Adriano defende Agentes Comunitários de Saúde

2comentários

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) cobrou responsabilidade do governo e defendeu reivindicações dos agentes comunitários de saúde do Maranhão, que pedem melhorias nas condições de trabalho e de remuneração, como adicional de 10% dos salários. “A categoria fez uma manifestação civilizada, eficiente e organizada, pedindo ajuda na sua luta para fazer com que o governo cumpra com as suas obrigações. Os agentes podem contar com o meu apoio nesta causa”, disse Adriano.

Segundo o deputado oposicionista, a principal reivindicação dos agentes de saúde é o cumprimento da Lei Estadual nº 10.583/2017, para implantação da Política Estadual de Cofinanciamento da Atenção Primária em Saúde do Estado do Maranhão (PECAPS). “Isto vem de um acordo nacional. É um programa nacional de agentes de saúde. E o governo comunista editou uma lei estadual que, na prática, se tornou uma pegadinha, porque é muito difícil de ser cumprida, pois trouxe uma série de requisitos que dificultam o acesso ao benefício”, explicou Adriano.

O parlamentar destacou ainda que um dos pontos mais polêmicos da referida lei estadual diz respeito à exigência de haver um prontuário eletrônico em cada unidade básica de saúde. “Para que os agentes de saúde recebam os 10% adicionais, precisam fazer presente no prontuário eletrônico. Só que o Governo do Estado, talvez de forma proposital, não combinou com as prefeituras, que teriam que fazer o investimento em prontuários eletrônicos em todas as unidades básicas”, ressaltou.

Adriano informou ainda que acompanha a luta dos agentes comunitários de saúde há tempos, desde as reivindicações iniciadas na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). “Testemunhei muitas vezes, quando Sarney Filho era deputado federal, os agentes comunitários na galeria da fazendo pressão, conseguindo muitas vitórias. A última foi recente no final do ano passado conseguiram um aumento do teto salarial, na Câmara”, destacou o deputado

2 comentários »

Prefeitura inicia montagem da Passarela do Samba

0comentário

A Prefeitura de São Luís deu início nesta semana à montagem da estrutura da Passarela do Samba, no Anel Viário. O trabalho integra o conjunto de ação que a Prefeitura de São Luís, em parceria com o Governo do Estado, promove para assegurar a realização do Carnaval com grande sucesso de público, garantindo organização, segurança e conforto aos brincantes. No espaço da Passarela acontecem os concursos de blocos tradicionais, escolas de samba, blocos organizados, blocos afros e tribos de índios.

Este ano a estrutura será ampliada em relação aos anos anteriores com o acréscimo de mais 15 frisas ao conjunto de espaços destinados ao público. A estrutura da Passarela do Samba ocupa uma extensão de 200 metros de pista com seis arquibancadas montadas ao longo da avenida com capacidade para receber até 10 mil pessoas.

O número de camarotes será o mesmo do ano passado: 26, cada um com capacidade para até 20 pessoas, além do espaço institucional para acolher até 140 pessoas. A estrutura da passarela conta ainda com sete cabines destinadas aos jurados, além de espaço com acessibilidade destinado a pessoas com mobilidade reduzida e idosos.

Nas imediações da passarela também serão instalados banheiros químicos, central de atendimento de urgência para casos de saúde, barracas de bebidas e comidas em seu entorno e área de concentração de agremiações.

A abertura oficial do espaço acontece na sexta (1º de março) e a programação se estende até a Quarta-Feira de Cinzas (6 de março). “Nós estamos com o cronograma de montagem da Passarela do Samba em dia. A previsão é de grande participação da população no Carnaval de Passarela 2019, com preocupação especial com as pessoas com deficiência, dificuldade de locomoção e idosos. Este ano, teremos 500 lugares na área preferencial da Passarela, quatro cuidadores e quatro intérpretes de Libras nos cinco dias de evento, além de campanhas que serão realizadas no local para a garantia e valorização dos direitos destes cidadãos”, disse o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.

Paralelamente à montagem da estrutura metálica, a Prefeitura trabalha com a colocação das torres de iluminação exclusivamente instaladas para atender às necessidades do evento. Em conjunto, estas torres garantem iluminação em torno de 185kW de potência. A execução da montagem de iluminação é da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). Nas proximidades do circuito do destile das agremiações carnavalescas, a Semosp realiza requalificação asfáltica das vias.

Programação

Na terça-feira (12), a Prefeitura de São Luís divulgou a programação oficial da Passarela do Samba. Na sexta-feira (1º de março), a partir das 18h, a festa começa com apresentações de tambor de crioula na Tenda do Tambor. Também às 18h acontece desfile das tribos de índios e de blocos tradicionais do Grupo B, a partir das 20h.

No sábado (2), a partir das 18h, se apresentam grupos de tambor de crioula na Tenda do Tambor. As tribos de índios e os blocos tradicionais do Grupo A fecham a noite. Já no domingo (3), a partir das 18h, se apresentam grupos de tambor de crioula na Tenda do Tambor. Às 18h30, desfilam os blocos organizados e logo depois, se apresentam alegorias e turmas de samba. Neste dia também começam os desfiles das escolas de samba.

Na segunda-feira (4), a partir das 18h, se apresentam grupos de tambor de crioula e blocos organizados, seguidos pelas turmas de samba. Logo após escolas de samba encerram a noite.

A terça-feira (5), último dia de desfiles na Passarela, tem apresentações de tambor de crioula, blocos afro e o encerramento oficial com o Baile Popular do Blocão do Bicho. Na Quarta-Feira de Cinzas (6), às 14h, será a apuração dos concursos realizados na Passarela do Samba, com local ainda a definir. A programação completa pode ser acessada no site da Prefeitura.

Foto: A. Baeta

sem comentário »

Mineiro Gleissinho vira xodó no Moto Club

0comentário

Vivendo a melhor fase da carreira e decisivo nos dois principais jogos do Moto até o momento em 2019. Este é o polivalente Gleisinho, de 26 anos, responsável por dois gols diante do Sampaio e Vitória, além de sofrer o pênalti que selou a classificação do Rubro-Negro para a segunda fase da Copa do Brasil.

Nascido em Fronteira dos Vales, um pequeno município do interior mineiro com quase cinco mil habitantes e distante à 780 km da capital Belo Horizonte, Gleisinho começou sua carreira no futebol aos 17 anos pelo Vendas Novas. No interior de Minas Gerais fez a maior parte de sua carreira e foi onde teve os primeiros trabalhos com o técnico Wallace Lemos, com quem também trabalhou no River-PI, responsável por sua indicação ao Moto.

Já tinha trabalhado com ele no futebol mineiro, no Minas de Sete Lagoas e no Ipatinga. Comecei minha carreira como lateral-direito e depois a jogar nas duas. No River-PI e aqui no Moto o professor me deu a oportunidade nas pontas”, disse Gleisinho.

Foi exatamente jogando pelas pontas que Gleisinho foi decisivo diante do Sampaio e contra o Vitória. No Superclássico do último sábado, o baixinho mineiro aproveitou um rebote para marcar o gol do triunfo Rubro-Negro no Campeonato Maranhense e na quarta-feira saiu do banco para abrir o placar para o Papão e sofrer o pênalti, que terminou com o gol de Juninho Arcanjo e a classificação do time para a segunda fase da Copa do Brasil. Feitos que já rendem ao atacante o posto de xodó entre os torcedores.

“Muito especial na minha vida. Fico muito feliz com esse apoio de todos. Depois do jogo recebi mensagens de muitos torcedores, me incentivando e isso nos motiva a dar o máximo dentro de campo”, afirmou.

Apesar da boa fase na temporada, com o time invicto, na Copa do Nordeste o Moto ocupa a lanterna do seu grupo, com três pontos. No domingo, o Rubro-Negro volta a encarar o Sampaio, dessa vez pelo Nordestão. Gleisinho vê no jogo a chance de subir na classificação e tentar ajudar o Papão a conquistar mais uma vitória na temporada.

“Temos uma grande oportunidade nesse final de semana, com um grande jogo contra o Sampaio. Vai ser um jogo difícil, onde só a vitória nos interessa, que pode ser um grande passo na Copa do Nordeste. Vou trabalhar forte nesses dias que antecedem o Superclássico e quando aparecer a oportunidade fazer mais um grande jogo”, finalizou.

Foto: Lucas Almeida/L17 Comunicação

GE MA

sem comentário »

Os gestos de Flávio Dino para 2022

1comentário

É óbvio que faltam quatro anos e muita coisa pode acontecer, inclusive nada, mas a cada dia o governador Flávio Dino (PCdoB) vai deixando, através de gestos, bem transparente o caminho que está sendo traçado para 2022.

O primeiro grande gesto foi renovar a parceria com Carlos Brandão e fez isso ao escolhe-lo novamente para o cargo que terá um papel fundamental em 2022, já que Flávio Dino deixará o governo antes do fim, pela desincompatibilização, para disputar um novo pleito.

Muitos questionaram a escolha de Flávio Dino, afinal Brandão é um político na sua essência e como todo político raiz quer sempre voos mais altos. Com isso, seria mais difícil convence-lo a não assumir o cargo de governador, mesmo diante de outras oportunidades, como por exemplo o Tribunal de Contas do Estado.

Mesmo ciente disso, Flávio Dino bancou a escolha de Carlos Brandão para novamente ser o seu vice-governador. É claro que a postura leal, serena e correta de Brandão ajudou bastante, mas inegavelmente foi o primeiro gesto do comunista para 2022.

O segundo grande gesto de Flávio Dino foi escolher o seu novo “homem forte”. Com a saída de Márcio Jerry para a Câmara Federal, o escolhido para o posto foi o deputado estadual e secretário chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares (reveja aqui).

Também não é segredo para ninguém o grau de relacionamento entre Carlos Brandão e Marcelo Tavares. E é óbvio que um aliado desse naipe no governo, ajuda ainda mais a calcificar o caminho para 2022.

Por fim, o terceiro gesto de Flávio Dino para 2022 é a sua ponte área São Luís – Resto do Brasil. Só nesses primeiros 45 dias do segundo governo, o comunista tem visitados outros Estados, participados de encontros fora do Maranhão – não só com políticos, ido à Brasília e sendo, nas redes sociais, Oposição ferrenha, as vezes exagerada, ao Governo Jair Bolsonaro.

Com as viagens mais frequentes de Flávio Dino, que deve ser uma tônica, afinal almeja se viabilizar para disputar a Presidência da República, o caminho fica escancarado para que Carlos Brandão possa aparecer mais nessa segunda gestão, como foi o caso desta quinta-feira (14).

Hoje, o vice-governador, que nunca escondeu de ninguém o sonho de governar o Maranhão, entregou juntamente com o secretário de Educação, Felipe Camarão, a primeira escola da rede estadual no município de Feira Nova. E essa deve ser uma rotina de Brandão no segundo mandato. Lembrando inclusive que neste ano, foi justamente Brandão que representou Dino na abertura oficial dos trabalhos na Assembleia Legislativa, lendo inclusive a mensagem governamental.

Política é feita de gestos e é preciso saber interpreta-los, mas nesse caso tem sido tão visíveis que só não enxerga quem não quer realmente ver.

Entretanto, esse é um cenário que vai sendo traçado, mas como deixei claro no início da postagem, até 2022 tudo pode acontecer, inclusive nada.

Blog do Jorge Aragão

1 comentário »

A escolha de Cafeteira e o equívoco de Joaquim

7comentários

O ex-secretário de Desporto e Lazer (sedel), Joaquim Haickel cometeu um grande equívoco ao analisar a escolha do ex-deputado Rogério Cafeteira (DEM) para ocupar a pasta no governo Flávio Dino. E o equívoco a que me refiro diz respeito a ele mesmo em relação ao governo de Roseana Sarney.

Joaquim diz que colocar Rogério Cafeteira na Sedel é um desperdício e injustiça. Da forma como Joaquim escreve, até parece que o esporte não necessita de alguém tão qualificado. É claro que precisa sim.

Neste sentido, na minha opinião, tanto Roseana Sarney, quanto Flávio Dino acertaram na escolha.

Rogério Cafeteira é um político hoje com bastante acesso ao governador e isso é fundamental para quem vai assumir uma secretaria.

Flávio Dino embora possa fazer muito mais pelo esporte tem de certa forma apoiado várias modalidades por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Lembro que, quando da escolha de Joaquim Haickel, o ex-secretário não demonstrava muito entusiasmo, mas dentro das limitações e dificuldades que encontrou acabou realizando um bom trabalho e deixou a sua principal marca – a Lei de Incentivo ao Esporte.

Além do apoio do governador, Rogério Cafeteira precisará ter uma equipe que de fato conheça e se dedique ao esporte, além de buscar meios necessários para que possam desenvolver um bom trabalho.

E o seu acesso ao governador deve servir para sensibilizá-lo a destinar mais recursos para que possa retomar com projetos fundamentais como Bolsa Atleta, desenvolver programa de qualificação para profissionais, buscar parcerias com as universidades, realizar a reforma da piscina e melhorar a estrutura do complexo esportivo, reformular o JEM’s e neste sentido poderá buscar parceria com a Seduc e o secretário Felipe Camarão, dentre outras coisas.

Vamos torcer para que Rogério Cafeteira faça um bom trabalho e que contribua com o desenvolvimento do esporte no Maranhão.

Foto: Reprodução/Twitter

7 comentários »

Felipe dos Pneus garante focar mandato no cidadão

0comentário

Deputado estadual mais jovem da atual legislatura, Felipe dos Pneus (PRTB) foi enfático no seu primeiro discurso na Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta quinta-feira (14). Certo da sua missão nos próximos quatro anos, o parlamentar quer cultivar sensibilidade e atitude no atendimento às demandas do cidadão maranhense.

“Quero ser capaz de entender e atender as necessidades de gente como o senhor Valdir, lá da zona rural de Santa Luzia, que me mostrou um balde de mangas e disse que essa era sua alimentação por meses. Quero convocar a todos para mudarem seu modo de pensar e agir. Minha responsabilidade é representar os maranhenses, que sonham com um futuro melhor”, afirmou o deputado.

Em seu discurso, Felipe dos Pneus revelou, ainda, que resolveu celebrar a vitória nas urnas de maneira inusitada. “Foi uma festa para mais de mil de famílias. Resolvi compartilhar com eles a minha alegria, entregando mais de mil cestas básicas como forma de agradecimento”, comemorou o jovem parlamentar, que tem 24 anos, é engenheiro e natural da cidade de Santa Inês.

Foto: JR Lisboa e Elias Auê / Agência Assembleia

sem comentário »

Glalbert pede a recuperação de ponte na MA-381

0comentário

O deputado estadual Glalbert Cutrim (PDT), protocolou na manhã desta quarta-feira (13) na Assembleia Legislativa, indicação solicitando ao Governo do Estado providências para que seja feita a recuperação da Ponte do Marimbondo, localizada na MA-381, conhecida popularmente como Rodovia João do Vale e que liga o município de Pedreiras a Joselândia.

A solicitação atende o pedido do grupo político do deputado estadual no município de Pedreiras, que esta semana esteve no local e verificou a situação da ponte, que sofreu grandes danos de erosão devido as fortes chuvas na região.

Glalbert também solicitou que a Sinfra determine a recuperação asfáltica de diversos trechos da rodovia que também sofreu danos devido as fortes chuvas.

“Devido o grande tráfego de veículos nessa rodovia e principalmente pelas fortes chuvas, é natural o surgimento de problemas pontuais. O papel dos vereadores, de acompanhar de perto o surgimento dessas demandas é fundamental, e aqui, trabalharemos para levar a solução o mais rápido possível. Tenho certeza absoluta que o Governador Flávio Dino atenderá mais esse pedido nosso, feito para beneficiar a população maranhense.” Destacou Glalbert.

sem comentário »

Reino: 45 anos de vidas transformadas pelo amor

1comentário
Nazaré, Socorro e Gracinha celebram 45 anos de dedicação à educação no Maranhão

Os primeiros acordes do Hino que embala a história da família “Reino” já fazem bater mais forte o coração de quem é parte desta luminosa trajetória… e o interessante é que é possível sentir vibrarem, neste compasso, em uníssono, todas as vidas que por aqui foram transformadas ao longo destes 45 anos de plena fé em uma educação que se fundamenta no amor…

E tudo partiu de um sonho: eis o que faz do Reino um peculiar recanto de semeadura e de florescimento: quando nasceram aos olhos da sociedade, as três Marias que protagonizam esta caminhada apenas sonhavam em deixar mais leves e mais felizes as crianças que a elas foram carinhosamente confiadas…

Mas o sentimento nobre que as iluminava, a crença nos aprendizes, o respeito pelos pequeninos, a vivência de valores essenciais e a inspiração da mestra Maria Montessori – que ainda hoje faz pulsar nosso Reino -, fez com que o sonho de poucos metamorfoseasse muitos!

Assim, em 1974, no Beco do Jaú, despretensiosamente e fruto da coragem, da valentia e da doação que são cantadas em nosso Hino, nasceu o Centro Educacional Montessoriano “Reino Infantil”… quantos cresceram aqui… quantos capítulos para sempre estarão entrelaçados em um rico mosaico de amor! Quanta luz recebida de gerações inteiras que, juntas, de mãos dadas, deram ao “Reino” o colorido e a face que ele tem hoje!

Quanta parceria! Não só dos alunos, que são a vida que habita cada recôndito desse “Reino” e reacendem, dia a dia, a nossa esperança na linda missão que tivemos a graça de abraçar… parceria de uma comunidade de pais que faz com que busquemos sempre nos aprimorar, que acreditam em nós e que nos presenteiam com seus tesouros mais preciosos: nossos pequenos, que se agigantam aos nossos olhos e frutificam como homens e mulheres de bem, cidadãos que levantam a bandeira da paz e do respeito… parceria dos nossos funcionários, que são como filhos, que emprestam ao “Reino” seus talentos, que partilham conosco sua sabedoria, suas vidas… que se doam para deixar um legado social que faça do mundo um lugar melhor…

Há tanto a AGRADECER! E, hoje, data ilustre em que celebramos mais um aniversário, estamos preenchidos da gratidão e do amor que nutrimos em nossas almas! Gratidão por terem se unido a nós, pela comunhão… gratidão aos pais que começaram conosco a escrever esta história e aos que a tornaram inesquecível, sustentando-a ainda hoje… gratidão a nossos alunos, para sempre alunos, para sempre família “Reino”, a quem amamos muito e de quem sempre nos recordaremos com afeição… gratidão ao corpo docente que, com sua dedicação, dá luz e brilho a um “Reino” capaz de acolher como lar…

Segundo Adélia Prado, o que a memória ama tem gosto de eternidade e isso se sente no “Reino”… é este o último verso de nosso já reverenciado Hino, fruto de um coração que aqui viveu e deu seu testemunho: “Assim sempre lembrado serás, Reino encantado de saudades mil!!!!”.

Parabéns a todos os que fazem acontecer esta linda história cujo fim não se conhece… que está só começando e que ganha expressividade no olhar iluminado de cada aprendiz que aqui se propõe a florescer… seguiremos semeando, com fé, paz, gratidão e amor!

Texto: Gabriela Buonocore, ex-aluna e Coordenadora da Educação Infantil

1 comentário »

Lei de Raimundo Penha garante vacinação domiciliar

0comentário

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) sancionou projeto de lei, de autoria do vereador Raimundo Penha (PDT), que institui o serviço de vacinação domiciliar para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida na capital maranhense.

“Agradeço o apoio e sensibilidade do prefeito Edivaldo. Esperamos que a nova lei comece a ser cumprida logo, garantindo o direito das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, que não tem como se deslocar até uma unidade de saúde”, afirmou o parlamentar.

A nova lei altera alguns dispositivos da lei municipal 5.970/15, ampliando o serviço de vacinação e contribuindo para beneficiar milhares de ludovicenses que, devido as suas limitações motoras, tem dificuldades de se deslocar até uma unidade de saúde, por exemplo.

As ações serão executadas pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, que deverá montar a infraestrutura necessária para atender a demanda deste público.

Conselho Tutelar – Outro projeto de autoria de Raimundo Penha também foi transformado em lei municipal recentemente.

Trata-se da obrigatoriedade para que ações e contatos telefônicos do Conselho Tutelar sejam divulgadas no ambiente das escolas das redes pública e privada de ensino de São Luís.

As escolas, a partir de agora, deverão afixar, em locais visíveis e de fácil acesso, cartazes com dados explicativos sobre o Conselho Tutelar e suas competências; além do número telefônico da sua respectiva circunscrição.

“O Estatuto da Criança e do Adolescente garante que nenhum integrante deste público será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. A nova lei possibilita que o cidadão aja em favor dos mais fracos, corrigindo e até evitando os maus tratos das nossas crianças e adolescentes”, explicou o vereador.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Horário da TV vai prejudicar público no clássico

7comentários

É sempre nos maiores jogos, especialmente nos clássicos que as nossas equipes têm a oportunidade arrecadar um pouco mais para arcar com os seus compromissos financeiros.

Tudo bem que a televisão está pagando a cota para Moto e Sampaio pela participação na Copa do Nordeste, mas no momento em que a televisão não vai mostrar o clássico de domingo ao vivo não vejo nenhum motivo para a mudança de horário.

Se não teremos a transmissão nada justifica o clássico sair de 17h para às 19h, no Estádio Castelão. Muitos gostaram, pois a mudança evita o choque com a final da Taça Guanabara. Mas o que nós temos que nos preocupar com o futebol Carioca? Entendo que não temos que nos preocupar com eles e temos é que enfrentá-los mesmo, pois esse é o melhor horário para o torcedor ir ao estádio.

A partida ganhou ainda mais importância após a vitória do Moto na semana passada e da classificação rubro-negra na Copa do Brasil, após bater o Vitória por 2 a 0.

O Moto vai tentar nova vitória e o Sampaio que já tem novo treinador busca a reação na temporada. Além disso, a rivalidade que cerca o clássico sempre foi um grande atrativo em cada encontro entre rubro-negros e tricolores.

E os torcedores de Moto e Sampaio tem motivos de sobra para comparecer ao Castelão.

Espero que os clubes ainda tentem junto à Liga Nordeste que a partida volte para às 17h, pois o horário é muito ruim para o torcedor, pois aos domingos, a frota de coletivos também é reduzida.

Foto: Lucas Almeida/L17 Comunicação

7 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS