Mano Borges é atração na Feirinha São Luís

0comentário

A Feirinha São Luís terá uma programação bem especial neste domingo (21), a partir de 7 da manhã, na praça Benedito Leite, no Centro Histórico.

Entre as atrações está o cantor e compositor Mano Borges com um show recheado de sucessos como “Fácil de entender”, “Você é tudo”, “Bangladesh”, dentre outros clássicos da nossa música.

A Feirinha São Luís incentiva a economia criativa por meio da oferta de produtos agroecológicos provenientes de pequenos agricultores da zona rural de São Luís, além de artesanato, gastronomia e turismo, o evento traz ainda atrações culturais diversificadas que levam alegria e animação ao público.

“A Feirinha São Luís é uma importante ação da gestão do prefeito Edivaldo para a valorização do nosso Centro Histórico, do empreendedorismo e da cultura local”, destaca o secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) Ivaldo Rodrigues, coordenador da Feirinha São Luís.

Veja a programação na íntegra:

8h – Banda da Ferinha
9h – Tambor de Crioula do Ubaldo
10h – Centro Cultural Mestre Patinho (Capoeira)
11h – show de Celso Reis
12h – Banda Filtro de Barro
13h – Show de Mano Borges

Foto: Renato Carvalho

sem comentário »

Flávio Dino reage a ‘perseguição’ de Bolsonaro

4comentários

O governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) reagiu, nas redes sociais ao que chamou de perseguição contra um ente da Federação pelo presidente da República Jair Bolsonaro (PSL).

Bolsonaro conversava em off com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, quando teria criticado os governadores do Maranhão, Flávio Dino e o da Paraíba, João Azevêdo, antes de uma reunião com jornalistas nesta sexta-feira (19), no Palácio do Planalto. (Clique aqui e veja o vídeo).

Sem perceber que estava sendo gravado, o presidente Jair Bolsonaro afirmou; “O governador de Paraíba é pior que esse do Maranhão. Não tem que ter nada com esse cara”.

Era tudo que Flávio Dino sonhava…

Nas redes sociais, a reação do governador do Maranhão foi imediata.

“Independentemente de suas opiniões pessoais, o presidente da República não pode determinar perseguição contra um ente da Federação. Seja o Maranhão ou a Paraíba ou qualquer outro Estado. “Não tem que ter nada para esse cara” é uma orientação administrativa gravemente ilegal”, disse.

“Como conheço a Constituição e as leis do Brasil, irei continuar a dialogar respeitosamente com as autoridades do Governo Federal e a colaborar administrativamente no que for possível. Eu respeito os princípios da legalidade e impessoalidade (art 37 da Constituição)”, acrescentou Dino.

Foto: Reprodução / Redes sociais

4 comentários »

Edivaldo empossa servidores da Assistência Social

0comentário

O prefeito Edivaldo Holanda Junior empossou, nesta sexta-feira (19), novos servidores aprovados no último concurso público para a área da Assistência Social do município, o segundo da história da Assistência Social em São Luís. Com a inclusão desses profissionais ao quadro de funcionários da Semcas, a Prefeitura de São Luís reforça o trabalho voltado à população em situação de vulnerabilidade social da capital e fortalece as políticas públicas do setor, desenvolvidas na atual gestão, que tem registrado grandes avanços nos últimos anos.

O ato de assinatura do termo de posse foi realizado no auditório do Palácio de La Ravardière, em cerimônia que contou também com a presença do vice-prefeito, Júlio Pinheiro, e das secretárias municipais da Criança e Assistência Social (Semcas) Andréia Lauande e da Administração Mittyz Rodrigues (Administração).

Na ocasião, o prefeito Edivaldo Holanda Junior destacou que, mesmo em um cenário de retrocesso vivenciado na atual política socioassistencial brasileira, a gestão municipal caminha no sentido contrário e avança ainda mais para fortalecer a política social do município e transformar a vida das pessoas por meio de iniciativas fundamentais à garantia de direitos e ao bem-estar das populações mais necessitadas.

“Este é um momento muito especial para a nossa gestão. Dar posse a esses profissionais para prover uma área prioritária como a Assistência Social nos proporciona imensa alegria, pois entendemos a importância do trabalho que o setor desempenha em favor dos menos favorecidos. Ainda há muito a ser feito, mas se voltarmos os olhos para trás e lembramos como encontramos a área, podemos ver agora nitidamente o quão avançamos. Além das inúmeras ações socioassistenciais que executamos, a realização desse concurso público para ampliar o quadro de trabalhadores na área é mais um importante legado que deixamos para o município e para os beneficiários da políticas públicas sociais de modo geral em nossa cidade”, afirmou o prefeito Edivaldo, acrescentando ainda que, além desses profissionais, também deu posse na última semana a novos auditores fiscais da área fazendária do município e autorizou esta semana a convocação de mais 64 aprovados no concurso da Educação, todas com o propósito de reforçar o trabalho voltado ao desenvolvimento da cidade e em benefício da população.

A inclusão dos novos servidores ao quadro de funcionários da Assistência Social integra a política de valorização do servidor e do serviço público municipal, visando garantir maior eficácia no desempenho das ações. Foram empossados novos servidores para as áreas de assistência social, psicologia e direito. Os profissionais vão atuar nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), nas unidades de acolhimento institucional, entre outras entidades sociais mantidas pela Prefeitura de São Luís.

Foto: A. Baeta

sem comentário »

Questões ambientais do novo Plano Diretor de São Luís

0comentário

Por Honorato Fernandes

Em nosso artigo desta semana daremos continuidade às questões importantes que temos que ficar atentos no que propõe a Prefeitura de São Luís no novo Plano Diretor, que será debatido na Câmara Municipal de São Luís, em agosto, na volta do recesso. Nesta semana, trato das questões ambientais, de forma mais específica, que estão em jogo na adaptação do Plano Diretor de 2006.

Pelo que propõe o município, serão reduzidas áreas de dunas, de recarga aquíferas além de outras áreas de proteção ambiental como o Sítio Santa Eulália e uma extensa área do Maracanã. 

Em um governo de um partido de esquerda, como o de São Luís, que é do PDT, é inadmissível reduzir áreas que mexerão com o meio ambiente. Assim, em São Luís, o PDT age de forma diferente do que prega e combate nacionalmente diante das intenções do governo de Jair Bolsonaro de mexer em questões ambientais.

Em números, o novo Plano Diretor vai reduzir em mais de 11 hectares as áreas de dunas. As reservas aquíferas também não deverão ser poupadas e isto agravará um problema já antigo enfrentado pelos ludovicenses: a falta d’água nas torneiras das residências. Porque mexendo em reservas aquíferas, mexe em 40% da água que consumida na capital que vem do subsolo da Ilha.

Os vereadores de São Luís, a sociedade e as entidades em geral precisam ficar atentos a todos os problemas que surgirão com esta proposta preocupante da Prefeitura de São Luís. Como já dito no artigo anterior, a redução da área rural atingirá ainda milhares de famílias que tiram seu sustento da terra que moram e do rio que pescam. Somando a redução de mais de 20 mil hectares o resultado é prejuízo social e ambiental. E tudo isto para aumentar a arrecadação do município, contribuir com a exploração imobiliária e ainda abrir as portas da ilha para atividades industriais que vão de encontro com a condição do solo da nossa cidade.

Continuarei neste meio aqui como também nas redes sociais – acredito eu que um dos meios mais democráticos de debate com a sociedade – e também em reunião com as comunidades da Zona Rural chamando atenção para as armadilhas que estão sendo colocadas pela Prefeitura de São Luís para prejudicar todos nós de São Luís. A luta já está em campo e nossa missão é tentar vencer esta que será uma guerra.

*Honorato Fernandes (PT) é vereador de São Luís

sem comentário »

Verão Personal cheio de atividades na Península

0comentário

A academia Personal Group preparou uma programação extensa a fim de agitar e promover saúde e interação em todos os fins de semana de julho! A programação ocorre na Praça Delman, Penísula e promete agradar a todos os públicos pois tem entretenimento, esporte e lazer para toda a família e para todas as idades. O evento é gratuito.

No último sábado ocorreram torneios de voley, aulas de dança, feirinha e muito mais. O Verão Personal traz novas experiências em cada sábado de julho. E os sócios Rodolfo Almeida, Alba Moraes e Gino Logui estão muito felizes com mais esta ação da Personal.

“A rede de academias Personal promove sempre atividades que possam gerar, alem de saude uma interação com cultura, esporte e lazer. E esse é o principal objetivo do Verão Personal: promover essa interação. A cada sábado traremos novidades e várias atividades”, completou um dos sócios, Rodolfo Almeida.

Confira a programação deste sábado (20) e tenha a opção ideal no mês das férias:

16h – Passeio Ciclístico
17 às 20h – Futevôlei
18h20 – Show de Mágica com Jeif Karaf
17h – Gym Kids
17h – Feirinha Arte/Gastronomia
17h – Dj Convidado Alex Maia
19h – Aulão Cardio Hiit Prof Jhon Zais
19h30 – Treino Aberto de MMA João Carvalho e equipe TFT

Serviço:

Verão Personal: Viva essa experiência
Local: Pracinha da Delman (Península)
Hora: A partir das 17h
As inscrições para as atividades esportivas podem ser feitas nas recepções das academias ou no local/dia do evento
Evento aberto ao público

Foto: Divulgação

sem comentário »

Imperatriz tem ‘prova de fogo’ contra o Confiança

0comentário

O Imperatriz tem uma verdadeira prova de fogo, neste domingo (21), às 16h, no Estádio Batistão, em Aracaju, pelo Campeonato Brasileiro Série C.

Com 18 pontos e ocupando a 4ª colocação, o Imperatriz enfrenta o Confiança que tem 21 pontos e por enquanto é o terceiro colocado após a vitória do Sampaio por 1 a 0, diante do Santa Cruz, no Castelão.

Sob o comando do técnico Paulinho Kobayashi, o Imperatriz virou a página e deu uma grande arracancada até chegar ao G4, após uma sequência de três vitórias e um empate nos últimos 4 jogos.

O duelo contra o Confiança é uma briga direta pela terceira colocação e uma vitória representará um passo enorme rumo à classificação para o mata-mata.

No primeiro turno, as duas equipes empataram por 0 a 0, no Estádio Frei Epifânio em jogo marcado pelo equilídrio e neste domingo não acredito que será diferente e vai levar a melhor quem errar menos.

As duas equipes foram as que mais subiram na competição nas últimas rodadas, basta ver que o COnfiança vem de quatro vitórias e um empate em cinco jogos.

Daí já dá para dizer que teremos um jogão no Batistão, mas vou apostar em outro bom resultado do Imperatriz. que seja uma vitória, mais uma fora de casa…

Foto: Antonio Pinheiro Silva

sem comentário »

Eduardo Braide visita Hospital Aldenora Belo

1comentário

O deputado federal Eduardo Braide (PMN-MA), visitou nesta quinta-feira (18), o Hospital Aldenora Bello, em São Luís, onde foi conferir a instalação do moderno mamógrafo que entra em funcionamento nos próximos dias e que foi adquirido por meio de emenda parlamentar de sua autoria e que vai garantir mais de 600 exames por mês.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Eduardo Braide que é um dos principais batalhadores na luta contra o câncer destacou a importância do aparelho para os pacientes portadores de câncer no Maranhão. (Clique aqui e veja o vídeo).

“Hoje é um dia importante. O Aldenora Bello vai contar com um mamógrafo de última geração e oferecer o que há de mais moderno para o atendimento das nossas mulheres. A nossa luta contra o câncer vai continuar cada vez mais forte”, destacou Braide que esteve acompanhado de sua esposa, a médica Graziela Braide.

O vice-presidente da Fundação Antonio Jorge Dino, Antônio Dino reconheceu a luta de Eduardo Braide na aquisição do equipamento e destacou que o equipamento permitirá o atedimento de um número maior de pacientes do SUS.

“É um equipamento moderno, novo, substituíndo o equipamento analógico. É um equipamento que vai permitir um passo de qualidade no tratamento dos pacientes e vai fazer com que nós possamos tratar mais pacientes e dar mais conforto a elas. A gente só tem a agradecer ao deputado. Era um sonho isso aqui. Realidade agora para atender os pacientes do SUS do nosso estado”, disse Antônio Dino.

Foto: Reprodução

1 comentário »

Eudes reforça políticas públicas de assistência social

0comentário

Comunidades atendidas pelas políticas públicas de assistência social, em especial moradores com baixa locomoção ou deficiências físicas, já podem comemorar. Nesta quinta-feira (18) foram entregues pela Prefeitura Municipal de São José de Ribamar dois veículos, um carro de passeio e um micro-ônibus, que serão implantados nos programas da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Renda (SEMAS).

Os veículos são fruto de uma emenda parlamentar destinada ao município pelo deputado federal Hildo Rocha (MDB), que também se fez presente na entrega dos veículos à população. Intitulados de MOB-Suas, por serem equipamentos de mobilidade do Sistema Único de Assistência Social, os veículos são adaptados para receber e transportar pessoas com deficiência, com conforto e segurança.

Em seu discurso, o prefeito Eudes Sampaio agradeceu o apoio do deputado federal Hildo Rocha e reafirmou a continuidade e os esforços para beneficiar os ribamarenses. 

“O governo está trabalhando, todos os dias estamos nas ruas fazendo tudo o que a prefeitura pode fazer pela população de São José de Ribamar e para isso contamos com a ajuda do Hildo Rocha. Estou cumprindo com o meu dever, que é de trabalhar por este povo que me elegeu, sem medo de enfrentar os problemas, pois a gente só resolve problemas enfrentando”, disse Eudes Sampaio.

O presidente do Conselho Municipal do Direito das Pessoas com Deficiência, Divaldo Falcão, que é deficiente visual, agradeceu prefeito Eudes Sampaio pelo empenho em garantir condições dignas para os ribamarenses atendidos pela SEMAS e ao deputado Hildo Rocha.

“Aqui estão as pessoas que foram delegadas por nós, cidadãos de São José de Ribamar, que realmente trabalham por nossa gente. Parabéns a nossa cidade e toda a equipe, e obrigado por essas pessoas que estão à frente desse trabalho, que junto aos cidadãos ribamarenses trazem esse benefício que não é para um, é para todo o povo ribamarense”, ressaltou Divaldo.

O deputado federal Hildo Rocha aproveitou para enaltecer o trabalho realizado pela gestão municipal, que tem diariamente se dedicado a sanar problemas e proporcionar melhorias na qualidade de vida da população ribamarense.

“O Eudes é um homem competente e muito dedicado. Esteve em Brasília buscando recursos para o município, numa grande peregrinação em busca de melhorias para a cidade. E é por isso, por esse esforço que São José de Ribamar está entre as 30 cidades em todo o país que receberam um micro-ônibus desse tipo”, ressaltou o deputado.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Hildo garante fornecimento de medicamentos pelo SUS

0comentário

O deputado Hildo Rocha utilizou a tribuna da Câmara Federal, ontem, para apresentar e pedir aos seus pares apoio ao Projeto de Lei Nº 4.123/2019 que modifica a Lei 8.080, Lei do SUS, garantindo o fornecimento ininterrupto de medicamentos de responsabilidade do governo federal.

Rocha enfatizou que frequentemente ocorrem casos de desabastecimento ocasionando graves problemas para pessoas que fazem tratamento com medicamentos de uso contínuo.

“A falta dos medicamentos ofertados pelo SUS causam enormes problemas. Se a pessoa deixa de usar os remédios regularmente a doença se agrava, podendo levar até à morte. A falta do fornecimento obriga os pacientes a comprar o remédio. Muitos ficam pedindo favores de parentes e outras pessoas para poder adquirir os medicamentos, isso é humilhante, é terrível”, argumentou o parlamentar.

De acordo com Hildo Rocha, este ano tem sido mais difícil o recebimento de medicamentos na rede pública. O parlamentar lembrou que esse problema é antigo, mas que este ano faltou remédio até mesmo para quem está fazendo tratamento de câncer.

Rocha enfatizou que quem está com câncer já sofre muito e quando falta o medicamento, para o tratamento, como ocorreu este ano, o sofrimento é muito maior.

“Os governantes não podem deixar de fornecer os medicamentos para quem precisa, isso é desumano. Por isso apresentei esse projeto de lei para que os medicamentos fornecidos pelo governo federal não faltem nunca. Para isso é necessário um estoque regulador. Por incrível que pareça isso não existe. Com a aprovação desse projeto de lei pacientes que têm direito a remédios fornecidos pelo governo federal receberão os medicamentos regulamente, porque o governo federal terá que ter um estoque regulador”, enfatizou Hildo Rocha.

Foto: Agência Câmara

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS