Definidas as datas das finais da Liga de Basquete

2comentários

Definidas as datas do playoff decisivo da Liga de Basquete Feminina (LBF). Sampaio e Vera Cruza Campinas vão se enfrentar em melhor de cinco jogos com vantagem do time paulista que decide em casa por ter obtido melhor campanha na fase classificatória.

As duas primeiras partidas serão disputadas no Tênis Clube de Campinas (TCC), em São Paulo, nos dias 16 de agosto (sexta 20h) e 18 de agosto (domingo 18h).

O terceiro e quatro confrontos do playoff serão no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís, no dia 22 de agosto (quinta-feira, às 19h) e no dia 24 de agosto (sábado, às 18h).

O quinto e último confronto entre Vera Cruz e Sampaio está previsto para o dia 29 de agosto (quinta-feira, às 19h).

O Sampaio chegou à final ao vencer os dois confrontos contra o Santo André 61 a 59 e 75 a 42. O Vera Cruz Campinhas passou após vencer o Uninassau por 2 a 1 (51 a 65, 68 a 59 e 73 a 67).

Nos dois confrontos este ano na LBF, Sampaio e Cera Cruz Campinas venceram um cada. Em São Luís o Veracruz venceu por 65 a 64. O Sampaio deu o troco em Campinas ao vencer por 70 a 65.

O Sampaio Basquete tem o patrocínio da Cemar e do Governo do Maranhão por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Foto: Matheus Marques

2 comentários »

Passeio Serenata movimenta Férias Culturais

0comentário

O prefeito Edivaldo Holanda Junior promove nesta quarta-feira (31) mais uma edição do Passeio Serenata, atividade que integra a programação do Férias Culturais. O passeio sai às 19h da Praça Benedito Leite e leva o público a uma viagem pelo tempo, rememorando ares de uma antiga São Luís. Com o programa Férias Culturais, a gestão municipal tem contabilizado avanços no setor de turismo, comércio e na ocupação do Centro Histórico, com uma programação cultural que permite o resgate da história e da cultura de São Luís.

O passeio guiado tem um itinerário que segue pelas ruas da cidade antiga, acompanhado por trilha sonora da produção local e nacional. Durante o percurso, grandes personagens da história, interpretados por atores da companhia Tramando Teatro, encontram-se estrategicamente posicionados em prédios e construções marcantes para o patrimônio arquitetônico e lembram passagens curiosas da cidade. É uma programação onde o lúdico se mistura com informações históricas, revelando o passado de maneira descontraída aos moradores e visitantes.

Alguns personagens históricos, como Daniel da La Touche, Apolônia Pinto e barões importantes depõem sobre seu papel na história, reavivando a memória coletiva dos maranhenses, tornando a nossa cultura ainda mais valorizada. “O prefeito Edivaldo busca com o programa Férias Culturais, movimentar o Centro Histórico e a economia local, além de promover a educação cultural e patrimonial das milhares de pessoas que participam dos nossos eventos todos os anos”, comenta Socorro Araújo, secretária municipal de Turismo.

O percurso do Passeio Serenata que tem concentração na Praça Benedito Leite, segue pela Avenida Pedro II, Rua de Nazaré, Rua da Estrela e Rua da Alfândega, mostrando também os detalhes do Beco Catarina Mina, Rua Portugal e finalizando o passeio na Praça da Praia Grande. O Passeio Serenata tem contribuído de forma significativa para que os turistas conheçam a cidade, não só pontos turísticos, mas também os artistas, a cultura e a história de São Luís.

Foto: A. Baeta

sem comentário »

Postos terão que detalhar preço do combustível

0comentário

Uma ideia simples que pode fazer muita diferença na hora do consumidor escolher o posto de combustível menos caro. O Projeto de Lei Posto Legal, protocolado pelo deputado estadual Duarte Jr na Assembleia, estabelece que os revendedores informem sempre a composição do preço dos combustíveis e do gás de cozinha, detalhando os valores de compra, transporte e os tributos incidentes, sejam federais, estaduais ou municipais.

Segundo o projeto de lei, essas informações devem estar visíveis para o consumidor no próprio estabelecimento, afixadas em placas semelhantes às placas de preço, de modo que não gere custos para os donos de postos ou empecilhos à divulgação das informações, que também poderão ser divulgadas por meio eletrônico ou impresso. Duarte Jr esclarece que, dessa forma, o PL Posto Legal visa trazer mais transparência na relação entre postos e consumidores.

“O consumidor poderá entender as razões por trás dos aumentos e das quedas dos preços, assim como os órgãos de defesa do consumidor poderão fiscalizar com mais subsídios”, esclarece o deputado. O projeto prevê ainda que os postos deverão atualizar a tabela de composição sempre que houver alteração, com fiscalização e aplicação das penalidades sob responsabilidade dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Caso os postos não cumpram a lei ou deixem de divulgar alguma das informações sobre a composição dos preços, as punições irão variar de multa a apreensão do produto, podendo chegar à cassação da licença do posto e interdição do estabelecimento, entre outras previstas no capítulo VII, Título I do Código de defesa do Consumidor.

“O direito à informação é uma garantia assegurada pelo Código de Defesa do Consumidor e pelo artigo 24, incisos V e VIII da Constituição Federal, que prevê a competência da União, dos Estados e do Distrito Federal para legislar sobre produção, distribuição, consumo e responsabilidade por dano ao consumidor”, informa Duarte Jr, que protocolou o PL Posto Legal a partir da ideia de alunos sugerida em uma disciplina ministrada pelo deputado, que também é professor de Direito.

Informação, transparência e conscientização

Cerca de 70% dos brasileiros desconhecem quanto se paga de impostos embutidos em produtos como gasolina, por exemplo, de acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), no ano de 2019. A falta de acesso à informação, com descrição dos tributos, implica na falta de transparência da própria arrecadação e dos lucros. \

Por exemplo, você sabia que o preço do gás de cozinha é formado pelo custo de distribuição (48% do valor total), ICMS (18%), PIS/PASEP e COFINS (0,3%) e produção da Petrobras (38%)? Ao detalhar e expor essas informações amplamente aos consumidores, o Projeto de Lei Posto Legal fornece segurança no consumo, conscientização e informação sobre a arrecadação realizada pelas empresas e pelo Estado.

Foto: Didulgação

sem comentário »

A cobrança injusta à imprensa maranhense

20comentários

O torcedor do Sampaio é extremamente engraçado. Ontem publiquei uma matéria após a entrevista à Rádio Mirante AM na qual o presidente do Sampaio, Sérgio Frota cobra o torcedor do clube que está ausente nos jogos do Campeonato Brasileiro Série C.

Quem leu a matéria e viu os comentários deve ter percebido que alguns internautas colocam a culpa na imprensa pelo “fracasso” de público nos jogos do Sampaio.

Ora, vejam o quanto a imprensa maranhense divulga o futebol e ainda tem quem reclame dela. Quanta injustiça culpar a imprensa….

O torcedor cobra como se a imprensa fosse responsável por questões financeiras, transparência, prestação de contas e tudo mais no Sampaio.

Se Sérgio Frota não presta conta dos recursos que recebe não é problema da imprensa. A imprensa cobra, mas cabe aos torcedores, sócios e conselheiros a cobrança de transparência no clube.

Porque esses mesmos torcedores que partem prá cima da imprensa não procuram o clube, a Justiça, enfim, que busquem os meios legais para exigir a prestação de contas no Sampaio?

Mas será que esté é o motivo do torcedor do Sampaio não ir ao estádio? Não acredito que seja isto, o torcedor aqui é modinha mesmo. Podem esperar que no mata-mata o Castelão terá mais de 30 mil torcedores.

Da minha parte tenho a consciência tranquila que faço a minha parte e essa, por exemplo é mais uma oportunidade que cobro a transparência no Sampaio a partir da reclamação de torcedores.

Não foi a imprensa maranhense quem colocou Sérgio Frota no Sampaio e muito menos quem fez dele um político para “usar o clube” como muita gente diz.

Quanta incoerência!!! Como disse que os torcedores que procurem os meios legais para exigir a transparência no Sampaio. Abrir fogo contra a imprensa é total incoerência para não dizer outra coisa mais forte.

Foto: Lucas Almeida / L17 Comunicação

20 comentários »

Lei proposta por Penha está em vigor nos Terminais

0comentário

A Prefeitura de São Luís já está cumprindo lei municipal nº 6.471/19, de autoria do vereador Raimundo Penha (PDT), que amplia o horário de atendimento nos postos da bilhetagem eletrônica da capital maranhense.

A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, que recebeu recentemente o parlamentar.

“Tão logo recebemos a lei do vereador Raimundo Penha, determinamos ao Sindicato das Empresas de Transportes que a mesma fosse cumprida imediatamente. Hoje, portanto, é uma realidade a venda nos postos da bilhetagem instalados nos Terminais das 6h30 às 20h, de segunda a sexta-feira”, disse o secretário.

Promulgada no mês de abril, a nova lei municipal otimizou o atendimento, beneficiando todos os usuários do sistema de transporte coletivo.

Nos Terminais da Praia Grande, Cohama/Vinhais, Cohab/Cohatrac e São Cristóvão a venda está sendo feita de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 20h.

Nos postos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) o atendimento está ocorrendo das 9h às 19h, também nos dias úteis. A lei estabelece um prazo máximo de 15 minutos de espera nas filas.

“Fico feliz em saber que estudantes, trabalhadores e demais usuários do sistema do transporte não precisarão mais se atrasarem em suas escolas ou trabalho por conta de estarem em fila para recarregar créditos”, afirmou Penha.

sem comentário »

Hildo Rocha cumpre agenda em Grajaú

0comentário

O deputado federal Hildo Rocha entregou, neste final de semana, um carro, cinco computadores, um bebedouro e freezer para o Conselho Tutelar de Grajaú. Os benefícios foram assegurados por meio de emenda individual do parlamentar.

A entrega aconteceu durante evento do qual participaram: o deputado Hildo Rocha; o prefeito Mercial Arruda; o deputado Arnaldo Melo, o vice-prefeito, Gleisom Torres; secretários municipais e vereadores.

“Os conselheiros tutelares de Grajaú precisavam de um carro novo para que eles pudessem trabalhar com mais facilidade, com maior agilidade e, consequentemente com mais eficiência, em defesa das crianças e dos adolescentes de Grajaú. Essa demanda foi atendida por meio de emenda que eu coloquei no orçamento da União e hoje temos a satisfação de fazer a entrega do carro, dos computadores, do freezer e do bebedouro”, destacou Hildo Rocha.

O prefeito Mercial Arruda falou sobre a importância do trabalho realizado pelo Conselho Tutelar e agradeceu ao deputado Hildo Rocha pela ação que resultou na aquisição do carro e do kit que foi destinado para a entidade.

“Nós estávamos precisando muito e será muito bem usado pelo nosso povo. É para isso que o governo existe, é para contribuir para o povo ser feliz é para melhorar a qualidade de vida. Isso nós estamos cumprindo com a ajuda da Câmara de Vereadores, com a ajuda dos deputados Hildo Rocha e Arnaldo Melo”, enfatizou Arruda.

“Deputado Hildo Rocha, prepare o seu gabinete para nos receber porque eu e o prefeito Mercial Arruda iremos lhe fazer muitas visitas em busca de mais benefícios para Grajaú e demais municípios do nosso Estado. A população de Grajaú precisava desse benefício que você propiciou a ela”, disse Arnaldo Melo.

“Sem dúvida nenhuma vai facilitar o nosso trabalho. Queremos agradecer ao deputado Hildo Rocha, ao prefeito e todas as autoridades que bondosamente concederam esse kit para que possamos melhorar o atendimento a toda nossa população”, afirmou Rogério Martins, do Conselho Tutelar.

Expoagra

Ainda como parte da agenda de trabalho desse final de semana, Hildo Rocha prestigiou a 42° Exposição Agropecuária de Grajaú (Expoagra). Ao lado do Arnaldo Melo, do Mercial Arruda e demais autoridades do município, o parlamentar visitou stands e assistiu apresentações de grupos folclóricos do município. A Expoagra é um dos eventos de maior significado para a economia do município e de toda a região.

Foto: Divulgsção

sem comentário »

Para manter as atenções

0comentário

Já de volta ao comando do Executivo – depois de alguns dias de “férias” em Brasília -, o governador do Maranhão segue imbuído da missão de se fazer evidente no debate nacional, de olho em uma possível candidatura a presidente da República, em 2022.

Na segunda-feira, ele, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) e o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), Guilherme Boulos (PSOL-SP), assinaram uma nota defendendo a liberdade de imprensa e pedindo o afastamento do ministro Sérgio Moro e do procurador Deltan Dallagnol de suas funções.

O documento também é subscrito pelo ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho, o ex-senador Roberto Requião e a excandidata à vice-presidência da República Sônia Guajajara, e se baseia em atos e falas de representantes do governo federal decorrentes da publicação de mensagens, pelo site The Intercept Brasil, trocadas entre o Moro e procuradores da Lava Jato.

– São absurdas as ameaças contra o jornalista Glenn Greenwald [americano, fundador do The Intercept Brasil], seja por palavras do presidente da República ou por atos ilegais, a exemplo da portaria 666, do Ministério da Justiça – diz o texto.

Mais uma demonstração de que o comunista maranhense efetivamente está interessado em se manter em alta na cena nacional.

Estado Maior

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS