O Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Maranhão participou, na manhã desta sexta-feira, 13, de uma operação que cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão em Timon. A atuação deu suporte a uma operação desencadeada pelo Ministério Público do Ceará e que também foi realizada em Teresina.
Em Timon, duas pessoas foram presas e mandados de busca e apreensão foram cumpridos em um escritório de contabilidade durante a manhã. Os envolvidos estão sendo ouvidos pelo Grupo Interinstitucional de Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária (Grincot) do MPPI e pelo titular da Promotoria de Justiça Regional Especializada na Defesa da Ordem Tributária e Econômica de Timon, Giovanni Papini Cavalcanti Moreira.
A Operação Aluminum apura o desenvolvimento de agentes públicos e contadores em um esquema de sonegação fiscal liderado por uma empresa sediada em Jaguaribe, cidade do interior do Ceará. As fraudes teriam resultado na sonegação de, pelo menos, R$ 520 milhões aos cofres do Estado do Ceará e da União.
As investigações realizadas até agora, no entanto, apontam que o esquema de sonegação pode ter chegado a outros estados, o que resultaria em um dano ainda maior aos cofres públicos.
A Prefeitura de São Luís dá prosseguimento, nesta sexta-feira (13), sábado (14) e domingo (15), à programação festiva em comemoração aos 407 anos de fundação da cidade por meio do Reviva Centro. O programa foi criado na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior e abarca as diversas expressões artísticas, a exemplo da música e teatro, com propósito de exaltar a história, aspectos arquitetônicos e manifestações culturais tradicionais.
Inteiramente gratuita a programação, voltada para o público adulto e infantil, durante todo este mês estará sendo desenvolvida nas praças da Mãe d´Água, Benedito Leite e no Complexo Deodoro, logradouros situados no Centro Histórico da cidade tombada como Patrimônio da Humanidade.
Na Praça da Mãe d´Água, um espaço revitalizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em parceria com a Prefeitura de São Luís, acontece nesta sexta-feira (13), o Arte na Praça com apresentação dos músicos Hugo Reis e Marcelo Marinho, com repertório que faz um passeio pelo mais original dos ritmos brasileiros: o chorinho. Com cenário privilegiado, o Reviva Centro vem conquistando turistas e ludovicenses a cada edição que se realiza. Um público cativo e cada vez mais crescente tem marcado presença nas apresentações que têm início às 18h.
No sábado (14), o Arte na Praça acontece no Complexo Deodoro que após as obras de revitalização passou a ser frequentado durante todos os turnos por famílias e turistas. Nesta edição, a atração principal será a banda The Lored, novo talento com repertório recheado do melhor do pop e MPB. O projeto segue no domingo (15), destacando a banda Serelepe, com um playlist dirigido às crianças.
Para fechar a programação do fim de semana festivo, a Prefeitura realiza mais uma edição da Feirinha São Luís na praça Benedito Leite, no dimento (15), pela manhã. A feirinha é um espaço onde o público encontra opções da gastronomia tradicional maranhense, produtos da agricultura familiar, artesanato entre outros produtos. No palco estão programadas as apresentações do grupo de capoeira Aruandê, Instrumental Tangará e os shows de Maria Clara e Mário Filho, com o melhor da MPB.
A líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama (MA), propôs na CMMC (Comissão Mista de Mudanças Climáticas) do Congresso Nacional que sejam realizadas visitas aos locais das queimadas, e debate com especialistas para a busca de alternativas e mecanismos visando a proteção ambiental no País.
Eliziane Gama apresentou a sugestões esta semana durante reunião de trabalho da comissão que tem como relator o deputado maranhense Edilázio Júnior.
“A comissão terá grande protagonismo no Congresso e está sendo instalada no momento em que é necessário o encaminhamento de ações para que o governo e a sociedade possam se unir para dar uma alternativa e esta questão”, afirmou Eliziane Gama, ao participar da reunião da CMMC que apreciou o plano de trabalho do colegiado.
O foco principal da comissão, que deveria ter sido instalada no começo do ano, será as queimadas na Amazônia e seus impactos no Brasil e no mundo. A senadora lamentou o atraso na instalação e início dos trabalhos da CMMC, mas disse que agora o momento é de união.
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) sancionou projeto de lei nº 6.543/19, de autoria do vereador Raimundo Penha (PDT), que institui o Dia Municipal de combate ao bullying nas escolas de São Luís.
A proposta, que estabelece o dia 07 de abril para celebração – seguindo o que já foi instituído a nível nacional – foi aprovada unanimemente pelos demais parlamentares no primeiro semestre deste ano.
A nova lei municipal vem reforçar outras leis que buscam combater o bullying nas escolas e tem como objetivo garantir aos estudantes um ambiente escolar saudável, livre de traumas e de qualquer outro tipo de constrangimento ou preconceito.
Durante votação do projeto, Penha alertou sobre a necessidade de ações de combate ao cyberbullying, tendo em vista que a Internet é muito utilizada para cometimento deste tipo de prática.
“Já temos lei municipal prevendo o combate ao bullying nas escolas. A criação do Dia vem para reforça-la. Trata-se de uma data simbólica para chamar atenção para um tema que deve ser pautado o ano todo”, afirmou Raimundo Penha.
A data sugerida para celebração do Dia Municipal de combate ao bullying nas escolas da capital faz alusão ao chamado massacre de Realengo, ocorrido no Rio de Janeiro, em 2011.
À época, 11 crianças que estudavam em uma Escola Municipal localizada na Zona Oeste foram executadas com vários tiros efetuados por Wellington Menezes de Oliveira, que invadiu a unidade de ensino.
O autor do crime, que é ex-aluno da EM, afirmou ter sido vítima de bullying dentro do ambiente escolar.
O deputado federal Edilázio Júnior (PSD) utilizou o seu perfil em rede social para cobrar do Ministério Público Estadual investigação e resposta enérgica contra denúncias de grampos ilegais supostamente realizados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).
A denúncia foi feita pelos delegados Tiago Bardal, ex-superintendente de Investigações Criminais (Seic) na Polícia Civil do estado, e Ney Anderson em depoimentos à Justiça e em oitivas da Comissão de Segurança da Câmara Federal.
Ao cobrar respostas do MP, Edilázio compartilhou notícia dando conta da ação do MPF contra o Governo de Alagoas para tentar acabar com interceptações telefônicas consideradas ilegais.
“Estamos ansiosos para que o Ministério Público do Estado do Maranhão tome uma medida similar no caso de espionagem envolvendo a Secretaria de Segurança do Estado. Que sirva de exemplo”, disse.
Tiago Bardal e Ney Anderson sustentam as denúncias contra o secretário Jefferson Portela, que nega as acusações.
A obra de modernização do Estádio Nhozinho Santos continua avançando e ao que tudo indica, como foi prometido pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior, o Gigante da Vila Passos será mesmo entregue em dezembro.
A espera é longa, por isso a expectativa por parte dos torcedores maranhenses é a maior possível.
As fotos divulgadas esta semana, mostra avanços na colocação dos alambrados de vidro e no reforço da estrutura das arquibancadas que é a fase final da obra.
O secretário de Esporte, Rommeo Amim, na ocasião destacou o que já foi concluído na obra. “O público vai ficar muito satisfeito com esta obra de modernização do nosso estádio. Reforma ampla e completa na parte estrutural. Gramado completamente renovado, assim como a iluminação de LED e um novo conceito de divisória do campo com a arquibancada, com placas de vidro temperando e laminado”, disse.
As ações que valorizam a população ribamarense, fruto do calendário de presentes que o prefeito Eudes Sampaio preparou para a população, seguem acontecendo. Na programação desta quinta-feira (12), foram beneficiadas centenas de pessoas nas áreas da educação, serviços essenciais e capacitação.
Uma das marcas de gestão do prefeito Eudes Sampaio sem dúvida é a educação. E como forma de continuar investindo na qualidade de ensino, valorização dos profissionais e estruturação dos espaços de disseminação do conhecimento, a Prefeitura entregou na manhã desta quinta-feira a obra de reforma e ampliação da Escola Municipal do Alto do Turu.
O espaço, que antes atendia uma pequena comunidade escolar na região, agora poderá quase triplicar o número de vagas, oferecendo ensino de qualidade e um ambiente seguro e confortável para alunos do ensino fundamental. São doze salas de aula amplas, além de espaços de vivência, convívio e lazer entre os estudantes da unidade, que receberam espaços modernos, tecnológicos e desenvolvidos.
O Prefeito Eudes Sampaio foi recebido com festa pelos estudantes, que recitaram versos de agradecimento e reconhecimento pelo belo trabalho realizado pela gestão no espaço educacional. Com o coro marcante “Escola é meu caminho para o futuro” os alunos enfatizaram o poder transformador que a escola bem amparada pelo poder público tem na vida das pessoas.
Para o prefeito Eudes Sampaio os investimentos na educação em São José de Ribamar são constantes e buscam sempre preparar os estudantes para disputarem vagas em qualquer escola do país. “Nós buscamos melhorar a estrutura dos espaços escolares e mais ainda a qualidade da educação em São Jose de Ribamar, para que os estudantes possam sair do ensino fundamental e chegar ao ensino médio com uma boa bagagem de conhecimento, porque o conhecimento é algo que não tem preço”, destacou o prefeito Eudes.
Cidade iluminada
No período da tarde ocorreu o lançamento do aplicativo SJR Iluminada, elaborada pela Prefeitura em parceria com a empresa de iluminação pública para facilitar a prestação de serviços referentes à distribuição e manutenção da iluminação pública por toda a cidade.
Com uma interface simples e bastante intuitiva o aplicativo fornece um atendimento de 24 horas e pode receber reclamações ou sugestões, e está disponível nas lojas dos sistemas Android e IOS, sendo possível ainda acessar o site sjr.cidadeiluminada.com.br e ter acesso a todos os serviços do aplicativo. Os pontos de iluminação são possuem geolocalização através do GPS, e as reclamações são feitas através da abertura de um protocolo, que é recebido direto pela equipe de manutenção.
Mais capacitação
Como vem fazendo ao longo de todo o ano, a Prefeitura de São José de Ribamar investe fortemente na capacitação de jovens e adultos, com o intuito de proporcionar melhores oportunidades de carreiras e mais chances de empregos.
No fim da noite foram entregues mais de 200 certificados a alunos que participaram dos cursos do Caminhão da Juventude no Residencial Turiuba. A certificação de alunos demonstra mais uma vez o êxito desse projeto que vem alcançando cada vez mais jovens em diversos bairros da cidade.
São oferecidos pelo equipamento de educação itinerante municipal os cursos de informática básica, web design, edição de imagem, fotografia e impressão 3D, além de cursos oferecidos através de parceria com o Senac.
O prefeito Eudes Sampaio reforçou a importância da capacitação de jovens que estão ingressando no mercado de trabalho para crescerem profissionalmente. “Através destes cursos oferecidos pelo Caminhão da Juventude vocês terão um diferencial para ingressar no mercado de trabalho, e tenho certeza que logo estarão disputando as melhores vagas”, comentou Eudes Sampaio.
Deputados federais do Maranhão se reuniram nesta quarta-feira (11) com o ministro da Educação, Abraham Weintraub. Entre outros assuntos tratados, os parlamentares cobraram a liberação de recursos para pagamento de obras no âmbito do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Há situações com medições realizadas, com os trabalhos totalmente concluídos e outras até já entregues à população.
“São escolas, creches e quadras poliesportivas em todo o estado. Hoje, no órgão, há cerca de R$ 250 milhões com desembolso aprovado e sem pagamento. O problema é seríssimo, algumas pequenas empresas quebraram. Entendemos o ajuste fiscal, mas é urgente encontrarmos uma saída”, afirma o deputado Juscelino Filho (DEM-MA), coordenador da bancada do Maranhão no Congresso Nacional.
Compreendendo a gravidade da situação, o ministro Weintraub solicitou que técnicos do MEC façam um levantamento junto ao FNDE de todas as obras no estado que se encontram nessas situações. Uma nova reunião deve ocorrer na próxima semana, já com a disponibilidade do detalhamento das pendências, a fim de que soluções sejam apontadas.
O Moto celebra 82 anos de glórias no futebol maranhense. Uma missa vai marcar a data, às 19h, na Igreja São judas Tadeu, no João Paulo.
No domingo, o Moto realiza uma feijoada para torcedores no CT Pereira dos Santos com sorteio de prêmios.
Sem atividades no futebol profissional após a eliminação no Campeonato Brasileiro, o Moto se organiza para a próxima temporada e deve confirmar o técnico Marcinho Guerreiro, atualmente no Chapadinha para a próxima temporada quando disputará o Campeonato Maranhense, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro Série D.
O ano de 2019 poderia ter sido de grandes conquistas para o Moto que montou um excelente time, fez grandes campanhas, mas deixou escapar títulos e acesso.
Na Copa do Nordeste, o Moto pegou um grupo bastante difícil e apesar da excelente campanha não conseguiu passar para a segunda fase.
Na Copa do Brasil, o Moto poderia ter ido adiante se não tivesse vacilado contra o ABC, após estar vencendo por 2 a 0.
No Campeonato Maranhense, invicto até o último minuto da final, o Moto perdeu a partida nos acréscimos para o Imperatriz e deixou escapar o bicampeonato.
Na Série D, o time foi surpreendido em casa para o Floresta e ao perder no Castelão foi eliminado na única derrota.
Ontem, o time rubro-negro deiciu nos pênaltis uma vaga para a Copa São Paulo em 2020 e, enfim conseguiu vencer exatamente a decisão contra o Sampaio e vai representar o nosso futebol na principal competição do sub-19 no país.
Que o clube aprenda com os erros da atual temporada e que o próximo ano seja novamente de grandes conquistas.
As eleições de 2020 para vereador serão diferentes das anteriores. As coligações deixarão de existir e passarão a ser eleitos os candidatos mais votados dos partidos.
Diante disso, as conversas internas nas legendas para formação da lista de candidatos às Câmaras Municipais têm ganhado destaque e já causam pressão nos comandos das siglas.
O exemplo mais evidente no momento é do PSL. Antes um partido pequeno, a legenda ganhou notoriedade com a filiação e, consequente, eleição do presidente da República, Jair Bolsonaro. A sigla no Maranhão passou a ter um campo magnético que atrai lideranças políticas que tentaram surfar na onda bolsonarista em 2018 e tentarão fazer o mesmo em 2020.
Como donos da “ideia de direita”, movimentos desse campo político vêm pressionando a direção estadual do PSL no Maranhão, alegando que o partido tem privilegiado políticos que já foram da esquerda. Exemplo? Tadeu Palácio, ex-prefeito de São Luís, e também o deputado federal Hildo Rocha, que é do MDB e recebeu convite do presidente da sigla, vereador Chico Carvalho, para se filiar no PSL.
E toda a pressão é feita por receio de não haver espaço para que todas as “lideranças” de direita consigam disputar as eleições do próximo ano.
Sobre o assunto, Chico Carvalho tem dito que vem cumprindo somente a decisão nacional de aumentar o número de filiados e formar um grupo que tenha competitividade para ganhar o pleito, principalmente, nas capitais.
“Estamos organizando um partido para que, unido, possa entrar na disputa eleitoral de 2020 com força e assim apresentar resultados expressivos como o já visto em outros estados”, disse Carvalho.
Resta saber se as tais pressões do movimento de direita no Maranhão terão o mesmo resultado (que foi negativo) de pressões dadas por filiados que queriam ficar com o comando do PSL no estado.
Olho no fundo
Além de buscar espaço para candidaturas, o fundo eleitoral também é alvo de membros do movimento de direita no Maranhão. O PSL tem a segunda maior bancada na Câmara dos Deputados e com isso deverá abocanhar uma boa parte do fundo eleitoral para a campanha de 2020.
Além dessa verba, o fundo partidário também brilha e assim o comando do PSL no estado ainda é cobiçado por muitos direitista (neodireitistas também).