Por Zeca Soares • quarta-feira, 01 de maio de 2019
O Sampaio empatou com o Confiança, por 0 a 0, no Estádio Batistão, em Aracaju, na primeira partida pela pré-Copa do Nordeste 2019.
O resultado deixa a decisão da vaga para a partida de volta, no Estádio Castelão, em São Luís, na próxima terça-feira (7), às 19h15.
Pelo regulamento da pré-Copa do Nordeste, um novo empate, por qualquer placar leva a decisão da vaga para as cobranças de pênaltis.
No outro jogo de hoje pela pré-Copa do Nordeste, o Campinense-PB bateu o Náutico, por 2 a 1, em Campina Grande.
Série C
Sampaio e Confiança voltam a jogar agora no próximo sábado (4) pelo Campeonato Brasileiro Série C. O Sampaio recebe o Botafogo-PB, às 17h, no Estádio Castelào. O Confiança enfrenta o Globo-RN, no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim.
Foto: Divulgação/Confiança
Categoria Esporte • Futebol | Tags Confiança, Pré-Copa do Nordeste, Sampaio
Por Zeca Soares • quarta-feira, 01 de maio de 2019
O Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) divulgou o calendário de atrações do São João 2019 em São Luís.
As apresentações vão acontecer de 19 a 30 de junho nos arraiais oficiais no Ipem, Nauro Machado e Praça Maria Aragão, além dos Vivas nos bairros. Veja as datas:
14 e 15 de junho – Prévias do festejo junino no Arraial da Praça Nauro Machado
19 a 30 de junho – Festas oficiais nos arraiais da praça Maria Aragão
21, 22, 28 e 29 de junho – Praça Nauro Machado
24 a 29 de junho – Vivas dos bairros
As atrações nacionais vão compor a agenda dos arraiais do Ipem e Nauro Machado. Este ano, o governo promete apoiar programações juninas dos Vivas nos bairros Anjo da Guarda, João Paulo, Cohatrac, Cohajap, Vila Embratel e Fé em Deus.
Credenciamento
Prossegue até esta sexta-feira (3), o credenciamento das brincadeiras que queiram se apresentar nos palcos do São João do Maranhão 2019. As inscrições podem ser feitas na sede da Secretaria de Cultura do Maranhão (Secma) setor de Credenciamento Cultural, na Avenida dos Holandeses, nº 1803, São Marcos, das 14h às 18 horas.
As brincadeiras e artistas também podem se inscrever via Correios, com Aviso de Recebimento, postadas até o último dia de inscrição. Após a inscrição, cada proposta vai passar por análise dos documentos e da pertinência em relação às categorias previstas.
O evento junino deve reunir mais de 400 grupos ou artistas selecionados, incluindo grupos de Bumba Meu Boi, Tambor de Crioula, Danças Regionais e Grupos Alternativos, além de músicos. Edital do festejo está disponível no site da Secretaria de Cultura, na seção ‘Credenciamento Cultural’. O resultado preliminar será divulgado no dia 8 de maio.
Foto: Divulgação/Secma
Categoria Notícias • Política | Tags 2019, Maranhão, São João, Secma
Por Zeca Soares • quarta-feira, 01 de maio de 2019
O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (PTB-MA) esteve reunido nesta terça-feira (30), com a ministra da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.
O parlamentar pediu apoio da ministra Damares ao projeto de lei 1416/2019 que trata da isonomia nas premiações das competições esportivas que tem recurso público.
Pedro Lucas é autor de emenda ao projeto de lei 1416/2019 que ltera a Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998, que institui normas gerais sobre desporto e dá outras providências, para garantir a isonomia das premiações, para homens e mulheres, nas competições esportivas em que haja emprego de recursos públicos.
A proposta que tramita na Câmara dos Deputados aguarda o parecer do relator da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.
A ministra disse garantiu o apoio ao projeto de lei 1416/2019, e prometeu trabalhar no pedido de urgência.
O deputado também solicitou a classificação das pessoas com visão monocular como deficiência visual.
A ministra Damares Alves disse ser favorável à proposta, mas que a questão está incluída no debate que já vem sendo realizado para regulamentação da Lei do Portador de Deficiência.
Foto: Divulgação
Categoria Notícias • Política | Tags Damares Alves, Ministra, Pedro Lucas Fernandes
Por Zeca Soares • quarta-feira, 01 de maio de 2019
O técnico do Maranhão, Sandow Feques e que também é funcionário público e até bem pouco tempo comandava os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) que é realizado pela Sedel, criticou, nas redes sociais, a politica de esportes nas gestões Municipal e estadual.
Sandow disse que as secretarias de Esporte do Estado e do Município servem apenas para atender objetivos políticos e que estão sendo utilizadas para agradar “perdedores das eleições”.
“O Estado do Maranhão tem um povo ativo, um povo que tem como uma de suas característica o gosto pela atividade e o esporte. Então posso afirmar com toda certeza, que o Estado do Maranhão tem uma vocação esportiva. Vejo o esporte como um Instrumento de desenvolvimento, que pode dentro dessa perspectiva, ajuda o desenvolvimento do nosso Estado. Porque então esse Estado não se desenvolve esportivamente?”.
“Temos duas Secretaria de esporte, uma municipal e uma estadual. Infelizmente as duas atendem aos dois governos com objetivos bem claro. Político. A política é benéfica quando se faz pra atender as necessidades de uma população. O que acontece no esporte maranhense é a pior das políticas, aquela que se agrada os perdedores das eleições, se paga os compromissos para se ganhar uma eleição. Muito decepcionante”, disparou.
Certamente, mesmo sem citar nomes, Sandow Feques está se referindo às escolhas de Rogério Cafeteira (Sedel) e Rommeo Amim (Semdel) que disputaram, respectivamente as eleições para deputado estadual e vereador, mas não conseguiram se eleger.
Desde que deixou o comando dos JEMs, Sandow Feques tem feito duras críticas à política de esporte no Maranhão.
Foto: Reprodução/Facebook
Categoria Esporte | Tags esporte, Rogério Cafeteira, Rommeo Amim, Sandow Feques, Sedel
Por Zeca Soares • quarta-feira, 01 de maio de 2019
Como já vinha sendo esperado, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou por maioria parecer favorável ao pedido de empréstimo do governo estadual.
Foram seis votos a favor e somente um contra o parecer do relator da matéria, deputado Yglésio Moyses (PDT).
A proposta agora foi encaminhada para a comissão de Orçamento para ser analisada.
Somente após passar por lá é que o pedido de autorização para empréstimo de R$ 623 milhões seguirá para ser votado em plenário.
Previsão
A previsão é de que o pedido do Palácio dos Leões não fique mais tanto tempo em tramitação na Assembleia Legislativa.
Dos aliados, o governo já tem votos sucientes para conseguir aprovar o pedido de empréstimo. Pelo menos, esta é a conta feita pelo líder do governo, Rafael Leitoa (PDT).
Já a oposição aposta que a base governista ainda não está coesa para aprovar sem problemas ou desgastes o pedido da gestão estadual.
Estado Maior
Categoria Notícias • Política | Tags Assembleia Legislativa, CCJ, EMpréstimo, Flávio Dino
Por Zeca Soares • quarta-feira, 01 de maio de 2019
A assistência à saúde de diabéticos e hipertensos no Maranhão foi o tema central da audiência pública realizada nesta terça-feira (30), na Assembleia Legislativa, pela Frente Parlamentar em Defesa de Diabéticos e Hipertensos, coordenada pelo deputado César Pires. Um dos principais pontos debatidos foi o fechamento do Centro de Medicina Especializada em Hipertensão e Diabetes (Cemesp) e a fragilidade das ações de prevenção das duas enfermidades nas redes municipais de saúde.
A reunião contou com a participação dos deputados Zito Rolim (PDT), Helena Duailibe (Solidariedade), Roberto Costa (MDB), Daniella Tema (DEM) e Wellington do Curso (PSDB), e também da secretária adjunta de Assistência à Saúde, Carmem Belfort; do juiz da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, Douglas Martins; do presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMESERH), Rodrigo Lopes; e dos presidentes da Associação dos Diabéticos do Maranhão (ADIMA), Edilson Vanderley, e da Associação Maranhenses de Diabéticos Tipo 1 (AMAD1), Aila, além ddo médico endrocrinologista Fernando Neves.
Os representantes dos pacientes presentes na audiência relataram inúmeras dificuldades enfrentadas após a transferência do atendimento prestado no Cemesp para o Centro de Especialidades Pam Diamante. Segundo eles, há demora na marcação de consultas, na realização de exames e falta de material para curativos especializados, em decorrência da redução no número de profissionais que dão atendimento especificamente a hipertensos e diabéticos.
Em contraponto, a secretária Carmem Belfort afirmou que o atendimento foi ampliado, com a transferência para o PAM Diamante, e destacou que a falta da prevenção nas redes municipais acaba sobrecarregando a assistência na capital e na rede estadual de saúde.
“É preciso eleger prioridades e garantir que a assistência aos hipertensos e diabéticos tenha qualidade. Nós vamos continuar nessa luta, para buscar soluções que assegurem os direitos dos pacientes”, afirmou César Pires, ao final do encontro, anunciando que a Frente Parlamentar fará visita para verificar, in loco, o atendimento no PAM Diamante, e que vai propor uma reunião com os dirigentes da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís e com a Federação dos Municípios do Maranhão (FAMEM) para cobrar mais investimentos na atenção básica.
Foto: JR Lisboa / Agência Assembleia
Categoria Notícias • Política | Tags Assembleia Legislativa, Audiência Pública, Diabéticos, Hipertensos