Imperatriz bate CRB de virada na Copa do Nordeste

0comentário

O Imperatriz fez muito bem o dever de casa e estreou com vitória por 2 a 1, contra o CRB-AL, na partida de abertura da Copa do Nordeste 2020, no Estádio Frei Epifânio D’Abadia, em Imperatriz.

O time alagoano só precisou de um minuto para abrir o placar com Rafael Longuine.

Passado o susto inicial, o Imperatriz começou a dominar o jogo até empatar ainda no primeiro termo com Joélson.

No segundo tempo, o Imperatriz continuou melhor e aproveitou o cansaço do time alagoano e aos 28 minutos conseguiu virar o placar com Alysson.

Na próxima rodada, o Imperatriz enfrenta o Bahia, às 20h, na Fonte Nova, em Salvador. O CRB volta a jogar dia 29, no Rei Pelé, em Maceió, às 19h30, contra o Santa Cruz. 

Foto: Vagner Jr / Coluna do Futebol

sem comentário »

Braide se reúne com representantes dos professores

0comentário

O deputado federal e pré-candidato a prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos) participou, nesta terça-feira, de reunião em São Luís com representantes Sindeducação.

Braide disse que o encontro com os representantes dos professores da rede municipal de Educação foi positivo e serviu para discutir problemas e soluções para a educação em São Luís.

“Reunião produtiva hoje com a diretoria do Sindeducação, onde discutimos os problemas e soluções para a educação de São Luís. Um abraço carinhoso a todas as professoras e professores da rede municipal de ensino. Contem comigo”, destacou nas redes sociais.

Na semana passada, durante entrevista ao Ponto Final, na Rádio Mirante AM, Eduardo Braide afirmou que a educação será uma de suas prioridades.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Ribamar: 200 alunos são aprovados no IFMA e IEMA

0comentário

Os fortes investimentos na educação de São José de Ribamar e a qualidade do ensino ofertado na rede municipal começam a gerar grandes resultados. Das vagas oferecidas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão e Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), cerca de 190 foram ocupadas pelos estudantes das escolas públicas da cidade.

Para se ter uma ideia, os estudantes oriundos das escolas públicas do município foram aprovados em mais da metade (51,87%) das vagas oferecidas pelo IFMA de São José de Ribamar (83). Já no IEMA, a marca supera a casa dos 60% de aprovação, levando em consideração a ampla concorrência. Além disso, há, também, aprovações nos IFMA’s de São Luís e no Colégio Militar do Estado.

Os números comprovam o trabalho que vem sendo realizado na educação pública ribamarense. Além dos investimentos, do fardamento gratuito, merenda escolar de qualidade e o calendário anual de ações que estimulam a aprendizagem e o conhecimento científico, os professores de São José de Ribamar recebem acima do piso salarial determinado pelo Ministério da Educação e a Prefeitura realizou seletivo para Diretor de Escola. 

Para o prefeito Eudes Sampaio, esse é um motivo de muita alegria e que comprova o trabalho que vem sendo construído em favor da educação do município.

“Nós temos muito orgulho do ensino ofertado em São José de Ribamar. Essa é mais uma das grandes conquistas que nos enche de alegria. Nós já figuramos como as duas melhores escolas públicas do Maranhão e agora estamos em posição de destaque nos seletivos realizados pelo IFMA e IEMA, importantes equipamentos da educação de nível médio na esfera federal e estadual”, comemorou o gestor.

Eudes Sampaio completou dizendo que “os investimentos continuarão. Educação é prioridade em São José de Ribamar. Nossa gestão compreende a importância de cuidar do presente e do futuro de nossas crianças e adolescentes. Esses números me entusiasmam a continuar trabalhando com seriedade e responsabilidade, para garantir números ainda melhores nos próximos anos”.

Nos últimos meses, o prefeito Eudes Sampaio inaugurou a Escola Municipal de Educação Infantil Matinha, a ampliação das escolas municipais do Alto do Turu e a Raimundo Rocha Leal Junior; deu ordem de serviço para ampliação da Escola Municipal Professora Leda Chaves Tajra. Além disso, vai inaugurar, ainda esse mês, a terceira escola de tempo integral, o Liceu Ribamarense III.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Hildo prestigia inauguração de balneário em Buritirana

0comentário

A população de Buritirana tem agora nova área de lazer que foi inaugurada pelo prefeito Vagtônio em ato que contou com a presença do federal Hildo Rocha; do vice-prefeito James Alves; de membros da equipe de governo municipal, vereadores e lideranças políticas da região. A urbanização do açude, novo Balneário da Cidade, é composta por uma praça, boxes para o funcionamento de lanchonetes, banheiros etc. Clique aqui e veja o vídeo.

“Esse novo espaço de lazer vai proporcionar a geração de emprego e renda para empreendedores do mercado informal. É uma área apropriada para a prática de caminhadas, para lazer. É portanto, uma área que também proporcionará melhorias na saúde das pessoas. Todas essas conquistas foram alcançadas graças à mão forte do nosso deputado federal Hildo Rocha, a quem quero agradecer em nome da população de Buritirana”, destacou o prefeito Vagtônio Brandão.

Esforço recompensado

O deputado Hildo Rocha enfatizou que a chegada de mais benefícios para a população de Buritirana é o resultado do grande esforço do prefeito, da equipe de governo municipal e dos vereadores que apoiam a gestão de Vagtônio Brandão.

“Me sinto recompensado por também participar desse trabalho eficiente que vem sendo realizado pelo governo do prefeito Vagtônio e por sua equipe com o apoio dos vereadores. Graças ao nosso esforço hoje entregamos mais uma obra que contribui para o embelezamento da cidade e proporciona condições para a prática de atividades de lazer das famílias buritiranense” declarou o parlamentar.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Laudos de estádios de futebol estão vencidos

4comentários

A notícia é nova, mas até parece que estamos falando de temporadas anteriores. no futebol maranhense.

Pois bem, faltando quatro dias para a abertura do Campeonato Maranhense, eis que a Federação Maranhense de Futebol (FMF) divulga um documento onde afirma que nenhum estádio de futebol no Maranhão que vai receber os jogos na primeira rodada possui os laudos para a competição.

A FMF deu o prazo até sexta-feira (24), às 14h, para que as pendências possam ser sanadas e desta forma a presença do torcedor estará garantida. Ou os jogos ocorrerão de portões fechados.

O documento refere-se ao Castelão que recebe Maranhão e Imperatriz no sábado e Sampaio e São José, na segunda-feira. Os outros casos são o Estádio Pinheirão, em São Mateus onde irão se enfrentar Juventude e Moto, além do Estádio Costa Rodrigues, em Pinheiro onde jogarão Pinheiro e Cordino.

O estádio Castelão está com os laudos de condições sanitárias e de higiene vencido. O laudo de prevenção e combate a incêndio e pânico vence em março.

Em relação ao estádio Pinheirão, em São Mateus apenas o laudo de segurança tem validade. Os outros três ou estão vencidos ou em desconformidade.

O estádio Costa Rodrigues, em Pinheiro os laudos de prevenção e combate a incêndio e pânico e o de condições sanitárias e de higiene estão todos vencidos.

Foto: Biaman Prado

4 comentários »

Sampaio Basquete anuncia volta de Raphaella Monteiro

0comentário

O Sampaio Basquete segue montando uma forte equipe para a disputa da Liga de Basquete Feminino (LBF 2020). Anotem ai, o time é forte candidato ao tricampeonato.

Nesta terça-feira, o Tricolor confirmou a renovação do contrato da ala Raphaella Monteiro para mais uma temporada.

Raphaella Monteiro foi a princial MVP na temporada do ano passado quando o Sampaio conquistou o bicampeonato na LBF.

“A MVP de 2019 fica! Rapha Monteiro é mais uma que renova com o Sampaio Basquete. A colecionadora de MVP’S da temporada 2019 retorna ao tubarão em busca do tri campeonato em 2020. Com médias de 11,7 pontos e 7,4 rebobtes por partida, Raphaella Monteiro foi um dos pilares para o bi campeonato da Bolívia Querida”, anunciou o clube nas redes sociais.

O elenco do Sampaio Basquete para esta temporada além de Rafaella Monmteiro já conta com Tati Pacheco, a ala Isabela Ramona, a armadora Tainá Paixão e técnico francês Virgil Lopez.

O Sampaio Basquete tem o apoio da Equatorial e Governo do Maranhão por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Foto: Matheus Marques/Sampaio Basquete

sem comentário »

Seduc prorroga matrícula nas escolas da rede estadual

0comentário

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) prorrogou o período de matrículas e rematrículas para as escolas da rede pública estadual.

Segundo o secretário Felipe Camarão, o novo prazo vai até a próxima quarta-feira (22).

Para efetivar a matrícula para a 1ª série do Ensino Médio, os estudantes e responsáveis devem comparecer às escolas escolhidas na pré-matrícula on line, e apresentar os documentos previstos no edital.

Os estudantes que não efetivaram a pré-matrícula poderão procurar as escolas para preenchimento das vagas que estejam ociosas, na série pretendida, na quinta-feira (23).

Foto: Divulgação

sem comentário »

Flávio Dino visita Fernando Henrique Cardoso

0comentário

O governador Flávio Dino (PCdoB) segue com agenda política intensa em São Paulo.

No último sábado, Flávio Dino participou de reunião do Comitê Nacional Lula Livre e esteve com o ex-presidente da República Luis Inácio Lula da Silva (PT).

Nesta segunda-feira, Flávio Dino esteve reunido com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e participou de debate com governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).

“Nesta segunda, em São Paulo, visitei o ex-presidente Fernando Henrique, fui entrevistado no jornal O Estado de S.Paulo e tive debates com o governador do Rio Grande do Sul, no Vetor Brasil e no IFHC. Falei sobre gestão pública, educação, políticas no Brasil e no Maranhão”, disse Flávio Dino.

O governador Eduardo Leite também comentou o encontro nas redes sociais.

“Iniciei agenda em São Paulo, hoje, com um relevante bate-papo sobre “Política e Gestão Pública”, promovido pelo Vetor Brasil. Ao lado do governador Flávio Dino, falamos sobre desafios, avanços e projetos nos nossos Estados”, destacou Eduardo.

Chama a atenção o encontro de Flávio Dino com os Tucanos em São Paulo, pois aqui no Maranhão, o PSDB é comandado pelo senador Roberto Rocha que é desafeto do governador.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Yglésio critica bilinguismo de escolas de São Luís

0comentário

Por Yglésio Moyses

Gugu é um grande sujeito. Trinta e poucos anos, trabalhador, amigo e leal. Acorda todos os dias cedo e trabalha cerca de 12 horas por dia. Se preciso for, aos sábados e domingos ele está pronto para a luta. Esta semana, Gugu acompanhou perplexo a polêmica do aumento das escolas em São Luís. Estava cogitando ter um filho com sua esposa, mas ficou preocupado. Conversamos por um bom tempo sobre escolas. Fui sincero, como sempre, não é fácil hoje em dia criar um filho. A responsabilidade de ser pai ou mãe chega a aterrorizar alguns. Insegurança, mudanças comportamentais da sociedade, custos diários, dificuldade de bons empregos, deterioração da qualidade de vida, tudo isso tem dificultado os casais mais jovens a constituírem famílias com filhos, sejam adotivos ou biológicos.

Sou da geração Y, conhecida também como geração dos millenials, essa turma que acompanhou a revolução digital em cada etapa, do vinil à nuvem musical. É uma geração que sonhou muito e realizou bem menos do que poderia. Essa geração foi a primeira que entrou em contato com o ensino da língua inglesa nas escolas. Algumas davam a opção de estudar inglês ou o espanhol, mas quer saber a verdade? Ninguém conseguia aprender língua estrangeira fluente na escola, por mais cara que fosse. Colocaram como quase uma obrigação para o sucesso o ensino da língua inglesa. Eu comecei pequeno num curso específico, o ICBEU, quando ainda era na rua do Sol, depois migrou para a Rua Montanha-Russa. Terminei o curso com uns 15 anos, inegável dizer que uma língua estrangeira aumenta o seu potencial de aprendizado, mas me pergunto aqui de maneira comparativa, se todo mundo que fez curso de inglês e que conseguiu fluência obtiveram sucesso no mercado de trabalho? A resposta mais óbvia é não.

A educação no Maranhão vem passando por transformações graduais, mas simbolicamente interessantes. Mudanças de grades curriculares, ensino de inovação, robótica e imersão em Internet. Nossos alunos estão cada vez mais digitais, mas as escolas não têm, apesar do crescimento galopante de preços de suas mensalidades e taxas diversas, crescido no ranking comparativo com as demais escolas de ponta do Nordeste. Bem aí na nossa vizinha Teresina, temos escolas com resultados muito superiores, inclusive no ranking do ENEM. Sempre tive a ideia de que a filosofia da escola e a própria cultura de estudo dos alunos têm uma ligação com os costumes da região. Experiências interessantes temos em Sobral, em Teresina, em Fortaleza, com escolas sempre posicionadas entre as melhores do país. A impressão que fica é que nossas escolas são mais caras e menos efetivas na função de preparar os seus alunos.

A bola da vez é a educação bilíngue. Como por passe de mágica, as escolas querem vender a ideia de que as crianças irão falar inglês com alta qualidade a partir dessa nova concepção pedagógica. Como uma criança da oitava série, por exemplo, será subitamente imersa numa metodologia que não foi preparada nos anos anteriores? Outro dado importante: o ensino de alta qualidade da língua inglesa demanda turmas pequenas, com poucos alunos. É indiscutível que quanto menores as salas, maior o contato dos professores e a interação entre os alunos, fortalecendo o ensino do idioma estrangeiro. Destaque deve ser dado ao elevado preço dos materiais. Livros de inglês com custos chegando a 1500 reais assustam até os pais mais abastados, porque ninguém está convencido que a qualidade desse ensino bilíngue vai dispensar um curso exclusivo a quem quer ter fluência no idioma. Como deputado e pai, tenho lutado com outros pais e mães, buscando na parceria com o PROCON o caminho para enfrentarmos os abusos das escolas nesta relação, que vão além do bilinguismo. Não podemos esquecer da venda casada de materiais e dos reajustes excessivos e injustificados.

Voltando à minha conversa com Gugu, ele sentou comigo ontem por alguns minutos e começou a fazer as contas. Viu quanto ganhava, lembrou da parcela do apartamento, do custo do condomínio, da conta de energia, do preço do gás, da subida da carne, da prestação do automóvel, do custo da gasolina, do IPVA, do IPTU, do Imposto de Renda, do preço do supermercado, da necessidade de uma previdência privada, do boleto do plano de saúde, de uma reserva pra viajar e não surtar com tanta conta, lembrou do preço do bilinguismo e chegou à conclusão de que ainda não era hora de Guguzinho vir ao mundo.

sem comentário »

Imperatriz e CRB abrem a Copa do Nordeste

0comentário

A Copa do Nordeste começa hoje. O mair importante torneio regional do país terá apenas um representante maranhense, o Imperatriz que é o atual campeão Estadual.

A primeira partida será entre Imperatriz e CRB-AL, nesta terça-feira, às 19h, no Estádio Frei Epifânio D’Abadia.

Mais uma vez a competiçao será disputada por 16 equipes, divididas em dois grupos com 8 equipes. Nesta primeira fase, as equipes de um grupo enfrentam as do outro. Quatro equipes se classificam em cada gripo para a 2ª fase.

No grupo A estão: Sport-PE, Bahia-BA, Fortaleza-CE, CRB-AL, Botafogo-PB, ABC; River-PI e Frei Paulistano-SE.

O grupo B tem: Santa Cruz-PE, Vitória-BA Ceará-CE, CSA-AL, Nautico-PE, América-RN, Confiança-SE e Imperatriz-MA.

No grupo do Imperatriz, vejo Ceará, CSA e Náutico com maiores chances de classificação. As outras equipes devem brigar pela quarta vaga.

Bahia, Fortaleza e Sport são as equipes que acredito que vão brigar pelo título. Ceará, CSA e Náutico vão correr por fora.

Foto: Divulgação

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS