Se vale um consolo para os times maranhenses na Copa do Nordeste, os dois Sampaio e Moto conseguiram vencer na última rodada e pelo menos não terminaram a competição na lanterna.
No Estádio Castelão, o Sampaio recebeu o Bahia numa repetição da decisào da Copa do Nordeste do ano passado e venceu por 1 a 0, com gol de Cleitinho, aliás um golaço. (Clique aqui e veja o golaço).
“Foi o gol que o Rei do Futebol Pelé nào conseguiu fazer”, disse Cleitinho que mandou um chutaço do campo de defesa do Sampaio para vencer o goleiro Anderson, do Bahia.
Com o resultado, o Sampaio conquistou a sua primeira vitória e terminou na sexta colocação do Grupo A com 4 pontos ganhos.
Moto vence o Sergipe
Em Aracaju, o Moto lançou um time misto, mas suficiente para se impor diante do Sergipe e fazer 3 a 1, no Batistão.
Os gols do Moto foram marcados no segundo tempo por Gleissinho (duas vezes) e Wander. O Sergipe descontou com Zé Mário.
Com a vitória, o Moto terminou a Copa do Nordeste com 11 pontos ganhos e na sétima colocação do Grupo B.
O prefeito Edivaldo Holanda Junior, acompanhado de secretários e de equipes da Defesa Civil Municipal, vistoriou pontos de risco no bairro Sá Viana, na região do Itaqui-Bacanga. Na área, várias ruas foram afetadas pelas fortes chuvas na última semana. O local já recebeu ações da Prefeitura de São Luís com a retirada das famílias das residências em risco, interdição de imóveis a distribuição de mantimentos e a garantia de moradia com o pagamento do aluguel social. A área já recebe também obras estruturais, com aplicação de concreto para estabilização do solo. Também acompanharam o prefeito na vistoria deste sábado (30) a primeira-dama, Camila Holanda e o vice-prefeito, Julio Pinheiro.
Na ocasião, o prefeito visitou moradores próximos das áreas interditadas, conversou com diversas famílias e reforçou o compromisso da gestão de prestar assistência às famílias atingidas pelas chuvas. “Estamos trabalhando incansavelmente para reverter os danos causados pelas fortes chuvas. Estamos aqui no Sá Viana vistoriando as obras neste local, um dos pontos mais graves. As famílias estão sendo assistidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, e nós estamos aqui para vistoriar o trabalho e conversar com as pessoas”, disse o prefeito que determinou agilidade no pagamento do aluguel social às famílias atingidas pelas chuvas, o que já está acontecendo desde sábado (30), quando 122 famílias já começaram a receber o benefício.
Nesta próxima semana serão liberados novos pagamentos com previsão de mais 100 benefícios. Além do aluguel social, por meio da Semcas, a Prefeitura garante às famílias atendimento socioassistencial, distribuição de cestas básica e mantém constante trabalho de acompanhamento das famílias com vários profissionais na área.
As áreas do Sá Viana e Salina do Sacavém são os pontos mais graves identificados como de alto risco, após o período de fortes chuvas. Foram muitas casas afetadas e a Prefeitura procedeu com a retirada das famílias em risco. No momento está sendo realizado trabalho para estabilizar o local, drenando a água do solo para, em seguida, aplicar a concreto. Essa medida vai favorecer a continuidade dos serviços estruturais e o principal, garantir a segurança das pessoas que moram no local.
O prefeito conversou com moradores das ruas Militana Ferreira, Aquiles Lisboa e Tomás de Aquino, que estão entre as mais atingidas da área. Nos locais, casas estão interditadas até que os serviços sejam concluídos e fiquem fora de risco de desabamentos. As obras são executadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e está na fase de perfuração do solo para retirada da umidade e após, a penetração no solo com furos para injeção de concreto e recomposição da via urbana.
O secretário de Cultura do Maranhão Diego Galdino, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), o presidente da Câmara Municipal Osmar Filho (PDT) , o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão , o Governo do Maranhão e o presidente do PT em São Luís, Honorato Fernandes e o Sindicato dos Jornalistas divulgaram nota de pesar pela morte da radialista e folclorista Helena Leite, aos 67 anos.
A foto publicada acima é uma homenagem do BLog do Zeca Soares e reúne os três grandes nomes da nossa cultura que acompanhavam Helena Leite nos programas de rádio: Jonas Mendes, Juarez Filho e Joel Jacinto.
O velório de Helena Leite está sendo realizado no Parque Folclórico da Vila Palmeira e o sepultamento será neste domingo (31), às 10h, no Cemitério do Gavião, no Lira. Veja as notas:
Diego Galdino
“Manifesto meu profundo pesar pelo falecimento da amiga Helena Leite. Grande comunicadora que dedicou a vida a defesa da cultura popular maranhanhense. Que Deus conforte o coração de todos nós.”
Prefeitura de São Luís
“A Prefeitura de São Luís lamenta o falecimento na madrugada deste sábado (30) da radialista e produtora cultural Helena Leite, aos 67 anos.
Helena se tornou conhecida por sua trajetória no rádio em prol da cultura maranhense, atuando fortemente na divulgação e deixando um importante legado nestas áreas.
Neste momento de dor e saudade, o prefeito Edivaldo Holanda Junior manifesta solidariedade à família, amigos e admiradores da radialista, pedindo a Deus que conforte a todos.”
Câmara de São Luis
“A Câmara Municipal de São Luís, através da sua Mesa Diretora, lamenta o falecimento da radialista Helena Leite, fato, este, ocorrido na madrugada deste sábado (30).
Helena era uma profissional exemplar e respeitada; além de figurar como uma das vozes mais importantes no que se refere à defesa da cultura de São Luís e do Maranhão.
Ao longo de sua carreira, trabalhou em diversos veículos de comunicação, sempre levando a boa informação para os ouvintes e emitindo opiniões pautadas em um vasto conhecimento acerca dos mais variados temas, em especial os relacionados ao cenário cultural.
Nos solidarizamos com a família e amigos; rogando a Deus que a receba de braços abertos. “
Assembleia Legislativa
“A Assembleia Legislativa do Maranhão lamenta, profundamente, o falecimento da radialista Helena Leite, de 67 anos, ocorrido neste sábado (30), em São Luís.
A radialista passou por vários veículos de Comunicação, onde deixa, agora, um enorme vazio sem a sua brilhante e marcante voz, que se destacava, principalmente, em prol da cultura de São Luís e do Maranhão.
Manifestamos nossa solidariedade aos seus familiares e amigos, rogando a Deus que conforte a todos neste momento de profunda dor.”
Governo do Maranhão
Com 50 anos de trabalho, Helena Leite dedicou grande parte da sua vida à cultura popular do Maranhão, atuando em programas de rádio na defesa e divulgação deste segmento. Em sua trajetória profissional, Helena Leite deu grande contribuição à Comunicação e Cultura do Maranhão, atuando em emissoras como Timbira, Educadora, Difusora, Capital e outras.
O corpo será velado no Parque Folclórico da Vila Palmeira. Neste momento de dor, o Estado se solidariza com os amigos e familiares de Helena.”
Partido dos Trabalhadores
“O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de São Luis, lamenta a partida precoce da radialista Helena Leite. Neste momento de profundo pesar lembramos a sua luta em prol da Justiça Social, valorização da cultura e por uma cidade digna. Lembramos também da luta de Helena contra o preconceito religioso e descriminação racial muitas vezes manifestada na rádio e em suas redes sociais.
Nos unimos a seus familiares e amigos neste momento de dor tocando que sua luta seja uma base de conforto..”
Sindicato dos Jornalistas
“Com profunda tristeza registramos o falecimento da radialista e folclorista Helena Leite, defensora incansável da cultura popular, que marcou época no Rádio maranhense com passagem por diversas emissoras como Educadora, Difusora, Timbira, Capital e outras sempre com programas em que defendia com muita coragem e compromisso o folclore da nossa terra. Enviamos à família e amigos da prateada os nossos pêsames e solidariedade com nossa saudade.”
A vereadora Bárbara Soeiro (PSC) apresentou projeto de lei que veda a nomeação para o exercício de cargos e prestação de serviços de pessoas condenadas por violência doméstica, no âmbito da Câmara Municipal de São Luís.
De acordo com o projeto, será exigida, além dos documentos normais cabíveis para investidura de cargos e prestação de serviços, certidão comprobatória de não acometimento de crime dessa natureza.
Bárbara Soeiro enfatizou que seguindo a linha em defesa da mulher, sempre prezando pelo estabelecimento de políticas públicas que favoreçam a diminuição de feminicídios, assim como trabalhar toda e qualquer forma de inibição a agressões físicas, morais e psicológicas direcionadas ao gênero, o presente projeto de lei quer começar dando o exemplo em Casa, proibindo a investidura em cargos e prestação de serviços a agressores condenados por violência doméstica.
Como os casos de feminicídios no Maranhão estão em nível alarmante, a vereadora acredita que toda e qualquer medida de ser feita para evitar a violência contra a mulher.
“Os casos de feminicídios e violência contra a mulher no estado do Maranhão são alarmantes, principalmente, em São Luís. No ano de 2018, a Delegacia da Mulher, em São Luís, recebeu 1870 denúncias de mulheres ameaçadas por companheiros ou alguém de convivência familiar e, 43 feminicídios. Ao todo, foram 1625 inquéritos instaurados, 3789 pedidos de medidas de proteção e 433 prisões. Só agressão física, somou mais 1120 casos em toda a região metropolitana da capital. ”Um quadro que merece toda atenção e empenho para se buscar meios de se conter essa situação que tanto impacta negativamente a vida, não só de cidadãs ludovicenses, mas de toda uma sociedade”, afirmou Bárbara Soeiro.
A parlamentar disse ainda que, apesar de todos os avanços com pautas no Legislativo, Executivo e no Judiciário em defesa da integridade da mulher, ainda há a necessidade de mais ações.
“Observa-se que muito ainda deve ser feito para se destituir essa linha patriarcal, onde a educação ainda faz muita falta em temas como igualdade e respeito aos direitos”, ressaltou Bárbara Soeiro.
Durante audiência com o ministro da Educação, Ricardo Vélez, realizada ontem, em Brasília, o deputado federal Hildo Rocha solicitou oficialmente a implantação de Curso de Medicina na cidade de Chapadinha e a construção de um polo em Barra do Corda. (Clique aqui e veja o vídeo).
Participaram da audiência os deputados federais Hildo Rocha, André Fufuca, Edilázio Júnior, Eduardo Braide, Gildenemyr e Pedro Lucas; o deputado estadual Marco Aurélio e o senador Wewerton Rocha, a Reitora da Ufma, Nair Portela, o pró-reitor, João de Deus Mendes, o Presidente da CAPES, Anderson Ribeiro Correia, e a professora Lúcia Brandão, representante da Uema em Brasília, também participaram do encontro.
Medicina em Chapadinha
O deputado destacou que a cidade de Chapadinha é sede de um importante polo de desenvolvimento econômico. “O município tem toda a estrutura necessária para que seja instalado o curso de medicina. Tem várias unidades de saúde, inclusive hospital regional, além de vários profissionais da área. Por isso solicitei ao ministro Ricardo Vélez o seu apoio para viabilizar a instalação do curso de medicina naquela importante cidade maranhense”, alegou Hildo Rocha.
UFMA em Barra do Corda
Na ocasião, o parlamentar solicitou a implantação de um Polo da Ufma para Barra do Corda. “Ministro Ricardo, estou lhe pedindo, na presença da reitora da Universidade Federal do Maranhão, Nair Portela, em nome da população de Barra do Corda, que você nos ajude a instalar um polo da Universidade Federal do Maranhão em Barra do Corda que também é sede de uma regional, tem excelente localização geográfica, fica bem no centro do Maranhão, é uma cidade pujante que merece e precisa de um polo da nossa Universidade Federal para se desenvolver mais ainda”, argumentou o deputado.
Biblioteca da UFMA
Hildo Rocha solicitou a liberação de recursos para a conclusão do prédio da biblioteca central do campus da UFMA em São Luís. “A obra do prédio está paralisada. Os recursos financeiros para a conclusão daquele prédio foram viabilizados por meio de emenda em 2017. Entretanto os recursos ainda estão bloqueados. O ministro se comprometeu em resolver esse entrave”, destacou.
Recursos para a Uema
Ainda de acordo com o parlamentar, existem recursos de sua autoria que foram destinados para a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) que também entraram no contingenciamento do governo federal. “Só para a compra de material didático, destinei mais de um milhão de reais que deveriam ter sido aplicados na compra de equipamentos didáticos”, declarou Hildo Rocha.
Urbanização do Campus de Balsas
Outra demanda que foi apresentada pela reitora Nair, pelo pró-reitor, João de Deus Mendes e pelo deputado Fufuca, foi a complementação das instalações do prédio do Campus da Ufma de Balsas. O assunto já havia sido discutido durante reunião da qual participaram o professor João de Deus; o prefeito de Balsas, Erik Augusto Silva; o diretor do Campus de Balsas, Francisco de Assis, o deputado André Fufuca e o senador Wewerton Rocha. “Hoje eles participaram da audiência, explicando pessoalmente o problema ao ministro, que assegurou priorizar a liberação dos recursos necessários para a conclusão das obras”, esclareceu o parlamentar.
O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (PTB) visitou na tarde desta sexta-feira (29), a obra de construção da praça do Bequimào, em São Luís.
Acompanhado do presidente da Câmara, Osmar Filho e do vereador Raimundo Penha, o deputado Pedro Lucas disse que a obra é um sonho que está sendo realizado por meio da parceria do Governo do Maranhão com a Prefeitura de São Luís.
“Estive nesta tarde, acompanhado do presidente Osmar Filho, vereador Raimundo Penha e representantes da associação do Bequimão, visitando a obra da Praça do Bequimão. Um sonho de décadas, que está sendo realizado através da parceria do Governo do Maranhão, através da AGEM e Prefeitura de São Luís. Mas um espaço social será entregue à comunidade em breve. São conquistas como estas que nos motivam a seguir na vida pública. Conte com nosso trabalho São Luís”, destacou Pedro Lucas nas redes sociais.
A obra, segundo o vereador Raimundo Penha (PDT) está em fase de conclusão e nos próximos dias já deverá receber a iluminação. Osmar Filho elogiou Pedro Lucas e Raimundo Penha pelas ações voltadas para melhorias em São Luís.
“Vistoriamos a obra da Praça da Avenida 1, no bairro do Bequimão. O espaço está sendo construído pelo governo do Maranhão através da Agência Metropolitana, em parceria com a Prefeitura de São Luís. A obra está quase concluída e nos próximos dias será colocada iluminação. Agradeço os companheiros Pedro Lucas Fernandes e Osmar Filho por somarem nesta luta”, disse Penha.
“Com os companheiros Pedro Lucas Fernandes e Raimundo penha vistoriando as obras da Praça da Avenida 1 do Bequimão, construída pelo Governo do Maranhão com a Prefeitura de São Luís. Parabenizo aos meus amigos por sempre estarem somando forças por nossa capital”, destacou Osmar Filho.
A comissão mista que analisa a Medida Provisória (MP) 858/2018 que extingue a empresa binacional Alcântara Cyclone Space (ACS) aprovou nesta quarta-feira (27) o relatório preliminar. A empresa de capital brasileiro e ucraniano foi formada por acordo assinado entre os dois países em 2003. O relatório, apresentado pelo deputado Hugo Leal (PSD-RJ), ainda será votado nos Plenários da Câmara e do Senado.
A MP 858/2018 determina que a União suceda a empresa extinta em seus bens, direitos e obrigações contraídos situados em território brasileiro. Também põe fim ao mandato dos conselheiros, devolve a área ocupada pelo empreendimento, localizado no centro de lançamentos de foguetes de Alcântara, ao Comando da Aeronáutica e define o inventário para apurar gestão de passivos e ativos da empresa, como forma de favorecer um acerto de contas transparente com a Ucrânia.
Ao justificar a extinção da ACS, o governo brasileiro alega a ocorrência de “desequilíbrio na equação tecnológico-comercial” que justificou a constituição da parceria com a Ucrânia, a partir de 2003. Declara ainda que a Ucrânia, “esgotadas as tentativas brasileiras de distrato amigável, tem oferecido sucessivas resistências para a realização de Assembleia Geral com o objetivo de deliberar sobre a dissolução e a liquidação” da empresa.
O governo brasileiro alega ainda que a manutenção e a estrutura da ACS, “tendo em vista a magnitude dos recursos financeiros envolvidos, tende a gerar, com o passar do tempo, impactos negativos no Orçamento da União”. O governo detalha que o Brasil aportou, ao longo do empreendimento, a quantia de R$ 483,8 milhões, devendo ser este o valor a constar como volume de recursos fiscalizados, embora o capital social da ACS tenha chegado a US$ 1 bilhão, na assembleia geral realizada em maio de 2013.
Ambiente de negócios
Presidente da comissão mista, o senador Roberto Rocha (PSDB-MA) saudou a aprovação do relatório e disse que a cooperação entre Brasil e Ucrânia não trouxe nenhum ganho, mas um “prejuízo bilionário” ao país e ao Maranhão.
Roberto Rocha defendeu ainda a criação de ambientes favoráveis a bons negócios em Alcântara, no litoral maranhense, como forma de favorecer “a exploração econômica da riqueza, e não a exploração política da pobreza”. Ele também destacou as vantagens decorrentes do posicionamento geográfico do centro de lançamentos de Alcântara.
A ilha de São Luís tem o melhor porto das Américas. Alcântara está a dois graus abaixo da linha do Equador, o que gera economia de 30% de combustível. O Cabo Canaveral, na Flórida, está a 25 graus acima da linha do Equador. Quanto menos combustível for gasto, haverá mais espaço no foguete para o transporte de equipamentos usados em pesquisas científicas”, destacou.
Luto no rádio e na cultura maranhense. Uma das mais ou porque não dizer a mais resistente voz da cultura maranhense se calou. Morreu aos 67 anos a radialista e folclorista Helena Leite vítima de infarto fulminante.
A história de Helena se confunde com a história da nossa cultura. Desde 1966 no rádio, Helena fazia ecoar mais alto o som da cultura maranhense.
Voz polêmica e muito respeitada, Helena era apaixonada pelo Bumba-Meu-Boi, em especial pelo Boi da Pindoba e pelo Carnaval e marcou história várias transmissões ao vivo do desfile da passarela do Anel Viário. Na foto, a sua última cobertura de Carnaval, no dia 4 de março deste ano pela Rádio Educadora. ao lado de feras como Marcos Vinícius e Jonas Mendes.
A morte de Helena Leite foi confirmada nas redes sociais pelo filho Ronner Leite.
“Meus amigos, infelizmente tenho que comunicar que Deus levou minha mãe Helena Leite para junto dele. Vá em paz minha Rainha”, disse.
“Confesso prara todos que nunca me preparei pra isso, a vida ela é tão traiçoeira como passar por isso, como entender isso. Minha querida mãe, sei que a senhora sempre foi o nosso alicerce, a senhora sempre estava ali pronta pra ajudar, pra estender a mão eu não tenho como lhe agradecer por tudo que me ensinou, só tenho que passar isso pro meu filho pra que ele saiba quem foi a vó dele. Hoje não é uma parte de mim que se vai, mas é uma parte sua que a partir de agora mais do que nunca vai estar presente, brilhando, que será lembrada todos os dias e pulsando comigo. Mãe Maria Helena Leite. Descanse em paz”, escreveu Ramilson Leite.
O velório de Helena Leite será realizado no Parque Folclórico da Vila Palmeira.
Sampaio e Moto entram em campo neste sábado (29) pela Copa do Nordeste. As duas equipes são as últimas colocadas em seus grupos e não tem mais qualquer chance de classificação.
A rodada vale apenas para Sampaio e Moto tentar a vitória para não terminarem na lanterninha.
O Sampaio recebe o Bahia na repetição da final do ano passado. O time que começa a partida é desconhecido, pois o técnico Julinho Camargo, além de manter os treinamentos com portões fechados, também não divulgou a escalação.
No Moto, nada de esconder escalação. O técnico Wallace Lemos deve colocar força máxima contra o Sergipe, pois quer vencer a partida e melhorar a sua classificação.
O time do Moto deve ser: Rodolfo; Diego Renan, Lucas Dias, Alisson e Matheus Mendes; Amarildo, Lucas Hulk e Wander; Evandro Russo, Diego Vitor e Gleissinho.