TV Mirante mostra sucesso do carnaval no MA

0comentário

A TV Mirante destacou em sua programação jornalística grandes momentos do carnaval do Maranhão em 2019 – sem dúvida alguma o maior dos últimos anos.

Em São Luís e nas principais cidades do Maranhão, as equipes de reportagem da TV Mirante estiveram presentes mostrando que temos um carnaval rico, com grandes artistas e brincadeiras, e, sobretudo um público alegre e participativo e que não deixa nada a desejar em relação a outras capitais brasileiras.

É claro que o maior destaque da TV foi para o circuito Beira-Mar, sem dúvida o melhor e que teve a programação mais completa e diversificada organizada pelo Governo do Maranhão e Prefeitura de São Luís. Grande cobertura também teve o carnaval na Passarela do Samba que começa a renascer. Foram vários flashs ao vivo em toda a programação que sem dúvida motivaram a participação maior do público.

Além de registrar a explosão do público nos circuitos, a TV Mirante mostrou no carnaval a valorização dos nossos artistas e brincadeiras, e foi além ao destacar a participação de convidados ilustres que abrilhantaram a nossa festa como Moraes Moreira, Vanessa da Mata, Dudu Nobre, Arlindinho, dentre outros.

Não é à toa que a TV Mirante é a televisão do Maranhão. A valorização das nossas riquezas e tradicões culturais sempre foi uma das missões da Mirante e isso ficou evidente mais uma vez neste carnaval.

As imagens que vimos pela TV Mirante encheram os maranhenses de orgulho não tenho a menor dúvida disso.

Que venham outros carnavais e que a TV Mirante continue levando cada vez mais longe a nossa cultura e que continue contribuíndo com o crescimento e o fortalecimento do nosso carnaval.

Os maranhenses agradecem…

Foto: Reprodução/TV Mirante

sem comentário »

Prefeitura prorroga matrícula em São Luís

0comentário

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) prorrogou o atendimento para matrícula na Rede Municipal de Ensino. As matrículas poderão ser realizadas quinta-feira (7) e sexta-feira (8), no Ginásio Costa Rodrigues, no Centro. O horário de atendimento será de 8h às 12h e 14h às 18h, na quinta-feira, e das 8h às 16h, na sexta-feira.

Com uma estrutura de atendimento de 12 equipes de técnicos especializados da Semed para atender à demanda, sendo duas destas para atendimento específico de pessoas com dificuldade de locomoção, o setor de Estatística da secretaria fez o balanço da semana contabilizando 14.941 novas matrículas efetuadas das 21 mil vagas previamente oferecidas.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, toda a população de 4 aos 14 anos será plenamente atendida. “Estar na escola é um direito Constitucional. Ao longo da semana, apresentamos aos pais as vagas disponíveis, muitos já saíram com a matrícula do filho realizada”, pontuou. E informou que está agilizando a solução. “Fizemos parcerias com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), que nos cedeu salas de aula”, frisou. As demandas como distâncias entre escolas do Núcleo Rural também serão solucionadas com a providência de transporte escolar.

Outra demanda da rede que a Prefeitura está solucionando é a necessidade de professores. A partir do concurso, estão sendo chamados gradativamente os docentes. “Cumprimos nossa obrigação de escolarizar as crianças e tranquilizamos pais e responsáveis, garantindo que a Semed vai cumprir os 200 dias letivos previstos na Lei”, disse.

Foto: Maurício Alexandre

sem comentário »

Moto só deve contratar ‘atacantes’ na Série D

0comentário

O torcedor do Moto que anda feliz com a boa campanha do time, porém impaciente com a falta de produtividade dos seus atacantes vai ter que esperar um pouco mais.

A cada partida fica mais evidente que o ataque rubro-negro não tem resultado com Danilo Galvão e Dalmo, mesmo assim, a diretoria e a comissão técnica parecem não se incomodar com o rendimento pífio.

Segundo o presidente Natanel Júnior, no momento o foco são os jogos com o ABC, pela Copa do Brasil e contra o Salgueiro, pela Copa do Nodeste.

O dirigente garante que tem monitorado alguns nomes, mas que deve esperar o término dos Estaduais. Pelo visto, o Moto só deve contratar mesmo para o Campeonato Brasiuleiro Série D, pois não poderá inscrever mais nenhum atleta no Campeonato Maranhense que é a prioridade o momento.

“Estamos checando alguns nomes que estão disponíveis e outros que vão terminar os estaduais agora, mas isso somente semana que vem. O foco agora são esses dois jogos”, disse.

Então é esperar que apareça o futebol de Danilo Galvão e Dalmo.

Foto: Lucas Almeida/L17 Comunicação

sem comentário »

As eleições 2020 e o fator Eliziane Gama

0comentário

Há um dado recorrente nas discussões internas sobre a corrida pela Prefeitura de São Luís, em 2020.

As poucas Pesquisas internas já realizadas – tanto por setores de oposição quanto por governistas – mostram a senadora Eliziane Gama (PPS) sempre em condições de vitória na disputa pela Prefeitura de São Luís.

Tanto que já há quem defenda a retirada de seu nome da lista de candidatos, uma vez que a própria parlamentar já insinua não pretender entrar na disputa.

Mesmo assim, seu nome é recorrente em qualquer levantamento.

Independentemente de ser ou não candidata, Eliziane Gama tem três trunfos particulares em seu favor:

1 – Tem um partido, o PPS, absolutamente unificado, sob sua liderança incontestável;

2 – Detém apoio significativo no segmento evangélico, fator importante em um momento da vida brasileira com pauta conservadora extremamente forte;

3 – Tem hoje o seu mandato no Senado definitivamente alinhado ao campo progressista, e cada vez mais alinhada ao governador Flávio Dino (PCdoB).

Além desses três fatores, Eliziane conta com a garantia, na própria base, de que seria o nome de consenso para enfrentar a oposição crescente em torno de nomes como o deputado federal Eduardo Braide (PMN) – outro que também sonha com o apoio da senadora.

Repita-se: Eliziane Gama não demonstra pretensão de ser candidata a prefeita de São Luís em 2020.

Mas os números das pesquisas testam sua decisão a cada levantamento.

E os números não mentem, jamais…

Blog do Marco D’Eça

sem comentário »

Hildo quer fim de decreto sobre sigilo de documentos

0comentário

O deputado federal Hildo Rocha exerceu papel relevante na derrubada dos efeitos do Decreto 9.690/2019, que atribui a outras autoridades, inclusive ocupantes de cargos comissionados, a competência para classificação de informações públicas nos graus de sigilo ultrassecreto ou secreto. Hildo Rocha foi o relator do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 3/2019, de autoria do deputado Aliel Machado (PSB-PR) e outros deputados.

A classificação ultrassecreta era exclusiva do presidente e do vice-presidente da República, de ministros e autoridades equivalentes, comandantes das Forças Armadas e chefes de missões diplomáticas no exterior.

Quanto ao grau secreto, além dessas autoridades, podiam usar essa classificação os titulares de autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. O sigilo imposto pelo grau ultrassecreto é de 25 anos; e pelo grau secreto, de 15 anos.

O PDL 3/2019, que suspende os efeitos do Decreto 9.690/2019, recebeu parecer favorável do deputado Hildo Rocha, que foi escolhido para ser o relator e foi aprovado em votação do plenário da Câmara Federal.

“Pela Comissão de Administração e Serviço Público, manifesto parecer favorável pela aprovação do Projeto de Decreto Legislativo 03/2019. Pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania manifesto parecer favorável quanto à constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa. E, no mérito pela aprovação do Decreto Legislativo 03/2019”, certificou Hildo Rocha.

Cargos comissionados

A Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) permite a delegação da competência de classificação como ultrassecreta e secreta a agente público. Ao regulamentar o texto da lei, no entanto, o Decreto 7.724/12 proibiu a delegação para esses graus de sigilo.

Já o Decreto 9.690/19, assinado pelo vice-presidente da República Hamilton Mourão no exercício da Presidência, reverte essa proibição. No grau ultrassecreto, a delegação podia  ser para ocupantes de cargos em comissão DAS-6 ou de hierarquia equivalente.

Dirigentes máximos de autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, que na regulamentação anterior não podiam usar o grau ultrassecreto, passaram a poder usá-lo.

Quanto ao grau secreto, o referido decreto permitia que a delegação ocorresse também para ocupantes de cargos em comissão DAS-5 ou superior ou de hierarquia equivalente. Em todas as situações. Com o resultado da votação na Câmara Federal o presidente Jair Bolsonaro resolveu revogar o decreto 9.690/2019.

Foto: Divulgação/Agência Cãmara

sem comentário »

Favela é campeã com homenagem a Jesiel

0comentário

A Favela do Samba é a grande campeã do carnaval em São Luís em 2019, com 269 pontos. Em segundo ficou a Flor do Samba com 268,60 pontos. Turma da Mangueira foi terceira e Marambaia foi a quarta colocada.

Este foi o 18º título de campeã do carnaval de São Luís conquistado pela escola do bairro do Sacavém.

A disputa seguiu acirrada até o último quesito entre Favela e Turma do Quinto, mas três notas baixas em Comissão de Frente, tiraram a Turma do Quinto da briga pelo título e a escola da Madre Deus acabou na quinta colocação.

A Favela do Samba fez uma homenagem ao design gráfico e carnavalesco, Jesiel, que foi assassinado no ano passado.

Jesiel foi campeão pela Favela do Samba em 2017, qunado foi um dos responsáveis pela criação dos carros e das fantasias com o tema “Cinema”.

Classificação final

Favela do Samba – 269 pontos
Flor do Samba – 268.6 pontos
Turma da Mangueira – 268 pontos
Marambaia – 266.9 pontos
Turma do Quinto – 266.8 pontos
Império Serrano – 265 pontos
Mocidade Independente da Ilha – 260.6 pontos
Túnel do Sacavém 260.2 pontos
Unidos de Fátima – 258.5 pontos
Terrestre do Samba – 256.1 pontos

Foto: Reprodução/TV Mirante

sem comentário »

Teto do ginásio Castelinho desaba em São Luís

1comentário

Um dia triste para o esporte no Maranhão.

O teto do ginásio Castelinho, no Outeiro da Cruz, a maior e principal praça esportiva do esporte amador desabou no início da tarde desta quarta-feira (5).

No momento do incidente, haviam dois funcionários que trabalham no local e que conseguiram sair ao perceber que o tato estava desabando.

O ginásio Castelinho é o local de treinamento do Sampaio Basquete que se prepara para a Liga de Basquete Feminino (LBF). O time treinou ontem pela manhã e tarde e hoje estava de folga.

O Corpo de Bombeiros inteditou toda a área do ginásio.

O secretário de Desporto e Lazer, Rogério Cafeteira que á está no local disse que toda estrutura do teto foi comprometida e que o governador Flávio Dino já determinou a recuperação imediata do Castelinho.

“Fomos informados agora há pouco do desabamento de parte do ginásio. Graças a Deus não tem nenhum ferido. Os técnicos da Secretaria de Infraestrutura estão vindo para cá para fazer todo o levantamento para que possamos começar logo a recuperação dessa importante praça esportiva como já determinou o governador Flávio Dino. Nós não sabemos se todo o teto desabou e o Corpo de Bombeiros não orientou a nossa entrada para ver o que houve, mas tudo indica que toda a estrutura do teto foi comprometida”, disse o secretário da Sedel, Rogério Cafeteira em entrevista à Rádio Mirante AM.

Foto: Divulgação/Redes sociais

1 comentário »

Flávio Dino diz que carnaval foi o maior da história

1comentário

O governador Flávio Dino (PCdoB) destacou, nas redes sociais o trabalho desenvolvido pelo secretário Diego Galdino, na realização do Carnaval do Maranhão que classificou como o maior da história.

Dino estendeu o reconhecimento aos artistas, grupos culturrais, iniciativa priva e à Secretária de Segurança e Polícia Militar e prometeu fazer o carnaval ainda melhor em 2020.

“Fizemos o maior carnaval da história do Maranhão. Agradeço à população, aos artistas e grupos culturais, à Secretaria de Cultura liderada por Diego Galdino, à Secretaria de Segurança e aos policiais, à Prefeitura de São Luís e aos demais parceiros públicos e privados. Agradeço a acolhida fraterna em todos os eventos a que compareci neste Carnaval do Maranhão. Vou me dedicar para ano que vem ser ainda melhor”, disse.

Nas redes sociais, o secretário Diego Galdino, também comemorou o resultado positivo do carnaval.

“Emoção! Essa é a palavra que melhor define os meus últimos 5 dias. Emoção em ver o nosso estado cheio de turistas encantados. Emoção em ver a nossa população ocupando as ruas sem medo e com orgulho de ser daqui. Emoção em ver que a nossa cultura está mais viva a cada dia”, disse

“Agradeço a confiança do governador Flávio Dino. Agradeço a dedicação da equipe da Secma. Agradeço a disponibilidade de todos os parceiros e fornecedores. Agradeço a energia e talento dos nossos artistas. Agradeço principalmente a alegria de cada folião. Foi lindo! Nossa missão agora é continuar surpreendendo positivamente. Já estamos em planejamento para o São João e de olho no Natal de Todos, Réveillon e Carnaval 2020. Avante! “, finalizou Galdino.

Numa avaliação geral, o ponto alto foi o circuito Beira-Mar que chegou para ficar. Melhorando a estrutura e qualidade de som e de programação, o carnaval no Maranhão tem tudo para continuar crescendo.

Neste sentido, o trabalho de Diego Galdino, à frente da Secretaria de Cultura está no caminho certo.

Foto: reprodução/Twitter

1 comentário »

Bolsonaro e Flávio Dino divergem sobre Lei Rouanet

3comentários

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) destacou nas redes sociais que a Lei Rouanet será utilizada em seu governo para apoiar projetos de artistas em início de carreira.

Segundo Bolsonaro, a Lei Rouanet vinha beneficiando “famoso” e “renomados” num projeto de poder.

“A Lei Rouanet foi usada para cooptar parte dos artistas “famosos” num projeto de Poder. Em meu Governo, sua utilidade será para artistas em início de carreira. Quanto a possibilidade de receber “renomados” que já se beneficiaram da referida, para discuti-la, não passa de piada”, destacou.

O governador do Maranhão, Flávio Dino que sempre tenta polemizar com Bolsonaro, também foi às redes sociais e afirmou que ser contra a Lei Rouanet, significa ser contra o Brasil.

“Aproveitando o ensejo do assunto Cultura, quero sublinhar que ser contra a Lei Rouanet é ser contra o Brasil, já que não existe Pátria sem o senso de origem e destino em comum – que só a Cultura pode gerar”, afirmou.

Mas Bolsonaro não disse ser contra a Lei Rouanet, disse apenas que ela não vai mais financiar “famosos” e “renomados”.

E você o que acha dessa discussão???

Foto; Reprodução/Twitter

3 comentários »

Dentro de casa

0comentário

Passado o Carnaval, as atenções das principais lideranças políticas voltam-se, novamente, para as articulações visando às eleições de 2020.

Especicamente no caso da sucessão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), em São Luís, os movimentos devem se intensificar na base do governador Flávio Dino (PCdoB).

Haverá uma grande disputa “dentro de casa”, por assim dizer.

No PCdoB do governador surgem dois nomes: o deputado federal Rubens Júnior, que tem a preferência de Dino; e o do deputado estadual Duarte Júnior, mais bem votado na capital nas eleições de 2018.

No DEM, com a saída da disputa do secretário de Educação, Felipe Camarão – o que foi ocializado ainda em fevereiro -, o caminho fica livre para as movimentações do deputado estadual Neto Evangelista.

No PDT há ainda mais nomes: o presidente da Câmara Municipal, vereador Osmar Filho, o secretário de Assuntos Políticos de São Luís, Ivaldo Rodrigues, e até o deputado estadual Yglésio Moyses. Bira do Pindaré é o nome do PSB.

São atores que se movimentam dia a dia, buscando melhor posicionamento até a definição dos candidatos.

Movimentações que, de alguma forma, preocupam o Palácio dos Leões, que percebe o prenúncio do primeiro racha no seu inchado grupo.

Perdeu

A propósito da disputa por espaços na base governista visando às eleições de 2020, quem perdeu terreno foi o deputado federal Bira do Pindaré.

Pré-candidato a prefeito de São Luís pelo PSB, ele foi apontado até o m do ano passado como preferido por Flávio Dino (PCdoB).

Aliados do comunista, no entanto, dizem que ele não gostou nada de o parlamentar haver recusado um convite para integrar a equipe de governo.

Estado Maior

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS