O prefeito Edivaldo Holanda Junior recebeu no final da tarde em seu gabinete o deputado federal Bira do Pindaré que veio informar ao prefeito a destinação de R$ 2 milhões, de emenda parlamentar de sua autoria, para a área de saúde. O recurso será investido na aquisição de equipamentos para os agentes comunitários de saúde, a fim de qualificar ainda mais o trabalho desenvolvido pelos profissionais da área, fortalecendo assim as ações do poder público municipal na área da atenção básica à saúde.
“A saúde tem sido uma das nossas prioridades. Hoje, o reflexo de um trabalho realizado com seriedade e comprometimento pode ser observado em diversos setores como o da atenção básica, onde temos investido em ações preventivas. É de grande importância a contribuição do deputado Bira do Pindaré, considerando que este investimento fortalecerá o trabalho que temos realizado para qualificar e ampliar o alcance dos serviços públicos de saúde”, destacou o prefeito Edivaldo.
Os equipamentos vão modernizar o trabalho dos agentes permitindo, entre outros benefícios, maior controle e monitoramento das famílias em atendimento cadastradas em programas como, por exemplo, o Saúde da Família (PSF). “É bom poder contribuir com este trabalho que vem sendo realizado pelo prefeito Edivaldo na área da saúde, tão importante para a população, especialmente àqueles que necessitam dos serviços públicos. Tenho a honra de destinar a primeira emenda do meu mandato para fortalecer o trabalho destes importantes profissionais e, assim, reforçar a atenção básica em São Luís”, disse o deputado federal Bira do Pindaré.
Os novos equipamentos que vão ser utilizados com os recursos da emenda vão reforçar o trabalho que vem sendo realizado por agentes de saúde. Estes profissionais são responsáveis por realizar atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio de ações educativas em saúde realizadas em domicílios ou junto às coletividades, em conformidade com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). O trabalho desses profissionais estende, também, o acesso da população às ações e serviços de informação, de saúde, promoção social e de proteção da cidadania.
Foto: A. Baeta
Só isso não basta! Meu DEUS,mais dinheiro para a saúde do município e o hospital da criança anda caindo nesse começo de inverno.Muitos recursos foram direcionados para essa pasta e o sumidouro anda assombrando a todos. O prefeito pediu a Câmara de São Luís 150 milhões e dessa quantia o irresponsável ,que não gosta de pobre,mas sim usa e abusa das suas ingenuidades,não direcionou nem um centavo para que fosse feito o 2º andar para dar melhores condições para quem trabalha e para as pobres crianças que necessitam de socorro. Semana passada não tinha copo descartável e nem álcool gel para desinfetar as mãos,sem contar com muita muriçoca dentro da unidade,que tem na parte de cima do prédio muita sujeira que os atrai. Quem achar que isso é mentira que faça uma visita de surpresa! Onde anda a vigilância sanitária estadual? Sem falar dos doentes que estão internados na falida Santa Casa. Espero que o próximo prefeito faça uma verdadeira auditoria na saúde do município ,a secretária mais importante ,senão vai acabar pagando pelo pecado dos antecessores junto ao povo. Vigilantes atentos!