiente familiar”, assegurou Hildo Rocha.

Sugestão

O parlamentar sugeriu a participação dos Agentes Comunitários de Saúde no trabalho de prevenção à violência contra as mulheres. Para Hildo Rocha o contato próximo dos agentes com as famílias, possibilita o desenvolvimento de um bom trabalho de prevenção. Mas, alertou que é necessário fazer a capacitação dos profissionais da saúde para poder realizar bem o trabalho e contribuir para a valorização das políticas de apoio às mulheres.

“Os agentes de saúde podem realizar um ótimo trabalho na prevenção da violência contra as mulheres. Muitos deles exercem o papel de ouvintes das comunidades, atuam como psicólogos amadores, eles conhecem a realidade de cada família. Agora, para poderem atuar nessa área com eficácia eles precisam de capacitação e incentivos, até porque eles não estão contratados para realizar essas atividades.  Acredito que os agentes comunitários de saúde podem ser eficientes difusores de campanhas de conscientização”, argumentou Hildo Rocha.

Omissão

O parlamentar lamentou que no Maranhão pouco ou quase nada é feito pelo governo a fim de combater a violência contra a mulheres. “Existe uma secretária da mulher no Maranhão, entretanto ela funciona precariamente porque o órgão não tem recursos, o governador não oferece estrutura, não disponibiliza condições adequadas para que os profissionais que trabalham na área possam exercer as suas atividades como deveriam. A violência contra as mulheres não pode ser tratada apenas nas delegacias de polícias. Enquanto se tratar da violência contra as mulheres apenas no âmbito da segurança pública não vamos resolver o problema”, afirmou Hildo Rocha.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Umbelino quer prevenir acidentes com fiação elétrica

0comentário

Está em tramitação, o projeto de lei nº 154/19 de autoria do vereador Umbelino Junior (Cidadania 23) que prevê o alinhamento de fios e que sejam retirados os cabos que não são mais utilizados ou que estejam desordenados nos postes de energia elétrica. A prática é bastante comum, a cena é vista em fiações elétricas em ruas e avenidas da cidade, onde empresas de outros serviços utilizam os postes de energia elétrica para colocarem as fiações.

Pelo projeto, a empresa concessionária de energia elétrica, ficará obrigada a realizar o alinhamento de fios e retirar a estrutura não utilizada. Além disso, deverá notificar as empresas que utilizam os postes como suporte de seus cabeamentos e ainda deverá fazer a manutenção ou substituição de poste quando for necessário.

As fiações deverão ser identificadas e instaladas separadamente com o nome do ocupante. Já nas ruas arborizadas, os fios condutores de energia elétrica e telefônicos, dentre outros, deverão ser estendidos às distâncias razoáveis das árvores.

Em caso de descumprimento, será aplicada uma multa e após aprovada, será dado um prazo de dois anos para implementação total do que determina a lei.

“Nosso projeto de lei vem voltado para proporcionar segurança aos usuários desses serviços, pois a manutenção dos fios e cabos é necessária e evita acidentes pelos fios que pela exposição contínua do sol e chuva acabam caindo nas vias de circulação de pedestres”, justificou Umbelino.

A proposta está em avaliação nas Comissões especializadas da Câmara Municipal de São Luís.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Eduardo Braide amplia ajuda na luta contra o câncer

0comentário

O deputado federal Eduardo Braide (Podemos), anunciou nesta terça-feira (4), Dia Mundial de Combate ao Câncer que está destinando mais R$ 1,2 milhões ao Hospital Aldenora Bello – principal referência no combate ao câncer no Maranhão. Clique aqui e veja o vídeo.

Os recursos garantidos por meio de emenda parlamentar vai possibilitar que o Hospital Aldenora Bello possa adquirir um novo aparelho de tomografia para o tratamento da radioterapia.

“O combate ao câncer se faz com atitudes. Por isso, no Dia Mundial de Combate ao Câncer, destinei R$ 1,2 milhão para que o Aldenora Bello compre um novo aparelho de tomografia, que será fundamental no tratamento da radioterapia”, afirmou.

Todo mundo conhece o trabalho de Eduardo Braide na luta pelo combate ao câncer. Idealizador do projeto que Fundo Estadual de Combate ao Câncer, Braide também já apresentou na Câmara dos Deputados o projeto que cria o Fundo Nacional de Combate ao Câncer e que vai reforçar o combate ao câncer em todo o país.

“A luta contra o câncer é um compromisso nosso e será maior a cada dia”, finalizou Eduardo Braide.

Foto: Reprodução

sem comentário »

Duarte Jr propõe a CPI da Educação

0comentário

O deputado estadual Duarte Jr propôs, na sessão ordinária desta terça-feira (4), na Assembleia Legislativa, a criação da CPI da Educação, com o objetivo de combater a mercantilização do ensino em escolas particulares de São Luís, conforme denúncias apresentadas ao deputado por mães, pais e representantes de alunos.

Na plenária, Duarte informou que a CPI já obteve 17 assinaturas, três a mais do que o necessário para que a Comissão Parlamentar de Inquérito seja instalada. Nos próximos dias serão definidos os deputados que farão parte da Comissão e a data de início dos trabalhos, que devem investigar o alcance das denúncias.

Entre elas, informou Duarte, está o caso de um jovem que foi reprovado e, no entanto, a escola não permite que ele utilize os livros do ano anterior – os mesmos livros que agora estão sendo exigidos na lista de material escolar e que serão utilizados esse ano.

“Os seus pais estão sendo obrigados a comprar mais uma vez os livros que ele já tem. Vejam o absurdo, não apenas com o direito básico do consumidor, mas também com o grau de mercantilização do ensino”, informou o deputado. “Ou seja, é um incentivo à aquisição desnecessária, obrigando o pai a comprar mesmo sem necessidade, obrigando o pai a se endividar sem necessidade”, completou. “Em vez da escola se preocupar com o processo de ensino-aprendizagem, a escola se preocupa em comercializar livros. Sequer se preocupa com a questão ambiental, de reciclar, de reaproveitar os livros”, disse Duarte.

Outra denúncia diz respeito à adoção de sistema de ensino bilíngue, que faz alguns livros chegarem a custar mais de mil reais. “Algumas escolas estão obrigando seus alunos a contratarem um serviço terceirizado de ensino da língua inglesa, pelo qual a escola cobra mais caro e não apresenta a qualidade que se espera”, assinalou o deputado.

A partir dessas e outras denúncias, Duarte informou que a CPI fará uma profunda investigação em conjunto com Ministério Público, Defensoria Pública, Procon, Ibedec (Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa dos Direitos do Consumidor) e demais órgãos de defesa do consumidor. “Nós não vamos permitir a mercantilização do ensino. Ninguém aguenta mais pagar caro por uma educação que não é de qualidade”.

Duarte recebeu as denúncias em janeiro, durante o recesso parlamentar, em reunião com as famílias dos estudantes na Assembleia. Ele afirma que essa luta vai além da mera defesa de direitos consumeristas. “A educação é um direito social fundamental que está discriminado de forma clara e cristalina na Constituição”, ressaltou, assinalando o papel fundamental da CPI para a garantia de direitos dos estudantes e suas famílias. “Nós próximos dias, vamos ter força suficiente para intensificar essa investigação e garantir que nossos jovens possam ter acesso a uma educação de qualidade”.

Duarte Jr anunciou ainda um pacote de medidas em prol de mais melhorias na educação, incluindo a rede pública de ensino. “Nos próximos dias, vou apresentar um pacote de medidas para a educação, envolvendo também a educação pública. As pessoas não querem palavras nem críticas, as pessoas querem propostas, querem direitos garantidos, querem resultados”, concluiu.

Foto: Agência Assembleia

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS