Em pronunciamento na tribuna da Câmara, o deputado Hildo Rocha destacou ações realizadas em favor dos agricultores familiares do Maranhão e do Brasil. O parlamentar enfatizou que ao longo de cinco mandatos populares ajudou inúmeros agricultores, pescadores, pastores, povos indígenas e comunidades tradicionais do Maranhão. Clique aqui e veja o vídeo.
“A agricultura familiar é a forma de agricultura predominante no mundo, tanto nos países desenvolvidos quanto nos que estão em desenvolvimento. Por isso, sempre busco destinar recursos à agricultura familiar do Maranhão. Também me opus às mudanças na aposentadoria rural. Como disse durante a tramitação da reforma da Previdência, na agricultura familiar não existem fins de semana, férias, nenhum tipo de descanso remunerado. A situação dos trabalhadores do campo é inteiramente diferente daquela dos trabalhadores urbanos, as leis brasileiras precisam levar isso em conta”, argumentou o parlamentar.
Rocha enfatizou que por reconhecer a importância da agricultura familiar, a Organização das Nações Unidas (ONU) vem trabalhando para estimular, em todo o mundo, políticas de apoio ao produtor familiar.
“Em 2014, a ONU promoveu o Ano Internacional da Agricultura Familiar e, agora, decidiu fazer do período de 2019 a 2028 a Década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar. Assim como no resto do mundo, também no Brasil a agricultura familiar tem enorme importância. O estado do Maranhão não foge a essa regra”, declarou o deputado.
Hildo Rocha destacou que apesar dos avanços registrados nos últimos anos o setor ainda carece de atenção e valorização.
“Houve avanços significativos nos últimos anos. O governo do Presidente Temer teve algumas realizações dignas de nota, tais como a regulamentação da Lei da Agricultura Familiar e o início do funcionamento da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), mas é necessário continuarmos trabalhando pelo aperfeiçoando das políticas de apoio à agricultura familiar”, afirmou.
Segundo Hildo Rocha, a pujança do setor agropecuário brasileiro é bem conhecida, mas nem todos se dão conta de que os grandes empresários rurais voltados à exportação, não são os únicos responsáveis por essa riqueza.
“Os estabelecimentos familiares são muito mais numerosos, empregam mais gente e produzem parcela bastante considerável dos alimentos que compõem a dieta dos brasileiros. Merecem, portanto, toda a atenção do Poder Público”, afiançou Hildo Rocha.
Foto: Divulgação