Sampaio vence o ABC no Castelão pela Série C

2comentários

O Sampaio venceu o ABC-RN, por 1 a 0, no Estádio Castelão, em São Luís e se reabilitou no Campeonato Brasileiro Série C.

O gol da vitória Tricolor foi marcado por Eloir, aos 12 minutos do primeiro tempo.

Com o resultado, o Sampaio retornou ao G4 e assumiu provisoriamente a segunda colocação com 14 pontos ganhos.

O próximo adversário do Sampaio será o Imperatriz, na segunda-feira (24), às 20h, no Estádio Castelão.

No outro jogo deste sábado, o Ferroviário bateu o Imperatriz, por 2 a 1, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza com um gol nos acréscimos.

Foto: Lucas Almeida / L17 Comunicação

2 comentários »

Prefeitura e Iphan anunciam novas obras em São Luís

1comentário

Após vistoriarem as obras de restauração da Rua Grande, que já está na fase de conclusão dos serviços na última quadra da via, o prefeito Edivaldo Holanda Junior e a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, confirmaram, na manhã deste sábado (14), novas obras para o Centro Histórico – requalificação urbana da Praça João Lisboa, Largo do Carmo e construção da Praça das Mercês. Tanto as obras quanto a entrega da Rua Grande estão previstas para o começo do segundo semestre deste ano. Os logradouros integram um novo conjunto de intervenções realizadas pelo Iphan, em parceria com a Prefeitura de São Luís, visando à revitalização de espaços, prédios e monumentos do Centro Histórico da capital maranhense.

Na vistoria aos trabalhos na Rua Grande, que contou também com a presença do superintendente do Iphan, Mauricio Itapary, da primeira-dama, Camila Holanda e de secretários municipais, o prefeito Edivaldo destacou a magnitude das obras já entregues no Centro Histórico de São Luís e pontuou a importância dos novos investimentos que chegam para ampliar ainda mais o resgate da área central de São Luís, que é patrimônio da humanidade, resultando no crescimento do turismo local, na revitalização do comércio com a abertura de novos empreendimentos e, consequentemente, no desenvolvimento econômico e social do município.

“Estamos realizando mais uma vistoria a essa importante intervenção de requalificação urbanística na Rua Grande e reafirmando a realização de novas obras de requalificação em outros importantes e tradicionais espaços da cidade, que são a Praça João Lisboa, o Largo do Carmo e a Praça das Mercês. Com essa nova etapa de obras, o Centro Histórico da nossa cidade, que passa pelo maior investimento já realizado nos últimos 30 anos, ganhará mais beleza e vida. São intervenções que, aliadas a outras iniciativas na área do turismo e da cultura, têm promovido o resgate dessa área tão importante para a memória da cidade, e trazido de volta a população para apreciar esses espaços antes degradados e esquecidos” afirmou o prefeito.

O prefeito lembrou ainda a restauração do Complexo Deodoro e da Praça Pedro II, entregues no início desde ano; o Museu da Gastronomia Maranhense, inaugurado na última quinta-feira (13), e a implantação da Feirinha São Luís, que este mês completou dois anos de funcionamento. “São todas as obras e serviços que a população clamava e hoje são uma realidade. Todas importantíssimas para a preservação da cultura local e revitalização do nosso Centro Histórico, que é lindo e precisa ser muito bem cuidado e preservado por todos”, completou Edivaldo.

A presidente do Iphan, Kátia Bogéa, também destacou a nova etapa de obras que será iniciada no Centro Histórico da capital, para restauração de alguns dos mais tradicionais largos da cidade. Ela destacou o esforço conjunto empreendido pelo órgão e a Prefeitura de São Luís na execução das obras integrantes do grande programa de requalificação da área central.

“São obras impactam significativamente na vida do comércio e das pessoas, mas com a parceria fundamental da Prefeitura de São Luís em todo o processo, proporcionando todo o apoio logístico necessário, foi possível executarmos com bastante celeridade. A Rua Grande, que era uma obra reclamada a mais de 30 anos, por exemplo, conseguimos executar em um ano e já estamos finalizando os serviços para entregarmos a via amplamente requalificada no início do próximo semestre. Também contaremos com a parceria da Prefeitura de São Luís nessa nova etapa de obras que vamos iniciar no Largo do Carmo, na Praça Gonçalves Dias e na Praça das Mercês, dando continuidade ao macro programa de requalificação do Centro Histórico de São Luís”, observou Kátia Bogéa.

Fotos: A. Baeta

1 comentário »

Imperatriz vacila e deixa empate escapar no fim do jogo

1comentário

O Imperatriz deixou escapar um grande resultado em Fortaleza diante do líder do Campeonato Brasileiro Série C.

A partida estava empatada até 46 minutos do segundo tempo, mas com um gol nos acréscimo, o Ferroviário bateu o Imperatriz por 2 a 1, no Estádio Presidente Vargas.

O Ferroviário abriu o placar com Edson Cariús, aos 25 minutos do primeiro tempo. O Imperatriz empatou de pênalti, com Matheus Lima, aos 43 minutos do segundo tempo.

quando todos imaginavam que a partida terminaria empatada, o meia Juninho Arcanjo fez 2a 1, aos 46 minutos.

Após a partida, uma grande confusão entre jogadores, comissào técnica e dirigentes acabou em duas expulsões para cada lado.

Com o resultado, o Ferroviário segue na liderança absoluta com 19 pontos. O Imperatriz é o 6º colocado com 8 pontos.

Na próxima rodada, o Imperatriz recebe o Sampaio, na segunda-feira (24), às 20h, no Frei Epifânio D’Abadia.

Foto: Camila Lima

1 comentário »

Vá para Marabá!

2comentários

Por Adriano Sarney

O Maranhão acaba de perder uma siderúrgica da Vale em parceria com os Chineses para o Pará. Perdeu por falta de representação política forte a nível nacional e por incompetência do governo estadual.

O investimento será de R$ 1,5 bilhão e gerará 15 mil empregos em Marabá. Vou lançar o slogan: “Atenção maranhenses, querem emprego já? Vá para Marabá!” Nada como fatos reais para superar fake news, pós-verdades, argumentum ad hominem e outras técnicas utilizadas pelos comunistas para justificar a inércia de um estado que não cria empregos, não atrai grandes empreendimentos e aumenta, segundo o IBGE, o número de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza.

Para o projeto comunista tudo vale a pena para se manter no poder e a culpa é sempre do passado. Mas o Maranhão, antes do PCdoB, já tinha ferrovias, portos e grandes indústrias como a Vale, Alumar, Eneva e Suzano. Até mesmo a vinda do porto da WTorre foi articulada no governo retrasado, mas ainda encontra-se no papel. Não é fácil atrair empreendimentos desse porte, é necessário força política nacional para não perder a batalha para outros governos estaduais; todos querem gerar emprego, renda e receita para seu estado.

Aliado a articulação, um governo que queira atrair um grande projeto, precisa ter um ótimo pacote de incentivos e dar agilidade na concessão de licenças. Nada desses pré-requisitos acima o “governo da mudança” consegue entregar.

Quando o Maranhão tinha uma forte representação política à nível nacional, conseguiu, com muito esforço, que o minério de ferro fosse escoado pelo nosso porto e isso gerou um enorme desgaste com o Pará na época. O estado vizinho queria comandar toda a cadeia do produto – extração, escoamento e beneficiamento. O maior medo dos paraenses era do Maranhão ficar com a etapa de beneficiamento do mineral (a parte da siderurgia), já que estudos comprovam que é mais viável a siderúrgica localizar-se próxima do porto.

Acontece que a eficiência e a articulação política do recém-eleito governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), convenceu a Vale e os Chineses para ficar em seu estado, na cidade de Marabá, bem no limite com o Maranhão. E o pior é que aqui não ouvimos falar de um esforço sequer do governador ou dos senadores para reverter essa situação. Talvez estejam muito ocupados, fazendo oposição ao governo federal.

Não foi apenas a falta de interesse e de força política que fez o Maranhão perder a siderúrgica para o Pará, foi também o desmonte de nossa política de atração de empresas. Uma das primeiras medidas do atual governo foi acabar com o programa ProMaranhao de incentivo a novos investimentos que atraiu dezenas de projetos para o estado. No seu lugar colocou um programa que até hoje, quase 5 anos de governo, ainda não atraiu nenhum empreendimento significativo.

O atual governo também cancelou os recursos que já tinham sido destinados para a continuidade das obras dos distritos industriais no interior do Maranhão. A siderúrgica de Marabá ficará no distrito industrial da cidade. Lá tem distrito industrial para facilitar as licenças e incentivos para novos projetos.

qui no Maranhão, foi previsto recurso do BNDES no âmbito do programa Viva Maranhão para a conclusão dos distritos industriais de cidades médias. Porém, o dinheiro foi desviado para fazer asfalto de péssima qualidade durante o período eleitoral. O asfalto, em sua grande maioria, já não existe mais, foi embora como os empregos que foram para Marabá.

2 comentários »

Veja as atrações do São João da Thay

0comentário

A terceira edição do São João da Thay está chegando e, mais uma vez, promete abalar São Luís com uma incrível programação musical, grandes apresentações culturais e, claro, a presença de vários famosinhos da internet.

No dia 19 de junho, a influenciadora digital maranhense Thaynara OG, que já conquistou o Brasil com seu carisma e humor, vai trazer para a capital do Maranhão muita gente legal, entre cantores, humoristas, apresentadores, influenciadores digitais, youtubers e uma galera que faz sucesso na internet.

Os amigos da Thay estarão em peso na Ilha do Amor nessa grande festança de São João, para contribuir com uma causa incrível, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Todo o lucro arrecadado no evento será destinado ao Unicef Brasil, órgão que ajuda comunidades/cidades com baixo IDH no Maranhão. Além da destinação de recursos para o Unicef, o São João da Thay também é um meio de divulgar a linda e encantadora cultura do Maranhão para o Brasil. E o evento será realizado, mais uma vez, no Multicenter Sebrae.

Entre as atrações nacionais da área musical, a Ilha do Amor recebe Bell Marques, como atração principal, além de Gustavo Mioto, Lucy Alves, Preta Gil, Luísa Sonza, Lexa, Rafa e Pipo, Gretchen, Jão e Compadre Washington. Os cantores vão agitar o público com muto axé, pop music, forró, sertanejo universitário, entre outros ritmos envolventes.

E vai ter atração maranhense também, Alcione, rainha do Maranhão que ganhou o mundo, vai marcar presença com sua voz inconfundível e seus sambas emocionantes. Além da Marrom, tem Criolina e Alexandra Nícolas, soltando a voz, mostrando que no Maranhão tem muitos talentos musicais. E, claro que não poderá faltar os grupos de bumba meu boi. Neste ano, o São João da Thay abre espaço para o Boi de Morros, com seu sotaque de orquestra,

Boi da Maioba com suas matracas, além do encantador Grupo Cazumbá e a quadrilha junina Matutos do Rei. O público vai poder ver, de perto, todo o encanto da cultura popular maranhense, com seus índios, adornos, toadas, figurinos, entre outros elementos dessa riqueza imaterial que ecoa do Maranhão para o Brasil.

“E já quero agradecer a Niely Cosméticos, Bradesco e Riachuelo por acreditarem tanto nos meus sonhos, sendo as primeiras marcas a confirmarem presença de forma muito especial no São João da Thay. Agradeço também Magazine Luiza, Danette, Vitalmed, Agua Viva, Net, Setagraf, Ze Pereira, Marina Ribeiro, Clara Comunicação, Quintalão, Magnífica, Danete, Vivo Centrão, Cemar, Oticas Carol, Vodka Purple”, afirma Thaynara OG.

E, não, não vai faltar aquela galera que é amada pelos fãs em todo o Brasil, os

famosinhos da internet. As amizades mais que sinceras de Thaynara OG vão marcar presença nesse São João. E se prepara, viu, que vem muita gente legal vindo por aí.

Outra novidade! Quem não puder comparecer fisicamente poderá acompanhar tudo através das redes sociais e com a super cobertura do GNT.

 Se interessou? É bom já correr para comprar os ingressos pois são limitados. Quem quiser garantir o seu é só ir à Bilheteria digital, no Shopping Rio Anil e no Shopping da Ilha, além do Rio Poty Hotel e Apae (sem pagamento de taxa de serviço). As vendas também estão sendo feitas pelo site e aplicativo da Bilheteria Digital.

Fotos: Divulgação

sem comentário »

Lei de Incentivo: o que é certo apoiar no esporte?

0comentário

Sampaio, Moto e Imperatriz que ainda disputam o Campeonato Brasileiro não deverão mesmo contar com o apoio do governo do Maranhão por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Dirigentes das três equipes já estiveram visitando o secretário de Esporte, Rogério Cafeteira e fizeram pleitos para que o governo do Maranhão fosse parceiro dos mesmos na competição, mas pelo andar da carruagem terão que buscar outros caminhos ou parcerias com a iniciativa privada, neste caso com a ajuda do governo também.

Rogério Cafeteira defende que a Lei de Incentivo ao Esporte deve ser utilizada apenas para fomentar o esporte amador e que existem outros meios para desenvolver o futebol profissional. Mas sabe também que o governador pode entender ser importante manter o atual modelo e que caberá a Flávio Dino a decisão final.

Um dos caminhos pode ser a criação de um programa semelhante ao que já foi feito como o “Nota na Mão”nos jogos de futebol, mas isto só aconteceria no ano que vem.

Muitos condenam a utilização da Lei de Incentivo ao Esporte para o futebol por se tratar de profissional. E muitos comentam também, que por trás dos projetos apoiados pela Lei, sempre está um político que se utiliza do mesmo para seus fins eleitorais. Ontem, por exemplo o governador esteve no bairro Divinéia, numa grande festa de um projeto incentivado pela Lei de Incentivo e que tem a participação do vereador Marquinhos. (Vejam as fotos).

O que está certo e o que está errado se levarmos em conta as duas situações citadas até porque o futebol de profissional mesmo no Maranhão só tem mesmo o nome? Como evitar que políticos estejam por trás desses projetos?

Muito se questiona o apoio ao beach soccer e ao basquete feminino também. Mas vejam vocês o quanto a ajuda foi importante para impulsionar as duas modalidades no Maranhão.

É correto o uso da Lei de Incentivo para reformar quadras, ginásios, campos? O governo não pode disponibilizar recursos para isso no seu orçamento? Acredito que esse é um excelente momento para se discutir tudo isso.

Acredito que o apoio ao esporte é fundamental. Sem dinheiro não se faz modalidade alguma aqui no Maranhão. Independentemente do modelo, vamos torcer para que Rogério Cafeteira encontre o melhor caminho e dê a sua contribuição, também ao futebol pela sua importância, por ser fator de inclusão, geração de emprego e renda e pelo fato de ser a maior paixão nacional.

Tudo isso é polêmico e merece muita reflexão…

Fotos: Divulgação / Secap

sem comentário »

Lei da Recompensa deve entrar em pauta na CCJ

0comentário

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), enviou para a Assembleia Legislativa do Maranhão o Projeto de Lei que dispõe sobre o pagamento de recompensa por informações que auxiliem os órgãos de segurança estaduais nas investigações criminais. É a Lei da Recompensa, proposta pelo deputado estadual Dr. Yglésio (PDT) por meio de anteprojeto de lei.

Na mensagem, Flávio Dino justifica que a nova medida vai aperfeiçoar a política de segurança pública, “permitindo que sejam recompensados aqueles que colaborem com informações que possam servir à prevenção, à repressão e à investigação de crimes.”. Para o deputado estadual, autor da indicação, investir em inteligência e informação torna as investigações mais eficazes.

“No que tange à segurança pública, sempre considerei que é mais fácil vencer o crime com informação em detrimento da truculência repressiva. O caminho para vitória contra os bandidos é ataca-los no coração de seus planos criminosos. Por isso, apresentamos este projeto que garante o pagamento de recompensa”, defendeu o deputado Dr. Yglésio.
O Lei da Recompensa deve entrar em pauta na CCJ nos próximos dias, o deputado estadual Dr. Yglésio deve pedir regime de urgência na apreciação da matéria.

Foto: Raillen Martins

sem comentário »

STF suspende gratuidade em estacionamentos de SL

0comentário

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, suspendeu a gratuidade nos primeiros 30 minutos em estacionamentos privados de São Luís, definida na Lei 6.113/2016. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (14) no Diário Eletrônico do STF. Ainda cabe recurso da decisão.

O pedido foi realizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE), que queria a suspensão de uma decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão que julgou improcedente uma ação de inconstitucionalidade da ABRASCE em relação ao benefício.

Dentre as justificativas levantadas por Lewandowski, o ministro questiona a legitimidade do Município em atuar na questão.

“A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal entende que a exploração econômica de estacionamentos privados refere-se a Direito Civil, sendo assim uma matéria de competência legislativa da União”, diz o ministro na decisão.

Lewandowski também citou uma outra decisão, em que o ministro Marco Aurélio entendeu que a regulação de preço de estacionamento é matéria de Direito Civil, inserindo-se na competência da União para legislar.

Foto: Flora Dolores

G1 Maranhão

sem comentário »

Grande público prestigia Arraiá do Povo

0comentário

Um espetáculo em homenagem à cultura maranhense e ao povo nordestino. Foi assim a abertura oficial do ‘Arraiá do Povo’ 2019, na noite desta sexta-feira (14), no estacionamento da Assembleia Legislativa do Maranhão, ao lado do Complexo de Comunicação. O público chegou cedo e rapidamente lotou o espaço, ornamentado conforme a tradição dos folguedos nordestinos, com barracas de palha, bandeirinhas e elementos que caracterizam a festança maranhense.

O primeiro a se apresentar foi o grupo “Folia de Três”, com os cantores Emanuel de Jesus, Luciana Pinheiro e Castro Jr, que nas primeiras duas músicas fizeram uma homenagem ao Boi da Maioba e ao Cacuriá de Dona Teté. Logo em seguida, apresentaram-se os integrantes do Boizinho Barrica, atraindo todas as atenções do público. A festança prosseguiu com apresentações dos bois Lendas e Magia, Axixá, Maracanã, encerrando com show de Mateus Fernandes.

O presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB), e a presidente do Gedema, Ana Paula Lobato, deram as boas-vindas ao público no palco, ao lado do filho, Othelino José. O presidente, entre outras coisas, disse que ficou muito satisfeito com a alta adesão do público já na noite de abertura do arraial.

“Estamos muito felizes em inaugurar o nosso ‘Arraiá do Povo’, já com um público numeroso e animado, prestigiando a nossa cultura popular. É um momento de confraternização entre os servidores e a comunidade, e assim será ao longo das três noites. Por isso, convidamos a todos para virem para cá, desfrutar desse arraial alegre, seguro e com uma rica programação. Aqueles que, porventura, não puderem vir, poderão acompanhar toda a programação pela TV Assembleia”, disse.

Ana Paula Lobato, por sua vez, disse que o Gedema não poderia ficar de fora dessa que é uma das maiores festas populares do Brasil. “Estamos na segunda edição do ‘Arraiá do Povo’ e hoje é apenas o começo, pois ainda temos duas noites pela frente. É uma festa muito bonita e estamos aqui aguardando a todos aqueles que gostam de São João”.

Além de pessoas da comunidade, a primeira noite foi prestigiada por autoridades e vários deputados, que aproveitaram para se confraternizar e acompanhar a apresentação dos grupos folclóricos e artistas. O vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro, era um dos mais animados e elogiou a iniciativa, parabenizando a Assembleia.

Os deputados estaduais Zé Inácio (PT), Daniella Tema (DEM), Edivaldo Holanda (PTC), Glalbert Cutrim (PDT), Hélio Soares (PCdoB), Wendell Lages (PMN), Dr. Yglésio (PDT), Paulo Neto (DEM), Neto Evangelista (DEM), Adelmo Soares (PCdoB), Pará Figueiredo (PSL), César Pires (PV) e Antônio Pereira (DEM) prestigiaram a primeira noite de festança, bem como os deputados federais Rubens Pereira Júnior (PCdoB) e Eduardo Braide (PMN) e o secretário de Estado de Articulação Política e Comunicação Rodrigo Lago.

Segundo dia

Depois do sucesso da noite de abertura da festança no ‘Arraiá do Povo’, a equipe do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), que coordena o evento, anuncia as atrações juninas convidadas para abrilhantar a programação deste sábado (15), a partir das 18h30, no estacionamento da Assembleia Legislativa, ao lado do Complexo de Comunicação.

Domingo

No domingo (16), depois da apresentação do “Folia de Três”, tem Boi Pirilampo, Cacuriá de Dona Teté, Boi de Morros, Boi de Nina Rodrigues e o cantor goiano Lucas Seabra, que apresentará repertório com sucessos da música sertaneja e da “sofrência”.

Transmissão

Toda a programação da festança é transmitida ao vivo pela TV Assembleia (canal aberto 51.2 / 17 TVN), pela Rádio Assembleia Online (www.radioalema.com), pelo site www.al.ma.leg.br/tv e pelas redes sociais oficiais do Parlamento Estadual. A transmissão inclui entrevistas, comentários, flashes e reportagens especiais, exibidas nos intervalos da cobertura. Uma cabine está posicionada próximo ao palco e o trabalho da equipe de comunicação começa às 18h30, ou seja, simultaneamente às apresentações.

Programação

Sábado (15)
18h00 – Grupo Folia de Três
18h15 – Oficinas de Dança do programa Sol Nascente
18h30 – Boizinho da Creche Escola Sementinha
19h00 – Boi de Santa Fé
20h00 – Boi de Sonhos
21h00 – Boi de Itapera
21h30 – Quadriharte de Alcântara
22h00 – Boi da Maioba

Domingo (16)
18h30 – Grupo Folia de Três
19h00 – Boi Pirilampo
20h00 – Cacuriá de Dona Teté
21h00 – Boi de Morros
22h00 – Boi de Nina Rodrigues
23h00 – Lucas Seabra

sem comentário »

Quadrilhas Sanfonadas se reúnem no Centro Histórico

0comentário

As quadrilhas juninas sanfonadas do Maranhão vão se reunir, neste domingo (16), na Praia Grande para a alegria de maranhenses e turistas. O Anarriê das Sanfonadas é uma realização do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), em parceria com a Associação das Danças Sanfonadas e Grupos Culturais do Maranhão.

Nem os noivos, nem delegados, nem padrinhos: a grande atração das quadrilhas que estarão na Praia Grande no domingo serão as sanfonas. Isso mesmo, sanfonas. Grupos de 3 quadrilhas sanfonadas sairão de 4 pontos no Centro Histórico, somando 12 quadrilhas que seguirão em cortejo até a Praça Nauro Machado.

Às 17h, as quadrilhas Mocinha do Sertão (mirim e junina) e Império do Sertão estarão concentradas na Casa do Maranhão. As sanfonadas Princesa do Cajupe, Princesa do Sertão e Asa Branca sairão do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho. As quadrilhas juninas Rainha do Sertão, Flor da Amizade e Rosa Amarela partirão do Museu do Reggae. E na Praça Valdelino Cécio, estarão reunidas as quadrilhas Juventude e Esperança, Flor do Amor e Juventude do Sertão. Todas se encontrarão na Nauro Machado para uma grande festa de São João.

A programação integra o último final de semana de prévias juninas no Centro Histórico que, desde a sexta-feira (14), apresenta atrações como grupo de bumba-meu-boi, de tambor de crioula, de cacuriá e shows com cantores maranhenses.

Locais de concentração

Casa do Maranhão
Quadrilha Mirim Mocinha do Sertão
Quadrilha Império do Sertão
Quadrilha Junina Mocinha do Sertão

Centro de Criatividade Odylo Costa Filho
Quadrilha Princesa do Cajupe
Quadrilha Junina Princesa do Sertão
Quadrilha Junina Asa Branca

Museu do Reggae
Quadrilha Junina Rainha do Sertão
Quadrilha Junina Flor da Amizade
Quadrilha Junina Rosa Amarela

Praça Valdelino Cécio
Quadrilha Juventude e Esperança
Quadrilha Junina Flor do Amor
Quadrilha Junina Juventude do Sertão

Foto: Divulgação

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS