Adriano coordena encontro estadual do Partido Verde

0comentário

Nesta quinta-feira (21), o Partido Verde no Maranhão realiza um encontro estadual, às 14h, no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa. O evento terá transmissão ao vivo pelas redes sociais e deverá contar com a presença de militantes, filiados e simpatizantes de todo o Maranhão.

O evento será coordenado pelo presidente do PV no Maranhão, deputado estadual Adriano Sarney. O encontro contará com a participação do ex-deputado federal e ex-ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho. Participarão do encontro membros da Executiva Nacional e outras autoridades e lideranças do Partido Verde.

Um dos objetivos do PV é o fortalecimento de ideias e seu posicionamento no cenário político em todo território nacional.

Em São Luís, o partido segue firme com o projeto de lançamento de uma candidatura própria para a Prefeitura em 2020 e que deverá ser encabeçada pelo deputado Adriano Sarney.

Foto: Agência Assembleia

sem comentário »

Todos com Giovanni Spinucci no Jornal Nacional

2comentários

Chega logo, sábado!!!

Vocês não tem ideia como é grande a expectativa e a torcida em todo o Grupo Mirante e, é claro pela imensa maioria dos jornalistas que aqui trabalham para a apresentação do Jornal Nacional pelo jornalista Giovanni Spinucci e Aline Aguiar, de Minas Gerais.

Já no Rio e na TV Globo, Giovanni sabe que o Maranhão todo só fala nisso, afinal São Luís e todo o Maranhão estarão de olho no plim, plim no próximo sábado (23).

Não é apenas um momento “dele”. É nosso também.

Como nosso legítimo representante, esse paulista que chegou ao Maranhão ainda com 16 anos, se formou em jornalismo aqui, construiu família, filha, conquistou amigos e uma legião de fãs apresentando o JM 2ª edição, na TV Mirante, emissora afiliada da Rede Globo no Maranhão.

Giovanni é merecedor da “honra” de estar na bancada do principal telejornal do Brasil e não tenho a menor dúvida de que representará todos os maranhenses muito bem.

Boa sorte, Giovanni estamos todos com você.

Que o seu “boa noite” no Jornal Nacional seja o nosso também…

Foto: Divulgação/TV Mirante

2 comentários »

MAC vence e vai à semifinal da Copa FMF

1comentário

A rodada desta quarta-feira (20) pela Copa FM definiu as semifinais da competição que garante o campeão no Campeonato Brasileiro Série D.

De virada, o MAC venceu o Pinheiro por 2 a 1, no Estádio Costa Rodrigues, em Pinheiro e garantiu a segunda colocação com 8 pontos.

O Juventude goleou o São José, por 4 a 1, no Pinheirão, em São Mateus e confirmou a primeira colocação com 13 pontos ganhos.

A terceira colocação ficou com o Santa Quitéria que goleou o Cordino por 6 a 0, no Estádio Serejão, em Rosário.

A quarta vaga ficou com o Pinheiro que mesmo com a derrota se classificou por conta da goleada que o São José levou diante do Juventude.

Semifinais:

Juventude x Pinheiro
Maranhão x Santa Quitéria

Foto: Reprodução/TV FMF

1 comentário »

Edivaldo garante São Luís em Obras em toda cidade

2comentários

“Todas as regiões da cidade terão ações do programa São Luís em Obras”, garantiu o prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT) ao acompanhar as obras de asfaltamento no bairro Ipase de Baixo, iniciadas nesta quarta-feira (20). Atualmente, o pedetista executa mais de 30 frentes de trabalho pela cidade. No Ipase de Baixo o asfaltamento contemplará 3 km de ruas.

Somente no eixo de asfaltamento, os serviços já alcançaram os bairros Vinhais, Angelim, Cohama, Conjunto Bela Vista, Cohajap, Rio Anil, Bequimão, polo Cohatrac (Cohatrac 1, 2, 3 e 4, Planalto Anil II e Parque Aurora), Cohab, Conjunto Jardim de Fátima, Cohab Anil, São Francisco, Ilhinha e Avenida Guajajaras.

O próximo lote de obras de pavimentação contemplará bairros nas regiões Cidade Operária, Itaqui-Bacanga e zona rural. Na zona rural, além do asfalto, será feita ainda a drenagem profunda na região da Santa Bárbara, somando 13 km de redes de drenagem.

Os bairros receberão ainda obras como reforma de escolas, unidades de saúde, mercados, praças entre muitas outras que garantirão a ampliação da infraestrutura urbana de São Luís.

“Desde minha primeira gestão conseguimos urbanizar muitos bairros. Nosso trabalho nunca parou. Com o São Luís em Obras estamos ampliando essas ações de melhoria da infraestrutura urbana e, com isso, elevando qualidade de vida da população”, informou o pedetista.

Foto: A. Baeta

2 comentários »

Deputados aprovam reforma da Previdência de Dino

2comentários

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (20), em regime de urgência, a proposta de Reforma da Previência encaminhada ontem pelo governador Flávio Dino (PCdoB).

A proposta deveria ter sido votada ontem, mas ficou para a sessão de hoje por conta de um pedido de vistas encaminhado pelo deputado César Pires (PV). Mas acabou sendo aprovada pela grande maioria dos deputados sem qualquer discussão.

De acordo com a proposta aprovada, mais de 70 mil servidores (ativos e inativos) terão aumento efetivo de alíquotas de contribuição na Nova Previdência maranhense.

Os únicos votos contrários foram os de Adriano Sarney PV e do deputado Zé Inacio (PT) que é da base do governo Flávio Dino

Os deputados do PL – Leonardo Sá, Hélio Soares, Detinha e Vinícius Louro – que ontem deixaram a sessão para não votar a proposta de Flávio Dino, hoje não compareceram à sessão.

Os deputados César Pires (PV) e Wellington do Curso (PSDB) que participam de reunião da Unale, em Salvador não compareceram, além de Duarte Jr em viagem ao exterior. Daniella Tema (DEM), Edivaldo Holanda (PTC), Rigo Teles (PV) e Zé Gentil (PRB), também não votaram.

A proposta de Flávio Dino foi aprovada com os votos de 28 deputados: Adelmo Soares (PCdoB), Andrea Rezende (DEM), Antônio Pereira (DEM), Ariston (Avante), Arnaldo Melo (MDB), Carlinhos Florêncio (PCdoB), Ciro Neto (PP), Yglésio Moyses (PDT), Cleide Coutinho (PDT), Helena Duailibe (SD), Thaiza Hortegal (PP), Edson Araújo (PSB), Fábio Macedo (PDT), Felipe dos Pneus (PRTB), Fernando Pessoa (SD), Glalbert Cutrim (PDT), Mical Damasceno (PTB), Neto Evangelista (DEM), Pará Figueiredo (PSL), Pastor Cavalcante (PROS), Paulo Neto (DEM), Marco Aurélio (PCdoB), Rafael Leitoa (PDT), Ricardo Rios (PDT), Rildo Amaral (SD), Roberto Costa (MDB), Wendel Lages (PMN) e Zito Rolim (PDT).

Foto: JR Lisboa/Agência Assembleia

2 comentários »

Assembleia recebe debate sobre Plano Diretor

0comentário

O auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa, ficou completamente lotado, na noite desta última terça-feira (19), por ocasião da realização da sexta audiência pública promovida pela Câmara Municipal de São Luís para discutir a proposta do novo Plano Diretor da capital maranhense.

Foram feitas explanações pelo presidente do Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural (Incid), José Marcelo do Espírito Santo, representando o Poder Executivo Municipal, Saulo Arcangeli, conselheiro  e representando os movimento sociais e instituições de ensino superior; e o arquiteto Roberto Furtado, ex-secretário municipal de Terras, Habitação e Urbanismo e atualmente representando o Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon), que foi auxiliado pelo professor Márcio Vaz, da mesma entidade.

Primeiro a fazer sua exposição, Marcelo do Espírito Santo utilizou mapas e gráficos para discorrer sobre a política de desenvolvimento urbano e explicou que o Plano Diretor orienta a ocupação do solo urbano, tomando como base os interesses coletivos e difusos, como a preservação da natureza e da memória, e os interesses particulares dos moradores da cidade. Ressaltou ainda que a redução de 41% de área da zona rural, que vem sendo contestado por grupos divergentes e moradores, na realidade é uma ação natural, ao enfatizar que parte desta área já vem sendo urbanizada ao longo  dos anos.

Em sua fala, Márcio Vaz mostrou que o Plano está dentro das especificações técnicas e mostrou que parte do que era zona rural já está em área urbana por conta das ocupações. Revelou ainda que o Sítio Santa Eulália, está passando por um processo de invasão, sem interrupção por parte das autoridades.

Por sua vez, Saulo Arcangeli foi enfático ao tecer críticas à proposta de revisão do Plano Diretor. Ele destaca que a Prefeitura erra ao não dar as informações necessárias para os conselheiros, vereadores e população em relação à proposição encaminhada ao Legislativo. No seu entendimento, o Plano Diretor é uma peça que está sendo conduzida com apoio do Executivo e a classe empresarial de São Luís.

Pelo menos é o que pensa a líder comunitária Odelina Ferraz, integrante do Conselho Gestor da APA do Maracanã: “A situação vem gerando preocupação, principalmente na questão quanto a uma possível redução de 41% da nossa região [zona rural], sendo ao todo 8.643 hectares de área rural”, disse.

Em sua explanação, o arquiteto Roberto Furtado assegurou que  o Sinduscon defende que o Plano Diretor em discussão venha a se cercar de segurança jurídica, para que a cidade possa caminhar no rumo do desenvolvimento, através de novos projetos imobiliários, sem que isso  ocasione danos ambientais ou outros problemas para a cidade.

Ele exibiu um estudo técnico do ano de 1879, que se encontra no Museu Nacional, que mostra, naquela época, a vocação portuária de São Luís, enquanto um documento elaborado em 1931 já mostrava um projeto para a construção do porto do Itaqui.

A audiência foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Osmar Filho, e pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça, vereador Pavão Filho.

Osmar Filho afirmou que os debates estão sendo fundamentais para se buscar subsídios que venham enriquecer os conhecimentos, no sentido de que a Câmara possa fazer alterações quando da votação da matéria.

Participação – Pelo menos 14 pessoas se inscreveram para se manifestar durante a audiência. O primeiro a emitir sua opinião, Gentil Cutrim Serra Júnior, morador do Alto do Calhau desde 1984, afirmou  que considera o Plano Diretor Inconstitucional sob vários aspectos, enquanto o sindicalista Paulo Henrique enfatizou que um dos maiores problemas da cidade é a poluição.

O engenheiro de Produção, Nilson Negrão, destacou que faltam ao Plano Diretor as metas e os objetivos, observando que um Plano Diretor, na realidade, é um plano de trabalho.

Para o professor da UFMA Luís Eduardo Neves, o Plano Diretor necessita de muitas alterações. Para ele, a redução da zona rural em 41% é danosa para estas comunidades e defendeu um redirecionamento do projeto.

 Como participante de todas as audiências anteriores, o deputado Wellington do Curso afirmou que este encontro da Assembleia

Legislativa foi um dos mais interessantes, por conta dos debates e das opiniões divergentes.

Também participaram da audiência, representantes dos mais variados segmentos sociais e, além de Osmar Filho e Pavão Filho, os vereadores Umbelino Júnior, Bárbara Soeiro, Estevão Aragão, Raimundo Penha, César Bombeiro, Edson Gaguinho, Concita Pinto, Marcial Lima e o secretário municipal de Projetos Especiais, Gustavo Marques. O advogado e jornalista Josemar Pinheiro, compôs a mesa dos trabalhos, como representante da sociedade civil organizada.

Foto: Paulo Caruá

sem comentário »

Bumba Meu Boi pode virar Patrimônio da Humanidade

1comentário

O Bumba Meu Boi do Maranhão pode receber o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

A candidatura da principal manifestação folclórica do Maranhão, elaborada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) será avaliada pela Unesco, entre os dias 10 e 12 de dezembro, na Colômbia.

Em 1997, São Luís recebeu o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. O título foi concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO) em 6 de dezembro de 1997 em Nápoles, na Itália.

Foto: Divulgação

1 comentário »

Parque da Lagoa da Jansen vai ser revitalizado

1comentário

Vejam só que boa notícia e que já estava mais do que na hora da ação do governo do Maranhão.

Os secretários de Governo, Diego Galdino e Rogério Cafeteira, de Esporte e Lazer do Maranhão assinaram a ordem de serviço para obra de revitalização do Parque Ecológico da Lagoa da Jansen.

A principal área para a prática de esporte e lazer em São Luís que estava esquecida pelo poder público, enfim vai ganhar vida.

“Saca essa novidade: o Parque Ecológico da Lagoa da Jansen será totalmente revitalizado! Mais uma parceria de sucesso entre a Sedel e a Segov, por determinação do governador Flávio Dino. Ficará tudo novo em folha, com quadras revitalizadas, mirante, brinquedos, academia e muito mais”, destacou Rogério Cafeteira.

A notícia é sem dúvida alguma muito importante, mas vale destacar que as áreas de esporte e lazer da nossa cidade como Parque do Rangedor e Reserva do Itapiracó precisam de manutenção permanente e zelo por parte da população para que estejam sempre em boas condições de uso.

Foto: Divulgação

1 comentário »

Hilton Gonçalo entrega nova sede a Agentes de Saúde

0comentário

A prefeitura de Santa Rita entregou na semana passada, a nova sede da Associação dos Agentes comunitários de Saúde (AMACS). Foi um momento histórico, uma vez que representa um significativo avanço na área da saúde do municipio. O prédio que será utilizado pelos Agentes Comunitários é uma doação que faz parte das comemorações de 58 anos de emancipação política do município. O tão aguardado prédio era um sonho antigo dos mais de 100 agentes que atendem a população municipal que serão diretamente beneficiados com o mais novo equipamento público. A sede própria objetiva ampliar o acesso aos serviços de saúde e melhorar os trabalhos desenvolvidos pela categoria.

A entrega oficial se deu em ato solene, liderado pelo prefeito Hilton Gonçalo, sendo prestigiado por servidores e agentes da saúde, presidente dos ACM José Carlos Macau, pela bancada de vereadores, secretários municipais e comunidade local, além da prefeita de Bacabeira, Fernanda Gonçalo.

Durante o pronunciamento oficial, o prefeito Hilton Gonçalo fez questão de ressaltar  que, “O empenho coletivo foi fundamental para que a concretização fosse possível, pois todos objetivam uma mesma meta: Cuidar da saúde da população com responsabilidade social e aplicando os recursos em seus destinos, de maneira a ampliar os serviços e programas na área da saúde”, afirmou o gestor durante o cerimonial na nova sede da AMACS.

Foto: Divulgação

sem comentário »

‘Dino traiu os servidores’, diz Adriano Sarney

0comentário

De forma inesperada e surpreendente, o governador Flávio Dino enviou à Assembleia Legislativa nesta terça (19) proposta que visa reformar o sistema previdenciário do estado. Divulgada no Diário Oficial da Assembleia no mesmo dia em que seria votada pelos deputados, a proposta aumenta a alíquota descontada no contra-cheque do servidor. Uma manobra da oposição adiou a votação para amanhã.

“Um projeto de complexidade indiscutível sendo votado a toque de caixa em apenas um dia? Não ouviram os servidores, não ouviram os deputados, não ouviram a população. Uma traição contra os servidores que agora terão maiores descontos em seus salários. Eles agora pagarão toda a incompetência do governo em relação aos desmandos do Fundo dos Aposentados que tanto denunciei nesta tribuna”, disse o deputado Adriano Sarney (PV).

A reforma da previdência proposta pelo governador deve atingir professores, policiais, médicos, enfermeiros e dezenas de outras categorias. No total, devem ser mais de 100 mil pessoas atingidas diretamente. Apesar da complexidade do tema, o projeto de Lei Complementar 014/19 possui apenas sete artigos.

“Vamos adiar o máximo possível a aprovação dessa reforma sorrateira para que todos os servidores do Maranhão tenham tempo de saber das intenções do governo. É importante a participação dos servidores junto com a oposição do Maranhão”. prometeu Adriano Sarney.

Foto: Agência Assembleia

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS