Osmar Filho é reeleito na executiva nacional do PDT

0comentário

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho, participou, nesta segunda-feira (18), da 25ª Convenção Nacional do PDT, em Brasília.

Na oportunidade, o parlamentar foi reeleito como membro da executiva nacional da sigla.

Osmar participou do evento acompanhado de várias lideranças pedetistas, tais como o senador Weverton Rocha (presidente estadual da legenda); o prefeito Edivaldo Holanda Júnior; o vereador e presidente do PDT em São Luís, Raimundo Penha; os deputados Márcio Honaiser, Glalbert Cutrim, Rafael Leitoa, Gil Cutrim; dentre outras.

“É gratificante ter a oportunidade novamente de construir a história do PDT no Brasil e em nossa cidade de atuação política. A escolha nos motiva a fazer parte de uma legenda que muito contribui para a nova política municipalista”, disse o presidente.

Durante o evento, foi lançado o projeto “PDT Digital” e realizado a eleição para escolha dos demais membros do Diretório Nacional. Também foram discutidos temas como a conjuntura política do país e os projetos considerados prioritários para a população, dentre eles a Reforma da Previdência.

Articulação 

Após a convenção, os representantes políticos da Grande Ilha se reuniram com o líder do PDT na Câmara Alta, Weverton Rocha, para discutir projetos e programas sociais para a cidade de São Luís.

“Uma satisfação receber a liderança  da nossa cidade aqui, colocamos o nosso gabinete sempre à disposição do interesse da querida ilha de São Luís e de todo o estado”, declarou o senador. 

Foto: Divulgação

sem comentário »

Aplicativo Meu Ônibus garante comodidade a usuário

0comentário

O aplicativo Meu Ônibus, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior criado com o objetivo de garantir mais comodidade aos usuários do transporte público da capital, tem cumprido seu propósito. Dois anos de funcionamento e o aplicativo contabiliza 236 mil downloads. Por meio do aplicativo é possível saber a hora em que o ônibus vai passar, podendo escolher a parada mais próxima, localizar o ônibus pelo número da linha e ainda saber os sentidos de ida e volta. A ferramenta da Prefeitura de São Luís soma a outras iniciativas para modernização e melhoria do sistema de transporte público.

“O aplicativo oferece economia de tempo e mais segurança aos passageiros”, pontua o secretário municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros. O gestor enfatiza que a ferramenta orienta e informa quem utiliza o transporte público conferindo mais comodidade e tranquilidade na hora de pegar o ônibus. “Com esse meio ficou mais fácil, mais rápido e muito mais seguro pegar um ônibus e é mais uma da série de medidas da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior para modernização e melhoria do sistema ao passageiro”, reforça.

Quem utiliza o aplicativo, aprova. O estudante Junior Leite, 22 anos, avaliou a eficiência do aplicativo, que para ele auxilia bastante no uso do transporte coletivo. “Só a pessoa não perder tempo e já saber que horas vai pegar o ônibus, já ajuda muito. É um aplicativo muito bom, principalmente para gente que é estudante. Aprovado”, disse o jovem.

Para a também estudante Luana Santos, 21 anos, o fator segurança é o principal benefício do aplicativo. “Eu já precisei pegar ônibus em paradas desertas, distantes de movimentação e com o aplicativo dá para sair no momento exato em que o ônibus vai passar. Você não fica horas aguardando e se arriscando. É muito bom e prático”, enfatizou.

O Meu Ônibus pode ser baixado em aparelhos celulares que utilizem as plataformas Android e IOS, sendo que o aparelho precisa estar com o GPS acionado. Ao ser acionada, a ferramenta indica a localização do usuário. No ícone de busca basta informar o destino desejado e aparecerá uma lista das linhas disponíveis nas proximidades e os respectivos horários em que o ônibus irá passar. “Essa tecnologia, implantada pela gestão, veio facilitar a vida dos passageiros do transporte na capital”, observou Canindé Barros.

Foto: Maurício Alexandre

sem comentário »

Novo gramado do Nhozinho Santos é concluído

2comentários

Estamos acompanhando a obra de modernização do Estádio Nhozinho Santos. Há um mês publicamos como estava a obra…

E avança a reforma do Estádio Nhozinho Santos, em São Luís. A semana começa e todo o trabalho de colocação do novo gramado já está pronto como vocês podem ver na foto.

Ainda esta semana começa a colocação da grama na parte de fora do gramado.

Não conheço o projeto, mas tenho visto que a maioria dos estádios de futebol do país tem utilizado grama sintética na parte de fora do campo de jogo. Talvez fosse importante estudar essa posibilidade até porque a manutenção é bem mais barata.

Mas além do gramado, também avançaram as obras nos vestiários e banheiros. A recuperação da iluminação já foi totalmente concluída.

As últimas etapas serão a troca do alambrado por alambrado de vidro qie vai dar um visual de modernidade ao charmoso Nhozinho Santos, colocação das novas traves, os equipamentos contra incêndio e toda a pintura do estádio.

Vamos continuar acompanhando…

Foto: Divulgação

2 comentários »

Hildo articula parceria entre Famem e Aldenora Belo

0comentário

As ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, no Maranhão, irão ganhar reforços, graças ao trabalho do coordenador interino da bancada federal do Maranhão, deputado Hildo Rocha. A proposta foi lançada pelo parlamentar durante reunião com o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Erlanio Xavier, sexta-feira (15). Hildo Rocha explicou que a ideia surgiu em decorrência de uma visita que o parlamentar fez ao Hospital Aldenora Bello, juntamente com os deputados Eduardo Braide e Juscelino Filho.

“Na ocasião, a diretoria da Fundação Antonio Dino nos informou que a entidade está preparada para fazer capacitação de técnicos e agentes de saúde a fim de que esses profissionais possam fazer diagnóstico precoce do câncer”, destacou.

Metodologia

De acordo com o parlamentar, existem métodos simples que podem ser utilizados para a obtenção de diagnósticos precoces, mas para que possam ser colocados em prática é necessário que os profissionais recebam a qualificação adequada. O Hospital Aldenora Belo tem vários profissionais que podem transferir esses conhecimentos de maneira pedagógica para os técnicos de saúde.

“Quando o câncer é diagnosticado logo no início o tratamento é eficiente. Assim, os técnicos e agentes de saúde dos municípios, capacitados na detecção da doença, irão contribuir para salvar vidas e amenizar a dor dos pacientes e das famílias que muitas vezes só descobrem a doença quando a possibilidade de cura já está praticamente esgotada”, ressaltou Hildo Rocha.

Operacionalização, custos e recursos financeiros

O deputado disse que a ideia de envolver a Famem justifica-se pelo fato de que a instituição agrega todos os municípios maranhenses e a instituição tem capacidade para atuar de forma regionalizada. Quanto aos custos operacionais, Hildo Rocha disse que os deputados e senadores maranhenses irão trabalhar com a finalidade de viabilizar os recursos financeiros.

“A Famem, em parceria com a Fundação Antônio Dino, promoverá a capacitação dos profissionais de saúde, da rede municipal do Maranhão, no combate ao Câncer com um custo bem pequeno porque a Famem tem o poder de agregar forças”, argumentou Hildo Rocha.

Primeiros passos

Hildo Rocha destacou o entusiasmo com que o presidente da Famem recebeu a ideia. “O prefeito Erlanio, presidente da Famem, se entusiasmou com a ideia e determinou, imediatamente, que o Dr. Fonseca, Secretário Executivo e a Sra. Áurea, consultora de Saúde da instituição, iniciem os procedimentos indispensáveis para a formação de um grupo de trabalho com a participação de especialistas da Fundação Antonio Dino e da Famem”, explicou Hildo Rocha.

Deputado municipalista

O presidente da Famem, prefeito Erlanio Xavier, agradeceu pela iniciativa do deputado Hildo Rocha e elogiou a atuação do parlamentar. “Hildo Rocha é um municipalista reconhecido e atuante. Temos a satisfação de contar com um parceiro que tem um histórico de luta pelos municípios”, afirmou.

Os prefeitos José Gomes (Buriticupu); Sidrack Feitosa (Morros); André Dourado (Carutapera); o vice-prefeito de Cândido Mendes, Jofran Braga; o secretário executivo da Famem, Dr. Fonseca; o coordenador jurídico, Guilherme Mendonça e o vereador de Amarante, Sebastião das Alvoradas também participaram do encontro que aconteceu na sede da Famem, em São Luis.

Foto: Divulgação

sem comentário »

FMF confirma Pinheiro e Sampaio no Costa Rodrigues

3comentários

A Federação Maranhense de Futebol (FMF) confirmou para esta terça-feira (18), a partida entre Pinheiro e Sampaio, às 20h15, no Estádio Costa Rodrigues, em Pinheiro pelo Campeonato Maranhense valendo vaga na semifinal.

A partida válida pela última rodada da fase de classificação marcada para domingo (17) foi adiada devido à condição ruim do gramado do estádio de Pinheiro, bem como outros dois jogos da rodada.

A decisão da FMF de suspender a rodada foi seguida, com atraso pelo TJD-MA que concedeu liminar ao Sampaio na sexta-feira (15).

A parte do gramado danificada com o volume da chuva e dos jogos passou por uma rápida recuperação com a colocação de grama nova e foi liberada após nova vistoria feita pelo representante da FMF.

Dessa forma, os três jogos da última rodada foram confirmados pelo Departamento Técnico e definem as semifinais da competição.

19/03 – Terça-feira

20h15 – Pinheiro x Sampaio – Costa Rodrigues
20h15 – Moto x Maranhão – Castelão
20h15 – Imperatriz x São José – Frei Epifânio D’Abadia

Foto: Divulgação/FMF

3 comentários »

Honorato destaca regularização de transporte de vans

0comentário

O vereador Honorato Fernandes (PT), em pronunciamento realizado, na manhã desta segunda-feira (18), no plenário da Câmara de São Luís, parabenizou o Governo do Estado pelo processo de regularização das vans do sistema de transporte complementar intermunicipal de passageiros.

Durante a fala, o parlamentar parabenizou o governador Flávio Dino e o presidente da Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana – MOB, Lawrence Pereira pelo trabalho de regularização das vans do sistema de transporte complementar intermunicipal de passageiros. Estes veículos, uma vez já cadastrados na MOB, a partir desta semana receberão plotagem da MOB, de modo a garantir a identificação das vans que já atendem as prerrogativas de cadastramento e têm o direito de transportar passageiros no Maranhão.

“Quero parabenizar a Agência de Mobilidade Urbana, na pessoa do governador Flávio Dino e do presidente Lawrence Melo pelo trabalho de reconhecimento dos trabalhadores do transporte alternativo intermunicipal, que a partir de agora terão seus veículos devidamente identificados, garantindo mais comodidade e segurança aos usuários do transporte alternativo”, disse o vereador.

Projeto de Lei

Dando sequência ao pronunciamento, Honorato voltou a falar do Projeto de Lei nº 55/2019, de autoria do Executivo, que dispõe sobre o reconhecimento de dívidas consolidadas referentes às despesas de exercícios anteriores. A matéria foi aprovada na última quarta-feira (13) pelo plenário da Câmara, com apenas quatro votos conta, dentre eles, o do vereador Honorato, que na ocasião justiçou o voto contra, não considerando o mérito do projeto, mas o pouco tempo disponibilizado aos vereadores para análise do mesmo.

Durante a fala, o parlamentar alertou os demais colegas de parlamento quanto às contradições e ilegalidade do projeto de lei, citando o art. 4º do PL. O artigo estipula que a autorização concedida pela Câmara tem efeitos retroativos a maio de 2015, data em que foi assinado o Termo de Reconhecimento de Dívida e, segundo o vereador, sem o conhecimento da Câmara Municipal, o que configura crime de improbidade administrativa.

“Um projeto que propõe a este parlamento a aprovação da retroatividade do refinanciamento de uma dívida de 2015. Financiamento este, que vale frisar ainda, naquela ocasião, em 2015, não chegou ao conhecimento desta Casa. Por isso, volto a frisar, no meu entendimento, este parlamento pecou ao votar uma matéria sem o seu devido conhecimento”, disse.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Ministro garante royalties do minério para maio

0comentário

O pagamento dos royalties da mineração a que tem direito os municípios maranhenses que são cortados pela ferrovia Carajás deve acontecer a partir do próximo mês de maio. A garantia foi dada pelo ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, durante audiência com parlamentares maranhenses, em Brasília.

Os municípios que são cortados pela Estrada de Ferro Carajás serão beneficiados ao longo de 670 km de extensão da ferrovia. Ao todo, a previsão é de que seja injetado aproximadamente R$ 46 milhões de reais.

O reajuste para 15% só foi possível graças a uma emenda apresentada na Medida Provisória 789/17, de autoria do senador Roberto Rocha (PSDB-MA).

Esse reconhecimento foi feito pelos mais de vinte prefeitos e representantes dos municípios presentes na reunião liderada pela prefeita Karla Batista, de Vila Nova dos Martírios, em janeiro de 2018, no gabinete de Rocha, em Brasília.

Na ocasião, a prefeita relatou que o senador maranhense foi incansável e abraçou a causa: “O senador Roberto Rocha esteve o tempo todo conosco na busca desse objetivo” afirmou.

Liderando a bancada maranhense durante a reunião com o ministro, o deputado federal André Fufuca (PP) revelou confiança na liberação dos recursos: “O ministro demonstrou muita sensibilidade em relação ao assunto. Acreditamos que vamos ter êxito nesta questão”, frisou o parlamentar em matéria ao Jornal Pequeno na edição de sábado (16).

Veja a lista dos municípios contemplados:

Açailândia, Alto Alegre do Pindaré, Anajatuba, Arari, Bacabeira; Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia, Igarapé do Meio, Itapecuru Mirim, Itinga do Maranhão, Miranda do Norte, Monção, Pindaré-Mirim, Santa Inês, Santa Rita, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca, São Luís; Tufilândia, Vila Nova do Martírios e Vitória do Mearim.

Foto: Divulgação/ Agência Senado

sem comentário »

Gastão está pronto para posse Câmara dos Deputados

1comentário

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados confirmou a posse do deputado federal Gastão Vieira (PROS-MA), durante a Sessão Ordinária marcada para a tarde desta terça-feira (19).

De volta à Câmara após quatro anos, Gastão Vieira disse estar focado na luta por um país melhor.

“Já em Brasília para mais um passo importante na minha caminhada. Amanhã retorno à Câmara como deputado federal pelo PROS. Sigo ainda mais comprometido e mais focado na necessidade de lutar por uma país melhor. Obrigado a todos que me permitiram chegar até aqui. Grande abraço”, destacou nas redes sociais.

Gastão Vieira foi o segundo sulplente da sua coligação e assume a vaga do deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB) e do primeiro suplente Simplício Araújo (Solidariedade) que integram a equipe do governador Flávio Dino (PCdoB).

Foto: Divulgação/PROS

1 comentário »

Aeroportos do Maranhão na lista de privatização

0comentário

Os aeroportos Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís, e prefeito Renato Moreira, em Imperatriz, entraram para a lista de aeroportos que serão privatizados nos próximos meses durante o governo do presidente em exercício, Jair Bolsonaro.

A informação foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (18). As concessionárias interessadas deverão apresentar os seus projetos junto à Secretaria Nacional de Aviação Civil em até 30 dias a partir da data de publicação do edital.

Segundo o governo Federal, as concessionárias que vencerem os leilões nos aeroporto do estado deverão realizar melhorias com a adequação de banheiros e fraldários, revitalização e atualização das sinalizações de informação dentro e fora do Terminal de Passageiros (TPS), disponibilização de internet wi-fi gratuita de alta velocidade em todo o TPS e revisão de sistemas de climatização, escadas rolantes, esteiras rolantes elevadores e esteiras para restituição de bagagens entre outras interveções.

Na última sexta-feira (15), empresas estrangeiras dominaram o leilão de 12 aeroportos pelo governo na B3, em São Paulo. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com a disputa, realizada em três blocos, a arrecadação à vista do governo ficou em R$ 2,377 bilhões, o que representa R$ 2,158 bilhões acima do mínimo fixado pelo edital para o valor de outorga inicial. O ágio médio do leilão foi de 986%.

Foto: Divulgação/Infraero

G1 Maranhão

sem comentário »

Evento reúne pessoas para conversa sobre a morte

0comentário

Vem ai o Death Café um evento sem fins lucrativos que tem por objetivo proporcionar um encontro social entre as pessoas que se interessam por conversar sobre a morte.

O evento tem a organização de profissionais do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA), dentre eles os médicos Vanise Mota e João Batista Santos e as enfermeiras Luiza Mualen
e Sara Fitterman.

O Death Cafe é uma iniciativa mundial para estimular grupos de discussão sobre os temas relacionados a morte e ao morrer. Seu objetivo é “aumentar a conscientização da morte com o propósito de ajudar as pessoas a um pensar sobre suas (finitas) vidas”.

O modelo do Death Café foi elaborado a partir das ideias de Bernard Crettaz, em 2005, um sociólogo e antropólogo suíço, pioneiro na ideia de organizar espaços de fala falar sobre a morte. Dessa forma buscou liberar a morte do que chamamos de “tyrannical secrecy” (sigilo tirânico) por ser um assunto que todos querem evitar.

São reuniões para falar sobre a morte, usando o nome e as diretrizes do Death Café.

Os organizadores centrais o chamam de uma franquia social. Qualquer pessoa pode abrir um em sua cidade, ou seja, organizar um grupo de discussão sem agenda determinada, utilizando o nome, a metodologia, e os meios de divulgação do Death Café.

Uma recomendação é ter bolo ou algo doce na mesa para contribuir para um clima informal, indicado para se falar de tópicos que parecem pesados
Em dezembro de 2014, o Death Café chegou ao Brasil com a iniciativa de Elca Rubinstein, economista formada pela USP. Elca trabalhou dezoito anos no Banco Mundial, em Washington, e conheceu os organizadores do Death Cafe numa conferência enquanto morava nos Estados Unidos: “Conversations on Death” (Conversas sobre a Morte). Interessou-se pela iniciativa e resolveu trazê-la ao Brasil.

No grupo do qual participei, Elca se apresentou dizendo “venho ao Death Cafe porque eu entendi que vou morrer, e eu estou curtindo a ideia de que essa consciência me possibilita planejar o futuro e, assim, viver melhor”.

O primeiro Death Café em São Luís acontece na quinta-feira (21), das 19h às 20h, no Rossetti Café, no Shopping Tropical.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS