Arbitragem
A arbitragem foi sem dúvida o ponto fraco no Campeonato Maranhense. Alvo de polêmicas durante toda a competição não poderia ser diferente na decisão entre Moto e Imperatriz. O “erro grave” do bandeirinha José Célio Amaral Rodrigues, do árbitro José Henrique de Azevedo e do adicional Rafael Marques que não marcaram o impedimento de Júnior Chicão no terceiro gol do Imperatriz, o que custou caro ao Moto. O trabalho de renovação da Comissão de Arbitragem da FMF é necessário, mas isso deve acontecer sem prejuízo às equipes e muito menos em jogos decisivos.
Nhozinho Santos
Torcedores e até dirigentes de clubes que vão disputar o Campeonato Brasileiro vivem a expectativa de mandar seus jogos no Estádio Nhozinho Santos que segue em obras. O gramado já está pronto, mas faltam outros detalhes importantes que precisam ser recuperados. Por exemplo, a parte estrutural precisa ser revista até para não acontecer o que houve com o Castelinho, por isso acredito que o estádio não fique pronto nesta temporada.
Alivio
Uma boa notícia para Sampaio e Imperatriz que vão participar do Campeonato Brasileiro Série C. Um canal de TV estaria negociando a compra dos direitos de transmissão da competição da CBF. Se confirmado, cada equipe receberá uma ajuda financeira, além dos custos com viagem e hospedagem. Os valores ainda não foram divulgados. Os clubes falam em torno de R$ 1 milhão para cada um dos 20 participantes, o que seria bom demais…
Imperatriz
O campeão maranhense se reforça para o Campoenato Brasileiro Série D. Depois do atacante Val Barreto e do lateral esquerdo Aélson, mais quatro jogadores deve ser anunciados nas próximas horas. O volante Valderrama pode ser confirmado. Felipe Dias, ex-Moto e atualmente no Bangu está na mira do Cavalo. Eloir que teve o nome especulado em Imperatriz deve mesmo seguir no Sampaio. A estreia do Imperatriz na Série C será contra o Globo-RN, no dia 27, às 19h, no Frei Epifânio.
Sampaio
O Tricolor também se reforça para o Campeonato Brasileiro Série C. Após confirmar a permanência de Julinho Camargo, a diretoria anunciou as saídas dos volantes Patrick Mota e Tom Abreu. O Sampaio confirmou hoje (15), o meia Neto (Pinheiro) que foi anunciado ontem pelo Moto, o atacante Mateus (Juventude) e Éverton, lateral direito que estava no Cascavel-PR. O Sampaio estreia contra o Confiança, no dia 28, às 16h, em Aracaju.
Moto
Após a perda do título do Campoenato Maranhense, o Moto anunciou a chegada dos atacantes Henrique (Remo-PA) e Vinícius Paquetá (Pinheiro), além do meia Neto (Pinheiro) que hoje foi anunciado pelo Sampaio. O atacante Bruno Henrique já vem treinando no rubro-negro. Por outro lado, Juninho Arcanjo, Mateus, Danilo Galvão e Dalmo estão fora dos planos para a Série D. O Moto estreia no dia 5 de maio, contra o Atlético, em Boa Vista.
Maranhão
O MAC confirmou a permanência do técnico Sandow Feques para a Série D. Os primeiros reforços anunciados são o o lateral Vivico, revelação do Pinheiro no Maranhense, o volante Robson Simplício (Ferroviário-CE) e o goleiro Matheus, ex-Moto e MAC. Oito já foram dispensados: André Matheus, Lerson, Bruno Bacabal, Carlinhos, Thiaguinho, Felipe Costa, Luís Felipe e Bruno Chocolate. A estreia atleticana na Série D será no dia 5 de maio, contra o Altos-PI, às 16h, no Estádio Castelão.
Oportunidade
O técnico Marcinho Guerreiro vai comandar o Ríver no Campeonato Brasileiro Série D. Ele substitui a Flávio Araújo que foi campeão piauiense e após a conquista se transferiu para o Treze-PB. Marcinho estava no MAC até se transferir para o Treze-PB quando foi demitido e ficou sem clube. Além de Marcinho, a comissão técnica do Ríver terá outro maranhense, o preparador físico Gabriel Júnior. Quem já está lá é o diretor de futebol Daniel Meneses, ex-Moto Club.