Edivaldo autoriza reforma do mercado do Coroadinho

0comentário

O prefeito Edivaldo Holanda Junior assinou na tarde desta segunda-feira (23), no Coroadinho, a Ordem de Serviço para início imediato das obras de reforma e ampliação do mercado do bairro. Mais de 100 trabalhadores que atuam na área serão beneficiados com a iniciativa da gestão municipal, que garantirá um espaço mais organizado e com condições dignas de higiene tanto para os feirantes quanto para os consumidores.

O trabalho integra o conjunto de ações do programa São Luís em Obras, idealizado pelo prefeito Edivaldo com o objetivo de promover a reforma e revitalização de espaços públicos e ampliar os investimentos na área da infraestrutura urbana, com a recuperação de ruas e avenidas da cidade. Ainda como parte do programa, nesta segunda-feira o prefeito também acompanhou nova frente de trabalho do São Luís em Obras no Cohatrac onde foram iniciados serviços de recuperação asfáltica que vai alcançar mais de 40 vias.

“É com muita alegria que damos hoje mais este passo no programa que avança com obras por toda a cidade, beneficiando a população ludovicense. Com esta reconstrução do mercado do Coroadinho, estamos atendendo a uma antiga demanda da região, olhando com carinho tanto para os feirantes quanto para os moradores da área que frequentam o local. Enquanto gestor público, é gratificante poder, com um trabalho responsável e planejado, responder de forma positiva aos anseios da população”, ressaltou o prefeito Edivaldo, ao lado da primeira-dama Camila Holanda, durante a assinatura do documento que autorizou o início imediato das obras no mercado.

O vice-prefeito Julio Pinheiro acompanhou a solenidade e ressaltou a representatividade da obra. “O prefeito Edivaldo inicia a requalificação de mais um espaço público da cidade. Sabemos da luta desta comunidade, por isso estamos muito felizes em hoje pode realizar esta obra tão importante para todo o bairro. Esses trabalhadores e moradores merecem todo esse empenho da gestão do prefeito Edivaldo”, disse o vice-prefeito.

Foto: A. Baeta

sem comentário »

DPU quer suspensão da obra do porto no Cajueiro

0comentário

A Defensoria Pública da União vai propor, nesta terça-feira (24), ação judicial contra o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a empresa Tup Porto São Luís S.A. (antiga WPR São Luís Gestão de Portos e Terminais Ltda.), responsável pelas obras do Terminal Portuário de São Luís.

A ação pede a imediata suspensão das obras do porto até que a empresa comprove a execução e o IPHAN a fiscalização do Plano de Monitoramento do Componente Arqueológico aprovado pelo Instituto em março de 2018.

O Plano de Monitoramento é um documento previsto em lei e tem como finalidade garantir que obras que atingem áreas com relevante patrimônio arqueológico sejam acompanhadas por equipe técnica especializada. Ainda em março de 2018, após repetidas provocações da DPU, o IPHAN reconheceu que a comunidade de Cajueiro, com destaque para a praia de Parnauaçu, está incluída na área diretamente atingida pelas obras do porto e que possui relevância arqueológica. Por essa razão, o IPHAN determinou a paralisação das obras e autorizou sua continuação apenas após apresentação e aprovação, pelo empreendedor, do referido Plano de Monitoramento do Componente Arqueológico.

O Plano prevê, dentre outras obrigações, a presença de arqueólogos coordenadores de campo no acompanhamento presencial e diário das diferentes frentes de obra, a necessidade de monitoramento arqueológico específico para a área atingida pelo empreendimento, a execução de ações de análise, interpretação e conservação dos bens arqueológicos realizadas por equipe técnica comprovadamente qualificada e, ainda, a apresentação de relatórios técnicos parciais bimestrais e de um relatório final.

Segundo o defensor público federal Yuri Costa, que acompanha o caso desde o início, “passada a data limite para entrega do relatório final,, em abril de 2019, a DPU vem reiteradamente requisitado do IPHAN a comprovação de que a atividade de monitoramento arqueológico foi devidamente cumprida, bem como de que o Instituto exerce seu dever legal de fiscalização do empreendimento. Apesar das diferentes provocações, nenhuma informação foi apresentada pelo IPHAN à Defensoria Pública, que, diante da omissão do órgão federal, não teve outra alternativa que não interpor ação judicial requerendo a paralisação das obras”.

O pedido de paralisação foi fundamentado em regras aplicáveis aos procedimentos do IPHAN, que preveem o cancelamento de permissões e autorizações pelo Instituto caso o empreendedor não cumpra com o dever periódico de comprovar a adequada realização do monitoramento do patrimônio arqueológico.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Juventude e Atlético decidem a 2ª divisão Maranhense

1comentário

Definidos os finalistas da 2ª divisão do Campeonato Maranhense 2019. A competição garantirá o campeão na 1ª divisão em 2020 e na Copa FMF que dará vaga ao campeão no Campeonato Brasileiro Série D em 2020.

O primeiro finalista foi o Juventude, de São Mateus que venceu o XV de Novembro/Boa Vontade, de Presidente Dutra, por 3 a 2.

O outro finalista é o Atlético Babaçu, de Bacabal que empatou com o Chapadinha por 2 a 2, no Estádio Castelão e venceu nos pênaltis por 4 a 3. O destaque no Atlético foi o artilheiro Júnior Chicão que marcou os dois gols da partida.

A decisão será disputada em dois jogos. A primeira partida será no sábado (28), no Correão, em Bacabal, às 17h.

Por ter a melhor campanha, o Juventude faz a segunda partida, no sábado (5), em São Mateus, às 15h30, no Estádio Pinheirão.

Foto: Reprodução / TVFMF

1 comentário »

Eudes Sampaio entrega mais uma obra na educação

0comentário

A distribuição de presentes em forma de obras, ações e serviços no mês de aniversário de São José de Ribamar não param. No último sábado (21), o prefeito Eudes Sampaio entregou mais uma obra de ampliação de escola no município. Desta vez foi a Escola Municipal Raimundo Rocha Leal Júnior, na Vila Tamer, que também foi palco de uma grande ação social com vários serviços prestados à comunidade nas áreas da saúde, ambiente e assistência.

A obra realizada pela Secretaria de Obras, Habitação, Serviços Públicos e Urbanismo (Semosp) e coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) ampliou o espaço, que passou de quatro salas de aula para doze, o que possibilitará um acréscimo no número de alunos matriculados e a inclusão do 8º e 9º ano do ensino fundamental, que antes não eram oferecidos na escola.

Além da construção das novas salas de aula, a escola conta com espaços multimídia, biblioteca e área de vivência para os alunos, tudo idealizado em uma unidade totalmente renovada e que traz adequações com conforto e acessibilidade para todas as crianças.

Para a diretora da escola, Mauricéia Silva, a requalificação da escola garante ainda mais qualidade para o trabalho que é realizado pelos profissionais, proporcionando aos alunos um local que oferece todos os instrumentos necessários para uma boa educação. “Esta é uma obra que sem dúvidas ficará na história do nosso município”, agradeceu Mauricéia.

De acordo com a secretaria municipal de educação, Joana Marques, o benefício é para todo o município, mas em especial para os alunos que desfrutarão de um espaço maravilhoso, seguro e efetivo. “A gente vê a alegria nessas crianças que estão aqui recebendo essa escola. Essa expressão é a declaração do carinho e da felicidade que vocês estão sentindo”, destacou Joana Marques.

Durante a solenidade, os alunos da escola preparam várias homenagens que simbolizaram a gratidão e alegria pela entrega da nova escola, e dentre os poemas e discursos de agradecimento, o da pequena Jenifer de 10 anos emocionou pela sinceridade e lucidez, fazendo as lágrimas escorrerem de professores, pais e do prefeito Eudes Sampaio.

Eudes Sampaio reafirmou ainda o compromisso da gestão municipal em continuar investindo fortemente na educação do município, através da qualificação e valorização de profissionais, e estruturação dos espaços de difusão do conhecimento, buscando dessa forma garantir que as crianças ribamarenses tenham um futuro extraordinário. “Nosso trabalho é um trabalho sério, um trabalho que se preocupa com a população e com resultados. Eu assumi um compromisso com a população de São José de Ribamar de continuar os trabalhos que já vinham sendo feitos, e estamos trabalhando diuturnamente para que isto seja feito”, afirmou.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Edivaldo leva asfalto ao Cohatrac

0comentário

O prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT) começou a semana com mais uma frente de asfaltamento pela cidade. Na manhã desta segunda-feira (23) ele acompanhou o início dos trabalhos na região do Cohatrac onde mais de 40 ruas e avenidas terão a pavimentação recuperada, totalizando mais de 12 quilômetros de asfalto novo para população.

O lançamento dos serviços foi na Avenida Contorno Sul, que tem mais de 1,5 quilômetro de extensão. Edivaldo anunciou ainda o início das obras na Avenida Guajajaras também nesta segunda-feira. Na via começou a ser feita a fresagem, preparando a avenida para a colocação do novo asfalto nos próximos dias.

Por meio do macroprograma de investimentos em infraestrutura, São Luís em Obras, serão pavimentadas ruas e avenidas das principais regiões da cidade afetadas durante o período de chuvas. No Vinhais as obras foram iniciadas na semana passada e seguem avançando. No fim de semana os trabalhos chegaram às vias do entorno do Parque do Bom Menino e foram intensificados na Rua Celso Magalhães, também no Centro. As regiões Cidade Operária, Itaqui-Bacanga e Zona Rural serão as próximas a receber novo asfaltamento.

Foto: Maurício Alexandre

sem comentário »

Eliziane defende política de segurança firme no país

0comentário

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), criticou, nas redes sociais a política de segurança Pública no país. Aliás, nunca é tarde lembrar que a Segurança Pública foi a principal bandeira de campanha do presidente da República Jair Bolsonaro (PSL).

Eliziane lamentou a morte da menina Agatha, de apenas 8 anos, vítima de uma bala perdida no Rio de Janeiro e defendeu uma política de segurança firme e que de fato combata o crime.

“A Agatha de apenas 8 anos foi a 16º criança baleada este ano no Rio de Janeiro, não há nada que justifique essa quantidade de crianças mortas, isso é revoltante e cabe cobrarmos uma política de segurança firme, dura mas no combate ao crime, jamais contra as pessoas”, disse.

Segundo Eliziane Gama, ceifar vidas de crianças não é algo aceitável.

“Segurança pública se faz a partir de projetos e programas que tem como base estudos, pesquisas e cases de sucesso pelo mundo. Ceifar vidas a rodo em nome de um senso de justiça, de “efeitos colaterais necessários” não é viável nem aceitável. Crianças precisam de proteção”, finalizou.

Foto: Agência Senado

sem comentário »

‘Fadinha’ Raíssa Leal escreve o nome do MA no Skate

0comentário

A maranhense Raissa Leal, a fadinha de Imperatriz, de apenas 11 anos, escreve nome do Maranhão no Campeonato Mundial de Skate.

Raíssa ficou em segundo no Mundial em São Paulo, atrás apenas de outra brasileira, Pamela Rosa, líder do ranking mundial.

Ao comemorar a conquista, Pamela ergueu a nossa fadinha no ômbro como se estivesse exibindo um grande troféu. A imagem marcou o fim de semana no esporte mundial.

O resultado colocou as duas com um pé, ou melhor, com as rodinhas na Olimpíada de Tóquio em 2020.

Parabéns, fadinha – orgulho do esporte maranhense.

Foto: Amanda Perobelli / Reuters

sem comentário »

Duarte visita Bairro de Fátima e Túnel do Sacavém

0comentário

Neste último fim de semana, o deputado estadual Duarte Jr. realizou mais uma edição do projeto Deputado na Sua Casa para ouvir ideias, reivindicações, prestar contas e contar com a efetiva participação popular. As visitas aconteceram no Bairro de Fátima e Sacavém.

Em visita ao Bairro de Fátima, no sábado (21), a convite da moradora Lucilene Santos, o parlamentar e a comunidade dialogaram sobre segurança, ações sociais com serviços de saúde, cursos de capacitação para jovens e crianças, bem como sobre o caso do senhor Geraldo, que mantinha em sua casa mais de 40 cães em situação degradante.

Após atuação do deputado, oficiando os órgãos responsáveis para solucionar o problema, o idoso já foi resgatado e está com sua família no Piauí. Os cães seguem em grupos para castração na UEMA. A casa também tem sido lavada. A ação segue de forma gradativa para garantir o bem-estar animal e uma melhoria na qualidade de vida dos moradores vizinhos.

Lucilene disse estar grata pela atenção do deputado com sua rua. “Esse caso do seu Geraldo se arrastava há anos, somente depois que o deputado cobrou e fiscalizou, as ações aconteceram. Estamos muitos gratos pela atuação dele em nosso bairro e sabemos que vamos fazer muito mais”, ressaltou.

Já no Sacavém, no domingo (22), a moradora Maria Izabel Bogeá, conhecida como Bebel, reuniu a vizinhança para conversar sobre a cobertura da quadra da comunidade. De acordo com Bebel, o local é uma alternativa de acesso à cultura, onde são realizados eventos e as pessoas podem compartilhar momentos. Além, é claro, da prática esportiva – a quadra é o espaço onde escolinhas comunitárias incentivam os jovens a estudar, ter respeito, disciplina e seguir pelo caminho do bem. Os moradores também denunciaram a grave falta de saneamento básico que tem atingido a vida, a saúde e a segurança de todos.

De acordo com o deputado, a iniciativa busca mostrar que político não some depois de eleito. “Para servir bem ao interesse público, é preciso compreender a importância de compartilhar as angústias e necessidades daqueles que mais precisam. É preciso compreender também que estas pessoas, apesar de carentes de direitos, são os nossos verdadeiros e reais chefes. Afinal, o poder emana do povo”, disse o deputado.

Duarte afirmou também que vai acionar os órgãos responsáveis para garantir que a lei seja cumprida e que os direitos sejam respeitados nessas comunidades. “Vamos dar atenção às reivindicações e manter um diálogo direto com o demandante da visita. Como deputado, farei o papel de fiscalizar e cobrar solução para as demandas apresentadas e, se possível, destinarei emendas para auxiliar”, finalizou.

Fotos: Léo Silva

sem comentário »

Leonardo Sá participa de novas filiações do PL

0comentário

No fim de semana, nas cidades de Lago dos Rodrigues e Alto Alegre do Maranhão. o deputado estadual Dr. Leonardo Sá participou, ao lado dos parceiros de partido e deputados federais Josimar de Maranhãozinho e Júnior Lourenço,e do deputado estadual Vinícius Louro, de atos de filiação ao Partido Liberal (PL).

No sábado (21), no município de Lago dos Rodrigues-MA, eles participaram do lançamento da pré-candidatura, à reeleição à Prefeitura do município, do prefeito, Edjacir Leite, que se filiou ao Partido Liberal (PL). Momento em que ocorreu a formação do novo diretório do Partido Avante, tendo como presidente a secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAGRIMA), Fabiana Vilar.

No domingo (22), em Alto Alegre do Maranhão, presenciaram o ex-prefeito e pré-candidato à Prefeitura do município, Dr. Liorne, filiar-se também ao Partido Liberal (PL).

“Os municípios com a gestão do PL têm sido sinônimos de desenvolvimento. Um partido que cresce e se fortalece cada vez mais em todo o país. Fico feliz em integrar este partido, ao lado dos amigos e deputados. Gostaria, também, de ratificar as boas vindas a estes dois grandes líderes, nossos amigos e parceiros Edjacir Leite e Dr. Liorne”, explicou Leonardo Sá. 

Foto: Divulgação

sem comentário »

Raimundo Penha participa de Caminhada da Saúde

0comentário

O vereador Raimundo Penha (PDT) participou, neste último sábado (21), da quinta edição da Caminhada da Saúde, realizada pelo Instituto Funcional Viva Rio Anil e que tem como objetivo alertar e incentivar a prática da atividade física.

A programação foi desenvolvida no bairro do Rio Anil e reuniu milhares de pessoas, que percorreram as ruas do bairro ao som de muita zumba. Antes das atividades, foram oferecidos serviços como afericão de pressão arterial e alongamentos.

Penha apoia e participa da Caminhada da Saúde desde a realização da sua primeira edição realizada em 2015.

“A Caminhada da Saúde já virou tradicão. Além de estimular à atividade física, a caminhada também visa alertar o ludovicense sobre a importância de fazer uso de uma saúde preventiva. Trata-se de uma ação muito importante para integrar as pessoas. Fico feliz em poder apoiar iniciativas como esta, que leva atividade saudável para as comunidades”, afirmou o vereador.

Roberto Reis, coordenador do Instituto, agradeceu, mais uma vez, o apoio prestado pelo parlamentar.

“O projeto vem crescendo muito. As pessoas se programam para participar das atividades. Agradeço o Penha, que desde o primeiro ano está aqui conosco, antes mesmo de ser vereador”, disse.

Foto: Divulgação

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS