São João: a festa do povo

0comentário

Por Edivaldo Holanda Junior

São Luís é cheia de encantos de janeiro a janeiro, e não há um único dia em que ela não nos dê um motivo a mais para se apaixonar pelas suas belezas naturais, pela riqueza cultural, pela hospitalidade desse povo. Mas é no mês de junho que toda essa paixão pela capital maranhense transborda, que os ludovicenses entram no clima do São João e a emoção com o soar das matracas e dos pandeirões se espalha pelas festas, pelos arraiais, pelos bairros, pelos corações. Já estamos na expectativa para a maior festa popular do Brasil, e a Ilha já está com as cores, os ritmos e os sabores que fascinam quem mora aqui e quem vem de fora para conhecer e apreciar o nosso folclore.

A festança oficial, realizada novamente em parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Maranhão, acontecerá de 19 a 30 deste mês, mas a alegria já está nas ruas, nos barracões das brincadeiras, nos ensaios dos grupos folclóricos. Afinal, o São João é uma festa do povo maranhense, feita pela população que canta, dança, confecciona a indumentária e faz a alegria de todos. É o momento em que a Selma deixa de ser professora e vira dançarina do cacuriá, que a Jéssica de engenheira passa a ser índia do boi, que o Clodoaldo larga a caixa de vender sorvete e pega o pandeirão, que o Roberth pausa a pintura de parede para ser amo de boi. E assim tantos outros que fazem, revivem e contam esse nosso folclore.

Somente no Arraial da Maria Aragão, no Centro, o maior e mais tradicional do nosso estado, serão mais de 100 atrações, que contemplam todos os sotaques, ritmos e danças que nos consagram como o São João mais diferenciado e diversificado do Brasil, e isso é motivo de grande orgulho para o nosso povo. Para completar essa grande festança, terão ainda duas atrações nacionais, que reforçam a cultura nordestina, o Alceu Valença, na abertura, dia 19, e a Elba Ramalho, no encerramento, dia 30. Além da programação cultural, a arraial contará com o Espaço do Turista, 30 barracas de alimentação e 10 barracas para exposição do artesanato local.

O São João é também uma oportunidade de geração de emprego e renda direta e indiretamente, desde quem trabalha nos próprios arraiais até quem se beneficia do movimento na cidade que aquece a economia local. É também a época que atrai mais turistas para a nossa cidade, e que sorte a dessas pessoas de poder escolher São Luís para a experiência de viver essa festa junina que não há em nenhum outro lugar do mundo. No ano passado, por exemplo, a Maria Aragão foi um sucesso de público, atraindo cerca de 250 mil pessoas durante os dias de programação. O arraial também foi visto por milhões de pessoas pela TV, no programa São João do Nordeste, da TV Globo, que transmitiu a nossa festa ao vivo para os nove estados da região, sendo destaque ainda em emissoras de televisão e rádio, jornais impressos, revistas, portais de notícias e demais canais de comunicação, locais e de todos os cantos do Brasil.

O mês de junho é o mês da tradição, do folclore, das bandeirinhas coloridas, das toadas de bumba-meu boi, dos artistas populares, e o São João é uma festa que mostra para o mundo a riqueza cultural cultivada por nossa gente. Da criança ao idoso, todos estão na expectativa pela melhor época do ano, pelos dias em que São Luís aquece não apenas os arraiais, mas sobretudo o nosso amor pela cida

Sem comentário para "São João: a festa do povo"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: