O secretário de Desporto e Lazer (Sedel) Rogério Cafeteira começa a fazer a tão esperada reformulação dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) – principal e maior competição esportiva do estado e que vem perdendo interesse ano a ano.
É fato que a competição de 2019 já está bem perto, mas algumas mudanças já devem sem implantadas de imediato.
A primeira novidade é a escolha da educadora física e fisioterapeuta, Rosana Mota para a direção dos JEMs.
Rosana tem uma vida toda no esporte, como atleta, professora, técnica e fisioterapeuta que atua diretamente com atletas, portanto com credenciais suficientes para promover a reformulação que os JEMs necessita.
Rosana que também é mãe de atleta, sempre cobrou melhorias nos JEMs e , agora, terá a grande oportunidade de colocar muitas de suas ideias em prática, mas não conseguirá fazer tudo só. É necessário, principalmente que o Governo do Maranhão lhe dê condições de fato para desenvolver um bom trabalho.
Os desafios são muitos e diria que entre os principais está no aumento do número de escolas participantes da competição nas modalidades em suas etapas regionais e final.
A Sedel deve promover encontros e discussões com diversos segmentos para incentivar a participação das escolas nas mais diversas modalidades.
Com poucos recursos para realizar a sua principal competição, a Sedel tem atrasado no pagamento até de árbitros que apitam jogos, bem como na entrega de medalhas e troféus. Assim, os JEMs devem ser realizados com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte.
Vamos torcer que dê certo. O primeiro passo já foi dado…
Foto: Arquivo pessoal