Atletas destacam organização e conforto nos JEMs

0comentário

Com o tema “A Integração pelo Esporte”, os JEMs/ParaJEMs 2019 – abetos oficialmente na noite de ontem (8) – serão marcados, além das disputas entre os atletas, por uma novidade: a Secretaria de Estado do esporte e Lazer (Sedel) apostou na união e na confraternização entre competidores aos reuni-los em um alojamento único, localizado no Ipem.

Com uma estrutura móvel montada especificamente para o período de disputas, a “Vila Olímpica” chamou atenção de atletas que vieram a São Luís participar dos jogos.

Os destaques são o conforto, privacidade, a possibilidade de interação com delegações de todo o estado e o clima geral de confraternização. Além do alojamento, há áreas de lazer com mini campo de futebol e um lounge de jogos para que competidores passarem o tempo entre os jogos.

“De todos os alojamentos de jogos que a gente já participou, dos anos que a gente já participou, esse daqui, sem dúvida, está sendo um dos melhores. Tanto pela recepção, quanto pela equipe que está trabalhando aqui em conjunto, pela organização, pela infraestrutura, até, porque, nos passados, a gente não tinha tanto conforto quanto agora”, destacou Thaiza Noelly, atleta infanto de Handebol do Iema de Axixa. “A gente tem mais privacidade”, completou ela.

Já Ricardo Santos elogiou a organização. “Está sendo uma experiência incrível. Gostaríamos de agradecer a toda a organização. Fomos muito bem recebidos e está tudo muito bonito e muito perfeito. Parabéns!”, frisou.

Os JEMs/ParaJEMs contam com um crescente número de alunos atletas participantes. São mais de 50 mil alunos, de 12 a 17 anos, de 98 municípios, que disputaram desde a etapa municipal, passando pelo regional, até a estadual, nas modalidades atletismo, luta olímpica, golbol, bocha, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez, nas categorias infantil e infanto, masculino e feminino.

Fotos: Sedel

sem comentário »

Maranhense de Imperatriz conquista ouro no Pan

0comentário

Depois da conquista do ouro no handebol feminino pela jogadora Ana Paula, mais um maranhense bilha e também garante o ouro nos Jogos Pan Americanos, em Lima, no Peru.

Desta vez, o ouro veio com Marlon Zanotelli, no hipismo, na disputa da prova de saltos realizada nesta sexta-feira, na Escola de Equitação do Exército, em Lima, superando Eve Jobs, filha de Steve Jobs.

Esta é a quinta medalha do Brasil no hipismo nesta edição de Jogos Pan-Americanos.

Marlon Zanotelli nasceu em Imperatriz, mas atualmente mora na Europa.

A conquista do ouro por Zanotelli veio depois de sete fases realizadas. Na disputa de saltos, os competidores passam por duas inspeções veterinárias, três fases de classificação, além de duas disputas decisivas para chegar ao resultado final. 

Foto: Alexandre Castello Branco/COB

sem comentário »

Deodoro terá programação cultural no fim de semana

0comentário

Música, teatro, dança e muito mais. A área central de São Luís ganha mais um fim de semana movimentado com o Programa Reviva Centro. De iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, a ação tem o objetivo de, com uma programação cultural gratuita, fortalecer as iniciativas da Prefeitura de São Luís desenvolvidas para promover a revitalização da área central da cidade. Neste fim de semana, as atrações incluem música com o Arte na Praça, apresentações culturais na Feirinha São Luís e recreação para o público infantil.

“Os fins de semana em São Luís têm sido ainda mais especiais. A gestão do prefeito Edivaldo tem promovido ações que têm movimentado o Centro Histórico da cidade, especialmente aos sábados e domingos, quando a área costumava estar deserta. Hoje o que se percebe é uma mudança de cenário, onde o público volta a ser personagem de destaque neste espaço tão importante para a nossa cultura e história”, destaca o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.

No sábado (10), a Banda Altas Doses, grupo maranhense de rock and roll e blues, se apresenta a partir das 18h30 no Complexo Deodoro. O grupo promete envolver o público com o blues, estilo musical criado no final do século XIX nos Estados Unidos, caracterizado pelo uso de notas baixas e estrutura musical repetitiva e que influenciou no surgimento de estilos como o jazz e o rock and roll.

Já no domingo (11), Dia dos Pais, a programação do Reviva Centro tem início na Feirinha São Luís, na Praça Benedito Leite, às 8h. Até às 15h, o espaço será animado por apresentações do grupo Raça Capoeira, e da Orquestra Maranhense de Reggae. Neste domingo, também fazem parte da programação shows do cantor Bruno Martins, do grupo Bem Dito Samba e da Banda Mákina du Tempo. Além das atrações culturais, o público poderá desfrutar do melhor da gastronomia local e, ainda, adquirir produtos artesanais e da agricultura familiar.

O Reviva Centro possui atrações para os mais diversos públicos. Ainda no domingo (11), a partir das 17h, os grupos Nave e Cara de Palco animam o público infantil com brincadeiras, jogos e atrações musicais no Complexo Deodoro. No espaço a plateia irá se divertir também com palhaços, contações de histórias e músicas engraçadas.

Programação

As atividades do Reviva Centro tiveram início na última semana e se estendem até dezembro com outras atrações como o Passeio Serenata e o Arte na Praça. A programação alcança locais como o Complexo Deodoro, a Praça Benedito Leite e a Praça da Mãe d’Água, além de outros espaços da área central de São Luís; e inclui apresentação musical de choro, jazz e blues, atividades recreativas para as crianças e apresentações culturais no espaço da Feirinha São Luís.

Foto: Honório Moreira

sem comentário »

Penha viabiliza recursos para reforma de escola

1comentário

O vereador Raimundo Penha (PDT) continua obtendo benefícios para melhoria da educação pública da capital maranhense.

Como forma de comemorar antecipadamente o Dia do Estudante, o pedetista destinou R$ 100 mil, fruto de emenda parlamentar de sua autoria, para reforma e climatização da UEB Mario Andreazza, no bairro da Liberdade.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) já autorizou a liberação do recurso e, neste momento, estão sendo finalizadas as tratativas com a Secretaria Municipal de Educação para que o objeto da emenda seja executado em breve.

Raimundo Penha vem trabalhando fortemente em favor dos estudantes da rede pública de São Luís. Ele já havia destinado recursos de emenda de sua autoria para reforma da UEB Emir Justino Ribeiro, no São Bernardo.

O vereador viabilizou, também através de emenda parlamentar, a aquisição de uma viatura nova que está sendo utilizada pelo 1º Batalhão da Polícia Militar para a realização do serviço de Ronda Escolar na área Itaqui-Bacanga e em parte da zona rural da cidade.

A viatura direciona seu trabalho para 44 instituições de ensino da região, sendo que 25 integram a rede municipal de ensino.

É de autoria de Raimundo Penha a Lei Municipal nº 6.471/19, promulgada no primeiro semestre, que ampliou o horário de atendimento nos postos dos terminais de integração cuja venda está sendo feita de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 20h. A Lei estabelece também um prazo máximo de 15 minutos de espera nas filas.

“A educação é responsabilidade de todos e ainda mais neste momento difícil que passa nosso país, temos que dar as mãos e cada um fazer sua parte. Fico feliz em anunciar mais esta conquista para nossos estudantes”, disse o vereador.

Foto: Divulgação

1 comentário »

Duarte Jr participa de encontro da Fundação Lemann

1comentário

De 8 a 10 de agosto, em Embu das Artes, em São Paulo, sediou o Encontro Anual da Fundação Lemann, com o tema “Redes Que Transformam | Lideranças”. Em 2019, o evento apresenta o deputado estadual Duarte Jr (PCdoB-MA) como um dos palestrantes.

O deputado mais votado da história de São Luís logo em sua primeira eleição, Duarte Jr foi escalado para a Sessão Temática “O que surpreendeu os novos deputados no início de mandato?”, junto com a também estreante Marina Helou, deputada estadual de São Paulo eleita pela Rede Sustentabilidade. A palestra ocorreu na quinta-feira, 8 de agosto.

“Ser um dos palestrantes, entre tantos nomes de destaque nacional, é gratificante”, declarou Duarte Jr, que é bolsista da Fundação Lemann. “Serão bons momentos para compartilhar experiências, independente de orientação política, já que o encontro reúne nomes de vários partidos na busca de um debate amplo e de qualidade sobre como a democracia e a política pode avançar em temas como saúde e educação”, completou o deputado.

O governador Flávio Dino (PCdoB-MA) também representou o Maranhão no encontro. No dia 8 de agosto, Dino participou do painel “Desafios do Desenvolvimento do Brasil”, ao lado de Alessandro Molon, deputado federal líder da oposição; Davi Alcolumbre, presidente do Senado; Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados; e Salim Mattar, secretário especial do Ministério da Economia.

Outro grande nome do encontro foi a ex-senadora Marina Silva, candidata a presidência nas últimas eleições e fundadora da Rede Sustentabilidade, que participou das palestras “Sustentabilidade e desenvolvimento econômico, é possível?” e “Mulheres que estão transformando o Brasil”, nos dias 8 e 9 de agosto, respectivamente.

O Encontro Anual da Fundação Lemann recebe centenas de pessoas que fazem parte da Rede Lemann, com formações, trajetórias e origens diferentes, de todos os estados do país. Com a presença de lideranças políticas de vários partidos, reunidos para debates e reflexões sobre a política e a realidade brasileira, o encontro tem o objetivo de pensar e compartilhar formas inovadoras de transformar o país em um lugar melhor e com oportunidades iguais para todos.

Foto: Divulgação

1 comentário »

Umbelino Junior tem leis sancionadas pelo Executivo

0comentário

Duas leis municipais de autoria do vereador Umbelino Junior (Cidadania 23) foram sancionadas pelo prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr. (PDT) A primeira proposta, prevê a realização de palestras sobre primeiros socorros aos alunos da rede municipal de ensino. 

Através da lei n° 6514/19, o Poder Executivo fica obrigado a realizar palestras de conscientização e orientação sobre noções básicas de primeiros socorros. Esse trabalho deverá ser realizado por profissionais capacitados pelo menos uma vez por ano, durante o período letivo em todas as escolas municipais.

A lei também visa à confecção e distribuição de cartilhas contendo noções básicas de primeiros socorros destinadas aos alunos, professores e funcionários das unidades escolares do município. A medida é uma forma de garantir segurança no ambiente escolar para os alunos e colaboradores.

Violência nas escolas

Também foi sancionada a lei n° 6515/19 que institui Políticas Públicas de Práticas Restaurativas nas Escolas que tem como objetivo implantar um conjunto ordenado e sistêmico de princípios, métodos, técnicas e atividades que visam à conscientização e prevenção de conflitos e violências na comunidade escolar.

A lei também visa garantir que o ambiente escolar possa fortalecer a evasão escolar por meio de controle preventivo e manter os alunos e educadores num vínculo harmonioso. Através das Políticas Públicas de Práticas Restaurativas nas Escolas, serão trabalhadas a promoção da cultura da paz nos ambientes escolares, a  prevenção de violência e de infrações legais e a mediação de conflitos escolares.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Hildo participa de audiência sobre acordo de Alcântara

0comentário

Em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN), que discutiu o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) assinado entre o Brasil e os Estados Unidos da América (EUA), o deputado federal Hildo Rocha, relator da matéria, disse que a aprovação do acordo é de fundamental importância para o desenvolvimento tecnológico e extremamente importante para a economia brasileira. Clique aqui e veja o vídeo.

Os acordos de salvaguardas tecnológicas são firmados entre países com o propósito de estabelecer compromisso mútuo de proteger tecnologias e patentes das partes contra o uso ou a cópia não autorizados nos lançamentos de foguetes. O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) assinado por representantes do Brasil e dos Estados Unidos da América (EUA), segue essa prática internacional.

O objetivo do acordo é permitir que veículos lançadores e cargas úteis comerciais de qualquer nacionalidade, que contenham equipamentos ou tecnologias norte-americanas, possam ser lançadas a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

O documento possibilita destravar o uso comercial do CLA e, com isso, atrair investimentos, desenvolver uma cadeia produtiva de alto valor agregado com inúmeros postos de trabalho no Brasil, desenvolver o Programa Espacial Brasileiro e incrementar a arrecadação de impostos na região a ser beneficiada.

De acordo com Hildo Rocha, não tem lógica investir bilhões de reais na implantação do CLA e não tirar proveito dos investimentos realizados. 

“Sem aprovação do acordo o Centro de Lançamento de Alcântara não existe. Os EUA detêm 80% da tecnologia que se usa em foguetes e satélites. Se o acordo não for confirmado o Brasil jamais lançará foguetes, pois todos eles, fabricados em qualquer país do mundo, China, Índia, Rússia, Japão, França, Israel etc., tem componentes com patentes dos EUA. Sem esse acordo o nosso país não terá soberania nessa área”, argumentou Hildo Rocha.

Entraves

Rocha lamentou a má vontade demonstrada por alguns colega de parlamento. O relator acredita que a má vontade em ralação ao acordo é por causa da localização, por estar no Maranhão, no Nordeste brasileiro.

“Temos todas as condições, estrutura excepcional, pessoal qualificado, localização especial, que propiciam condições para a obtenção de recursos com a utilização das instalações do CLA, mas algumas pessoas colocam dificuldades para que a gente possa se desenvolver, dar oportunidades aos brasileiros e criar empregos para a população. Fala-se muito em preconceito em relação ao Nordeste brasileiro e eu começo a acreditar que de fato há preconceito por parte de pessoas que não querem deixar o Maranhão se desenvolver. Se o Centro de Lançamento de Foguetes de Alcântara estivesse localizado em São Paulo ou no Rio de Janeiro, ou outro estado do Sudeste ou do Sul será que teríamos tanta dificuldade para aprovar o Acordo? Acredito que não”, enfatizou o deputado.

Rocha finalizou o pronunciamento conclamando os deputados e deputadas que ainda não perceberam a importância do acordo a reverem os seus posicionamentos. “Olhem para o Maranhão com carinho. Torcer contra não vai ajudar a desenvolver o Brasil”, avaliou o relator.

Audiência

A audiência pública que discutiu o Acordo para Uso Comercial do Centro de Lançamentos de Alcântara foi requerida pelo deputado Rubens Bueno (Cidadania/PR). A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) deputado Eduardo Bolsonaro.

Convidados

Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, representando o Ministério da Defesa; Primeiro Secretário Benhur Viana, Chefe Interino da Divisão do Mar, da Antártida e do Espaço, do Ministério das Relações Exteriores; Carlos Moura, Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), representando, também, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); Andreia Rocha Bello de Oliveira, Secretária de Controle Externo do Desenvolvimento Econômico do Tribunal de Contas da União; e Julio Hideo Shidara, Diretor-Presidente da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB).

Foto: Divulgação

sem comentário »

Felipe dos Pneus prestigia projeto ‘Nasce Uma Estrela’

0comentário

O deputado estadual Felipe dos Pneus (PRTB) participou, na noite da última quarta-feira (7), da solenidade de encerramento da primeira edição do projeto “Nasce Uma Estrela – O Que é e Pra Que Veio”, promovido pela Casa da Mulher Brasileira (CMB-MA), em São Luís.

O evento faz parte da programação de aniversário dos 13 anos da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, e que passou a vigorar no dia 22 de setembro de 2006, no país. “A Casa da Mulher tem tido um papel essencial na luta pelos direitos e na assistência à mulher, que foram agredidas ou que sofreram qualquer tipo de violência doméstica. Aqui, hoje, temos várias mulheres que estão começando uma nova vida, agora capacitadas para o mercado de trabalho e receberam a acolhida e o apoio de todos que fazem essa entidade”, destacou o parlamentar.

O projeto Nasce uma Estrela busca impulsionar a reestruturação e a atuação pessoal e profissional, com a inserção de mulheres em situação de vulnerabilidade a uma rede colaborativa de apoio. A iniciativa nasceu para dar oportunidade de profissionalizar mulheres no ramo de manicure, transformando a vida de 39 mulheres, visando estimular a criatividade e levar conhecimento teórico e prático às mulheres participantes do projeto, de modo a torná-las aptas a uma profissão, a fim de que possam gerar sua própria renda.

Preocupado com a temática, o parlamentar deu entrada em um projeto de lei, que dá garantia de transferência, com urgência, de filhos e/ou dependentes de mulheres vítimas de violência doméstica nas escolas da rede estadual de ensino. O PL 261/2019 deverá ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, em seguida, levado para votação em Plenário.

Foto: Divulgação

sem comentário »

JEMs: festa na abertura, reclamação e confusão

3comentários

Circulam na internet, imagens encaminhadas por integrantes da delegação de Imperatriz que disputam a etapa final dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) e estão alojados no Ipem, no Calhau.

A abertura aconteceu ontem à noite numa grande festa com direito a show, tocha olímpica e muita alegria dos atletas numa tenda montada para a parte festiva do evento. Estive no local e a opinião geral é de que o novo formato tem tudo para dar certo e vingar nos JEMs. Faltava uma novidade realmente….

Mas vamos à relcamação que falamos incialmente… Além dos atletas de Imperatriz, atletas de outros municípios maranhenses estão alojados no Ipem e essa é a reclamação principal, pois até o ano passado, os atletas de Imperatriz ficavam exclusivamente nas casas do Ipem.

Este ano, como a Sedel resolveu colocar todos os atletas num mesmo local algumas delegações menores foram alojados nas casas com capacidade para até 15 pessoas e onde sempre ficavam os atletas de Imperatriz.

A mudança da Sedel não foi aceita pelos representantes de Imperatriz que chegaram a reclamar até da falta de cuscus no café e classificaram o local como “campo de concentração”.

A coordenadora dos JEMS, Rosana Mota disse que houve um problema com a chuva em um dos alojamentos, mas que imediatamente foi resolvido. Além de Imperatriz, Rosana disse que recebeu reclamação da delegação de Timon.

Ela lembrou que até o ano passado, os atletas ficavam na Vila Palmeira, onde as condições não eram boas e que por isso a Sedel decidiu colocar todos os atletas num mesmo local e que Imperatriz não reclamava porque ficava nas casas todos juntos e agora passaram a dividir os alojamentos com as outras delegações.

Confusão

Sobre uma confusão registrada ao final da abertura dos JEMs, o secretário Rogério Cafeteira que está sendo acusado de agressão relatou o seguinte:

“Na saída da cerimônia de abertura do JEMs, após uma festa ímpar onde todos se confraternizavão e comemoramvam felizes pelo sucesso da abertura, fui abordado sarcasticamente, juntamente com a minha família, por um rapaz, que, posteriormente soube se tratar de Gustavo Carvalho, do MBL. Após ele fazer mais uma gravação tentando me constranger perante todos, eu apenas respondi pra ele: “tão bobão”. Quando minha cunhada, ao se sentir ofendida assim como minha família, puxou o telefone da mão dele por achar que foi desrespeitoso em sua abordagem e no intuito de defender sua sobrinha, uma criança de 12 anos e sua mãe uma senhora de 70 anos que presenciavam tal absurdo. Em seguida ele a agarrou tentando pegar o celular e a mesma ficou apavorada com medo de sofrer uma agressão, uma vez que o mesmo estava descontrolado verbalizando de forma alta e agressiva palavras ofensivas e de baixo calão, deixando seu lado misógino e preconceituoso falar mais alto. Na tentativa de protegê-la, os populares interviram e acabou gerando uma pequena confusão já que o mesmo não se acalmava, gritava descontraladamente e distribuia tapas em quem o tentasse conter. Quando enfim resolveu sair visivelmente transtornado deferiu ofensas e ameaças. Minha cunhada fará o B.O e o corpo de delito, não fez hoje porque minha filha ficou muito nervosa e teve uma crise de choro”.

Gustavo Carvalho, do MBL publicou vídeo afirmando que foi agredido pelo secretário Rogério Cafeteira. O secretário nega a agressão.

3 comentários »

Roberto Costa e MDB mandam recado…

2comentários

O deputado estadual Roberto Costa revelou ontem, em conversa com a coluna, que, caso não viabilize a candidatura de Victor Mendes, o MDB tende a apoiar a candidatura de Neto Evangelista (DEM).

“O Victor Mendes é o nosso candidato a prefeito, mas não sendo ele temos simpatia pelo Neto Evangelista”, disse Costa.

Questionado sobre possível apoio à candidatura de Adriano Sarney (PV), caso Mendes não seja candidato, Roberto Costa foi sucinto.

“Nossa opção é somente o Neto”, concluiu.

Estado Maior

2 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS