Morre o músico Gerson da Conceição

2comentários

O baixista, cantor, compositor e produtor musical Gerson da Conceição, de 52 anos, morreu na noite desta segunda-feira (20) vítima de infarto, em São Paulo.

Gerson foi integrante da Banda de reggae Mano Bantu que começou a fazer sucesso em 1997. (Clique aqui).

Há 10 anos, Gerson morava em São Paulo onde levava carreira solo. Ele estava em casa quando começou a passar mal.

No último dia 5 de abril fez o seu último show em São Luís, no Creóle Bar quando brindou o público com músicas autorais e clássicos do reggae. Antes do show concedeu entrevista na Mirante FM (Ouça aqui).

Nas redes sociais, a morte de Gerson da Conceição causou comoção.

“Estou até agora tentando digerir esta dura realidade. Parceiro de tantos momentos musicais, sorrisos e reflexões ! Salve, Gerson da Conceição ! Que Jah o tenha, irmão!”- César Nascimento , cantor e compositor

“Eu nem sei o que dizer, ainda estou tentando assimilar essa triste notícia da passagem de meu amigo querido Gerson da Conceição, um dos primeiros Cavaleiros de Aruanda e mais que isso, um artista maravilhoso, cantor, compositor, regueiro de responsa, criador da super banda de reggae Mano Bantu” – Rita Benneditto, cantora

É tanta coisa boa que vinha dele, que tá difícil acreditar que ele partiu!

Eu vou ficar aqui ainda tentando digerir essa notícia, mas também vou pedir a todas as forças positivas do universo que iluminem o novo caminho dele, que seja de luz e paz.

Obrigada Mano Bantu. Te amo 

“Estou sem chão. Perdemos um dos maiores nomes do reggae maranhense.
Meu amigo Gerson da Conceição se foi. Siga em paz, irmão” – Ademar Danilo, jornalista

“Triste! Perdi um parceiro, um irmão, meu produtor cultural. Siga em paz, Gerson da Conceição” – Célia Sampaio, cantora

“Que perda! Durante muitos anos, formamos a cozinha, a base da musica no Maranhão. Descanse em paz, meu Irmão Gerson da Conceição!” – Carlão, baterista

“Não sei nem o que dizer, nos falamos sábado, Gersão! Pq? A gente prometeu compor e gravar juntos uma música igual aquela linda que vc me mostrou, nos vimos pelo whats pela última vez aqui nessa terra, eu tava em sampa e quis te ver mas tu não podia pq tava pegado. A gente prometeu se encontrar irmão! Obrigado por tudo, mas tudo mesmos, pelos toques, por teu carinho, tua musicalidade, música, amor, amizade de irmão que se curte e se respeita. Jamais vou te esquecer meu amigo, jamais!!! Vai com Jah, vai tocar no mundo espiritual, aqui vc vai fazer muita falta, muita, muita… Meus sentimento mais profundos a todos os familiares e amigos! Vai na paz, na luz meu parceiro!” – Glad Azevedo, cantor e compositor.

“Tô com meu estômago doendo muito, a alguns minutos recebi a triste notícia que meu grande amigo Gerson da Conceição, excelente em tudo musicalmente, letra, música, produção musical , sempre ao meu lado em minhas construções musicais, o Brasil perde um dos melhores do Reggae, afrobeat, música Brasileira e o mundo também perde um grande talento !!!” – Dagô Miranda, músico

“A morte de um amigo, um grande nome da música e do reggae maranhense é uma tragédia! Descanse em paz Gerson da Conceição”, Marcus Vinícius, locutor

“Acabo de receber uma notícia triste. O reggae maranhense de luto. Morre Gerson da Conceição” – Pedro Sobrinho, jornalista e DJ

Foto: Divulgação

2 comentários »

Pedro Lucas preside Frente Parlamentar do CLA

0comentário

Por iniciativa do líder do PTB, Pedro Lucas Fernandes (MA), a Câmara dos Deputados vai instalar, nesta quarta-feira (24), a Frente Parlamentar para Modernização do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. O evento ocorrerá no Salão Nobre, às 15 horas.

Pedro Lucas Fernandes irá presidir a frente, que conta com a adesão de 200 deputados e 2 senadores.

Um dos objetivos do grupo é apoiar, incentivar e defender, no Congresso Nacional, as proposições e ações em favor da modernização do CLA.

A frente também vai servir de ponte entre o Parlamento e entidades ligadas ao setor de tecnologia aeroespacial, e buscará a implementação de projetos relativos à engenharia aeroespacial.

Ainda irá acompanhar a tramitação de matérias no Congresso Nacional de interesse da instituição, entre outras atribuições.

FAB – O CLA atua no desenvolvimento de tecnologias e em missões de lançamentos espaciais, sendo subordinado à Força Aérea Brasileira (FAB).

O município de Alcântara é considerado o melhor local do mundo para lançar foguetes, porque fica próximo à linha do Equador, o que permite uma economia de combustível de cerca de 30% nos lançamentos.

sem comentário »

DEM realiza Convenção Estadual esta semana

0comentário

O presidente estadual do Democratas no Maranhão, deputado federal Juscelino Filho (DEM-MA) confirmou a data da Convenção Estadual 2019 do partido para esta sexta-feira (26). O evento será realizado a partir das 9h no Auditório Terezinha Jansen, no Multicenter Sebrae, e contará com a presença do presidente nacional do DEM, ACM Neto, e de outras importantes lideranças políticas da legenda no Estado.

A expectativa pela convenção deste ano é grande. Sob o comando de Juscelino Filho, o DEM-MA tem crescido e se fortalecido no cenário político estadual. Prova disso é que a convenção deste ano reserva filiações de importantes lideranças visando a disputa das eleições de 2020. O objetivo do Democratas é possuir candidaturas a prefeitos em quase todos os municípios.

“O partido tem crescido em todo o Estado. Tenho me dedicado muito a esse trabalho de crescimento partidário do Democratas. O partido vive um bom momento. Estamos buscando crescer no Estado e estamos abertos para aquelas lideranças que têm nos procurado com a intenção de realmente disputar as eleições do ano que vem e adentrar nos quadros do Democratas”, afirmou Juscelino Filho.

O presidente do DEM-MA mostrou otimismo em relação ao desempenho do partidos nas próximas eleições. Para o deputado Juscelino Filho, a chegada de mais forças políticas proporcionará um resultado positivo nas urnas em 2020.

“Pretendemos ter candidaturas em quase todos os municípios. Vamos filiar vários membros na nossa Convenção Estadual. Vamos filiar muitos candidatos a prefeitos e alguns prefeitos no mandato que vão concorrer à reeleição. Suas filiações vão ser anunciadas no dia da convenção. Acredito que o Democratas vai sair com um resultado bastante positivo das próximas eleições municipais”, concluiu o presidente estadual do Democratas no Maranhão.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Cafeteira defende parceria para gerenciar Castelão

3comentários

O secretário de esporte e Lazer (Sedel), Rogério Cafeteira foi o entrevistado desta segunda-feira (22), no Ponto Final, por Roberto Fernandes, na Rádio Mirante AM.

O secretário destacou a obra de reconstrução do ginário Castelinho, após o desabamento do teto há mais de um mês. Além disso, destacou a assinatura do contrato para a reforma da piscina do Complexo do Outeiro da Cruz e defendeu a possibilidade de entregar o Estádio castelão para a gestão da Federação Maranhense de Futebol (FMF) e clubes de futebol.

“O Castelão tem um custo de mantutenção mensal muito alto, em torno de R$ 400 mil reais e eu já conversei com o presidente da Federação sobre a possibilidade de uma parceria e seria muito bom se a Federação e os clubes assumissem o comando do Castelão”, destacou.

Segundo Rogério Cafeteira, o carro chefe da Sedel que é a Lei de Incentivo ao Esporte passará a ter uma preocupação mais social a partir de agora.

“Vamos ter uma pegada mais social a partir de agora. Vamos dar prioridade a projetos com cunho social em diversas comunidades em todo o Maranhão. Eu tenho conhecido experiências interessantes neste sentido e vamos buscar ampliá-las”, disse.

O secretário disse ainda que desenvolverá projetos que beneficiem áreas públicas ociosas no Maranhão.

“Vamos investir mais nesses espaços públicos em São Luís e demais municípios. Vamos transformar alguns espaços públicos em áreas para a prática de esporte e lazer. Eu falo sempre como exemplo desse espaço aqui na Ilhinha você passa a qualquer hora do dia e se não estiver chovendo tem alguém praticando esporte lá e é isso que eu quero levar a outras áreas nas cidades”, explicou.

Foto: Zeca Soares

3 comentários »

Hildo Rocha destaca os 59 anos de Brasília

0comentário

Durante Sessão Solene em homenagem aos 59 anos de fundação de Brasília, o deputado federal Hildo Rocha (MDB) elencou aspectos históricos da capital federal e destacou, o que segundo o parlamentar é, na atualidade, a principal característica da cidade: “Brasília é o berço da democracia brasileira. Por ocasião de alguma votação importante, na Câmara Federal, pessoas do Brasil inteiro enchem as galerias cobrando os parlamentares, exercendo a cidadania, fortalecendo a nossa democracia”, declarou o deputado. (Clique aqui e veja o vídeo).

Polêmica prolongada

Rocha disse que a construção de Brasília gerou polêmicas e continua despertando intensos debates. “No livro Por Que Construí Brasília JuscelinoKubitschek afirma que Brasília foi a mais longa polêmica que se travou no país. Nasceu no período colonial, atravessou todo o império, continuou na república e no início do seu governo ainda estava lá.  Quando decidiu pela construção da nova capital a controvérsia permaneceu e manteve-se viva durante a construção, na inauguração de 21 de abril de 1960 e ainda no tempo em que o ex-presidente redigiu a referida obra. Ao comemorarmos os 59 anos da nossa capital federal, ouso dizer que a polêmica descrita pelo estadista brasileiro não foi encerrada”, afirmou.

Cidade majestosa e incomparável

De acordo com o deputado, não há nada no mundo sequer comparável à capital do Brasil em termos de projeto urbanístico ou traço dos seus edifícios. Ele citou no seu pronunciamento, a conversa que Yuri Gagarin, o primeiro homem a viajar pelo espaço, teve com Juscelino Kubitschek, sobre a sua visão de Brasília, durante sua viagem à capital. “A ideia queGagarin teve foi a de que estava desembarcando num planeta diferente que não era a terra”, desse o deputado.

Desenvolvimento do interior brasileiro

O deputado enfatizou que o objetivo em torno da qual gravitou a ideia da nova capital sempre foi o da levar o progresso para a área central do país. “Assim ocorreu porque o desenvolvimento do Brasil sempre foi muito concentrado no litoral, deixando espaços imensos no interior sem ocupação, sem prosperidade, sem perspectivas”, argumentou.

Sucesso grandioso

Hildo Rocha exaltou o êxito alcançado pelo autor da ideia de levar a capital do país para o Planalto Central. “Brasília alcançou um sucesso estrondoso. Com quase 3 milhões de habitantes, é a unidade da federação com maior PIB per capta, o Distrito Federal tornou-se um centro irradiador de desenvolvimento para o Planalto Central, especialmente para as áreas vizinhas dos Estados de Goiás e Minas Gerais”, declarou o deputado.

Cidade em permanente construção

Segundo o parlamentar, Brasília é uma cidade ainda em processo de construção de uma identidade própria. “Foi apenas recentemente, durante o censo de 2010 que o Distrito Federal passou a ter a maioria de habitantes nascida no seu próprio território.

Rocha finalizou o pronunciamento com uma vibrante saudação aos brasilienses. “Apresento votos de prosperidade a todos os brasilienses. Viva Brasília, viva o Brasil”.

Fotos: Divulgação

sem comentário »

A consciência necessária

0comentário

Por Edivaldo Holanda Junior

Fazer a gestão dos resíduos sólidos não é uma tarefa fácil, sobretudo em um momento no qual, além da implantação de políticas públicas profissionais e eficientes, faz-se necessária a urgente mudança no padrão cultural do nosso relacionamento com o lixo que produzimos. Este tem sido um grande desafio no mundo inteiro, pois se de um lado temos o aumento do contingente populacional nas cidades, conjugado com o aumento do consumo de produtos, de outro lado temos a diminuição dos espaços para armazenar todo o lixo produzido. Diante deste problema urbano, desde minha primeira gestão assumi a responsabilidade de superar todos os desafios necessários para fazer de São Luís uma cidade que cumpre as diretrizes estabelecidas na Política Nacional de Resíduos Sólidos, que não acontecia até então, bem como a preservação dos nossos recursos naturais.

Em São Luís, fizemos todos os estudos necessários, elaboramos um planejamento estratégico não somente operacional, mas também no sentido de otimização dos recursos financeiros investidos. Uma dessas ações foi a desativação do Aterro da Ribeira, ainda em 2015, que há muitos anos funcionava como um lixão a céu aberto, trazendo inúmeros problemas para a cidade e era um gargalo antigo para a administração municipal. Após, iniciamos a operação de um dos aterros sanitários mais modernos do país e estabelecemos programas de coleta seletiva e educação ambiental focado na promoção desta mudança cultural em relação ao lixo.

O marco para esta mudança cultural em curso foi a implantação da política dos Ecopontos. Já são 12 equipamentos em operação, e a nossa meta é atingir 30 até o fim da gestão. Com isso, passamos a figurar um grupo pequeno de cidades brasileiras onde a população tem acesso a uma política pública de incentivo à coleta seletiva.

Os Ecopontos foram pensados como um espaço onde cada cidadão pode descartar voluntariamente todos os resíduos recicláveis produzidos em sua residência e, a partir desta entrega, compreender sua responsabilidade na manutenção da limpeza da cidade e aprender a fazer o manejo ambientalmente adequado do resíduo que produz.

Esta política garante diversas melhorias para toda a cidade. A primeira delas é o fim dos pontos de descarte irregular nos bairros, já que o Ecoponto é prioritariamente construído em áreas com esta característica. Com menos lixo descartado irregularmente nas ruas temos menos transtornos como pontos de acúmulo de água causados pelo entupimento de bueiros e galerias pelo lixo. Com isso, reduzimos também problemas de saúde pública. O meio ambiente também sofre menos com os impactos do descarte irregular.

Para que nossa população entenda a importância social, econômica e ambiental do resíduo sólido urbano, estamos todos os dias nas escolas e nas comunidades informando a população sobre a importância do uso dos Ecopontos, sobre o manejo adequado do resíduo doméstico e sobre a importância da coleta seletiva e reciclagem, através do programa de Educação Ambiental da Limpeza Urbana “Cidadão Limpeza, Cidade Beleza”.

O nosso esforço na implantação destes equipamentos aliado à maior consciência da nossa população gera ainda a melhoria das condições de trabalho e de vida dos catadores de materiais recicláveis. Eles recebem direto em suas cooperativas tudo aquilo que antes ia para o lixo e agora é entregue nos Ecopontos. Dessa forma, conseguimos aumentar a renda destes profissionais e ainda gerar mais emprego, pois a cada novo Ecoponto entregue aumenta o volume de resíduos coletados e encaminhados às cooperativas, que precisam agregar novos profissionais. Assim fechamos também um ciclo virtuoso de geração de emprego, renda e fortalecimento da economia circular.

Anunciamos mais investimentos para o fortalecimento da gestão profissional dos resíduos sólidos urbanos em São Luís, como galpões de triagem de resíduos para as cooperativas de reciclagem, a construção de uma usina de beneficiamento dos resíduos da construção civil, Pátio da compostagem para os resíduos orgânicos e em breve mais duas novidades: disponibilizaremos um aplicativo digital para facilitar a comunicação dos munícipes com os serviços de Limpeza Urbana, além de auxiliar o processo de fiscalização daqueles que descumprem as legislações vigentes, e daremos início à coleta seletiva voluntária porta a porta.

Os desafios ainda são muitos, sabemos, mas seguimos enfrentando cada um deles e ampliando nossas políticas de limpeza urbana para a população, pois entendemos que investir em uma gestão profissional e ambientalmente adequada dos resíduos sólidos é, acima de tudo, uma forma de cuidar das pessoas.

*Edivaldo Holanda Júnior é prefeito de São Luís

sem comentário »

Edilázio e ministro visitam os Lençóis Maranhenses

0comentário

O deputado federal Edilázio Júnior (PSD) recebeu no último fim de semana, durante o feriado da Semana Santa, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles e cumpriu extensa agenda de trabalho.

Ele acompanhou o ministro numa visita técnica aos Lençóis Maranhenses e percorreu os municípios de Santo Amaro e Barreirinhas. O Governo Federal estuda a concessão do Parque dos Lençóis Maranhenses a iniciativa privada.

Em Santo Amaro, o ministro visitou os povoados de Betânea – atingido por enchente -, e de Queimada dos Britos. Já em Barreirinhas, onde o ministro foi recebido pelo prefeito Albérico Filho. Lá, ele foi até a sede do ICMBio [Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade].

Em Barreirinhas ele também verificou a situação da construção do aeroporto, que apresenta obras inacabadas. Ele lembrou que o Governo Federal liberou recursos por meio de um convênio ao Governo do Estado há cerca de 4 anos. Apesar disso, o terminal aeroportuário jamais foi entregue. Para Edilázio, uma inoperância do Executivo Estadual.

De acordo com Edilázio, o ministro retornou à Brasília com a melhor das impressões em relação às belezas naturais de toda a extensão dos Lençóis Maranhenses. Apesar disso, ele relatou frustração do ministro com relação aos lixões no estado.

Um dos lixões fica localizado na entrada de Santo Amaro e outro no município de Paço do Lumiar, próximo ao aeroporto de onde desembarcou para retornar a Brasília. O ministro fez referência aos lixões em seu perfil em rede social, disse tratar-se de uma vergonha e assegurou que o Programa Lixão Zero, do Governo Federal, vai solucionar o problema. “Faremos de tudo para acabar com essa tristeza”, escreveu o ministro.   

Foto: Divulgação

sem comentário »

Eliziane defende ‘reforma’ pública e transparente

0comentário

A senadora maranhense Eliziane Gama (Cidadania) defendeu a importância da Reforma da Previdência para o país, mas destacou, acima de tudo que é necessário que ela seja pública e transparente, e que não venha a prejudicar os ‘mais pobres’.

Segundo Eliziane Gama, o governo Jair Bolsonaro (PSL) comete um erro grotesco ao pedir “sigilio” a dados da Reforma que tramita no Congresso Nacional.

“Precisamos da reforma da Previdência, mas não podemos nos submeter a qualquer reforma, muito menos uma que pese a mão nos mais pobres e, muito menos ainda, uma que não seja 100% pública e transparente. Pedir sigilo aos dados da reforma é um erro grotesco do atual governo”, destacou no Twitter.

Foto: Reprodução/Twitter

sem comentário »

Definida maioria dos times da Copa do Nordeste

0comentário

Onze equipes já garantiram vaga na Copa do Nordeste em 2019 com o término dos campeonatos estaduais.

Falta apenas a definição do campeão do Rio grande do Norte que tem vaga direta na fase de grupos que será conhecido na próxima quarta-feira (24), entre América e ABC. Na primeira partida houve empate por 0 a 0.

Das oito equipes que disputarão a Pré-Copa do Nordeste falta a definição apenas do Rio Grande do Norte que será o vice do Estadual.

Atual campeão maranhense, o Imperatriz será o representante direto do estado na fase de grupos. O Sampaio entra na Pré-Copa do Nordeste pelo ranking da CBF e pelo seu posicionamento terá como adversário Juazeirense-BA, Altos-PI, Campinense-PB ou Confiançca-SE.

As datas previstas para as partidas da Pré-Copa do Nordeste são: 1º e 8 de maio.

Classificados para fase de grupo:
AL – CSA
BA – Bahia e Vitória
CE – Fortaleza e Ceará
MA – Imperatriz
PB – Botafogo
PE – Sport e Santa Cruz
PI – Ríver
RN – América ou ABC
SE – Frei Paulistano

Classificados para Pré-Copa do Nordeste:
PE – Náutico
AL – CRB
MA – Sampaio
RN – América ou ABC
BA – Juazeirense
PB – Campinense
PI – Altos
SE – Confiança

Foto: Divulgação/CBF

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS