Imperatriz despacha o Sampaio e decide o título

4comentários

O Imperatriz é o primeiro finalista do Campeonato Maranhense. Após o empate na primeira partida por 0 a 0, em São Luís, o Imperatriz jogava por um outro empate diante da sua torcida.

Com o empate e neste sábado (6), por 1 a 1, no Estádio Frei Epifânio D’Abadia, o Imperatriz está em mais uma final do Maranhense.Os gols da partida foram marcados no segundo tempo. Renan Dutra fez 1 a 0 para o Cavalo e Maxuel Samurai empatou para o Sampaio.

O adversário do Imperatriz na final será conhecido neste domingo entre Moto e Maranhào, às 16h, no Estádio Castelão. O Moto que tem a vantagem de dois resultados iguais venceu a primeira partida por 2 a 1.

As datas dos jogos finais serão quarta-feira (10) e sábado (13).

Foto: Antonio Pinheiro Silva

4 comentários »

Eliziane e Brandão discutem políticas para mulheres

0comentário

A líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama e o governador em exercício, Carlos Brandão participaram nesta sexta-feira (5), de reunião com o Fórum Estadual de Organismos de Mulheres de Partidos para discutir a participação feminina e ampliação das políticas públicas para as mulheres maranhenses.

“Esse é um ato simbólico para reforçar a importância da luta por mais participação feminina. No Congresso Nacional tenho lutado para evitar que a cota de 30% para mulheres seja extinta. O trabalho do Fórum Estadual é fundamental e faz contraponto importante sobre o tema no Maranhão”, afirmou Eliziane.

Durante o encontro, as secretárias de mulheres de nove partidos no Maranhão (Cidadania, Progressista, Solidariedade, PC do B, PSB, PTB, PT, PDT e PRB) que fazem parte do Fórum apresentaram os pleitos femininos e pediram apoio do Governo do Estado. A secretária de mulheres do Cidadania 23, Sandra Silva esclareceu detalhes sobre a proposta do Fórum.

“Uma das propostas é a sensibilização da imprensa e dos órgãos de comunicação institucionais na divulgação de atividades realizadas pelas mulheres, especialmente de militância política. Nosso objetivo é fortalecer dentro dos partidos a militância feminina e a cota de 30% assegurando a viabilidade das candidaturas nos diversos cargos”, esclareceu Sandra Silva.

Carlos Brandão lembrou que no Maranhão apenas o Cidadania 23 é presidido por uma mulher, a senadora Eliziane Gama, que é uma grande liderança feminina. Ele reafirmou o compromisso do Governo do Estado em apoiar as mulheres.

“O nosso governo é plural e conta com a participação de muitas mulheres na sua gestão. É importante a colaboração dos partidos para incentivar que mais mulheres participem e ocupem os espaços. Precisamos aproveitar o trabalho de mulheres que já fazem a militância política”, destacou Carlos Brandão.

O Secretário de Governo, Antônio Nunes também participou do encontro e destacou que o governo pretende ampliar Programa Mais Empregos respeitando a paridade de gênero e oferendo percentual específico de vagas para mulheres.

Entre os encaminhamentos do encontro está o agendamento de reunião com o Secretário de Articulação Política e Comunicação, Rodrigo Lago para apresentação do plano de trabalho do Fórum.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Sampaio Basquete perde invencibilidade para Ituano

0comentário

Terminou a invencibilidade do Sampaio Basquete. O Ituano Basquete venceu o líder do campeonato por 54 a 49, no ginásio Prudente de Moraes, no interior paulista.

Em um jogo de baixa pontuação, a cestinha foi a norte-americana Tyler Scaife, do Sampaio, com 16 pontos. Raphaella Monteiro fez 12 pontos com 7 rebotes e 4 roubos de bola e foi a mais eficiente do confronto (15), recebendo o quinto troféu de MVP da partida na temporada. Pelo time da casa, Gabriela, fez 14 pontos em 40 minutos.

A derrota fez o aproveitamento do Sampaio cair para 83%, ficando atrás do Vera Cruz Campinas, que segue invicto e com dois jogos a menos.

As equipes se estudaram muito e focaram em suas defesas, justificando o baixo placar. Após um primeiro período equilibrado, o Ituano se impôs no segundo quarto e abriu vantagem, fazendo 33 a 24 em 20 minutos.

O tricolor maranhense voltou melhor no terceiro período, limitando o Ituano a apenas 14% de aproveitamento na parcial 15×4 que deu a liderança à Bolívia e ares de emoção ao jogo.

Mas o então líder voltou a pecar nos erros e permitiu a virada ituana, comandada por 7 pontos da pivô reserva Licinara, que garantiu o quarto triunfo em seis jogos para as paulistas.

O Sampaio que tem o apoio da Cemar e do Governo do Maranhão por meio da Lei de Incentivo ao Esporte volta a jogar no dia 28, no Costa Rodrigues, às 11h, quando recebe em casa o Blumenau.

Foto: Nathane Agostini

sem comentário »

Famem lidera caravana histórica rumo a Brasília

0comentário

O Maranhão terá a segunda maior caravana de prefeitos participantes na XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que tem início na segunda-feira (8) e se estende até o dia 11 de abril. Dos 217 prefeito, ao menos 171 confirmaram presença até na véspera do encerramento das inscrições para o evento organizado pela Confederação Nacional dos Municípios.

A presença massiva dos prefeitos maranhenses para a marcha municipalista na Capital Federal é resultado da articulação da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão junto aos gestores, ressaltando a importância de reforçar a pauta de reivindicações, centrada na regulamentação do Pacto Federativo.  Por determinação do presidente da Famem, Erlanio Xavier, a entidade está custeando indistintamente transporte e hospedagem de todos os prefeitos que manifestaram interesse em participar desta edição da Marcha.

“Os recursos da Famem estão finalmente sendo aplicados em benefício direto dos próprios associados. Isso foi possível com o ajuste administrativo que implantamos logo no primeiro momento que passamos a dirigir. A colaboração da equipe técnica tem sido fundamental para colocarmos em práticas nossas diretrizes. E uma delas é dar transparência plena à aplicação dos recursos”, assinala o presidente Erlanio.

Houve um crescimento exponencial do número de prefeitos participantes na edição deste ano na Marcha em relação às edições anteriores. Em 2018 o percentual de prefeitos participantes atingiu o patamar de 30% do universo de gestores no Estado.  Houve um crescimento de quase 200% no número de participantes.

Além da programação da CNM, a Famem elaborou uma programação para os prefeitos maranhenses que tem início na segunda-feira (8) com a inauguração da Casa Famem e se encerra com a reunião da bancada na quarta-feira (10). Confira abaixo a programação da XXII Marcha a Brasília dos Prefeitos em Defesa dos Municípios.

Programação da Famem na Marcha

Dia 08/04 – Segunda-feira
06:00h – Chegada no aeroporto do primeiro grupo de prefeito (logo em seguida serão encaminhados para inauguração da CASA FAMEM). 
08:30h – Chegada no aeroporto do segundo grupo de prefeito (logo em seguida serão encaminhados para inauguração da CASA FAMEM).
10:00 – Inauguração da CASA FAMEM com café da manhã com os prefeitos (logo em seguida serão encaminhados ao hotel).
Almoço independente.
14:00h – Crendenciamento do evento da CNM até às 18h (Local da Marcha: Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), localizado no SCES Trecho 2, Conjunto 63, Lote 50, Asa Sul, Brasília, DF).

Dia 09/04 – Terça-feira
08:00h – Abertura oficial da Marcha com a presença do executivo federal (até às 12:00h).
Intervalo Almoço.
14:00h – Debate com Ministérios. 
17:00h – Visita ao gabinete da Senadora Eliziane Gama.

Dia 10/04 – Quarta-feira
08:00h – Programação da Marcha até as 17:30.
17:00h – Visita ao gabinete do Senador Weverton Rocha, com inauguração da sala dos prefeitos.
18:00h – Reunião com a bancada sobre reivindicações maranhenses na Câmara dos Deputados Anexo II, Plenário 01.
20:00h – Jantar com Senador Weverton Rocha na Sede PDT, 

Dia 11/04 – Quinta-feira
08:00h – Encerramento com os encaminhamentos da Marcha até o meio dia.

sem comentário »

Edivaldo convoca novos Assistentes Sociais

0comentário

O prefeito Edivaldo Holanda Junior autorizou a convocação de aprovados no concurso público realizado pela pela Prefeitura de São Luís para a área da Assistência Social. O certame, cujas provas foram realizadas em abril do ano passado, teve como objetivo preencher vagas para a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). Foram disponibilizadas 52 vagas a profissionais das áreas de Serviço Social, Direito e Psicologia. Este é o segundo concurso realizado na história da secretaria e mais um passo da gestão do prefeito Edivaldo para o fortalecimento desta política pública. O edital de convocação de todos os 52 aprovados será divulgado na próxima semana.

O prefeito Edivaldo pontuou o conjunto de programas e ações promovidos e os impactos positivos na vida dos milhares de ludovicenses alcançados. “O concurso vem complementar um amplo trabalho da gestão nesta área. É uma satisfação registrar a trajetória de conquistas da assistência na capital. Estes serviços essenciais impactam de forma positiva para a melhor qualidade de vida da população, sendo um diferencial principalmente aos mais carentes”, pontua o prefeito que esta semana também autorizou, por meio de edital, a convocação de mais 309 profissionais da Educação aprovados no último concurso público para a área. A ação beneficia os mais de 100 mil alunos da rede municipal de ensino.

A convocação para a área da assistência social registra o compromisso do prefeito Edivaldo com a população mais vulnerável bem como com o funcionando das unidades em sua plenitude, observa a titular da Semcas, Andréia Lauande. “O concurso, que é o segundo realizado para esta área, reforça ainda mais esse compromisso do prefeito com a área socioassistencial. E por essa priorização a esta política, cada vez mais me sinto honrada em fazer parte desta gestão”, enfatiza a secretária.

Os convocados serão distribuídos nas unidades que compõem a Semcas – 20 Centros de Referência e Assistência Social (Cras), cinco Centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), dois Serviços Especializados para População em Situação de Rua (Centros Pop) e cinco Casas Abrigo. “Enquanto técnica concursada desta casa, é uma satisfação prestigiar e estar presente em um momento tão adverso por que passa o país e ver o prefeito convocando concursados e tornando possível melhorar ainda mais o serviço que prestamos à população mais necessitada”, reforçou a titular da Semcas.

O concurso ofereceu vagas para o nível superior, com cadastro de reserva. O processo avaliativo constou de prova objetiva, dissertativa e avaliação de títulos. Foram contemplados profissionais das áreas de Serviço Social (28 vagas, sendo cinco reservadas para candidatos com deficiência), Direito (cinco vagas, sendo uma vaga para candidato com deficiência) e Psicologia (19 vagas, sendo três reservadas para candidatos com deficiência).

Reforço

Somado à promoção do concurso público, são vários os avanços da gestão Edivaldo na área socioassistencial. Entre as conquistas destacam-se a ampliação da rede de unidades com 13 próprias; entrega de dois Centros Especializados para Pessoa com Deficiência, os Centros-Dia Adulto e Infantil; revitalização do Circo Escola.

Ainda a instalação da Central de Atendimento e descentralização do atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) para os Cras. A modernização das unidades da secretaria com a aquisição de 250 equipamentos de informática e os debates com trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) para criação de planos de carreira, cargos e salários compõem as melhorias da gestão na área.

Complementando as iniciativas, a Prefeitura ampliou de 90 para 370 o número de vagas no acolhimento. Da mesma forma, aumentaram os atendimentos e acompanhamentos às famílias do Serviço Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), passando de quase 40 mil em 2014 para aproximadamente 58 mil em 2017. No que refere às famílias acompanhadas, em 2014 eram mais de 2,6 mil e atualmente, cerca 8,1 mil.

“Ao longo da gestão, consolidamos um trabalho que é fruto de lutas e sonhos dos que acreditam na Assistência Social como uma política pública para contribuir com a redução das desigualdades, garantia de direitos e construção de uma sociedade mais justa”, acrescentou o prefeito Edivaldo.

Foto: Maurício Alexandre

sem comentário »

Boston e as cidades maranhenses em emergência

0comentário

Enquanto o governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) está para Boston para proferir palestras nos Estados Unidos, o Maranhão segue enfrentado graves problemas provocados pelas fortes chuvas que caem em todas as regiões.

Vocês devem estar lembrados que o governador Flávio Dino chegou a demonstrar preocupação após a forte chuva no mês de março (24). Mas, logo em seguida, pegou o avião e seguiu para o sul do país para conceder entrevistas a imprensa nacional, pois a única coisa que lhe interessa no momento é o seu projeto pessoal de chegar à presidência da República.

Esta semana, Flávio Dino mais uma vez deixou os problemas do Maranhão “de lado” e seguiu viagem para Boston, nos Estados Unidos, de onde dispara no Twitter suas postagens.

“Hoje em Harvard conversei com o Prof. Roberto Mangabeira Unger, que aqui leciona desde 1971. Tivemos um instigante diálogo sobre um projeto nacional para o Brasil, que foi gravado e em breve será divulgado.”

“Foi muito bom o debate sobre sistema penitenciário e Direito Penal hoje, na Brazil Conference Harvard & MIT, com o ministro Luís Roberto Barroso, com o pastor Sidney Sales, com Maria Laura Canineu e Maria Clara Martins.”

Enquanto isso, aqui no Maranhão, as estradas construídas no governo Flávio Dino se desmancham com as chuvas…

Números divulgados pelo Corpo de Bombeiros apontam que 130 mil pessoas já foram afetadas e mais de 1500 famílias estão desabrigadas no Maranhão.

E o governador ignora o que acontece neste momento…

Logo dirá que o problema não é seu, mas um fenômeno da natureza e que não tem muito o que fazer.

E reclamará da quantidade de chuva, pois sempre culpa alguém pelos problemas….

Vejam só os números em 13 cidades maranhenses que já decretaram situação de emergência:

Santa Helena: 284 famílias desalojadas, 53 desabrigadas. Total de afetados – 33.492
Boa Vista do Gurupi: 130 famílias desalojadas, 60 desabrigadas. Total de afetados – 3.252
Alto Alegre do Pindaré: 348 famílias desalojadas, 77 desabrigadas. Total de afetados – 729
Santo Amaro: 20 famílias desalojadas, 40 desabrigadas
Itaipava do Grajaú: Total de afetados – 15.897
Barão de Grajaú: Total de afetados – 17.841
Nina Rodrigues: Total de afetados – 14.264
Sítio Novo: Total de afetados – 18.001
Icatu: Total de afetados – 26.953
Paço do Lumiar: Total de afetados – 210
São José de Ribamar: Total de afetados – 168
Araioses: Dados em fase de consolidação
Formosa da Serra Negra: Dados em fase de consolidação

sem comentário »

Em Harvard, Duarte Júnior deixa recado no ar

2comentários

O deputado estadual Duarte Júnior (PCdoB) que assim como o governador Flávio Dino (PCdoB) está em Boston, nos Estados Unidos deu claros sinais que tem objetivos futuros em relação a São Luís.

Apontado como um dos possíveis nomes na disputa da sucessão do atual prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), Duarte que foi o mais votado na eleição em São Luís disse que a troca de experiências nos Estados Unidos possibilitará o implemento de ações em prol da capital.

“Já em Boston para uma semana de estudos. Agradeço imensamente à Fundação Lemann por esta oportunidade única em minha vida, pois com certeza a troca de experiências permitirá o implemento de inúmeras ações em prol do maior desenvolvimento da cidade de São Luís e do Maranhão”, escreveu.

Entendedores, entenderão…

O que vai acontecer mais adiante, somente o tempo dirá….

Duarte Jr. já disse o que pretende…

Foto: Reprodução/Twitter

2 comentários »

Sampaio se redime com campanha de solidariedade

3comentários

Vocês são testemunhas aqui no blog de críticas duras que fiz contra o marketing do Sampaio que andou divulgando peças que passam longe do fairplay no futebol.

Recentemente, o Sampaio sujou a sua história com uma campanha homofóbica e machista contra o seu maior rival o Moto Club. Em seguida, promoveu outra brincadeirinha de péssimo gosto num jogo com o Pinheiro, referindo-se ao escudo do clube como “isso”.

Em 2017, o Sampaio publicou vídeo e mensagens que inisuavam que o clube iria facilitar a vida do Botafogo-PB para que o Moto fosse rebaixado na Série C.

Três momentos do anti-marketing do Sampaio que temos que esquecer para sempre.

Hoje, venho parabenizar o marketing do Sampaio pela bela peça que dá um banho de solidariedade aos moradores de Imperatriz que foram atingidos pelas fortes chuvas.

A campanha foi lançada pelo Sampaio às vésperas da decisão contra o Imperatriz que acontece neste sábado (6), às 20h, no Frei Epifânio D’Abadia.

O Sampaio que precisa vencer o jogo saiu na frente e mostra como a força de um grande time de futebol com a história que o Sampaio tem teve agir para fazer o futebol a cada dia andar para frente.

Fica aqui o meu registro e parabéns pela campanha. É isso que esperamos de uma instituição vitoriosa como é o Sampaio Corrêa.

Parabéns, Sampaio!!!!

Foto: Sampaio

3 comentários »

César Pires destaca emenda impositiva no Senado

2comentários

A aprovação da PEC que determina a execução obrigatória de emendas parlamentares orçamentárias no Senado foi destacada, na sessão desta quinta-feira (4), pelo deputado César Pires (PV). Ele disse que a posição de senadores aliados do governo Flávio Dino (PC do B), favoráveis à proposta, só reforça a necessidade da medida ser adotada também no Maranhão, com o apoio dos deputados da base governista.

“Com bem disse o senador Weverton Rocha, nós parlamentares, que estamos em contato constante com os municípios, sabemos as demandas reais da população. E a implantação das chamadas emendas impositivas é uma tendência em todo o país, nos estados, nos municípios e no Congresso Nacional”, enfatizou César Pires.

O deputado lembrou que, mesmo sendo oposição ao governo federal, os parlamentares do PDT, do PCdoB, do PSB e outros partidos aliados ao governo Flávio Dino tiveram o direito de destinar recursos aos municípios e ao Estado do Maranhão, para atender às necessidades da população. “O que lamento é que esse mesmo posicionamento adotado no Congresso Nacional não prevaleça na Assembleia Legislativa do Maranhão. Será que só eles andam pelo interior e nós não? Só eles são cobrados pela população?”, questionou César Pires.

Como autor da PEC da Emenda Impositiva na Assembleia, César Pires mais uma vez conclamou os parlamentares governistas a repensarem seus posicionamentos e apoiar a tramitação e aprovação da proposta. “Não é possível que este parlamento continue com medo, prejudicando seu próprio mandato e deixando o povo maranhense sem respostas às suas demandas”, finalizou.

Foto: Divulgação

2 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS