Os clubes vão discutir hoje com a Federação Maranhense de Futebol (FMF) regulamento e fórmula de disputa para o Campeonato Maranhense 2020.
Para garantir o número de jogos às equipes igual dentro e fora de casa e equilibrar a disputa pelo título e por rebaixamento apresentamos duas sugestões.
A FMF vai propor o rebaixamento de duas equipes. Sugiro aos clubes melhor discussão neste ítem, pois a 2ª divisão pouco tem acrescentado e as equipes jogam com os mesmos atletas que já disputaram a 1ª divisão.
Acho que poderiam manter a primeira divisão com 8 equipes ou até 9, mas deveriam permanecer com o rebaixamento de apenas uma. Mas entendo a tese de quem acha que rebaixando dois vai mexendo um pouco e despertando maior interesse na 2ª divisão.
Sugestões para o Campeonato Maranhense:
Uma boa fórmula e com equilíbrio de jogos entre as equipes seria uma fórmula na primeira fase de ida e volta com as oito equipes jogando entre si. Total 14 datas.
As duas primeiras fariam a decisão em dois jogos. Essa fórmula garante número de jogos igual na primeira fase e todas as equipes jogando com mando de campo dentro e fora de casa. Garantiríamos o equilíbrio.
Se aumentarem as datas poderia se fazer semifinal e final.
Outra fórmula seria em grupos
Primeira fase
Dois grupos com 4 equipes que jogam entre si em sistema de ida e volta. Os grupos seriam definidos por sorteio em potes.
Exemplo:
Grupo A: Sampaio, Maranhão, Juventude e Pinheiro
Grupo B: Moto, Imperatriz, Cordino e Santa Quitéria
Segunda fase
As duas melhores equipes de cada grupo disputam outro quadrangular de ida e volta para saírem os dois finalistas.
As quatro equipes eliminadas na primeira fase disputam o quadrangular da morte para definir a equipe ou equipes rebaixadas.
Terceira fase
Final de ida e volta
Total de datas: 14
VAMOS DEIXAR O SAMPAIO DE MÃO…ELES já estão na elite, e nós?
MOTO X SAMPAIO TA FINAL , TA TUDO LINDO
COM VITORIA LOGICO DO MEU PAPÃO DO NORTE
A discussão do regulamento é no final da competição se o Sampaio perder