O secretário de Cultura do Maranhão Diego Galdino, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), o presidente da Câmara Municipal Osmar Filho (PDT) , o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão , o Governo do Maranhão e o presidente do PT em São Luís, Honorato Fernandes e o Sindicato dos Jornalistas divulgaram nota de pesar pela morte da radialista e folclorista Helena Leite, aos 67 anos.
A foto publicada acima é uma homenagem do BLog do Zeca Soares e reúne os três grandes nomes da nossa cultura que acompanhavam Helena Leite nos programas de rádio: Jonas Mendes, Juarez Filho e Joel Jacinto.
O velório de Helena Leite está sendo realizado no Parque Folclórico da Vila Palmeira e o sepultamento será neste domingo (31), às 10h, no Cemitério do Gavião, no Lira. Veja as notas:
Diego Galdino
“Manifesto meu profundo pesar pelo falecimento da amiga Helena Leite. Grande comunicadora que dedicou a vida a defesa da cultura popular maranhanhense. Que Deus conforte o coração de todos nós.”
Prefeitura de São Luís
“A Prefeitura de São Luís lamenta o falecimento na madrugada deste sábado (30) da radialista e produtora cultural Helena Leite, aos 67 anos.
Helena se tornou conhecida por sua trajetória no rádio em prol da cultura maranhense, atuando fortemente na divulgação e deixando um importante legado nestas áreas.
Neste momento de dor e saudade, o prefeito Edivaldo Holanda Junior manifesta solidariedade à família, amigos e admiradores da radialista, pedindo a Deus que conforte a todos.”
Câmara de São Luis
“A Câmara Municipal de São Luís, através da sua Mesa Diretora, lamenta o falecimento da radialista Helena Leite, fato, este, ocorrido na madrugada deste sábado (30).
Helena era uma profissional exemplar e respeitada; além de figurar como uma das vozes mais importantes no que se refere à defesa da cultura de São Luís e do Maranhão.
Ao longo de sua carreira, trabalhou em diversos veículos de comunicação, sempre levando a boa informação para os ouvintes e emitindo opiniões pautadas em um vasto conhecimento acerca dos mais variados temas, em especial os relacionados ao cenário cultural.
Nos solidarizamos com a família e amigos; rogando a Deus que a receba de braços abertos. “
Assembleia Legislativa
“A Assembleia Legislativa do Maranhão lamenta, profundamente, o falecimento da radialista Helena Leite, de 67 anos, ocorrido neste sábado (30), em São Luís.
A radialista passou por vários veículos de Comunicação, onde deixa, agora, um enorme vazio sem a sua brilhante e marcante voz, que se destacava, principalmente, em prol da cultura de São Luís e do Maranhão.
Manifestamos nossa solidariedade aos seus familiares e amigos, rogando a Deus que conforte a todos neste momento de profunda dor.”
Governo do Maranhão
Com 50 anos de trabalho, Helena Leite dedicou grande parte da sua vida à cultura popular do Maranhão, atuando em programas de rádio na defesa e divulgação deste segmento. Em sua trajetória profissional, Helena Leite deu grande contribuição à Comunicação e Cultura do Maranhão, atuando em emissoras como Timbira, Educadora, Difusora, Capital e outras.
O corpo será velado no Parque Folclórico da Vila Palmeira. Neste momento de dor, o Estado se solidariza com os amigos e familiares de Helena.”
Partido dos Trabalhadores
“O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de São Luis, lamenta a partida precoce da radialista Helena Leite. Neste momento de profundo pesar lembramos a sua luta em prol da Justiça Social, valorização da cultura e por uma cidade digna. Lembramos também da luta de Helena contra o preconceito religioso e descriminação racial muitas vezes manifestada na rádio e em suas redes sociais.
Nos unimos a seus familiares e amigos neste momento de dor tocando que sua luta seja uma base de conforto..”
Sindicato dos Jornalistas
“Com profunda tristeza registramos o falecimento da radialista e folclorista Helena Leite, defensora incansável da cultura popular, que marcou época no Rádio maranhense com passagem por diversas emissoras como Educadora, Difusora, Timbira, Capital e outras sempre com programas em que defendia com muita coragem e compromisso o folclore da nossa terra. Enviamos à família e amigos da prateada os nossos pêsames e solidariedade com nossa saudade.”
Foto: Arquivo pessoal
O radialismo maranhense perde uma grande profissional, a cultura popular perde uma grande defensora e nós perdemos uma grande amiga.
Neste momento de perda e dor, envio a toda sua família, meu mais profundo sentimento de pesar e solidariedade.
Vamos sentir não apenas saudade, mas também muita falta, dessa grande batalhadora. Vá em paz querida amiga.