PT discute projeto para São Luís

1comentário

O Diretório Municipal do PT de São Luís realizou no último sábado (6), uma reunião ampliada, que contou com a participação de filiados, militantes e representantes de entidades não governamentais. Foram debatidos temas como a jornada Lula Livre, ações do Governo Bolsonaro contra a classe trabalhadora e o PT e um projeto para São Luís.

A reunião contou com a presença do advogado Guilherme Zagalo, do secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, da advogada Helena Barros Heluy, do presidente da MOB Lawrence Pereira, do professor Saulo Pinto, da militante na área de Saúde Magda Aparecida, do professor Fernando, o representante do MST, Jonas; o advogado Mario Macieira e a militante Cricile Muniz.

Na abertura do seminário o presidente do Diretório Municipal, vereador Honorato Fernandes, falou do momento político que o País atravessa e destacou a necessidade da presença de todos na rua pelo movimento Lula Livre. Outro ponto destacado pelo vereador foi a importância de discutir a cidade de São Luís.

Nas suas falas o advogado Mário Macieira e a advogada Helena Barros Heluy falaram sobre o Golpe de 64 e a ditadura. O secretário Francisco Gonçalves fez uma análise da conjuntura política e Jonas falou sobre a jornada Lula Livre.

No período da tarde o tema foi São Luís. Os debatedores falaram sobre vários aspectos da cidade como Plano Diretor, mobilidade, saneamento e educação entre outros temas.

Ao final do evento o vereador Honorato Fernandes anunciou que está se licenciando da presidência do PT ficando. Quem assume pelo período de um mês é a militante petista Silvana Serra.

Foto: Divulgação

1 comentário »

Gastão defende renda para moradores de Alcântara

0comentário

O deputado federal Gastão Vieira (PROS) acredita que o uso comercial do Centro de Lançamento de Alcântara pode trazer benefícios econômicos em vários setores do município. O principal é a possibilidade de melhorar a qualidade de vida das comunidades no entorno da Base de Lançamento. Por isso, ele defende a transferência de renda para todos os moradores e quilombolas de Alcântara.

“Estamos trabalhando para saber como isso seria possível. A princípio seria nos moldes do Bolsa Família, mas tudo depende dos estudos que solicitei à consultoria legislativa da Câmara para formular um projeto. Mas é bom lembrar que tudo depende, primeiramente, da aprovação do Acordo Brasil/Estados Unidos pelo Congresso”, explicou.

O deputado federal Gastão Vieira (PROS) defende a necessidade de o governo brasileiro e do Maranhão priorizem os debates sobre o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas assinado entre Brasil e Estado Unidos. “Acredito que o acordo com os Estados Unidos trarábenefícios para o Maranhão e para Alcântara, mas é preciso que tomemos um posicionamento mais objetivo”. 

Ele alerta que outros estados do Nordeste também estão na disputa. “Não é só o Maranhão que está na disputa, o Ceará e o Rio Grande do Norte também têm potencial para o tipo de operação que os americanos procuram. O nosso diferencial estaria na profundidade do mar no norte do Maranhão. O que permitiria mais segurança nos lançamentos e facilitaria a chegada de equipamentos e insumos em navios”, disse.

Esta semana os deputados vão discutir ainda a extinção da Medida Provisória da Alcântara Cyclone Space. “Somente depois dessa discussão é que poderemos seguir com a análise do Acordo com os Estados Unidos. Precisamos definir como será distribuída a receita com os lançamentos, saber qual a parte dos royalties caberá ao governo federal e ao Maranhão”. 

Gastão Vieira também defende uma discussão sobre a possibilidade de que outros municípios do norte do Maranhão sejam incluídos no repasse de recursos do Acordo. “Pela proximidade com Alcântara, acredito que os municípios de Cedral, Porto Rico e Guimarães também possam sem beneficiados pelo Acordo. Vamos estudar essa possibilidade e, se for possível, daremos encaminhamento ao assunto. Por enquanto, estamos empenhados em fazer esse Acordo sair do papel e somente depois, ver qual a possibilidade real de transformar esses projetos em benefícios para os maranhenses, pois os benefícios para o Programa Espacial Brasileiro são inegáveis”, finalizou.

Foto: Agência Câmara

sem comentário »

Penha estimula participação popular em debate sobre SL

0comentário

O vereador Raimundo Penha (PDT) deu início a um projeto interessante e inédito no âmbito do Poder Legislativo Municipal, que visa estimular a participação popular no que se refere a criação de novas políticas públicas na capital maranhense. 

O parlamentar, que vem fazendo um mandato muito presente nas comunidades e perante as instituições públicas e privadas, decidiu inovar e, agora, está convidando para ir até a Câmara Municipal as pessoas que tem apresentado sugestões de ações ou projetos de lei para serem implementados em São Luís.

Raimundo Penha recebeu o servidor público Walber Silva Oliveira Macedo, que reside no Calhau.

A conversa resultou na elaboração de um projeto de lei, na área da educação, e de uma emenda a um projeto de lei, de autoria do vereador César Bombeiro (PSD), no setor da mobilidade urbana.

“Trata-se de uma iniciativa muito boa e que mostra que o vereador Penha executa um mandato participativo, popular e voltado para atender aos anseios dos moradores da capital”, disse Walber Silva.

Raimundo Penha destacou o caráter participativo da iniciativa. Segundo ele, o objetivo é estimular a participação do cidadão e aproximar, cada vez mais, a população da Câmara Municipal, que este ano comemora 400 anos de fundação.

Propostas 

O projeto de lei nº 072/19, que já está tramitando na Casa, determina a  fixação de data para divulgação da lista de material didático, paradidático e pedagógico nas escolas privadas e comunitárias de São Luís.

“Nosso objetivo é estimular a população a participar ainda mais dos debates acerca da cidade. Tenho mais de 30 projetos apresentados e boa parte deles foi sugestão da própria população. Quero agora mostrar quem são eles, com isso esperamos que as pessoas se sintam estimuladas a participarem e ajudarem a melhorar São Luís”, relatou Penha

Outra proposta resultado da conversa entre Raimundo Penha e Walber Silva é uma emenda ao projeto de lei que institui os bolsões de retenção a serem implantados nas faixas de pedestres.

Projeto de lei que objetiva instalar este tipo de equipamento já tramita na Câmara e é de autoria de César Bombeiro.

A emenda proposta por Penha amplia as ações e insere, além de ciclistas, os condutores de motocicletas como beneficiários.

Interação

Para interagir com Raimundo Penha, conversar diretamente com o vereador e apresentar sugestões que possam se transformar em propostas legislativas, o cidadão pode encaminhar sugestões pelas redes sociais do parlamentar ou diretamente no seu gabinete, localizado na sede da Câmara Municipal.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Neto Evangelista é o novo presidente do DEM em SL

0comentário

O deputado estadual Neto Evangelista é o novo presidente da Executiva Municipal do Democratas em São Luís. A escolha pelo nome de Evangelista foi confirmada na manhã desta segunda-feira (8), durante convenção municipal realizada na sede do DEM na capital maranhense. A solenidade contou com a presença do presidente estadual do DEM-MA, deputado federal Juscelino Filho, dos deputados estaduais do partido Paulo Neto e Daniella Tema e de outras lideranças políticas do Estado.

O presidente estadual do partido parabenizou a escolha de Neto Evangelista para ocupar a presidência do diretório de São Luís. Em seu discurso, Juscelino Filho falou do atual momento do Democratas e avaliou como positiva a nova composição da executiva municipal da capital.

“Fico feliz pela escolha pelo Neto. Tenho certeza de que ele dará uma significativa contribuição para o fortalecimento do nosso partido, assim como todos os novos integrantes da comissão municipal do DEM”, afirmou o deputado Juscelino Filho.

Neto Evangelista agradeceu as palavras do presidente estadual e garantiu que sua missão será a de ajudar no fortalecimento do Democratas. “Com muita honra, fui eleito presidente da Executiva Municipal do Democratas em São Luís. O partido vive um momento diferente no país e estamos nessa corrente para fortalecer ainda mais a legenda na capital. Meus agradecimentos a todos pela confiança”, disse.

A nova composição da nova Executiva Municipal do Democratas em São Luís ficou da seguinte forma: Neto Evangelista (presidente), Rogério Cafeteira (vice-presidente), Naylton Flávio Araújo (secretário-geral), Marcos Almeida dos Santos (tesoureiro), Felipe Camarão (membro), Fernando Fialho (membro), Francisco Bezerra Júnior (membro) e Stênio Rezende (membro).

sem comentário »

Lucas Dias saíndo e Henrique chegando ao Moto

3comentários

Com a boa campanha do Moto na temporada, o time poderá ter algunas perdas após a decisão do Campeonato Maranhense contra o Imperatriz.

Em entrevista à Rádio Mirante AM, o presidente Natanael Júnior confirmou negociação com o CSA que já teria um pré-contrato com o jogador e deixa o Moto após o Estadual.

O dirigente negou, no entanto uma possível negociação envolvendo o meia Juninho Arcanjo. “Não existe nada além do que especulações na imprensa envolvendo o Juninho Arcanjo”, descartou.

Natanael Júnior não confirmou novas contratações do Moto para o Campeonato Brasileiro Série D, mas existem especulações de um possível acerto com Henrique, ex-Remo, Oeste e Sampaio e Vinícius Paquetá, ex-Pinheiro.

Até aqui, o único jogador confirmado pelo Moto é o atacante Bruno Henrique que inclusive já está treinando no clube. 

Foto: Samara Miranda/Remo

3 comentários »

Albérico lamenta inverno rigoroso em Barreirinhas

1comentário

O prefeito de Barreirinhas Albérico Filho repudiou, nas redes sociais que chamou de atitude “irresponsável e desrespeitosa” de “opositores” que se aproveitam do momento provocado pelas fortes chuvas que caem na região para responsabilizá-lo pelos problemas ocasionados.

“Aproveito para repudiar a atitude irresponsável, desrespeitosa e cruel com que determinadas pessoas, vem se aproveitando deste momento de sofrimento das nossas famílias para dizer que a culpa por tudo é do prefeito, quando na verdade a triste situação que estamos vivendo aqui atinge grande parte do nosso país. Não cruzarei os braços e nem permitirei que nossas famílias fiquem sem assistência”, disse.

Albérico Filho disse que Barreirinhas sofre com o período de chuvas mais rigoroso das últimas décadas e pediu o apoio e a solidariedade de todos para com as famílias atingidas

“A nossa cidade está passando por uma situação difícil em decorrência das fortes e constantes chuvas – além do normal – que vem nos atingindo – um dos maiores invernos que já vivemos, e em razão dessas fortes chuvas muitas famílias vem sofrendo , expostas a risco de perda de suas casas construídas com sacrificio; seus bens, fruto também do seu trabalho; e o que é mais grave: expostas a risco de doenças e passando por enormes dificuldades, que vão desde a falta d’água potável para consumo; de alimentos; de deslocamento, pois muitas de nossas ruas estão totalmente alagadas; já temos famílias desabrigadas e necessitando neste momento do apoio de todos nós”, destacou.

Albérico relacionou as ações que já foram adotadas até aqui para aminizar os problemas provocados pelas chuvas.

“Organizei a Defesa Civil Municipal e determinei às Secretarias de Obras e de Assistência Social que tomem todas as providências necessárias ao acolhimento e apoio a essas famílias e a realização das obras e serviços emergenciais necessários para resolver ou amenizar os problemas existentes e que foram e são provocados pelas chuvas assim como em muitas outras cidades do Maranhão. Determinei ainda, que toda a estrutura do governo municipal esteja a disposição da Defesa Civil Municipal de modo que nenhum cidadão fique desassistido em suas necessidades^, finalizou.

1 comentário »

Edilázio aciona MP por irregularidade na MA-315

0comentário

O deputado federal Edilázio Júnior (PSD) apresentou ao Ministério Público uma representação sobre a precariedade e o pagamento de aditivos irregulares à obra de construção da MA-315, que liga Barreirinhas ao município de Paulino Neves. (Clique aqui e veja o documento).

A rodovia, que integra a “Rota das Emoções”, foi inaugurada no início do ano, mas já apresenta sérios problemas estruturais.

Edilázio já havia ingressado com uma ação na Justiça Estadual, no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e no Ministério Público de Contas. O caso agora está no Centro de Apoio de Probidade Administrativa do MP e será analisado pelo promotor Cláudio Alencar.

O parlamentar quer apuração a respeito da liberação de um aditivo de mais R$ 2 milhões à obra, que contraria o que determina o contrato da obra e a apuração a respeito da qualidade dos serviços já efetuados na rodovia.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Moto x Imperatriz: time com vantagem nunca levou

0comentário

A história dos confrontos decisivos entre Moto e Imperatriz mostra que as equipes que entraram em campo com a vantagem nunca levaram a melhor na disputa. Mas, e agora, o que vai acontecer?

A primeira grande decisão entre as duas equipes foi em 2005. O Moto tinha a vantagem, mas foi derrotado duas vezes, a primeira no Frei Epifânio e a segundo no Nhozinho Santos conquistado pela primeira vez o título de campeão maranhense.

Treze anos depois, as duas equipes coltaram a se enfrentar e desta vez o Moto levou a melhor. Foi na decisão do ano passado. O moto goleou o imperatriz no Castelão, e depois, mesmo com a derrota no Frei Epifânio comemorou o título.

Outra decisão entre as duas equipes também foi no ano passado, mas pelo Campeonato Brasileiro Série D. O Moto tinha a vantagem do mando de campo e perdeu a primeira partida em Imperatriz e, acabou derrotado no segundo jogo em São Luís.

As duas equipes se enfrentam novamente em uma decisão de Campeonato Maranhense e a vantagem é do Moto que joga por dois resultados iguais e tem o mando de campo na partida de volta.

Os jogos entre Moto e Impeartriz serão disputados na quarta-feira (10), às 20h15, no Estádio Frei Epifânio D’Abadia e no sábado (13), às 16h, no Estádio Castelão.

Campeonato Maranhense 2005
Imperatriz 4 x 2 Moto
Moto 2 x 3 Imperatriz

Campeonato Maranhense 2018
Moto 3 x 0 Imperatriz
Imperatriz 2 x 1 Moto

Campeonato Brasileiro Série D
Imperatriz 2 x 1 Moto
Moto 2 x 4 Imperatriz

Foto: Lucas Almeida/L17 Comunicação

sem comentário »

Reunião mantém serviços no Hospital Aldenora Belo

0comentário

Os deputados federal Eduardo Braide (PMN) e estadual Yglésio Moisés (PDT) participaram na manhã desta segunda-feira (8) de reunião com o secretário de Saúde Carlos Lula e representantes da Fundação Antônio Jorge Dino.

Durante a reunião ficou definido que os serviços do Hospital Aldenora Belo que estavam ameaçados de fechar não serão paralisados.

“Hoje, Dia Mundial de Combate ao Câncer, nossa notícia aos pacientes do Hospital Aldenora Belo é uma só: os serviços seguem funcionando regularmente. A decisão foi tomada em reunião com a presença dos deputados Yglésio Moisés, Eduardo Braide e representantes da Fundação. Ainda hoje, receberei os membros do Conselho do Fundo Estadual de Combate ao Câncer para deliberarmos sobre o recurso para 2019. Disponibilidade de todas as partes para trabalhar a favor de quem mais precisa”, anunciou Carlos Lula.

O deputado Eduardo Braide reforçou que o repasse dos recursos do Fundo Estadual de Combate ao Câncer é fundamental para que situações como essa não se repitam.

“Participei agora da reunião com os representantes da Fundação Antonio Jorge Dino e a Secretaria Estadual de Saúde, para evitar a suspensão dos serviços de pronto atendimento (SPA) do Aldenora Bello. Volto a dizer. O repasse dos recursos do Fundo Estadual de Combate ao Câncer é o caminho fundamental para que situações como essa não aconteçam novamente”, disse Braide.

O deputado Yglésio Moisés, vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, também participou da reunião.

“Participei de uma reunião com o secretário Carlos Lula e representantes da Fundação Antônio Jorge Dino e ficou garantido que o Serviço de Pronto Atendimento (SPA), o atendimento domiciliar, tratamento da dor e cuidados paliativos do Hospital Aldenora Bello não serão mais suspensos. Na condição de vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, pude contribuir para a garantia de oferta e da qualidade dos serviços do hospital”, destacou Yglesio.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Prefeitos do Maranhão otimistas com Marcha a Brasília

0comentário

Os prefeitos do Maranhão têm boas expectativas em relação à 22ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que tem abertura nesta segunda-feira (8), às 14 horas, no Centro de Convenções Internacional de Convenção de Brasília. Os gestores defendem temas pontuais apresentados na pauta prioritária encaminhada pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Famem.  Prioritariamente, são temas referentes à saúde, educação e gestão.

A XXII Marcha é organizada pela Confederação Nacional dos Municípios, CNM, e prossegue até quinta-feira (11). Antes da sessão solene de abertura na terça-feira (9), para a qual é aguardado o presidente Jair Bolsonaro, no mesmo espaço haverá a XI Exposição de Produtos, Serviços e Tecnologias e apresentação do Museu do Municipalista.  

A caravana do Maranhão é a segunda maior do evento, com mais de 190 prefeitos, um marco histórico do movimento municipalista no estado. Pela terceira vez participando da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o prefeito de Conceição do Lago Açu, Alexandre Lavepel, está otimista em relação ao atendimento da pauta encaminhada pela Famem e CNM aos representantes do Governo Federal.

“Os municípios brasileiros, especialmente os do Maranhão, estão passando por grandes dificuldades. Espero e acredito que este evento nos conduza a novas conquistas no plano federal”, ressalta o prefeito Lavepel. No entendimento do prefeito, as perdas nas áreas da saúde e educação são as que mais vêm prejudicando os gestores e a população.

Para o prefeito de Paulo Ramos, Deusimar Serra, apesar de ser uma pauta recorrente na Marcha, a equiparação da per capta da saúde do Maranhão ao valor aplicado para cada habitante em outros estados está entre as prioridades. “O Maranhão está sendo prejudicado. Temos que ter um tratamento igualitário. E para isso, é preciso que esse valor seja reajustado em no mínimo 50%”, enfatiza Deusimar Serra.

O precatório do Fundef também é apontado pelos prefeitos como um dos gargalos das administrações. O presidente da Famem, Erlanio Xavier incluiu os precatórios da Educação na pauta prioritária dos prefeitos maranhenses. O tema deve ser debatido com a bancada federal do Maranhão em reunião agendada para quarta-feira (10).

Foto: Divulgação

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS