Imperatriz tropeça a segunda seguida no Frei Epifânio

2comentários

Num jogo com poucas chances de gols, o Imperatriz tropeçou novamente em casa e ficou no 0 a 0, contra o Confiança, pelo Campeonato Brasileiro Série C.

O resultado é considerado muito ruim, pois na rodada anterior o Imperatriz já havia empatado no Estádio Frei Epifânio D’Abadia contra o Treze por 2 a 2. Foram dois tropeços que tiraram do Imperatriz a liderança temporária da competição.

Com o resultado, o Imperatriz é o quinto colocado com 5 pontos ganhos.

O Imperatriz volta a jogar no domingo (16), às 17h, contra o Botafogo-PB, no Estádio Almeidão, em João Pessoa.

Foto: Antonio Pinheiro Silva

2 comentários »

Sampaio arranca empate contra o Santa Cruz

0comentário

O Sampaio arrancou um grande resultado, no Estádio do Arruda, em Recife, pelo Campeonato Brasileiro Série C, ao empatar com o Santa Cruz por 3 a 3 e manter a invencibilidade na competição.

Num jogo de muitos gols e cheio de emoções, o Sampaio chegou a estar atrás no placar por três vezes, mas foi buscar o resultado e garantiu um pontinho muito importante.

O Santa Cruz abriu o placar com Everton, mas Salatiel Júnior empatou para o Sampaio logo em seguida. O maranhense e ex-jogador do Sampaio Misael fez 2 a 1 para o Santa, mas o Sampaio foi buscar o empate, outra vez com Salatiel Júnior tudo isso no primeiro tempo.

O Santa Cruz fez 3 a 1 com William Alves e quando se imaginava que o time pernambucano venceria o jogo, o Sampaio foi buscar outra vez o empate com Ulisses.

Com o resultado, o Sampaio é o segundo colocado do Grupo A com 8 pontos ganhos. O Santa Cruz é o lanterna com apenas 3 pontos.

Na próxima rodada, o Sampaio recebe o Ferroviário-CE, no domingo (26), no Estádio Castelão, às 17h. O Santa Cruz pega o ABC, no sábado (27), às 19h15, no Estádio do Arruda, em Recife.

Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press

sem comentário »

MAC perde e praticamente dá adeus à Série D

0comentário

O Maranhão sofreu a terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro Série D e está praticamente fora da luta pelo acesso. O MAC vai precisar vencer os três jogos que restam e torcer para ficar entre os 15 melhores segundos colocados.

O MAC perdeu para o Atlético-CE, por 4 a 3, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza.

Os cearenses marcaram com com Dan e Ronaldo no primeiro tempo. Daniel fez 3 a 0 no segundo tempo.

O MAC reagiu com Isaías iniciando uma reação, mas o Atlético fez 4 a 1 com Dan. O time maranhense ainda marcaria com Cléber Pereira e Isaías novamente, mas o placar ficaria mesmo em 4 a 3.

Com o resultado, o MAC segue na lanterna do grupo A5 sem pontuar. o Atlético-AC é o primeiro com 9 pontos. As duas equipes voltam a se enfrentar na sexta-feira (24), às 20h30, no Estádio Castelão, em São Luís.

Foto: Kelly Pereira/Atlético-CE

sem comentário »

Craque!

0comentário

Por Joaquim Haickel

Impressionante como os maranhenses gostam de dois assuntos muito polêmicos: política e futebol.

Digo isso, pela quantidade de pessoas que me procuram para comentar sobre os textos que tenho escrito a respeito daquele que eu imagino será cenário político do Maranhão e pela repercussão que ouço nos programas de rádio e vejo nas redes sociais, sobre futebol.

Imagino que possa juntar os dois assuntos e simultaneamente um tema comum a ambos. A ocorrência de craques nesses setores.

Quando eu era criança, os craques do futebol brasileiro eram jogadores da estatura de Garrincha e Pelé, mas a quantidade de gigantes neste esporte era imensa: começando pelo maranhense Canhoteiro, passando por Ademir Queixada, Djalma Santos, Heleno, Didi Folha Seca, Nilton Santos, Zizinho, apenas para citar alguns. No mundo se destacavam Puskás, Di Stéfano,  Schiaffino, Walter, Kopa e Meazza, apenas para citar um time de vôlei.

Depois desta fase, o futebol que era arte, se transformou em força e foi a vez da Laranja Mecânica holandesa de Cruyff e Rensenbrink e da implacável Alemanha de Beckenbauer e Müller…

Não vou me estender neste assunto, pois teria que passar o resto de minha vida falando das glórias deste esporte e eu não o domino o suficiente nem para este texto… O fato é que o que veio depois todo mundo já sabe!

Na política maranhense, os craques do tempo em que eu nasci eram Sarney, que até hoje é show de bola, Victorino que já estava na descendente, mas era duro, Millet que era um Lord, Neiva Moreira, que teve sua jornada interrompida pelos dois golpes de estado de 1964, o tentado e o consumado… No Brasil tivemos o insuperável GetúlioVargas, tínhamos o eterno Juscelino Kubitschek, o onipresente Carlos Lacerda, o polêmico Jânio Quadros, e o bem intencionado, mas manipulável Jango.

No mundo havia políticos da estatura de Adenauer, Meir, Kennedy e Brandt, além de lideres dos direitos civis como Martin Luther King Jr e religiosos como João XXIII.

Da mesma forma que o que aconteceu com o futebol, sabemos no que deu a política atual.

Hoje a incidência de craques, tanto no futebol quanto na política é coisa rara. Na política muito mais que no futebol, pois os salários milionários ainda dão vazão a talentos incríveis como os de Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar.

Na política, parece que mataram o confeiteiro e queimaram a receita do bolo, pois nunca mais apareceu um político saído pronto e acabado do nosso forno! Alguém realmente bom, aquilo que poderíamos chamar de um craque.

Vejam só como são as coisas! Enquanto escrevia esse texto, parei um pouco, fui tomar água e quando voltei, fui passear pelas redes sociais e deparei-me com uma postagem no Blog de Jorge Aragão que de certa forma tem conexão com nosso assunto!

O vice-governador Carlos Brandão, no exercício do cargo de governador, vai, elegantemente, possibilitar que o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto, assuma o cargo de governador do Maranhão!

Este é um gesto de alguém que conhece profundamente os caminhos da diplomacia e da política em suas mais altas concepções. Agindo assim Brandão demonstra para todos a sua disposição de compartilhar o poder, faz um ato de carinho, de deferência e de respeito, não apenas para com Othelino, presidente da ALM, mas com todos os deputados e de certa forma, para com todos os políticos e até mesmo, por extensão, para com o povo maranhense.

Um verdadeiro craque, como há muito tempo não vemos em nosso estado!

sem comentário »

Vereadores repudiam abuso sexual contra crianças

0comentário

Os vereadores Raimundo Penha (PDT), Ricardo Diniz (PRTB) e Osmar Filho (PDT) participaram, na tarde desta sexta-feira (17), de uma grande caminhada, denominada de “Faça Bonito”, que percorreu diversas ruas do Centro de São Luís.

O evento, organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e Conselho Municipal de Assistência Social, com o apoio da prefeitura e Rede Amiga da Criança, fez parte da programação em alusão ao Dia Nacional de combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

“É importante conscientizar pais e responsáveis, oferecendo informações para reduzir os casos de abuso sexual e manter nossas crianças seguras. A prevenção deve partir de casa e todo cidadão tem que estar atento e denunciar, caso seja necessário, para o Disque 100”, afirmou Raimundo Penha, destacando que, neste sábado (18), uma nova caminhada será realizada na Cohab/Cohatrac, a partir das 7h, com ponto de concentração na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Vale destacar que no próximo dia 23, às 10h, no plenário Simão Estácio da Silveira, na Câmara Municipal de São Luís, o pedetista presidirá sessão solene em alusão ao Dia Nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

A iniciativa é fruto de requerimento apresentado pelo próprio Raimundo Penha, que é membro do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes – representando o Poder Legislativo – e ferrenho defensor das causas e movimentos ligados ao tema.

O pedetista justificou a proposta ressaltando que a data foi instituída em memória à menina Araceli Crespo, uma capixaba de apenas oito anos de idade que foi violentada e assassinada, em 1973. O “caso Araceli”, como ficou conhecido, chocou o país. Mas, apesar de hediondo, o crime permanece impune até hoje.

Osmar Filho, durante a caminhada no Centro da capital, também chamou a atenção da sociedade para a importância de denunciar este tipo de crime.

“É necessário que a sociedade desperte para esse tema e denuncie por meio do Disque 100. Vamos todos lutar pelo futuro do nosso país e estender os braços à favor desta causa”, disse o presidente da Câmara.

Além de estudantes, conselheiros tutelares e representantes de entidades ligadas ao tema, também participaram da caminhada o vice-prefeito Júlio Pinheiro (PC do B); o deputado licenciado e secretário estadual de Desenvolvimento Social, Márcio Honaiser; e o secretário municipal de Assistência Social em exercício, Rodrigo Desterro.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Reconhecimento ao trabalho de Felipe Camarão

0comentário

Estive visitando neste sábado (19), a centenária e mais importante escola da rede estadual, o Liceu Maranhense. Na última segunda-feira (13), o secretário de Educação, Felipe Camarão fez a entrega da escola que teve os  equipamentos educacionais revitalizados por meio do Programa Escola Digna.

Fomos acompanhar uma partida de voleibol entre as equipes do Liceu Maranhense e Reino Infantil, mas aproveitamos para conversar com alunos, funcionários e professores sobre a reforma.

Ouvimos depoimentos que comprovam a satisfação de todos. “Nossos laboratórios estão todos funcionando e o melhor que as nossas salas de aulas estão todas com ar condicionado funcionando”, destacou um estudante.

“Agora mais do que nunca temos que deixar tudo limpo e conservado porque a escola está nova de novo”, disse um funcionário que limpava a escola.

“A nossa quadra ficou nova. Temos uns problemas com a chuva e o sol, mas se comprometeram em melhorar, pois são coisas pequenas e fáceis de resolver”, destacou um professor de esporte.

De fato, problemas que já foram repassados ao secretário Felipe Camarão que se comprometeu em resolver o mais rápido possível.

Bom, saímos do Liceu Maranhense com a certeza de que o local por onde já passaram muitos nomes ilustres de nosso Maranhão está em plena condições de continuar oferecendo conforto e qualidade a todos que ali trabalham e estudam.

É necessário zelo por parte de quem estuda e trabalha no Liceu, mas a garantia dos gestores da Educação no Maranhão para que continuem dotando o Liceu e demais escolas de todas as condições para a melhoria da Educação.

Ao secretário Felipe Camarão o nosso reconhecimento pelo belo trabalho desenvolvido no Liceu Maranhense. Que esse reconhecimento seja motivo para que faça ainda mais pela nossa educação.

Foto: Zeca Soares

sem comentário »

Diversidade de comida e cultura marcam Feirinha

1comentário

Diversidade de comidas e uma cultura rica podem ser encontrados na Feirinha São Luís, realizada pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, na Praça Benedito Leite, Centro, aos domingos, das 8h às 15h. O programa, que deu mais oportunidade para agricultores familiares comercializarem frutas, verduras, legumes e pratos típicos elaborados com aquilo que eles próprios cultivam, tem sido ponto de encontro de famílias ludovicenses e turistas que visitam São Luís.

Neste domingo (19) não será diferente e a programação está voltada para a culinária, artesanato e valorização de artistas locais. A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) é a responsável pela coordenação da Feirinha São Luís.

A programação cultural inicia às 9h com apresentação do tambor de crioula Milagre de São Benedito, seguida do grupo Capoeira Aruandê. O Trio Encaixotada pretende fazer todos dançarem ao som do forró pé de serra. A programação segue ainda com o grupo Lamparina e Ronald Pinheiro.

“A gestão do prefeito Edivaldo tem trabalhado no sentido de levar à população um programa como a Feirinha São Luís que reúne, num mesmo espaço, coisas nossas como a música, gastronomia, cultura e ainda abre espaço para que nossos produtores rurais possam comercializar seus produtos. O melhor de tudo é ver que as famílias aprovaram e comparecem à Praça Benedito Leite todos os domingos”, ressaltou o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues.

Uma das agricultoras que vendem seus produtos na Feirinha é Conceição de Maria Santos, de 55 anos. Ela planta macaxeira e uma variedade de frutas em sua propriedade no bairro Mata e comercializa no evento. “Já provou massa d’água? Eu quem faço. Extraio a macaxeira, amasso, boto para secar até ficar no ponto e trago para cá. Com ela você pode fazer bolo ou a receita que quiser”, contou, animada, a produtor rural destacando que a massa faz sucesso na Feirinha.

Foto: Renato Carvalho

1 comentário »

Câmara divulga aprovados em concurso público

1comentário

A Fundação Sousândrade divulgou nesta sexta-feira (17) o resultado final do Concurso da Câmara de São Luís para preencher 116 vagas em nível médio e superior. Também haverá cadastro de reserva. Confira a lista dos aprovados no concurso para a Câmara Municipal de São Luís.

Por se tratar do resultado final preliminar, está aberto o prazo de dois dias (das 10h do dia 18/05 às 23h59 do dia 19/05), para interposição de recurso contra o resultado, que só pode ser feito pela internet, no site da Fundação Sousândrade.

De acordo com o edital, está sendo oferecido salário a partir de R$ 1.251,73 (nível médio) e R$ 2.565,05 (nível superior). Estão na relação candidatos postulantes aos cargos abaixo. Veja aqui o número de vagas para cada cargo.

Cargos

Administrador, Analista de Informática, Analista Legislativo, Arquiteto, Assistente Social, Bibliotecário, Contador, Engenheiro Civil, Historiador, Jornalista, Psicólogo, Radialista, Relações Públicas, Tecnólogo em Recursos Humanos, Assistente Administrativo, Técnico em Assessoramento Legislativo, Técnico em Comunicação Social – Divulgação Institucional, Técnico em Comunicação Social – Rádio, Técnico em Comunicação Social – Relações Públicas, Técnico em Comunicação Social – Repórter Fotográfico, Técnico em Comunicação Social – Televisão e Técnico em Informática.

Leia no G1

1 comentário »

Triste realidade

1comentário

A Câmara Municipal de Vereadores de Barra do Corda tem se debruçado nos últimos dias à discussão a respeito da elevada taxa de mortalidade de recém-nascidos no Hospital Materno Infantil do município.

Na pauta da próxima sessão ordinária do Legislativo, o pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) – tema abordado por O Estado em reportagem deste fim de semana – será apreciado pelos vereadores.

A situação alarmante de pelo menos 15 óbitos registrados em 2019 já provocou a reação de diversos órgãos e entidades de representatividade, a exemplo do Polo de Turismo de Barra do Corda, da Associação Comercial Agrícola e Industrial de Barra do Corda, do Clube dos Diretores Lojistas, do Sindicato dos Lojistas, da OAB, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Clube de Mães do município.

Lamentavelmente, contudo, a situação de elevada taxa de mortalidade infantil não se trata de um caso isolado, em Barra do Corda. Estudo Desafios da Gestão Estadual (DGE) 2018, realizado pela Macroplan e divulgado em dezembro daquele ano, revelou que o Maranhão ocupa as últimas posições no ranking nacional que trata da mortalidade infantil.

O estado ocupa hoje a 22ª posição, à frente apenas de Roraima, Amazonas, Rio Grande do Norte, Goiás e Rio de Janeiro. Pelo relatório, mais de 50% dos óbitos registrados no Maranhão ocorrem na fase Neonatal Precoce.

Outra fatia considerável dos óbitos acontecem na fase Pós-neonatal e a menor faixa ocorre na fase Neonatal Tardia. Cerca de 70% dos óbitos no Maranhão durante a fase infantil, segundo o levantamento, ocorrem por causas evitáveis.

E se são evitáveis, acontecem, sem sombra de dúvida, por causa da ineficiência da assistência de saúde às mães e aos recém-nascidos. Uma realidade que maltrata.

Prematuros

Outro aspecto analisado pelo DGE 2018 e que preocupa diz respeito à taxa de óbitos prematuros por doenças crônicas não transmissíveis em todo o país.

Apesar de estar melhor colocado em relação a outros aspectos, o Maranhão ocupa a 13ª posição, com elevação da taxa nos últimos anos.

A taxa do Maranhão é de 254,4, o que provoca um alerta do Governo Federal.

Estado Maior

1 comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS