Adriano é o líder da Oposição na Assembleia

2comentários

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) anunciou, nesta terça-feira (19), na Assembleia Legislativa, que vai liderar, nesta legislatura, o Bloco Parlamentar de Oposição, formado por uma aliança entre PV e MDB, em um total de cinco deputados. “A oposição é um bloco de extrema importância para a democracia, um contraponto em todos os governos é necessário com respeito, educação, profissionalismo e, sobretudo, pensando em primeiro lugar no povo do Maranhão”, declarou.

O Bloco de Oposição será formado pelos deputados Adriano (PV), Arnaldo Melo (MDB), César Pires (PV), Roberto Costa (MDB) e Rigo Teles (PV). Vale lembrar que Adriano está em seu segundo mandato na Assembleia e que foi reeleito com mais de 50 mil votos nas últimas eleições. O deputado enfrentará o desafio de coordenar um grupo parlamentar experiente e firme em suas posições políticas.

“Quero agradecer aos colegas pela minha indicação para líder do bloco. Cada um dos 42 deputados desta Casa são naturalmente líderes, pois honraram cada voto popular que receberam, e nunca vou pretender ser líder de líderes, ao contrário, serei amigo, colega, voltado ao diálogo, com intuito de, sempre, avançar no caminho da democracia e em benefício do nosso Maranhão”, disse Adriano, lembrando que, nos quatro anos da legislatura passada, os dois partidos, PV e MDB, não conseguiram diálogo suficiente para harmonizarem-se em bloco, mas atualmente isto se tornou realidade.

Com o Bloco de Oposição concretizado, conclui-se uma importante etapa na formação das forças políticas na Assembleia e começa-se a definir a participação de cada grupo nas comissões técnicas. Neste caso, a Oposição poderá indicar membros para as comissões de Constituição e Justiça (CCJ), Orçamento, Assuntos Econômicos, Desenvolvimento, entre outras. O deputado informou ainda que um membro da Oposição deverá presidir a Comissão de Meio Ambiente.

Foto: Agência Assembleia

2 comentários »

Caso Bibiano: a postura correta de Eliziane Gama

0comentário

Major Olímpio e Eliziane Gama bateram boca na Comissão de Transparência, durante a análise do convite para que Gustavo Bebianno vá ao Senado.

Ele é contra o convite. Ela, a favor. No embate entre os dois sobre a “moralidade” de destinar parte do fundo partidário para mulheres, Olímpio foi interrompido por Eliziane e começou a gritar com o dedo em riste.

“É imoral, sim, o uso do fundão. Pode ser legal, mas é imoral o uso desses recursos. Não é uma questão de gênero.”

“Vossa excelência não grite comigo, porque eu também sei gritar, senador”, rebateu ela.

“Mas é imoral o uso do dinheiro do fundão, e não por causa de gênero”, continuou o senador do PSL.

O Antagonista

sem comentário »

CBF divulga a tabela da Série C

0comentário

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta terça-feira (18), a tabela básica do Campeonato Brasileiro Série C. (Veja a tabela aqui)

Os dois representantes maranhenses na competição, Sampaio e Imperatriz estão no grupo A, ao lado de ABC-RN, Globo-RN, Náutico-PE, Santa Cruz-PE, Botafogo-PB, Treze-PB, Confiança-SE e Ferroviário-CE.

No grupo B, estão Atlético-AC, Remo-PA, Paysandu-PA, Luverdense-MT, Juventude, RS, Boa Esporte-MG, Ipiranga-RS, São José-RS, Volta Redonda-RJ e Tombense-MG.

A competição tem início no dia 27 de abril. O Imperatriz estreia em casa contra o Globo-RN. O Sampaio enfrenta o Confiança-SE, em Aracaju.

Os dois jogos entre Sampaio e Imperatriz serão disputados na última rodada do turno, no dia 26 de junho, em Imperatriz e no returno, no dia 25 de agosto, no Castelão, em São Luís.

sem comentário »

Deputados debatem crise do Cordino na Assembleia

0comentário

Em pronunciamento na sessão desta terça-feira (19), o deputado Rigo Teles (PV) falou da insatisfação dos jogadores do Cordino, que estão com os salários atrasados desde o início do ano. Ao cobrar uma prestação de contas por parte da direção do time, Rigo afirmou que o Cordino está à beira de um rebaixamento.

“Hoje há um descrédito de todo o elenco para com o Cordino. O presidente não mostra como é que estão os recursos, que foram destinados pela Federação Maranhense de Futebol e que foram assinados pela CBF. Eu queria que a diretoria do Cordino – se for possível, uma vez que há dinheiro público envolvido – preste contas à sociedade e aos jogadores”, disse o parlamentar, lembrando que, no final da semana passada, foi procurado por alguns jogadores, que estavam indignados pela maneira como vêm sendo tratados pela direção.

Rigo Teles também afirmou que o Estádio Leandrão está abandonado e que os jogadores são obrigados a pedir ajuda para os torcedores até para comprar medicamentos. “Tem jogadores ameaçados até de serem presos por atraso de pensão. Por isso, peço à direção do Cordino que olhe com bons olhos para o time, que está à beira do rebaixamento. Não vamos deixar o Cordino cair, porque é alegria não só da nossa querida Barra do Corda, mas de todo o Maranhão”.

Ao finalizar, Rigo Teles se colocou à disposição para ajudar o Cordino. “Eu me coloco à disposição para colaborar, não deixar o time ser rebaixado, para que continue sendo o orgulho dos nossos atletas e da população de Barra do Corda, do Maranhão e do país”, finalizou.

O deputado Fernando Pessoa (SD) esclareceu sobre a atual situação financeira do Cordino Esporte Clube, do município de Barra do Corda. Segundo o parlamentar, uma das causas geradoras da crise enfrentada pelo time de futebol é o bloqueio de parte dos recursos pela Justiça, por conta de débitos da gestão anterior.

Fernando Pessoa afirmou que os problemas financeiros que, hoje, prejudicam o time têm relação direta com as administrações anteriores, que não cumpriam com os devidos pagamentos de fornecedores. O deputado pontuou, também, que, por conta de ações judiciais, os bens da instituição são constantemente bloqueados, prejudicando jogadores e funcionários.

O deputado ressaltou, ainda, que o time sobrevive apenas com o incentivo da Prefeitura. Fernando Pessoa colocou-se à disposição para ajudar a solucionar o problema e informou que, assim que tiver as emendas liberadas, destinará parte dos recursos para a reforma do Estádio Municipal Leandro Cláudio da Silva (“Leandrão”).

“E essa semana ainda, quando chegar em Barra do Corda, irei sentar com a diretoria do Cordino, uma instituição independente do poder público, para prestar apoio e ajudar no que for necessário. O Cordino está precisando de parceiros, o Cordino está precisando de ajuda e não de ser criticado, porque a diretoria que hoje está presidindo o Cordino também foi a responsável para que o time fosse campeão”, assinalou.

sem comentário »

Moto procura atacante Val Barreto

1comentário

O Moto iniciou as conversas para tentar repatriar o atacante Val Barreto, mas a missão não será tão fácil assim.

Um dos destaques do Moto na temporada passada, Val Barreto disputa o Campeonato Mineiro pela Patrocinense. O Papão procura um “homem-gol”, pois até aqui Danilo Galvão e Dalmo ainda não corresponderam à expectativa da comissão técnica e muito menos da torcida rubro-negra.

Em contato com o Blog do Zeca Soares, o artilheiro confirmou ter recebido uma ligação do presidente do Moto, Natanael Júnior, mas disse que não tem nada acertado.

“Tenho muito carinho pela nação motense , me ajudaram muito o pouco tempo que tive por ai, mas não depende só de mim para eu sair”, afirmou.

Segundo Val Barreto, o contrato com o time mineiro vai até o fim de abril. Além disso ele espera que o Moto resolva pendências do ano passado.

Se não der para vir agora, o Moto deve trazê-lo para o Campeonato Brasileiro da Série D, além dele, o clube monitora o atacante Vinícius Paqueta, atualmente no Pinheiro e com 3 gols na temporada.

Foto: Reprodução/TV Mirante

1 comentário »

Santa Rita divulga programação de Carnaval

0comentário

A Prefeitura de Santa Rita divulgou a programação de carnaval do município. Ao longo de quatro dias, moradores e foliões poderão aproveitar as atrações para todas as idades. A administração municipal garantiu a presença de bandas conhecidas, assim como também investiu nos artistas locais como forma de valorizar as manifestações culturais locais.

O Carnaval em Santa Rita, terá shows com artista de reconhecimento nacional, além de atrações locais e regional que irão assegurar quatro dias de muita festa para os brincantes. O palco central do carnaval ficará na praça pública, ao lado da prefeitura da cidade.

Dentre as atrações estão a cantora Kátia Cilene, Moleca 100 Vergonha, Bonde do Forró e muito mais.

O prefeito do município Dr. Hilton Gonçalo proporciona o quatro dias de muita diversão para os seus munícipes, turistas e os foliões em geral. — o carnaval de Santa Rita é uma grande tradição, com blocos, escola de samba, brincadeiras e bandas para finalizar a noite. Um carnaval para todos.

Foto: Arte/Divulgação

sem comentário »

Câmara de São Luís começa a definir comissões

0comentário

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho (PDT), deve concluir, nos próximos dias, a composição das comissões permanentes da Casa para o biênio 2019-2020.

O assunto será discutido em reunião com os vereadores. De acordo com o Regimento Interno do Poder Legislativo, os colegiados são compostos por três membros cada; e o período de exercício dos membros das comissões corresponde a um biênio.

“Vamos discutir todos os assuntos relacionados às comissões permanentes numa reunião com os vereadores”, destacou Osmar Filho ao abordar o assunto durante sessão ordinária. Segundo ele, todos os partidos com representação no parlamento devem ser contemplados.

O Palácio Pedro Neiva de Santana, sede do Legislativo, conta hoje com 19 comissões temáticas. A distribuição das vagas dos colegiados entre os 31 parlamentares deve ocorrer pela Mesa Diretora em comum acordo com os líderes de partidos e ratificados por meio de eleição interna entre os integrantes dos colegiados.

Atribuições – As comissões são grupos de parlamentares que opinam sobre os projetos em tramitação na Casa, orientando as votações no plenário. Esses colegiados também têm outras atribuições como realizar estudos, fiscalizar os atos do Executivo, promover visitas, audiências públicas e debates sobre temas de interesse da cidade.

A Comissão de Constituição, Justiça, Legislação, Administração, Assuntos Municipais e Redação Final, por exemplo, tem como atribuição emitir parecer a respeito de aspectos constitucional, legal, regimental e formal das proposições. Os projetos são impedidos de tramitar sem o parecer dessa comissão.

Outro exemplo é a Comissão de Orçamento, Finanças, Obras Públicas, Planejamento e Patrimônio Municipal que, por sua vez, deve opinar sobre matérias tributárias, empréstimos públicos, dívida pública e outras questões que alterem a despesa ou receita do Município.

Adequações – Até o final da legislatura de 2012, o Legislativo Ludovicense era composto por 13 Comissões. Na legislatura seguinte, com o aumento, de 21 para 31, no número de vereadores, foram feitos desmembramentos, elevando para 18 a quantidade de comissões. No entanto, com as modificações e adaptações, com a nova legislatura a Casa ganhou um novo colegiado, totalizando a quantidade de 19 comissões.

Além disso, a Câmara também resolveu alterar as nomenclaturas de alguns desses colegiados. É o caso da Comissão de Transporte, Comunicação, Energia e Segurança que acumula muitos temas amplos, mas foi desmembrada e acabou ganhando a denominação de “Mobilidade Urbana”.

Para adaptar à nova realidade do parlamento, algumas comissões foram criadas ou tiveram que ser desmembradas. O exemplo foram as comissões de Educação, de Cultura, de Saúde, de Esporte e de Trabalho que eram temas tratados por um só colegiado, porém,  tiveram que ser desmembrados.

Foto: Paulo Caruá

sem comentário »

As indefinições de Flávio Dino

0comentário

O governador Flávio Dino (PCdoB) confirmou para quinta-feira (21), ou seja, depois de amanhã, a posse coletiva dos seus novos secretários que irão integrar a sua equipe neste segundo mandato.

O problema é que faltando 48 horas para a posse coletiva, o comunista segue com algumas indefinições e só confirmou, até o momento, cinco mudanças no primeiro escalão – Rodrigo Lago (Comunicação e Articulação Política), Rogério Cafeteira (Esportes), Lilian Guimarães (Transparência), Rubens Júnior (Cidades) e Flávia Alexandrina (Gestão e Previdência).

Só que as mudanças não devem parar por aí, já que Flávio Dino ainda “quebra a cabeça” para definir a situação de dois partidos, o PP e o PR, isso sem esquecer que o comunista precisa agasalhar alguns aliados que não se elegeram e/ou reelegeram.

O PP deve realmente ficar com a Secretaria de Meio Ambiente. Já o PR, como não conseguiu abocanhar a Secretaria de Desenvolvimento Social, deve ganhar duas pastas, a primeira será a Agricultura, a segunda ainda não foi definida.

O DEM também não desistiu de ser contemplado e ganhar espaço na gestão comunista, afinal apesar de ter dois secretários filiados ao partido – Felipe Camarão e Rogério Cafeteira – ambos são da cota do governador. O PTB também ainda sonha com uma pasta e tem um nome extremamente qualificado, o ex-deputado federal Pedro Fernandes.

Além disso, com as mudanças Flávio Dino pretende agasalhar alguns aliados que não tiveram o sucesso nas urnas. É praticamente certo que os deputados Márcio Honaiser (PDT) e Ana do Gás (PCdoB) deixem o parlamento para integrar a equipe do comunista. Honaiser é o nome mais forte para a Secretaria de Desenvolvimento Social e a deputada deve ocupar a Secretaria da Mulher.

Com isso, mais dois suplentes, Ariston Ribeiro (AVANTE), ligado ao prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, e o ex-prefeito de Codó, Zito Rolim (PDT), irão assumir vagas na Assembleia Legislativa. Só que Flávio Dino quer contemplar ainda a ex-deputada Valéria Macedo e para isso precisa tirar mais um deputado da Assembleia Legislativa. A tendência é que o deputado Hélio Soares seja um dos nomes indicados pelo PR para uma das duas pastas que o partido deverá ganhar, abrindo assim vaga para Valéria Macedo.

E tudo isso ele precisa definir em 48 horas, sob o risco de ter que adiar a posse coletiva e/ou fazer uma nova posse coletiva.

É aguardar e conferir.

Blog do Jorge Aragão

sem comentário »

Telecine com sinal aberto na NET e Claro

0comentário

Até o dia 24 de fevereiro, os clientes da NET e da Claro contarão com o sinal aberto dos canais Telecine e a vantagem de assistir os melhores filmes do cinema pela TV e também pelo App do NOW, onde e quando quiser, sem gastar a internet do celular.

Neste período, além de reunir o maior time de super-heróis em todas as telas, o Telecine trará duas superestreias: Jurassic World – Reino Ameaçado (16) e Han Solo: Uma História Star Wars (23), às 22 horas.

O sinal aberto também se estende para o NOW, maior plataforma de vídeo on demand da América Latina, que estará com todos os títulos do canal liberados. E desta vez, com muito mais vantagem. Clientes da Claro, com planos pós-pago, também terão acesso aos filmes do Telecine pelo App do NOW, sem gastar a internet do plano móvel. É a chance de ver e rever alguns dos grandes sucessos do cinema, como Pantera Negra e Vingadores: Guerra Infinita, que concorrem ao Oscar 2019 e ainda indicados e vencedores de edições passadas, como A Forma da Água, Três Anúncios de Um Crime e Corra!.

Os filmes podem ser assistidos pelo site nowonline.com.br ou pelo App do NOW. Para acessar a plataforma, o cliente deve utilizar o mesmo login e senha da Minha NET e Minha Claro. Caso ainda não tenha esse cadastro, é possível fazê-lo na hora e no próprio aplicativo usando os dados do titular da assinatura.

Os clientes da NET e Claro TV também assistem a programação do Telecine nos canais lineares da TV ou pelo canal 1 do controle remoto.

sem comentário »

César Pires cobra solução de problemas em rodovias

0comentário

O deputado César Pires (PV) cobrou solução para a precária situação das rodovias estaduais do Maranhão ao enfatizar, na tribuna da Assembleia Legislativa, que os parlamentares estaduais estão mais preocupados em cobrar a recuperação das estradas federais. “A reclamação aqui é constante com relação às BRs, mas não devemos esquecer que nossa obrigação é fiscalizar o estado das MAs e defender a segurança dos maranhenses que circulam perigosamente por essas vias”, enfatizou ele.

“Não ouvi reclamações das MAs, que estão tão precárias quanto as BRs. Parece que só trafegamos por BR, quando direcionamos nossas cobranças ao presidente Bolsonaro e ao do ministro do Transporte. Sobre a situação das nossas rodovias, há no plenário um silêncio franciscano como se estivéssemos num mosteiro”, ironizou o deputado.

César Pires citou como exemplos a MA-201 (estrada de Ribamar), a MA-026, em Vargem Grande, e as rodovias que levam à Baixada, passando pelos municípios de São Bento, Cajapió e São Vicente de Ferrer. “São estradas em péssimas condições. Nós podemos silenciar, como deputados estaduais, ou a nós compete fazermos os trabalhos dos deputados federais, tratando só das BRs?”, questionou ele.

O deputado ressaltou que todos os demais parlamentares estaduais, que costumam viajar de carro pelas várias regiões do Maranhão, sabem que há muitas rodovias estaduais tão precárias quanto as BRs.

“Sofremos prejuízos com nossos carros e toda a população tem a sua segurança ameaçada ao trafegar por essas estradas. Então, como deputados estaduais, não podemos silenciar diante da nossa responsabilidade de lutar pela recuperação das MAs”, ressaltou César Pires.

Ele concluiu lembrando que foi um dos primeiros a cobrar a duplicação da BR-135, e que se recusou a participar da inauguração às pressas “de uma obra mal feita”, referindo-se à entrega do primeiro trecho da duplicação da rodovia que dá acesso a São Luís. “Essa situação merece nossas críticas e reivindicações, mas sem ficarmos míopes com relação às MAs. Devemos unir esforços, pois vivemos no mesmo Maranhão e trafegamos nas mesmas estradas”, finalizou.

Foto: Agência Assembleia

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS