Hilton e Brandão inauguram obras em Santa Rita

1comentário

Ao lado do vice-governador Carlos Brandão, o prefeito Hilton Gonçalo inaugurou diversas obras em comemoração aos 58 anos de emancipação política do município.

Foram entregues uma UBS, uma creche, pavimentação asfáltica de diversas ruas, sistemas de abastecimento de água, praças, o polo da Uema, as novas instalações do Colégio Militar, o lançamento da pedra fundamental do novo hospital municipal e a tão sonhada Ponte de Areias com extensão de 125 metros que liga 50 povoados do município e ainda encurta a distância a outros três municípios.

O vice-governador destacou os avanços no município. “Dia de festa em Santa Rita que, nesta segunda-feira, completa 58 anos de emancipação política. Representando o governador Flávio Dino, inauguramos no município o polo da Uema e a ponte de Areias, uma demanda antiga da região. Ao lado do prefeito Hilton Gonçalo, participei também da inauguração de uma série de obras que trazem mais desenvolvimento para a cidade. Muito obrigado a todas e a todos pela receptividade”, declarou.

Hilton Gonçalo comemorou o roteiro de entregas que foi iniciado na sexta-feira (29) e se estendeu até o domingo (1). O prefeito revelou que foram 178 novas intervenções urbanas entregues.

“São três anos de muito trabalho, estamos trabalhando muito em prol do povo de Santa Rita. Tem obra para todo canto, já foram centenas de casas entregues, outras dezenas de sistemas de abastecimento de água. Ruas asfaltadas e calçadas. UBS construídas e escolas reformadas. E a principal obra que foi a tão sonhada Ponte de Areias que agora interliga diversos povoados”, comemorou Hilton Gonçalo.

Foto: Divulgação

1 comentário »

Eudes inicia maratona de obras e ações em Ribamar

0comentário

A Prefeitura de São José de Ribamar preparou uma série de ações para encerrar 2019 com chave de ouro. Durante todo o mês de dezembro serão realizadas programações que contemplarão bairros de todos os cantos do município com serviços e políticas de desenvolvimento nas mais diversas áreas.

E para começar com o pé direito, foi na capacitação e formação dos jovens e futuros profissionais ribamarenses que o prefeito Eudes Sampaio deu início a esta programação de fim de ano. Com apoio da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), os futuros turismólogos e entusiastas do turismo em São José de Ribamar foram capacitados para promover o crescimento do círculo turístico da cidade.

Além disso, mais uma comunidade ribamarense foi beneficiada pelos serviços do Caminhão da Juventude, a ferramenta de formação e capacitação itinerante da Prefeitura de São José de Ribamar, através da Secretaria Municipal da Juventude (SEMJUV).

Durante a tarde desta segunda-feira (02), foi realizada a certificação dos 80 alunos do Curso de Capacitação para o Trade Turístico em São José de Ribamar. O curso, que aconteceu durante o mês de outubro, foi realizado em parceria com o Departamento de Turismo da UFMA e Prefeitura, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (SEMTUR).

Já à noite, o prefeito Eudes Sampaio realizou a entrega dos certificados do Caminhão da Juventude no bairro Vila Sarney Filho. O projeto, realizado pela Prefeitura de São José de Ribamar, já certificou desde setembro de 2017 mais de quatro mil jovens em bairros por todo o município.

A ferramenta de conhecimento itinerante capacita em cada bairro onde é instalado centenas de jovens que podem a partir de cursos de excelente qualificação imergir no mercado de trabalho com maior experiência e conhecimento técnico.

Nesta edição, os mais de duzentos inscritos puderam, durante trinta dias, participar das aulas teóricas e práticas dos mais variados cursos nas áreas social e tecnológica. Foram disponibilizados gratuitamente os cursos de informática básica, web design, edição de imagem, fotografia e impressão 3D.

O prefeito Eudes Sampaio falou aos alunos do curso e frisou os resultados positivos que vêm sendo obtidos em cada local que o Caminhão passa “O conhecimento é o maior bem que o ser humano pode ter, pois não perde nunca mais. Esse trabalho e esforço que a Prefeitura tem feito fazem com que a juventude ribamarense tenha acesso a estes cursos de tecnologia que certamente engrandeceram muito mais os seus currículos profissionais”, lembrou o prefeito. 

Foto: Divulgação

sem comentário »

Federação Paulista divulga tabela da Copinha

0comentário

A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou a tabela da Copa São Paulo.

As duas equipes maranhenses na competição estreiam no dia 3 de janeiro.

O Tocantinense, de Imperatriz tem jogo difícil contra o Santos em Marília.

O Moto joga em Osasco, contra o Audax, de São Paulo. Veja a tabela completa:

Grupo 2 – Marília

03/01 – Sexta-feira
17h – Marília x Olímpico
19h15 – Santos x Tocantinense

06/01 – Segunda-feira
17h – Marília x Tocantinense
19h15 – Olímpico x Santos

09/01 – Quinta-feira
17h – Tocantinense x Olímpico
19h15 – Marília x Santos

GRUPO 28 – Osasco

03/01 – Sexta-feira
17h – Audax x Moto Club
19h15 – Sport x Desportiva Paraense

06/01 – Segunda-feira
17h – Audax x Desportiva Paraense
19h15 – Moto Club x Sport

09/01 – Quinta-feira
17h – Desportiva Paraense x Moto Club
19h15 – Audax x Sport

Foto: Divulgação

sem comentário »

Dino atende Duarte Jr. e garante isenção a mototaxistas

0comentário

As propostas de Duarte Jr na Assembleia Legislativa do Maranhão continuam assegurando direitos. Dessa vez, o Governo do Maranhão atendeu a indicação nº 699/2019, de autoria do deputado estadual do PCdoB, que garantiu a isenção de IPVA para mototaxistas e foi além, pois também isentou a categoria da renovação do licenciamento.

Nesta terça-feira (03), a indicação foi aprovada na Assembleia em regime de urgência, por solicitação do governador Flávio Dino. Protocolada no dia 16 de maio deste ano, a isenção de IPVA para mototaxistas foi solicitada pela própria categoria junto ao deputado, para que eles pudessem usufruir do mesmo direito que já é assegurado aos taxistas.

Logo após a aprovação da medida, Duarte Jr dialogou com o presidente do Sindicato dos Mototaxistas de São Luís, Luís Gonçalo, e com o assessor jurídico da entidade, Júlio Canavieira. Em reunião, decidiram que será realizada audiência pública com o objetivo de esclarecer as dúvidas dos mototaxistas da Grande Ilha sobre esse direito. “Estamos há mais de 20 anos nessa luta e esse deputado jovem e corajoso abraçou nossa causa e nós estamos muito felizes”, assinalou Gonçalo.

“A isenção de IPVA para mototaxistas já é lei no Pará, em Alagoas e São Paulo. Sem dúvidas, esta é uma grande conquista para o Maranhão. Assim, vamos garantir mais segurança, qualidade e menor custo aos trabalhadores e consumidores maranhenses”, afirma Duarte Jr.

Para propor a isenção de IPVA para mototaxistas, Duarte Jr se baseou no artigo 92, inciso IV da Lei Tributária Estadual (Lei nº 7.799/2002), segundo a qual “são isentos de pagamento do imposto (IPVA) os veículos rodoviários utilizados na categoria de táxi, com capacidade para até cinco passageiros”.

Mais um imposto reduzido

Também nesta terça-feira, a Assembleia aprovou a redução do ICMS sobre o gás de cozinha de 18% para 14%, o que dá uma redução de 22% sobre o valor total do imposto. “Buscamos garantir um menor onerosidade aos consumidores maranhenses. Em especial, às famílias de baixa renda, que, infelizmente em razão da crise, têm utilizado carvão para preparar seus alimentos. Agora, vamos fiscalizar para que esse benefício seja repassado na exata proporção aos consumidores”, declarou Duarte Jr.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Maranhão conquista 10 medalhas em Blumenau

0comentário

A delegação do Maranhão encerrou sua participação nos Jogos Escolares da Juventude, em Blumenau, trazendo nas malas a conquista de 10 títulos. As medalhas ficaram com a natação, que levou 1 ouro e 1 prata, o badminton 1 ouro e 2 bronzes, o judô 2 ouros e 2 pratas e o wrestling, com uma 1 prata. A equipe maranhense, apoiada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel), levou 12 modalidades para a etapa nacional, com representantes no badminton, vôlei de praia, atletismo, ginástica rítmica, futsal, handebol, judô, wrestling, ciclismo, xadrez, tênis de mesa e natação.

No total, foram mais de 200 integrantes na delegação do Maranhão, incluindo alunos-atletas, de escolas públicas e particulares, técnicos, oficiais, jornalista e a chefe de delegação, que participaram do maior evento esportivo do país.

A primeira medalha do Maranhão foi conquistada pelo atleta de judô, Antônio Rocha, do Instituto Divina Pastora, de São Luís, que levou o título de ouro na categoria leve (até 48kg).

“Tive que passar por atletas de Alagoas, Paraná e Mato Grosso do Sul (semifinal), na luta mais difícil da competição”, comentou o atleta de 13 anos, que ainda superou Kenzo Nagata, do Colégio Ipemax, de Brasília (DF), com um o-soto-gari cinematográfico, o golpe mais plástico da competição.

O segundo título conquistado por maranhenses foi de José Manoel Campelo, que participa do projeto do Governo do Maranhão, Fórum Jaracaty, realizado via Lei de Incentivo. Aluno do Colégio Sesi São Luís, na categoria ligeiro (até 40kg), o bicampeão l mundial de jiu jitsu em 2016 e 2017, o jovem de 14 anos, é estreante nos Jogos Escolares da Juventude, que passou a se dedicar somente ao judô por ser um esporte olímpico.

No judô, o atleta maranhense do infantil, na categoria médio, Cláudio Santana, de 14 anos, responsável pelo expressivo resultado para o Maranhão na competição, conquistou a prata, garantindo a terceira medalha para o estado.

A quarta medalha do Maranhão saiu no judô, no feminino, no infantil, na categoria até 64 quilos, a maranhense Maria Luiza Birino, de 14 anos, aluna do projeto Fórum Jaracaty, patrocinado pela Lei de Incentivo ao Esporte, brilhou na modalidade e garantiu a prata, depois de suar muito seu kimono. “É uma competição que deixa a gente muito feliz em poder representar nossa escola, nossa cidade e nosso estado. Um nível alto de competidores e hoje eu fiquei entre as melhores, no segundo lugar. Muito gratificante em poder ter conquistado essa medalha de prata”, expressou.

A nossa quinta medalha saiu para o atleta de wrestling, José Pedro Gama Garcês, do Cefran, de Paço do Lumiar, que garantiu a prata. “É um sonho poder ter representado o Maranhão em uma competição desse porte, onde os atletas têm o nível bem elevado”, pontuou.

A sexta, sétima e oitava medalha do Maranhão saiu no segundo bloco de modalidades, para na primeira divisão do badminton, sendo uma de ouro e duas de bronze.

O maranhense, Kleber zaidan, 17 anos, ganhou um ouro, na dupla que fechou com o atleta do Rio Grande do Norte, Jackson câmara dos Santos , 15 anos, e derrotou a dupla formada por um Bahiano é um piauiense. O atleta do Maranhão ainda conquistou uma medalha de bronze na individual simples.

Outros maranhenses que se destacaram foram Pedro Hairon Lima Carloto (Timon), da Escola Augusto Batista e Alan Vinicius da Silva Barbosa (Timon) Escola Proj. Educativo Mãos Dadas, que formaram dupla e levaram o bronze na primeira divisão do badminton.

E para completar as 10 medalhas do Maranhão, a atleta da natação Maranhense Thayara França Cardoso, nadadora de 15 anos de idade, se tornou campeã dos 100 metros costas na abertura da natação dos Jogos Escolares da Juventude em Blumenau, levando o ouro e prata no 50 metros costas.

Aluna do Colégio Upaon-Açu de São Luís, no Maranhão, Thayara é atleta do treinador Alexandre Nina fazendo parte da equipe competitiva do MAC Nina. Este ano, esteve com a Seleção Brasileira no Campeonato Sul-Americano Juvenil em Santiago, no Chile.

Para a chefa de delegação do Maranhão, Rosana Motta, a prática de investimentos em políticas públicas aplicados pelo Governo do Maranhão, por meio da Sedel, em benefício dos atletas, professores e técnicos tem sido fundamental para dar visibilidade ao esporte maranhense no cenário nacional. “O resultado foi positivo e estamos satisfeitos, no entanto, estamos trabalhando muito mais para fazer pelo desporto escolar do Maranhão”, informou.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), em 14 modalidades para estudantes de 12 a 17 anos dos gêneros masculino e feminino. Esta edição da competição reuniu um total de 4.998 atletas, de 12 a 17 anos, vindos dos 26 estados brasileiros, do Distrito Federal, do Japão e até de Angola.

Fotos: Divulgação

sem comentário »

Privatização dos Lençóis preocupa Gastão Vieira

0comentário

O deputado federal Gastão Vieira (Pros-MA) comentou pelas redes sociais a publicação do decreto 10.147, de 2 de dezembro de 2019, que inclui o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA) no Plano Nacional de Desestatização do Ministério da Economia.

“Apesar de o decreto ser muito simples, tem duas coisas que podem preocupar. A primeira é a possibilidade do BNDES ser contratado para elaborar estudos posteriores, o que sinaliza a vontade do Governo em desenvolver ações diferentes das já colocadas até agora para apoio a visitação, e isso precisa ser discutido e entendido”, disse.

“A segunda é o projeto de lei que tramita no Senado e pretende alterar os limites do parque, esta é uma medida arriscada e que precisa ser estudada durante sua tramitação no Senado e na Câmara. No mais, nenhuma novidade“, finalizou o deputado Gastão Vieira.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Edivaldo avança com asfaltamento na zona rural

0comentário

O prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT) fez o lançamento do programa São Luís em Obras na zona rural há uma semana, anunciando obras de terraplanagem e asfaltamento nos bairros Tibiri, Tibirizinho e Rio do Meio, totalizando 7 km de vias.

Uma das ruas contempladas foi a Principal, do Tibirizinho. Ao longo da semana a via passou pelo processo de preparação de base, que compreende os serviços de terraplanagem e depois imprimação (que promove aderência entre a base e o revestimento), etapas que antecedem a aplicação do pavimento e que são essenciais para a durabilidade do asfalto.

Agora as vias já estão recebendo o asfaltamento. Os serviços seguirão avançando pela zona rural, chegando a outros bairros da região.

A Rua Principal do Tibirizinho é um importante corredor viário da região, ligando os bairros à BR-135 para que os ônibus que atendem à área tenham acesso ao Terminal de Integração Distrito Industrial.

O pedetista imprime ritmo acelerado ao programa São Luís em Obras. Somente no eixo pavimentação, dez novas frentes de asfaltamento foram abertas nos últimos dias. Na semana passada, além da zona rural, foi iniciada a pavimentação nos bairros Filipinho, Sitio Leal, Camboa, Liberdade, Sitio do Meio e João Paulo.

Foto: Agência São Luís

sem comentário »

Hildo defende Projeto de Lei que moderniza futebol

0comentário

O deputado federal Hildo Rocha trabalhou pela aprovação do Projeto de Lei 5082/16, que prevê a criação do clube-empresa. De acordo com a proposta aprovada no Plenário da Câmara, os clubes poderão optar por deixar de ser associação e virar empresa, com vantagens tributárias e renegociação de dívidas. Veja o vídeo aqui.

O deputado Hildo Rocha disse que o projeto é um gol de placa do parlamento federal. “A adoção do modelo empresarial é optativa, os clubes não serão obrigados a aderir. Mas, eu acredito que todos irão aderir porque o sistema é muito bom, cria condições para que os clubes brasileiros de futebol se profissionalizem cada vez mais, tenham melhores condições de disputar inclusive torneios internacionais”, destacou.

Rocha enfatizou que o modelo de clube-empresa irá fortalecer as agremiações, ajudará a manter os atletas no território nacional e impedirá a ocorrência de calotes que frequentemente são praticados contra os jogadores, nas transações de venda de passes.

“Todas as vezes que nós precisamos formar uma seleção brasileira de futebol nós temos que buscar os jogadores que estão nos clubes dos outros países e boa parte desses clubes são fortes porque se transformaram em empresas. Outra mudança significativa é que o atleta envolvido nas transações de seu passe deixará de ser obrigado a pagar comissões para a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf). Muitas vezes os atletas são vítimas de calotes em transferências para outros clubes”, disse o deputado.     

Transparência  

O texto cria regras de transparência, com publicação de dados sobre a empresa na internet, e proibição de que o clube-empresa seja dirigido pelos mesmos comandantes das associações de prática desportiva. As novas empresas são responsáveis por dívidas trabalhistas e tributárias dos clubes, mas podem se dissociar de outras obrigações. 

Dívidas      

O projeto aprovado cria condições especiais para a quitação acelerada de débitos. O objetivo é que as empresas tenham condições diferenciadas para quitar a dívida à medida que receberem investimentos.         

O pagamento em parcela única terá desconto de 95% das multas, 65% dos juros e 100% dos encargos legais, inclusive honorários advocatícios. Para o pagamento em 12 vezes, os descontos serão de 90% das multas, 60% dos juros e 100% dos encargos legais.      

Nos débitos com a União, o refinanciamento poderá ser em até 60 meses, com desconto em 70% das multas, 40% dos juros e 100% dos encargos. O descumprimento de regras do pagamento levará ao fim dos descontos.  

Contratações      

O texto altera a regra de contratação para atletas que têm salário superior ao dobro do teto previdenciário: R$ 11.600. Esses atletas terão condições diferentes no pagamento de direitos de imagem. Segundo dados da CBF, são apenas 2,5% dos atletas que recebem mais do que isso.

O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Pedro Paulo (DEM-RJ), ao PL 5082/16, do ex-deputado Otávio Leite (RJ) e do deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), e outros que tramitam em conjunto. O projeto ainda será analisado no Senado Federal.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Entrou no jogo

0comentário

Se a ex-governadora Roseana Sarney será, ou não, candidata a prefeita de São Luís – como defendem lideranças do MDB desde o mês passado – essa é uma decisão que caberá a ela no fim das contas.

Mas, candidata ou não, um fato é notório: o simples surgimento do nome da emedebista entre os “prefeituráveis” já colocou o seu partido num outro patamar.

Totalmente fora do debate político-eleitoral da capital até meados do mês de novembro, o MDB voltou à cena a partir do momento em que o deputado estadual Roberto Costa decidiu anunciar, em discurso na Assembleia Legislativa, que o “plano A” da legenda seria Roseana.

Desde então, não se debate mais a sucessão em São Luís sem se levar em conta o nome da ex-governadora. Ou seja: o MDB está no centro da mesa de discussões. E com cacife alto.

E sabendo-se em que condições Roseana decidiu encarar uma dura disputa pelo Governo do Estado em 2018, não seria surpresa se, ainda que reticente no atual momento, ela topasse encarar mais uma candidatura em sua carreira política.

Nem, nem… 

A primeira declaração da ex-governadora Roseana Sarney, na manhã de ontem, sobre uma possível candidatura, foi reticente.

Durante evento do partido na Assembleia Legislativa, ela apenas deixou no ar a possibilidade, mas sem muita convicção. – Não descarto. Não aprovo, nem desaprovo. Vamos ver – , disse, apenas, antes da entrega de medalha o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi.

Outro tom

Já ao discursar para militância, num encontro de líderes do MDB, minutos depois, foi um pouco mais incisiva.

Empolgada, admitiu: – Vou pensar no que vocês estão me propondo, porque eu sou uma mulher que não fujo à luta, eu sou uma mulher que encaro, e se for essa a minha missão, eu vou cumprir com minha missão.

Logo em seguida, porém, um novo recuo: “Não estou afirmando nada, é uma discussão que nós vamos ter ao longo ainda desse ano.”

Estado Maior

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS