Prefeitura leva paisagismo à avenidas e ruas de SL

4comentários

O Programa São Luís, Cidade Jardim é mantido pela Prefeitura com o objetivo de ampliar a área verde na cidade, transformando espaços públicos em locais ajardinados e ambientalmente aprazíveis. Assim, dando continuidade às ações do programa, criado na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, foi feita uma nova ação de paisagismo urbano em trecho da Avenida dos Holandeses. Nesta sexta-feira (15), o plantio de 150 mudas foi realizado entre a rotatória da Lagoa da Jansen e o retorno que dá acesso à Avenida Litorânea. A ação foi coordenada pelo Instituto da Paisagem Urbana (Impur). 

A primeira-dama, Camila Holanda, madrinha do Programa São Luís, Cidade Jardim, acompanhou os serviços na manhã desta sexta-feira (15) e falou sobre a importância da ação. “Com iniciativas como essa, a gestão do prefeito Edivaldo avança na área do paisagismo urbano, desenvolvendo serviços que visam promover uma melhor qualidade de vida à população, especialmente às futuras gerações”, destacou Camila Holanda.

Para o plantio, a equipe de campo do Impur realizou previamente toda a preparação do solo nos espaços que estão recebendo as mudas de espécies como ipês, pau-brasil e jacarandá. O presidente do Impur, Fábio Henrique Carvalho, destaca que o trabalho é permanente.

“Incentivados pelo prefeito Edivaldo, temos investido em ações do programa São Luís, Cidade Jardim, contemplando diversos espaços pela cidade, não só com ações de plantio como com o trabalho de manutenção, como a realização de poda das plantas, tratamento das árvores que estejam atacadas por algum fungo ou outras doenças; supressão de árvores, tocos e galhos mortos, entre outros”, disse.

Foto: Divulgação

4 comentários »

Os dois são lanternas na Copa do Nordeste

1comentário

Os dois representantes maranhenses que disputam a Copa do Nordeste, Sampaio e Moto, ainda tem chances de classificação, mas diria que apenas matemáticas.

Ironicamente, as duas equipes ocupam a mesma posição após a sexta rodada: são lanternas, mas por incrível que possa parecer ainda podem chegar ao G4.

Digo chances matemática porque pelo que estamos vendo em campo, nossas equipes não terão capacidade de buscar a classificação, a menos que começem a vencer na competição.

O Sampaio, de campeão do ano passado para este ano é a pior equipe dentre todas. Fez apenas um ponto de um empate, ainda em casa com o Confiançca.

Além disso, sofreu goleadas humilhantes para Ceará e CSA, além das derrotas para Náutico e ABC.

O time foi reformulado em meio à competição, saiu o técnico Flávio Araújo e chegou Julinho Camargo e o rendimento que já era ruim, conseguiu ficar pior.

No Moto, está claro que apesar da lanterna, a campanha pode até ser considerada boa. O time rubro-negro tem 7 pontos ganhos e está no grupo B, onde todas as equipes no geral tem melhor campanha do que as do grupo A.

Está claro que o Moto não imaginava fazer essa campanha até porque a Copa do Nordeste não é prioridade, mas uma vez que o time foi bem, era necessário acreditar que poderiam ir mais longe.

Mas não, com problemas no ataque, o Moto preferiu não reforçar até por não areditar que poderia ir mais longe na Copa do Nordeste.

E nossos dois representantes não podem de forma alguma argumentar falta de recursos. O que Sampaio e Moto tem em caixa é mais do que suficiente para pensar em ir mais longe. Só não podem é errar tanto nas contratações, principalmente o Sampaio que até já refez o seu time.

O Moto, pelo menos pode dizer que tem um time acertado e com padrão de jogo e que promete para o restante da temporada. Já o Sampaio virou uma verdadeira caixa de pancadas, pois não mete medo em nenhum advsersário na Copa do Nordeste e vai ter que fazer um time novo nos próximos dias se quiser sobreviver na Série C.

Foto: Lucas Almeida/L17 Comunicação

1 comentário »

À espera de sua hora

4comentários

Por Joaquim Haickel

Dentre os assuntos de minha predileção se destacam cinema e política e hoje vou tentar traçar um sutil paralelo entre eles.

Eu sempre preferi os atores coadjuvantes aos principais. De astros mais antigos como Walter Brennan, Walter Huston e Peter Ustinov, até os mais recentes como Gene Hackmam, Robert Duvall e Mahershala Ali, os coadjuvantes, a meu ver, realizam trabalhos muito importantes para que os atores principais se notabilizem e brilhem.

Feito este preâmbulo, adentro propriamente ao assunto deste texto. Os personagens coadjuvantes da política conseguem manter-se em evidência por mais tempo e com mais efetividade, eficiência e eficácia que os personagens principais, que estão mais sujeitos aos desgastes ocasionados pela maquiagem e os holofotes. Falo isso para comentar sobre uma pessoa que se manteve durante toda sua vida atuando num segundo plano, nunca gostou dos flashes, nunca ocupou os lugares centrais do palco, e apesar disso sempre desenvolveu o seu trabalho com extrema dedicação e perícia, algumas vezes até bem mais que era esperado.

O nosso personagem nasceu em uma família bem estruturada, foi criado no respeito aos bons costumes, comuns aos anos de 1960. Estudou em um colégio tido como repassador de ótimo conteúdo e de rígida disciplina, ingredientes indispensáveis para formar um bom cidadão. Quando jovem não era o primeiro aluno da turma, mas estava sempre entre os seus líderes. Atleta, nunca foi o craque do time de basquete, mas era um dos titulares. Foi assim durante toda sua vida: Sempre entre os melhores.

Seu pai destacou-se na vida pública. Foi deputado estadual, secretário de estado e conselheiro no Tribunal de Contas do Maranhão. Chefe político no sertão maranhense, onde seus filhos o sucederam, tanto nos negócios quanto na política.

Estou falando de Carlos Orleans Brandão Júnior, político que teve a paciência e a perseverança de aguardar o seu momento, passando por cargos de assessoramento, sendo secretário de estado, deputado federal, chegando gravitacionalmente ao cargo de vice-governador e agora é a bala na agulha para ser o próximo governador do estado do Maranhão.

Você poderia me perguntar! Que méritos ele tem para ser governador!? Ao que eu lhe responderia sem pestanejar: Inteligência física e emocional; capacidade de entendimento da realidade e do jogo político; competência administrativa e diplomática; maturidade como pessoa e como político; idade e experiência suficiente para saber que o sucesso de um político hoje em dia depende menos de dinheiro, poder ou mesmo de votos e muito mais de respeito, confiança e credibilidade, como no tempo em que ele começou seu aprendizado, na escola política onde seu pai e os amigos dele eram mestres, tempo em que os políticos eram respeitados e bem quistos pelas pessoas.

Brandão foi coadjuvante do então governador José Reinaldo Tavares, foi coadjuvante quando esteve na Câmara dos Deputados e tem sido um coadjuvante privilegiado como vice-governador de Flávio Dino, onde sempre demonstrou grande capacidade de diálogo e aglutinação, coisas para as quais seu superior só tem demonstrado propensão de pouco tempo para cá.

Tenho certeza que com Carlos Brandão o Maranhão vai ter a oportunidade de resgatar as boas práticas da política das décadas de 1960 e 1970, mas com valores humanísticos do século XXI.

Muitos astros que ganharam prêmios de melhores atores coadjuvantes se tornaram os maiores intérpretes de seu tempo e ganharam depois prêmios de atores principais como Anthony Quinn, Robert de Niro e Denzel Washington. Tenho a impressão que o mesmo acontecerá com Carlos Brandão, pois está chegando a hora dele protagonizar seu próprio filme e penso que ele não abrirá mão disso.

4 comentários »

Prefeito Hilton Gonçalo vistoria na ponte de Areais

0comentário

O prefeito Hilton Gonçalo realizou mais uma vistoria a obra de construção da Ponte de Areais, na sexta-feira (15). Na ocasião, o gestor voltou a enfatizar que a estrutura vai beneficiar diversos povoados e tirar do isolamento muitas comunidades de Santa Rita, que estão divididas pelo rio Itapecuru.

“Dentro de alguns meses voltaremos aqui para inaugurar nossa ponte. Uma obra que beneficiará não somente Santa Rita como toda região. Continuaremos trabalhando forte ignorando a crise e focando no objetivo principal que é de promover melhor qualidade de vida para nossa população”, finalizou o prefeito Hilton Gonçalo.

O vereador Fredilson Carvalho, destacou a importância da valorização da mão-de-obra local na construção da ponte, o vereador Kiko, agradeceu ao prefeito Hilton Gonçalo pois a ponte também beneficiará parte da população de Rosário, como é caso do povoado Itaipú, já o vereador Tchabal, falou da coragem e da competência do prefeito em desenvolver um projeto tão grande e tão importante.

Em sua fala, o deputado estadual Ariston, reiterou a intenção de ajudar a construir uma MA que siga após a ponte e vá até o município de Presidente Vargas. “Como ja é de conhecimento de todos, tenho a intenção de ajudar a promover mais mobilidade para esta importante região através da regularização de uma MA que passe pela ponte de Santa Rita e vá até presidente Vargas”, destacou.

A prefeita de Bacabeira e primeira-dama de Santa Rita – Fernanda Gonçalo, falou da etapa atual da obra, “Hoje estamos comprovando que nossa ponte já está com 80% concluída. Um projeto tão importante e arrojado que vem sendo desenvolvido com muita coragem e dedicação por parte do prefeito Dr. Hilton Gonçalo.”

O prefeito fez a vistoria na companhia da primeira-dama e prefeita de Bacabeira – Fernanda Gonçalo, do deputado estadual Ariston Ribeiro, dos presidentes das Câmaras de vereadores das cidades de Santa Rita – Fredilson Carvalho e demais vereadores; de Rosário – Kiko e demais vereadores; de Bacabeira – Tchabal e o vereador Romualdo.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Roberto espera concluir este mês apuração de fraude

0comentário

O corregedor do Senado, Roberto Rocha (PSDB-MA), afirmou nesta sexta-feira (15) ao G1 que pretende concluir ainda neste mês a apuração sobre a suspeita de fraude na eleição para presidente da Casa.

No dia 2 de fevereiro, os senadores se reuniram no plenário para eleger o novo presidente. No momento da contagem de votos, foram encontradas 82 cédulas na urna, embora haja 81 senadores.

Com isso, uma nova votação teve de ser realizada, e Davi Alcolumbre (DEM-AP) foi eleito presidente do Senado. As cédulas da primeira votação foram trituradas.

“Até o final do mês [de março], o que eu espero é concluir o trabalho da Corregedoria. A Corregedoria tem a função de apurar. E aí, se descobrir que tem algum servidor envolvido, manda para o Ministério Público e manda também para a diretoria [do Senado]. Se tiver algum senador envolvido, manda para o Conselho de Ética”, afirmou Rocha.

O Conselho de Ética pode abrir um processo de cassação de mandato parlamentar.

Na avaliação de Rocha, mais duas semanas para a conclusão da investigação é um “prazo razoável”, a não ser que “algum fato” justifique prorrogar o prazo.

G1

sem comentário »

Crueldade comunista

0comentário

O Maranhão amarga as piores colocações no Brasil em índices sociais e econômicos. Mais de 50% dos cidadãos estão abaixo da linha da extrema pobreza, ganhando até R$ 400,00 mensais.

Mesmo assim, o Governo do Estado mantém a maior estrutura de secretarias, autarquias e empresas públicas do Brasil.

São 37 secretarias e agências e mais de 15 autarquias e empresas públicas, cujos gestores têm status de secretário, a exemplo do comandante-geral da Polícia Militar, chefe do Cerimonial e diretora-geral do Detran.

Uma estrutura agigantada dessa forma só pode resultar em gastos gigantes.

E tudo isso é mantido pelo contribuinte, que amargou nos últimos quatro anos três aumentos de impostos.

E, apesar de ser um árduo defensor de taxar as grandes fortunas no Brasil, o governador Flávio Dino (PCdoB) não teve a mesma postura ao decidir pelos reajustes de alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS), considerado um dos mais injustos dos impostos, já que chega para todos os cidadãos da mesma forma.

Então, para manter uma estrutura tão inchada, Flávio Dino aumentou o ICMS da gasolina, energia elétrica, diesel – que mexe com toda a cadeia de produção que vai desde um simples bombom até a cesta básica, devido à necessidade do transporte.

Com isso, o governador do Maranhão acaba penalizando os mais pobres. Se há aumento de produtos como pão, feijão e arroz, por exemplo, pesará mais para quem ganha menos, já que o valor do pão pago por um contribuinte rico é igual ao pago pelo contribuinte que faz parte da parcela dos 54% dos maranhenses que vivem na extrema pobreza.

Não há outro termo mais adequado que crueldade. Para atender a seus aliados políticos, Dino aumentou a estrutura de sua administração às custas dos mais pobres.

Governo dos amigos

Flávio Dino deixou claro, ao empossar pela primeira vez os seus novos secretários, que estava fazendo o jogo político de distribuição de cargos.

Segundo ele, o seu governo seria compartilhado com seus aliados. E para isso, Dino teve até de desfazer a fusão das secretarias de Cultura e Turismo e criar mais três.

Além disso, o jogo político que passa pela estrutura pública mira as eleições de 2020 e 2022. Haja bolso para o maranhense conseguir manter tudo isso.

Repetir

E se repetir o que fez em seu primeiro mandato, o governador Flávio Dino deverá oferecer muito mais aos seus aliados.

O comunista poderá reeditar ações de seu governo que foram cruéis para o cidadão como o “aluguel camarada”, a “farra de capelães” ou “mais impostos”.

Se com a intenção de se reeleger o comunista abriu as portas para seus aliados, com a intenção de ser candidato a presidente tudo poderá ficar pior.

Estado Maior

sem comentário »

Definidas as semis do Maranhense de Beach Soccer

0comentário

As seleções de Humberto de Campos, Barreirinhas, Paço do Lumiar e São Luís garantiram, na noite desta sexta-feira (15), a classificação para as semifinais da etapa final do Campeonato Maranhense de Beach Soccer de Seleções Municipais, competição promovida pela Federação Maranhense de Beach Soccer (FMBS) com o patrocínio do governo do Estado e da Cerveja Glacial por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Os duelos das quartas de final, disputados na Arena Domingos Leal, na Lagoa da Jansen, foram marcados pela pontaria afiada das equipes: em quatro jogos, foram marcados 25 gols, média superior a seis por partida.

Embalada por três vitórias na primeira fase, a seleção de Humberto de Campos enfrentou Santa Helena na abertura das quartas de final do Maranhense. Dominante nos dois primeiros períodos, Humberto de Campos abriu quatro gols de vantagem, com Gleison, Francenilson e Wanderson (2), mas Santa Helena, com gols de Thiago (2), Emerson e Noberth, arrancou o empate e levou a partida para a prorrogação. No tempo extra, Paulo César marcou o gol da vitória por 5 a 4 e garantiu a classificação de Humberto de Campos.

O segundo duelo das quartas de final foi disputado entre Barreirinhas e João Lisboa, e a seleção barreirinhense, com muita habilidade no ataque, abriu vantagem com gols de Luís Felipe, Joabson, Alcides e Rosino. Kaio ainda balançou as redes para João Lisboa no terceiro período, mas Barreirinhas venceu por 4 a 1 e avançou às semifinais.

Em seguida, Paço do Lumiar e Raposa fizeram um jogo emocionante na Arena Domingos Leal. Lucivaldo marcou dois gols nos dois primeiros períodos de jogo para Paço do Lumiar, mas Wendel balançou as redes e manteve a seleção de Raposa na briga pela vitória. No último período, depois de balançar as redes com Julio Cezar, Paço do Lumiar sofreu o segundo gol da Raposa e teve que se defender bem para garantir a vitória por 3 a 2.

A última partida da rodada contou com as seleções de São Luís e Santo Amaro, que empataram por 3 a 3 no tempo normal, com David, Ricardo e Daniel marcando para a equipe ludovicense, e Daniel (2) e Rubenilson anotando os gols de Santo Amaro. Na disputa de pênaltis, São Luís teve maior tranquilidade e venceu por 6 a 5.

Semifinais

As semifinais da etapa final do Campeonato Maranhense de Beach Soccer, com as seleções de Humberto de Campos, Barreirinhas, Paço do Lumiar e São Luís, serão realizadas na noite deste sábado (16), a partir das 19h, na Arena Domingos Leal. Os dois finalistas decidem o título estadual neste domingo (17).

Todos os jogos da etapa final estão sendo transmitidos ao vivo pelo site da FMBS (www.futeboldeareiama.com.br). No site e nas redes sociais oficiais da federação (@beachsoccerma) estão disponíveis todas as informações da competição estadual. O Campeonato Maranhense de Beach Soccer de Seleções Municipais é uma realização da Federação Maranhense de Beach Soccer (FMBS) e conta com o patrocínio do governo do Estado e da Cerveja Glacial por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Foto: Paulo de Tarso Jr

sem comentário »

Sampaio estreia na Liga de Basquete Feminino

0comentário

O Sampaio Basquete estreia na Liga de Basquete Feminino (LBF), neste sábado, às 17h, contra o Uninassau-PE, no ginásio Costa Rodrigues, no Centro.

Campeão da competição na temporada 2015/2016, o Sampaio Basquete montou uma equipe forte e é uma das favoritas ao título da competição.

Nesta temporada, o Sampaio será comandado pelo técnico argentino Cristiano Santander e um elenco recheado de atletas das seleções Brasileira e Argentina.

Confira os jogos do primeiro turno do Sampaio:

16/03 – Sampaio x Uninassau
21/03 – Santo André x Sampaio
23/03 – São Bernardo x Sampaio
31/03 – Sampaio x LSB (RJ)
04/04 – Sorocaba x Sampaio
06/04 – Ituano x Sampaio
28/04 – Sampaio x Blumenau
03/05 – Sampaio x Araraquara
05/05 – Sampaio x Vera Cruz Campinas

O Sampaio Basquete tem o patrocínio da Cemar e Governo do Maranhão por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Foto: Biaman Prado

sem comentário »

Eudes Sampaio toma posse em São José de Ribamar

0comentário

O vice-prefeito Eudes Sampaio (PTB) tomou posse no cargo de prefeito de São José de Ribamar, região metropolitana da capital, em concorrida solenidade realizada no fim da tarde desta sexta-feira (15), no Salão do Turismo.

A posse ocorreu após a renúncia do então prefeito Luis Fernando Silva, que assumiu também nesta sexta, a Secretaria de Estado de Programas Estratégicos, a convite do governador Flávio Dino.

Durante o discurso de posse, o prefeito Eudes Sampaio falou de gratidão ao povo de São José de Ribamar, ao prefeito Luis Fernando, à sua família, além de reafirmar seu compromisso de prosseguir com a missão de reconstruir a cidade.

“Vamos continuar com todas as políticas em andamento. O nosso propósito é de concluir o mandato, cumprindo o plano de governo elaborado pela nossa população que participou efetivamente dos 19 seminários ‘Planeja – O cidadão decidindo’, cujas propostas compiladas se transformaram no nosso programa de governo até aqui executado pelo prefeito Luis Fernando”, afirmou.

(mais…)
sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS