‘Estamos em choque’, diz avô de menina morta no Chile

0comentário

Raimundo Lisboa, avô da Khálida Trabulsi Lisboa, de 3 anos, contou ao G1 que a família está em estado de choque com a morte da neta, que completaria 4 anos no dia 22 de junho. Ela morreu junto com a amiga Isadora nesta segunda (3), após a queda de uma rocha em uma das montanhas nas imediações da Cordilheira dos Andes, no Chile.

“O convívio não poderia ser melhor. Era uma menina alegre. Quarta-feira foi meu aniversário e ela fez um bolo para mim, cantou parabéns para mim. Era uma criança maravilhosa, amada. Está todo mundo em estado de choque”, contou Raimundo.

Além de Khálida, a menina Isadora Bringel, de 7 anos, também morreu no acidente. Segundo a polícia local, ambas foram atingidas por uma rocha que se desprendeu de uma das montanhas nas imediações da barragem de El Yeso, um ponto turístico na Cordilheira dos Andes.

As famílias das duas meninas eram de Bacabal, no Maranhão, e foram ao Chile juntas em uma viagem de turismo. De acordo com familiares, todos saíram de Bacabal no dia 29 e retornariam nesta terça (4).

Taiane Rodrigues, que é esposa de Raimundo Lisboa, contou ainda que as meninas estudavam juntas e eram muito amigas.

“Pelo que soubemos, elas estavam na neve e uma rocha descarrou, caiu e pegou nas crianças e também atingiu o pai de Isadora, o Dr. Marcelo Bringel. As meninas eram da mesma escola e muito amigas”

De acordo com a governadora da província de Cordillera, Mireya Chocair, o local do acidente estava fechado para visitas justamente pelo risco de acidentes do tipo. O ônibus onde as duas crianças estavam cruzou a área interditada quando a rocha se desprendeu e caiu sobre elas.

O avô de Khalida também disse ao G1 que acha estranho as famílias terem ido para um local proibido, já que estavam com o passeio totalmente organizado por uma agência de turismo.

G1 MA

sem comentário »

Imperatriz dispensa alguns dos seus ‘medalhões’

6comentários

A diretoria do Imperatriz anunciou a dispensa de cinco jogadores após a derrota para o Santa Cruz por 1 a 0, e consequentemente entrar na zona de rebaixamento.

A lista tem nome de jogadores considerados ˜medalhões” no Cavalo de Aço como o volante Daniel Barros que é tido como um dos donos do time, o atacante Júnior Chicão que diferentemente do ano passado não consegue marcar os gols e o meia Adauto que perdeu o pênalti no fim do jogo diante do Santa Cruz, mas que vinha insatisfeito com a condição de reserva.

Outro nome de peso do Imperatriz que foi dispensado é o meia Marcos Paullo que nem de longe repete o sucesso que teve com a camisa do Moto.

Completa a lista o lateral Jeff Silva. A lista deve aumentar nos próximos dias com a demissão de mais gente.

O Imperatriz deve buscar pelo menos seis reforços que serão indicados pelo técnico Paulinho Kobayashi. Alguns poderão vir do Floresta que disputa a Serie D, equipe que era comandada pelo atual treinador do Cavalo.

Foto: Vagner Jr/Coluna do Futebol

6 comentários »

Tragédia no Chile mata duas crianças de Bacabal

0comentário

Um deslizamento de rocha matou duas meninas brasileiras no Chile, informou a polícia local nesta segunda-feira (3). Khálida Trabussi Lisboa, de 3 anos, e Isadora Bringel, de 7, morreram depois de serem atingidas pela rocha, que se desprendeu de uma das montanhas nas imediações da barragem de El Yeso, um ponto turístico na Cordilheira dos Andes na região metropolitana de Santiago.

As identidades das meninas, que são do Maranhão, foram confirmadas ao G1 por Taiane Rodrigues, de 24 anos, que é casada com o avô de Khálida.

De acordo com a governadora da província de Cordillera, Mireya Chocair, o local do acidente estava fechado para visitas. O ônibus onde as duas crianças estavam cruzou a área interditada quando a rocha se desprendeu e caiu sobre elas.

Por isso, afirmou a governadora, a operadora de turismo responsável pelo passeio tem responsabilidade sobre o incidente. O nome da empresa não foi divulgado.

Segundo a rede de televisão T13, Khálida, de 3 anos, morreu no local. Isadora, de 7, foi levada a um centro médico, mas não resistiu aos ferimentos.

Ainda segundo a T13, as duas meninas estavam de férias com as famílias.

O consulado do Brasil no Chile informou ao G1 que uma equipe do consulado está a caminho do local do acidente para prestar assistência às famílias.

Leia no G1

sem comentário »

Feirinha concorre outra vez a prêmio do Sebrae

1comentário

O Programa Feirinha São Luís, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior concorre à etapa nacional do Prêmio Prefeito Empreendedor, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), colocando mais uma vez a Prefeitura de São Luís no cenário nacional. Nesta fase disputam todos os vencedores da etapa estadual realizada em novembro de 2018. A Feirinha foi vencedora na categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual (MEI). A premiação acontecerá na próxima quarta-feira (05), na sede do Sebrae, em Brasília.

O prêmio é concedido a gestores municipais que tenham implementado projetos com resultados mensuráveis e comprovados de estímulo à formalização, ao desenvolvimento e à competitividade dos pequenos negócios, com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar Federal 123/2006), contribuindo de forma efetiva para o crescimento econômico, ambiental e social do município.

“É motivo de alegria termos chegado à etapa nacional dessa importante premiação, que indica o quanto temos acertado com investimentos como esse. A Feirinha São Luís é de grande valor para nossa gestão e para a população, considerando o quanto a ação tem movimentado o comércio local e beneficiado as famílias que veem na Feirinha o espaço para escoar a sua produção. É com iniciativas como essa que a gestão vem promovendo o desenvolvimento da cidade, fomentando a produção local, gerando emprego e renda, e valorizando a cultura da nossa cidade”, ressalta o prefeito Edivaldo.

A Feirinha São Luís concorre ao prêmio na categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual (MEI). Essa categoria premia o projeto com foco nas ações do município para contribuir para a inclusão produtiva do Microempreendedor Individual, cooperativas, associações, artesãos, agricultores familiares, etc., assegurando a aplicação do tratamento diferenciado e favorecendo o seu desenvolvimento e competitividade.

Com mais de 90 edições, a Feirinha São Luís completará dois anos em junho deste ano e tem atraído cada vez mais o público, ao mesmo tempo que vem fomentando o empreendedorismo na cidade, fortalecendo o comércio local e gerando renda e emprego. São mais de 200 permissionários cadastrados para exporem e comercializarem seus produtos em barracas e foodtrucks, em setores que agregam gastronomia, artesanato, cultura e produtos agroecológicos. Em quase dois anos de programa, a Feirinha já movimentou mais de R$ 24 milhões.

O secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento  (Semapa), Ivaldo Rodrigues, destaca o potencial do programa para fortalecer ações não só na área da agricultura familiar como também em áreas como turismo e cultura. “A Feirinha São Luís tem se consolidado como uma importante ação da gestão do prefeito Edivaldo para a valorização do nosso Centro Histórico e da cultura local. É essa mistura de ritmos, cores e sabores que atrai cada vez mais o turista e os moradores da cidade, que têm a oportunidade de experimentar o melhor da nossa cidade no espaço da Feirinha. Concorrer à etapa nacional deste prêmio é prova de que a ação tem sido um sucesso”, diz Ivaldo.

Foto: Agência São Luís

1 comentário »

Umbelino quer proibir que motorista acumule funções

4comentários

A informação divulgada pelo Sindicato dos Rodoviários do Maranhão que 20% dos cobradores seriam retirados de suas funções, ainda repercute de forma negativa seja para os cobradores ou usuários do transporte coletivo. Algumas linhas já circulam sem cobrador nos veículos, onde apenas a bilhetagem eletrônica é utilizada.

Preocupado com a situação, o vereador Umbelino Junior (Cidadania 23) apresentou, um projeto de lei, onde proíbe que os motoristas de ônibus e micro-ônibus que operam nos coletivos acumularem dupla função, mesmo nos veículos que possuam bilhetagem eletrônica.

A proposta foi apresentada através de uma alteração na Lei 3.676/98, onde proíbe a demissão de cobradores, após a implantação do sistema de bilhetagem automática.

Penalidades

De acordo com a lei apresentada por Umbelino Junior, os consórcios que descumprirem a norma, terão os veículos retirados de circulação e em caso de reincidência, será suspensa a permissão da linha em que o veículo faz o trajeto.

Durante a sessão plenária desta segunda-feira, 3, o parlamentar justificou a proposta. “Quando o passageiro entra em um coletivo, a primeira placa alerta que é proibido conversar com o motorista, justamente para não tirar a concentração dele no serviço. Com o acúmulo de funções, o motorista irá precisar fazer diversas paradas para realizar o troco de cada passageiro, o que irá atrapalhar sua função. Nossa proposta é baseada justamente no que já prevê a CLT e precisamos garantir que ninguém seja prejudicado com o acúmulo de funções”, afirmou Umbelino.

Após ser protocolado, o projeto de lei deverá ser votado ainda esta semana na Câmara Municipal de São Luís.

Foto: Divulgação

4 comentários »

Derrotas ligam alerta para Sampaio e Imperatriz

1comentário

O sinal de alerta está ligado e Sampaio e Imperatriz precisam tomar todo cuidado. Os resultados dos jogos neste fim de semana abriram uma grande interrogação.

O Sampaio busca explicações para a goleada sofrida para o Treze, o então lanterninha do grupo A, do Campeonato Brasileiro Série C por 3 a 0.

Cansaço de alguns jogadores por conta das viagens e desfalques na equipe são as justificativas mais utilizadas até aqui após a derrota para o Treze com grande atuação do veteraníssimo Marcelinho Paraíba de 44 anos;

A primeira derrota do Sampaio na competição demorou seis rodadas, mas quando ela veio ligou logo o sinal de alerta.

A partida contra o Náutico no próximo sábado, em São Luís, pode servir para devolver a tranquilidade ao elenco em caso de vitória.

Por outro lado, o Imperatriz chegou à zona de rebaixamento pela primeira vez.

Após quatro resultados negativos, o Cavalo de Aço segue semn vencer, mesmo tendo trocado de técnico para tentar mudar o cenário.

Está mais do que claro que o problema no Imperatriz é o próprio elenco. Mesmo com os reforços trazidos após o Campeonato Maranhense, o Imperatriz não conseguiu melhorar na competição.

Agora, O Imperatriz terá dois jogos difíceis pela frente fora de casa, contra o ABC que é o lanterna e depois contra o líder Ferroviário-CE.

Esses dois jogos serão determinantes para o futuro do Imperatriz que trouxe um técnico que nem de longe é unanimidade até porque foi muito mal quando esteve por lá na primeira vez.

Fotos: Marlon Costa / Pernambuco Press e Antonio Pinheiro Silva

1 comentário »

Honorato discute revitalização do Centro Histórico

1comentário

O vereador Honorato Fernandes (PT) participou no último sábado (1º) de uma reunião da União dos moradores do Centro Histórico de São Luís (Desterro, Praia Grande e Portinho). Entre as pautas da reunião estavam o projeto de revitalização da área, ocupação dos espaços para moradia e a nova diretoria da União. Além do vereador Honorato participaram da reunião representantes do IPHAN, Secid e subprefeitura do Centro. A reunião aconteceu no auditório do Convento das Mercês.

Na sua fala, o novo presidente da União, Luís Claudio, destacou o trabalho que vem sendo realizado no local e fez um resgate das pendências em diversos setores. Falou sobre a ocupação de imóveis que estão em tramitação e também sobre a revitalização de espaços.

Durante a reunião o IPHAN apresentou o projeto de construção de uma Praça nas proximidades do Convento das Mercês e de outros projetos para a área. A Secid falou sobre a questão de prédios a serem utilizados como moradia e todos os tramites legais.

A vice-presidente da União de Moradores, Maria de Jesus, na sua fala destacou que a reunião era um momento especial e que estava emocionada com a participação da comunidade. Ela também destacou a parceria do vereador Honorato que em maio de 2018, realizou audiência pública na Câmara que teve como tema a Moradia Digna no Centro Histórico.

O vereador destacou a importância do poder público na revitalização do Centro Histórico e também ações por moradia digna no local. O vereador fez um resgate de sua atuação no sentido de encaminhar demandas da população sobre este tema e também falou, de forma geral, sobre os sérios problemas de infraestrutura na nossa cidade.

“A nossa luta é por moradia digna. Pelo direito de ir e vir da nossa população. A área do Centro Histórico tem uma grande importância histórica e turística para a nossa cidade e fico feliz em ver aqui antigos e novos moradores defendendo esta área. Estamos juntos na luta pela preservação e revitalização da região, bem como pela definição dos espaços de moradia”, disse Honorato Fernandes.

Foto: Divulgação

1 comentário »

Braide prestigia Festa do Divino em Alcântara

0comentário

O deputado federal Eduardo Braide (PMN-MA) participou, neste fim de semana do Festejo do Divino em Alcântara – uma das festas mais marcantes e tradicionais do Maranhão.

Braide mais uma vez deu uma grande demonstração de atenção e carinho com as nossas manifestações culturais.

Figura sempre presente nos eventos culturais no Maranhão, o parlamentar recebeu o carinho de todos nas ruas de Alcântara.

“Quem já foi sabe o quanto é emocionante participar do Festejo do Divino em Alcântara. O toque das caixeiras, o simbolismo da corte e a alegria de sempre dos alcantarenses”, disse.

ALém da cultura e religiosidade, Eduardo Braide destacou a importância da culinária que é outra atração do festejo.

“Além de tudo isso, as delícias que a gente só encontra por lá: bolos, doce de espécie, licores e o chocolate que eu ajudei a preparar. Agradeço a companhia dos amigos sargento Leitão e Wendell Lages. Quem ficou com vontade, ainda dá tempo! O festejo vai até o próximo domingo!”, destacou nas redes sociais.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Mavam suspende serviços por falta de recursos

1comentário

O presidente da Fundação Nagib Haickel, Joaquim Haickel divulgou comunicado no qual informa a suspensão dos serviços do Museu da Memória Audiovisual do Maranhão (Mavam) devido a dificuldades financeiras.

Segundo Joaquim Haickel, o Mavam não conseguiu captar recursos por meio da Lei Rouanet (governo Federal), Lei de Incentivo à Cultura (governo Estadual) e também pela Prefeitura de São Luís.

O Mavam mantém o trabalho muito importante de busca, coleta, salvaguarda, preservação e digitalização de um acervo audiovisual do Maranhão que precisa ser preservado para o conhecimento das futuras gerações e uso de pesquisadores.

Com a suspensão do serviço, a preservação da nossa memória perderá muito…

Veja o comunicado:

1 comentário »

Bandidos explodem Banco do Brasil na Holandeses

2comentários

Bandidos explodiram na madrugada desta segunda-feira (3), a agência do Banco do Brasil, na avenida dos Holandeses (próximo ao Golden Shopping).

Segundo as informações da polícia, a ação foi registrada por volta de 2h30 e comprometeu boa parte do prédio.

Partes de um caixa eletrônico foi parar na calçada da agência. Apesar da destruição no prédio,. apenas um caixa eletrônico foi explodido, mas os bandidos não conseguiram levar dinheiro do caixa.

No ano passado, bahidos explodiram os caixas eletrônicos localizados na AABB, também na avenida dos Holandeses. Até hoje, os caixas não foram substituídos.

Foto: Reprodução / TV Mirante

2 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS