Edivaldo fortalece produção e cultura com a Feirinha

0comentário

A Feirinha São Luís mais uma vez arrastou uma multidão de pessoas para a Praça Benedito Leite no último domingo (28). Como parte da programação do Férias Culturais, diversas atrações subiram ao palco para animar o público ao som do samba de gafieira, reggae, pop rock e MPB. Iniciativas da gestão do prefeito Edivaldo, a Feirinha São Luís e o Férias Culturais tem fortalecido as ações voltadas para o agricultor, artesãos, seguimento cultural e a valorização do Centro Histórico da capital maranhense.

“A Feirinha é esse espaço de promoção do que há de melhor na cultura local, bem com um espaço para comercialização da produção agrícola e do artesanato local. Com esse projeto o prefeito Edivaldo conseguiu colocar em um só ambiente música, comidas típicas e apresentações culturais. É o nosso dever, enquanto poder público, proporcionar lazer e cultura a todos sem distinção”, exclamou Ivaldo Rodrigues, titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa).

A programação da Feirinha teve início às 8h com as apresentações do Tambor de Crioula e da Capoeira, expressão cultural originalmente brasileira. Na apresentação do grupo de capoeira, a história de Nando Marley Lima Paixão, de 27 anos, admirou o público. Ele nasceu com paralisia cerebral, o que lhe trouxe algumas deficiências motoras. Sua vida, logo no início, era cheia de limitações até que ele conheceu a arte da capoeira. Hoje é formado em Educação Física e cursa Estudos Afro-Brasileiros na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

“Descobri a Capoeira no bairro da Madre Deus. Desde infância, a capoeira me deu tudo que eu preciso. Ela me incluiu e me deu uma expectativa de vida que eu não esperava ter. Ela me levou a alguns lugares que eu não esperava ir. Hoje eu estou no ensino superior. A capoeira vai além da roda”, contou Nando.

Além do Tambor de Crioula e da Capoeira, a programação desta edição foi bastante diversificada contemplando ritmos como o Samba de Gafieira, com a cantora Adriana Bosaipo; o Pop Rock e MPB, com Luciano Priss; e o Reggae, com a banda Raiz Tribal, que encerrou a programação.

O casal Joaquim Guimarães, 73 anos, e Ana Lúcia, 63 anos, aproveitou a programação e chamou atenção do público com o samba de gafieira. Juntos há 43 anos, os dois colecionam bons momentos proporcionados pelo amor a dança. “Nós praticamos direto, na AABB, Associação da Caixa e no IATE Clube. A dança nos une e mantém nosso amor vivo. Nos conhecemos aqui em São Luís. Ela era minha vizinha e entre um olhar e outro nos apaixonamos e estamos juntos até hoje”, contou o empresário.

Foto: Honório Moreira

sem comentário »

Sérgio Frota cobra apoio da torcida do Sampaio

12comentários

O presidente do Sampaio, Sërgio Frota estava calado após a queda do Sampaio ainda no primeiro turno do Campeonato Brasileiro Série C, mas o time começou a deslanchar até assumir a liderança isolada da competição e eis que o mandatário Tricolor reapareceu para reclamar da falta de apoio dos torcedores que não tem comparecido aos jogos.

E a reclamação é mais do que procedente em entrevista ao Mirante Esporte, na Rádio Mirante AM.

“Eu tenho acompanhado o esforço que vocês tem feito para chamar o torcedor. O Sampaio hoje é líder não só do grupo A, mas de toda a Série C com 27 pontos e ai nós temos grandes times como Santa Cruz, Náutico, Remo que leva 30 mil pessoas e nós não conseguimos levar 20 mil contra o Palmeiras e em que pese estarmos na liderança, nós somos o 12º em arrecadação. Nós chegamos até aqui sem o apoio da torcida, nós temos tido apoio de dois mil, dois mil e quinhentos, mas é fundamental que o torcedor agora acompanhe e venha acompanhar o Sampaio porque nós estamos em uma reta final e a folha que venceu dia 10, hoje é 29 e nós ainda não pagamos. Agora sozinho não vai dar para eu tocar o Sampaio, a realidade é essa e nós estamos chegando à reta final.”, afirmou.

Frota lembrou que desde o ano passado quando a equipe foi rebaixada, o torcedor “esqueceu o Sampaio”.

“É fundamental que o torcedor agora abrace. Veja só, no ano passado nós fomos campeões da Copa do Nordeste e o torcedor nem no jogo final contra o Bahia se fez presente, depois na Série B, ao invés de abraçar o Sampaio numa situação difícil como fez a torcida do Ceará, a torcida esqueceu o Sampaio e nós fomos rebaixados”, disse.

Frota também criticou a falta de apoio do poder público e cobrou a reabertura do Estádio Nhozinho Santos.

Sérgio Frota também criticou a falta de apoio do poder público. “O poder público é muito difícil. Eu gostaria que a prefeitura resolvesse o problema do Nhozinho Santos. Nós precisamos do Nhozinho Santos. Nós temos que ter um estádio em que o público pressione. Agora o poder publico do Estado. Eu fui deputado, mas agora não sou mais e como deputado você pede a audiência com o governador e é possível. Eu sou ex e ex é ex. O esporte não é política pública prioritária, nem no nosso país, nem no nosso estado e nem no nosso município. Na iniciativa privada me procurou uma empresa do Rio Grande do Sul do país que investe no Ceará e no Fortaleza”, destacou.

Frota finalizou a entrevista fazendo um apelo ao torcedor do Sampaio que vá ao estádio e ajude a equipe nesta reta final.

“Se eu fosse presidente do Remo ou Paysandu eu já tinha colocado esses times na Série A. Vão me chamar de doido, mas é. O cara tem 400 mil de sócio torcedor. O Remo coloca 30 mil pessoas no estádio em jogo de Série D. A gente com o Palmeiras, melhor time do Brasil, nós não conseguimos levar 20 mil para o Castelão. Até hoje o Sampaio está na liderança da Série C sem o apoio do torcedor. É fundamental que o torcedor compareça, o Castelào é um estádio grande e duas mil, três mil pessoas não faz pressão. Nós precisamos o apoio do torcedor.”, finalizou,

O Sampaio joga no domingo (4), às 18h, contra o Treze, no Estádio Castelão pelo Campeonato Brasileiro Série C.

Se o torcedor vai ou não depois desse puxão de orelhas de Sérgio Frota é o que vamos ver…

Foto: Lucas Almeida / L17 Comunicação

12 comentários »

Eudes prestigia final de Copa de Futsal em Ribamar

0comentário

A Prefeitura de São José de Ribamar, através da Secretaria Municipal da Juventude (SEMJUV), realizou na noite do último sábado (27) a final da Copa de Futsal Nathaliane Santos no bairro da Campina, na região da Sede. O evento reuniu equipes de diversos bairros do município que competiram durante vários dias no torneio que também homenageou a atleta da categoria Nathaliane Santos, que faleceu após um acidente enquanto se dirigia para uma competição.

O evento teve ainda como objetivo fomentar o esporte no município e dar espaço para que novas atletas sejam reveladas e busquem oportunidades em grandes clubes de futsal. Com sucesso de público e de participação, o torneio teve uma final acalorada entre os clubes Juventus e Fênix F. C. tendo o Fênix sido consagrado como campeão e sendo ovacionado pelo público que acompanhou a partida.

O prefeito Eudes Sampaio esteve presente e entregou as medalhas e troféus aos três times que subiram ao pódio no terceiro, segundo e primeiro lugares. Na ocasião, ele parabenizou o esforço das jogadoras que deram o seu melhor em favor do esporte e reforçou o compromisso da prefeitura em continuar investindo nos atletas locais. “Parabéns pela belíssima competição e a todas que deram seu máximo para chegar até aqui”, cumprimentou o prefeito.

Na oportunidade a mãe da atleta Nathaliane Santos agradeceu as homenagens prestadas a sua filha e lembrou do amor e dedicação que era devotado por ela ao esporte. “Minha filha vivia pelo esporte e amava o que fazia. Ela merece ser lembrada pela aleria que tinha em jogar”, ressaltou.

Ao final do campeonato, algumas jogadoras ainda foram premiadas com equipagens de futsal que foram sorteadas e entregues pelo prefeito Eudes Sampaio. Com a entrega do troféus, os rostos das jogadoras do Fênix F. C. eram o reflexo da alegria e transformação que comunidades ribamarenses vêm vivenciando através dos investimentos no esporte e valorização de atletas da região.

A realização da Copa Nathaliane Santos é a comprovação da consciência por parte da gestão municipal com a função social das práticas esportivas dentro das comunidades, como meio de mudança social e política de estímulo aos atletas ribamarenses, deste modo, a Prefeitura continuará realizando eventos e investindo em melhorias de espaços públicos para a atividade desportiva.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Adriano chama Dino, Boulos e Haddad de ‘três patetas’

3comentários

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) chamou no Twitter, Flávio Dino (PCdoB) Guilherme Boulos (Psol) e Fernando Haddad (PT) de “Trës patetas”) que assinaram nota em defesa de quem classificou como “trobadinhas”, dentre eles a ex-candidata a vice-presidente Manuela D’Ávila (PCdoB) que invadiram a privacidade de juízes, promotores e ex-presidentes.

Adriano Sarney lembrou que somente no Maranhão, o governador Flávio Dino move processos contra 20 jornalistas.

“Os três patetas – Dino, Boulos e Haddad – assinam nota em defesa dos trombadinhas (inclui-se também a Manu) que invadiram a privacidade de juízes, promotores, ex-presidentes, etc. Falam que defendem a liberdade de expressão. Só no Maranhão Dino processa 20 jornalistas! Vinte!”, disse.

Adriano levanta a hipótese do dinheiro pago aos hackers ter como origem o governo do Maranhão.

“A nota dos três patetas defende tanto a comunista Manu que me faz refletir se esse dinheiro para os hackers não veio do governo do Maranhão, última trincheira comunista no Brasil”, afirmou Adriano.

Foto: Reprodução / Twitter

3 comentários »

Pedro Lucas assume direção do PTB no Maranhão

0comentário

O deputado federal Pedro Lucas Fernandes assume a partir de agora a presidência do diretório regional do PTB no Maranhão em substituição ao ex-deputado federal Pedro Fernandes.

Pedro Lucas destacou o trabalho do ex-deputado Pedro Fernandes em prol da unidade e crescimento do partido.

“O ex-deputado federal Pedro Fernandes, após seis meses do fim do seu mandato, deixa a direção estadual do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Pedro Fernandes fez muito pelo crescimento e união do partido no Maranhão e com certeza deixa um grande legado em prol do PTB”, disse.

Pedro Lucas agradeceu a escolha do seu nome e disse estar pronto para o desafio.

“Com muito respeito, aceito o desafio a mim confiado de assumir a direção estadual do PTB, e trabalhar ainda mais pelo crescimento no nosso partido no Maranhão. Agradeço ao ex-deputado Pedro Fernandes e a confiança de todos os filiados!”, destacou nas redes sociais.

O ex-deputado Pedro Fernandes disse que a mudança é fundamental para a oxigenação e renovação no PTB.

“Conforme programado, após seis meses do término do meu mandato de deputado federal, deixarei a direção Estadual do Partido Trabalhista Brasileiro-PTB. A fila anda e tem que andar pela necessidade da oxigenação e renovação partidária. Pedro Lucas, deputado federal, é jovem e está disposto a encarar o desafio do crescimento partidário no Estado, razão pela qual sua condução à direção partidária regional é tida com ampla aceitação pelo quadro de filiados atuais e referenciada pelo bom trâmite que possui no meio político e social do estado e pela sua reconhecida atuação política no âmbito federal e estadual”, disse Pedro Fernandes.

Foto: Divulgação

sem comentário »

TV Globo fará teste com jogos no domingo à noite

0comentário

A próxima rodada do Campeonato Brasileiro terá um horário novo de transmissão. A CBF divulgou nesta segunda-feira, 29, em seu site oficial que as partidas da 13.ª rodada com presença na TV aberta não será no domingo às 16 horas, mas sim às 19 horas (de Brasília). A mudança contempla a presença na grade da TV Globo de jogos como os clássicos Corinthians x Palmeiras e Atlético-MG x Cruzeiro e o duelo entre Vasco x CSA.

A mudança no horário de transmissão é algo inédito nas últimas edições do Brasileirão. Há anos, a CBF e a TV Globo mantém como padrão a exibição de partidas nas quartas-feiras às 21h30 e aos domingos, às 16 horas. A alteração é uma maneira de testar como será a audiência e a aceitação do público ao novo horário da noite de domingo.

Essa faixa de horário era comumente destinada a transmissões pelo canal Premiere. Porém, com a mudança anunciada para a próxima rodada, inclusive o jogo do Flamengo contra o Bahia, neste domingo, às 16 horas, em Salvador, ficará fora da TV aberta e terá transmissão somente pelo pay-per-view.

A Rede Globo ainda não divulgou a programação para o domingo em seu site. A tendência é a emissora antecipar o programa de entretenimento Domingão do Faustão. O site da CBF já traz também a programação de jogos na TV para a rodada seguinte, dia 11 de agosto, com a agenda de transmissão de volta ao formato tradicional, com as partidas em TV aberta às 16 horas.

Foto: Anderson Rodrigues/ag f8/Estadão Conteúdo

Leia mais

sem comentário »

Famem busca de solução para bloqueio de FPM

0comentário

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Famem, Erlanio Xavier, disse nesta segunda-feira (29) que vai procurar o presidente Jair Bolsonaro para resolver o problema dos municípios maranhenses que tiveram o Fundo de Participação dos Municípios, FPM, bloqueados ou retirados pela Receita Federal.

“Acho que neste momento de crise não existe bandeira de esquerda ou de direita. Nossa bandeira é a dos municípios, temos que bater na porta da Presidência da República para encontrarmos uma solução para este estado de calamidade que enfrentamos”, disse Erlanio Xavier.

A afirmação do presidente da Famem foi feita durante reunião com os prefeitos e prefeitos que tiveram o FMP bloqueado ou retido do primeiro e segundo decêndios. Algumas prefeituras tiveram as duas parcelas bloqueadas, gerando atraso em folhas de pagamento de pessoa. Pelo menos 27 prefeituras estiveram representadas na reunião convocada pelo presidente da Famem. O terceiro decêndio do mês de julho será pago nesta terça-feira (30).

Comissão

Durante o encontro foi constituída uma comissão de seis prefeitos que irá acompanhar em Brasília a condução política do impasse.  Deputados e senadores da bancada federal do Maranhão serão convidados para reforçar a comissão em seus pleitos junto ao Governo Federal.

Na busca de uma solução para o impasse, a Famem pretende atacar em duas frentes: jurídica e politicamente. De início, na semana passada a entidade protocolou ofício no sentido de que as retenções futuras sejam previamente avisadas aos prefeitos.

Durante a reunião com a Famem, os prefeitos observaram sobre os processos eletrônicos que passaram a serem julgados por uma central em Fortaleza (CE).  Diante do exposto foi sugerida a transferência destes processos para São Luís como pleito a ser apresentado pela comissão ao Secretário Executivo do Ministério da Economia.  

“A logística para os prefeitos acompanharem estes processos é complicado na medida em que estes têm que gerar deslocamento e gastos para verificar um despacho que às vezes não acontece”, assinalou o assessor jurídico da Famem, Irlan Kelson.

A partir destes esclarecimentos ficou decido que antes de a comissão atuar politicamente em Brasília, os prefeitos busquem contato com o grupo de trabalho da Receita Federal, em Fortaleza (CE). A comissão política será formada pelos prefeitos de Conceição do Lago-Açu, Alexandre Lavepel; Lago Verde, Dr. Francisco; Lagoa Grande, Chico Freitas; Pedreiras, Antonio França; São Mateus, Miltinho Aragão, e Fortuna, Arlindo Filho.

Estratégia

O coordenador jurídico da Famem, Guilherme Mendonça, informou aos prefeitos em um tributarista contratado pela entidade acompanha os processos referentes aos associados no Grupo de Trabalho da Receita Federal, em Fortaleza. “Junto com os procuradores dos municípios vamos traçar uma estratégia a partir das sugestões apresentadas durante esta reunião com os prefeitos”, disse Guilherme Mendonça.

Segundo explicou o presidente da Famem, o departamento jurídico da entidade estará dando todo o suporte técnico aos gestores que estão enfrentando o problema de bloqueio ou retenção da principal fonte de recursos dos respectivos municípios.  “A Federação vai está encabeçando esta parte política em Brasília junto à bancada federal assim como junto à Confederação Nacional dos Municípios. Sabemos das dificuldades das prefeituras. É muito importante essa união para que se possa correr atrás de recuperar esses recursos bloqueados ou retidos pela Receita Federal”, ressaltou o presidente da Famem.

“Estamos passando por uma dificuldade muito grande diante da crise do país acentuada nos três últimos anos. Contamos com a ajuda da Famem para interagir com o Ministério Público e a Receita Federal para que a gente possa fazer um trabalho em conjunto e assim corresponder ao nosso papel de gestor”, disse o prefeito de Lago Grande, Chico Freitas, que pela primeira vez teve parte do FPM retido.

Prefeituras que participaram:

Amapá do Maranhão, Anajatuba, Bacabal, Bernardo do Mearim, Boa Vista do Gurupi, Colinas, Conceição do Lago-Açu, Dom Pedro, Esperantinópolis, Fortuna, Igarapé Grande, Governador Archer, Grajaú, Guimarães, Lago Verde, Lagoa Grande, Paraibano, Paulo Ramos, Pedreiras, Rosário, Santa Rita, São Benedito do Rio Preto, São João Batista, São Luís Gonzaga, Vitorino Freire e Vitória do Mearim.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Eliziane critica declarações polêmicas de Bolsonaro

1comentário

A senadora maranhense Eliziane Gama (Cidadania) criticou, nas redes sociais mais uma daquelas declarações polêmicas do presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) ao tentar explicar a indicação do seu filho como embaixador nos Estados Unidos.

“Estarrecedora a declaração de Bolsonaro de colocar o filho como Embaixador nos EUA para viabilizar a exploração mineral em terras indígenas. A saída para crise não é dizimar os índios e entregar nossas jazidas aos americanos. O Brasil não pode voltar a ser colônia de exploração”, escreveu eliziane.

A senadora Eliziane classificou como ináceitável o fato ocorrido no território do povo Wajãpi, no Amapá, onde um indígena acabou morrendo após invasão promovida por garimpeiros.

“É inaceitável o que ocorre no território do povo Wajãpi no Amapá, relatos absurdos de invasão das terras por garimpeiros e assassinato de líderes Wajãpi. É necessária uma ação rápida do poder público. Não podemos aceitar agressões, não podemos aceitar a barbarie”, destacou.

Nesta segunda-feira (29), Eliziane voltou a disparar contra Jair Bolsonaro….

“O presidente passa de todos os limites institucionais, quebra o decoro, ofende quem depositou nele a esperança de mudança, brinca de ser presidente. Inconcebível essa declaração quanto ao pai do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, declaração abjeta e desumana”, disse.

“Essa nova barbaridade dita pelo presidente não é polêmica, não é opinião, não pode ser considerada “aceitável”, é cruel, é de uma violência atroz com um filho que perdeu seu pai para uma ditadura. O presidente desrespeita o cargo que ocupa, brinca de ser presidente”, finalizou.

Pelo visto não tem jeito mesmo para o presidente da República Jair Bolsonaro, a cada hora é uma nova frase e uma nova polêmica, por não pensar antes de falar.

Está claro que o presidente adora uma crise na mídia…

Foto: Reprodução / Redes sociais

1 comentário »

Projeto institui Política de Atenção ao Alcoolismo

0comentário

O governador Flávio Dino sancionou o Projeto de Lei proposto pelo deputado estadual, Fábio Macedo que institui a Política de Atenção, acompanhamento e tratamento do alcoolismo entre homens e mulheres. Com a nova política, serão desenvolvidas medidas de prevenção, controle e assistência às pessoas com dependência alcoolismo.

“O alcoolismo é um problema de saúde grave, que atinge homens e mulheres no Maranhão, e hoje tivemos uma vitória importante no que se refere a políticas públicas para o tratamento e combate. Nossa lei sancionada pelo Governo do Estado implementa uma rede de atenção cuidados aos dependentes do álcool, através de ações de educação, proteção, recuperação da saúde e prevenção de danos”, disse Fábio Macedo

Com ações das Secretárias Estaduais da Saúde, Educação, Trabalho e Economia Solidária, Mulher, Segurança Pública e Ciência, Tecnologia e Informação, a política pública compreenderá três níveis de atenção: Básica, Média e Alta complexidade.

A atenção básica, inclui ações de cunho individual ou coletivo, voltadas para a promoção da saúde, para a prevenção e a identificação precoce dos problemas, bem como ações dirigidas à informação, à educação e à orientação familiar.

Já a média complexidade terá triagem e o monitoramento da atenção diagnóstica e  terapêutica especializada, com exames clínicos e laboratoriais para avaliar desenvolvimento do tratamento até a recuperação da paciente e na Alta complexidade, diagnóstico e terapêutica especializada com internação para o tratamento.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Márcio Jerry dispara contra Moro nas redes sociais

0comentário

O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) voltou a disparar contra o ministro Sérgio Moro nas redes sociais.

“Fraudou a eleição e ganhou um ministério. Foi o que Sérgio Moro fez”, disse Jerry.

Márcio Jerry voltou a defender a convocação de Sérgio Moro pelo Senado e Câmara.

“Há razões de sobra para nova convocação de Sérgio Moro ao Senado e à Câmara. Ele deve explicações ao país, deve até explicações à Justiça. O conluio Moro é candidato a condição de maior escândalo da história do Brasil”, afirmou.

Ainda segundo Márcio Jerry, as publicações do The Intercept revelam que Sérgio Moro fez vergonhosa armação política.

“Cada revelação a partir do material do The Intercept é um nocaute em Sérgio Moto, completamente desfigurado pelas ilegalidades cometidas. O que já se sabe caracteriza claramente uma vergonhosa armação política comandada por Sérgio Moro que se escondeu no “combate à corrupção” para corromper o sistema político”, finalizou.

Foto: Divulgação

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS