A trajetória de 8 anos de sucesso do Pão com Ovo

1comentário

Por César Boaes

Há exatamente oito anos estreava no Teatro da Uva de forma despretensiosa, como ainda hoje é, a comédia Pão com Ovo. Uma pré estreia foi na Feira do Livro na praça Maria Aragão e a outra dia 5 de dezembro no auditório do Colégio Batista. A peça nasce no teatro empresarial. Criamos Clarisse e Dijé, duas secretárias para falar do mau atendimento.

O espetáculo já foi visto por mais de um milhão de espectadores. A comédia já se apresentou em 70 cidades do interior do Maranhão. Apresentações em Portugal. Foram 4 temporadas longas no Rio de Janeiro, Teatro Clara Nunes, 3 meses a única com patrocínio da Lei de Incentivo do Maranhão; Teatro Miguel Falabella, dois meses, Teatro Joao Caetano, um mês, Teatro dos Grandes Atores, um mês. Em São Paulo foram dois meses no Teatro Itália e já com temporada confirmada para o mesmo teatro em abril e maio de 2020. Brasília, foi ingresso esgotado no Cento de Convenções e já com temporada para março do próximo. Salvador, Teresina, Fortaleza, Rio Grande do Norte e o Pará também já foram palcos dessa jornada.

A peça rendeu um programa de TV, o Papo de Comadre, três anos na TV Guará, afiliada Record News, casa muito querida. Um programa na Web, Tá bom Xerosa com 4 temporadas. O grupo atualmente tem um quadro semanal de humor na TV Mirante afiliada Rede Globo, foram até hoje 74 episódios. Já fomos tema de duas monografias na UFMA, ambas com nota máxima.

Há cinco anos um projeto lindo chamado Caravana Pão com Ovo que leva teatro para as praças das cidades, parceria com a Equatorial Maranhão. Ganhamos muitos prêmios e homenagens da Câmara dos Vereadores de São Luís e da Assembleia Legislativa do Maranhão. O grupo foi enredo de blocos de carnaval como Os Dragões da Madre Deus e da Máquina de Descascar Alho.

Nas redes sociais a comédia tem 182 mil seguidores no Instagram, 52 mil inscritos no recente canal Pão com Ovo Oficial no YouTube e no Facebook 313 mil seguidores. Grandes atores do cenário local e nacional já contracenaram com a trupe, obrigado amigos, gente como a gente, gente de teatro. O carinho e o respeito de toda a imprensa do Maranhão é impressionante, nossos sinceros agradecimentos.

Aos patrocinadores e apoiadores o nosso muito obrigado. Aos fãs a nossa gratidão, são emocionantes e motivadoras as declarações de amor e depoimentos de superação de problemas e doenças através do nosso trabalho. Nessa jornada o nosso humor amadureceu, a visão e objetivos do humor como ferramentas de crítica e transformação social veio através de muito estudo.

Um dia que começa bem e é transformado através de um vídeo nosso, é o que escutamos constantemente e nos encoraja a continuar. A jornada é longa e nada fácil. Muito trabalho, muita superação, abrimos mão de muita coisa em nossas vida por esse projeto Pão com Ovo.

A falta do patrocínio e do apoio nos chateia mas também nos provaca a continuar e olhar pra trás e vê o caminho percorrido. Oito anos pode não ser muita coisa, mas pra uma peça de teatro nesse país é um grande feito. Matamos vários leões e cobras por dia. Sempre com o pé no chão e um degrau de cada vez, com essas frases vamos continuando o caminho. Aos nossos técnicos, equipe, produtores e fã clube representados aqui por Lidiane Cavalcante, Idelmar Cutrim e Cida Fonsêca, a nossa gratidão.

Quantos amigos queridos que fizemos nessa trajetória. Padrinhos e madrinhas que são anjos nesse caminhar, Rômulo Barbosa, Léo Felipe, Zeca Soares, Alcione Marrom, Bruno Lima, deputado Roberto Costa, Felipe Camarão, Elton Magalhães, Markos Martins, Ayrton Valle, enfim tantos que não dá pra citar o nome de todos.

Hoje contamos com o auxílio luxuoso de Bruno Magno para o processo criativo dos roteiros e textos, o nosso obrigado. Apresentações em presídios, circos. E também temos as nossas ações sociais. Enfim são tantas histórias que daria um livro. Que não nos falte o palco, nosso alimento de vida. Nossa intenção é continuar, enquanto Deus assim permitir. Que venha o longa metragem e mais trabalhos. Teatro é resistência.

*César Boaes é ator e diretor da comédia Pão com Ovo

1 comentário para "A trajetória de 8 anos de sucesso do Pão com Ovo"


  1. Reynaldo Aragão Pinto Filho

    A irreverencia desse grupo fantástico da nossa terra ,que com muita luta levou a nossa cultura popular Brasil a fora, merece total apoio por parte dos homens que comandam a cultura e o turismo local.Precisamos valorizar e incentivar artistas locais para que possamos ter outros humorísticos para levar alegria ao nosso povo.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: