Com o alinhamento que se reforçou durante toda a campanha no pleito de 2018, a senadora Eliziane Gama (PPS), recebeu prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), em Brasília, nesta terça-feira (5).
“Recebi com muita alegria, a visita do prefeito da capital maranhense, Edivaldo, quando renovamos nosso compromisso com melhorias para a cidade e para todo o Maranhão, por meio da minha defesa dentro do parlamento federal”, destacou Eliziane.
“Com esta forte e nova representação no Senado, temos certeza de que, não somente São Luís, mas todo o Maranhão terá grande apoio e benefícios no que diz respeito à continuidade da melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou Edivaldo.
Além do prefeito Edivaldo, participaram também do encontro o vice-governador Carlos Brandão, os secretários municipais de Articulação Política, Jota Pinto e de Fazenda, Délcio Rodrigues, o procurador do Município, Marco Braid e o prefeito de São Mateus, Miltinho. Eles estenderam seus votos de boa sorte e apoio à Senadora.
O vereador Honorato Fernandes (PT), durante pronunciamento realizado na manhã desta terça feira (5), no plenário da Câmara, entre outros, destacou que o Plano Diretor será um dos temas que ira focar a sua atuação parlamentar em 2019. Na tribuna, o parlamentar fez uma rápida explanação sobre a importância do plano diretor.
“No documento, a Prefeitura apresenta diretrizes que orientam o processo de desenvolvimento e crescimento da cidade e subsidiará as questões de uso e ocupação do solo no município, o qual precisa levar em consideração a preservação natural, histórica, bem como os interesses dos moradores da Ilha”, enfatizou o vereador. O plano diretor vem sendo debatido com a sociedade, através das audiências públicas realizadas, e após superada essa fase, deverá ser encaminhado para apreciação no Legislativo Municipal.
Ao tratar do tema, o parlamentar salientou a importância de analisar o tema com os cuidados necessários visando o melhor para toda a Grande São luís. “Precisamos analisar cautelosamente a proposta do Plano Diretor, de modo a garantir o desenvolvimento sustentável da nossa Ilha, pautado no respeito às questões ambientais e também nos direitos de toda a população”, finalizou.
O meia Wander e o goleiro Bernardo foram as novidades no treinamento do Moto, nesta terça-feira (5), no CT do Paranã.
Wander que atuou no Manaus-AM chega para reforçar o meio-campo rubro-negro no Campeonato Maranhense e Copa do Nordeste e vai brigar pela posição com Márcio Diogo e Juninho Arcanjo. O goleiro Bernardo chega para o lugar de Vitor Paiva que sofreu lesão e está fora da temporada.
O presidente Natanael Júnior disse que vem avaliando com o técnico Wallace Lemos a necessidade de mais dois reforços para a equipe.
“Nós sabemos que a equipe ainda tem carências e eu venho avaliando com o Wallace as necessidades e as oportunidades no mercado. Estamos avaliando trazer um atacante e um lateral-esquerdo, mas estamos vendo evolução nos atletas que estão atuando, mas nós estamos vendo também essas situações”, afirmou.
O moyo lidera o campeonato Maranhense com 100% de aproveitamento após três rodadas e volta a jogar no sábado 910), às 17h, contra o Sampaio, no Estádio Castelão. Na Copa do Nordeste, apesar de ser lanterna do grupo B, o Moto segue invicto com 3 pontos e vem de dois empates fora de casa contra Vitória-BA e CRB-AL.
Em seu discurso de estreia na tribuna, o deputado Fernando Pessoa (SD) ressaltou a importância de apoiar o Governo do Estado e destacou ações importantes postas em prática na região central do Maranhão, principalmente em Barra do Corda e Tuntum, cidades que deram a ele expressiva votação e as quais ele representa.
O parlamentar aproveitou, também, para agradecer o apoio de destacadas lideranças, como o prefeito de Barra do Corda, Eric Costa, seu grande incentivador e responsável por sua formação política. Além disso, citou o presidente estadual do partido Solidariedade, Simplício Araújo, atual secretário de Estado da Indústria e Comércio e primeiro suplente na Câmara Federal.
Diálogo
Fernando Pessoa fez um comentário sobre a reeleição do presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), reconhecendo o trabalho que o levou a ser reconduzido ao cargo. Por fim, ressaltou a importância do diálogo entre os colegas parlamentares e citou a união como uma boa saída para a resolução dos problemas da população, deixando de lado as diferenças pessoais e focando nas atividades da Assembleia, que devem atender às demandas do povo, sem qualquer discriminação.
O governador Flávio Dino (PCdoB) anunciou, nas redes sociais, o retorno de Marcelo Tavares à Casa Civil.
“A partir de quinta-feira, o deputado Marcelo Tavares retornará à Chefia da Casa Civil, cargo que exercerá no nosso 2º mandato no Governo do Maranhão”, destacou Dino.
Eleito pela quarta vez deputado estadual, Marcelo Tavares retorna ao cargo que exerceu no primeiro mandato de Flávio Dino, entre os anos de 2014 a 2018.
Quem assume a vaga na de Marcelo Tavares é o suplente de deputado estadual Edivaldo Holanda (PTC) pai do atual prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr. (PDT).
“Se for convidado será uma honra participar novamente do governo, mas se tiver que ficar na Assembleia me honra muito o trabalho no Legislativo, mas ainda não conversamos sobre 2019, mas onde estiver que ficar estarei muito motivado, pois sempre busco fazer o melhor onde quer que eu esteja”, afirmou.
Que Duarte Júnior (PCdoB) é extremamente midiático, ninguém em sã consciência tem dúvidas, mas hoje ele parece ter escolhido a pior maneira para aparecer no primeiro dia de trabalho na Assembleia Legislativa.
Já conhecido no meio dos deputados como “desmancha roda”, Duarte Júnior decidiu, de maneira desnecessária, travar um embate com o deputado César Pires (DEM). Mas errou feio ao escolher o oponente, afinal Pires está no quinto mandato consecutivo, é um dos mais respeitados, queridos e capacitados parlamentares do Maranhão.
César Pires estava fazendo um discurso alertando os deputados que estavam chegando, assim como os que haviam renovado o mandato, para não deixar de compreender o recado das urnas, legislando mais para o povo e menos para o governo.
“Vi agora o Governo dizer que vai de novo aumentar os impostos! E como será o comportamento daqueles que defendem o consumidor aqui? Defende o consumidor de televisão, de rádio, ou defende o consumidor de fato? Porque se defender de fato vai ter que se posicionar contra, ou então não é consumidor. Aqueles que defendem a agricultura familiar vão ter que defender a agricultura familiar. Ou não vão ter que defender a agricultura familiar? Os que são contra as questões dos roubos a banco ou do segmento de consumo têm que se posicionar! Ou vai continuar submisso em relação a isso? “, questionou Pires, sem citar o nome de absolutamente ninguém.
Mas foi o suficiente para uma reação descabida do imberbe Duarte Júnior, que se sentiu ofendido. Em aparte, o ex-comandante do PROCON foi grosseiro e deselegante com César Pires, que depois respondeu à altura, desqualificando Duarte Júnior, em um embate sem nenhuma necessidade.
Entretanto, o que mais chamou a atenção de todos que acompanharam o debate, visivelmente vencido por César Pires, foi a postura arrogante, prepotente e pouca humilde de Duarte Júnior, que parece estar se sentindo um verdadeiro Salvador da Pátria no parlamente maranhense.
Com frases que demonstram claramente o tamanho do seu ego, Duarte Júnior, ampliou seu leque de adversários e conseguiu deixar todos os demais parlamentares incomodados.
“Venho a esta casa, a Casa do Povo, eu venho para fazer com que aqui tenha transparência real, aqui tenhamos o compromisso com as pessoas e não discursos”
“Eu estou aqui para fazer com que a forma de fazer política seja verdadeira. E eu não vou permitir que ninguém aqui nesta Casa falte com a verdade. Eu não vou permitir que venham aqui com um discurso vazio”
“Eu estou observando nesta primeira sessão ordinária como faltam ações efetivas. Percebo várias pessoas aqui falando tão somente promessas, perspectivas”, todas frases ditas por Duarte Júnior nesta terça-feira (5), demonstrando que na concepção do deputado comunista, apenas ele é o senhor da razão, quase um professor de Deus.
A reação foi imediata, tanto da base oposicionista quanto governista. O deputado Adriano Sarney, em aparte, saiu em solidariedade a César Pires, lamentando a atitude de Duarte Júnior. Nas redes sociais, o deputado governista Neto Evangelista, fez questão de postar uma foto ao lado de César Pires, afirmando seu carinho pelo parlamentar.
Além do péssimo começo, o que pesa contra Duarte Júnior é o seu histórico. O deputado comunista já criou algumas inimizades, inclusive de pessoas que eram muito próximas, mas tudo pelo seu excesso, como bem destacou este blog (reveja aqui).
Pelo visto ou a Assembleia Legislativa se adéqua a Duarte Júnior ou Duarte Júnior se adéqua a Assembleia Legislativa, pois do contrário, o que aconteceu nesta terça-feira vai acabar sendo corriqueiro para a carreira política do midiático Duarte Júnior.
O deputado federal Hildo Rocha protocolou na mesa diretora da Câmara 23 emendas à Medida Provisória 870/2019, dispositivo que trata sobre a reforma administrativa proposta pelo presidente Jair Bolsonaro. As propostas que o parlamentar destaca como mais relevantes visam a promoção do desenvolvimento rural do país. “Destaco a emenda que coloca a política de Habitação Rural dentro da estrutura do Ministério da Agricultura e também as políticas públicas de Saneamento Rural e de Mobilidade Rural”, ressaltou o deputado.
Benefícios
De acordo com Hildo Rocha, com a implantação dessas medidas a qualidade de vida dos brasileiros que moram nas áreas rurais do país, irá melhorar muito. “Com a implantação do Programa de Mobilidade Rural, as estradas municipais passarão a receber atenção do Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura e, como consequência, os preços dos produtos oriundos das áreas rurais serão menores. Com a implantação da política de Saneamento Rural no Ministério da Agricultura, os moradores do campo terão direito a água de qualidade e esgoto tratado de forma adequada, melhorando assim a qualidade de vida das pessoas”, argumentou Hildo Rocha.
Mobilidade rural
Hildo Rocha disse que, as estradas que dão acesso aos centros produtores nunca receberam a devida atenção por parte do Governo Federal. “Por meio dessas emendas que apresentei, será possível se criar uma política de mobilidade rural que é tão importante e necessária quanto a mobilidade urbana, afinal, por essas vias são transportadas as riquezas vegetais do nosso país”, enfatizou.
Função nobre para o vice-presidente
Hildo Rocha destacou ainda a apresentação de uma emenda que concede ao vice-presidente da República a prerrogativa de exercer a presidência do Conselho Nacional de Política Externa. “Nós precisamos de um personagem forte dentro das relações exteriores para fazer a integração, a interface entre os outros países e o Brasil. Essa seria uma função nobre que o vice-presidente exerceria com bastante eficácia. O Brasil só tem a ganhar com o vice-presidente do país à frente das decisões da nossa política de relações exteriores”, explicou Hildo Rocha.
Se existe um político no Maranhão que se fortaleceu após as eleições no Congresso Nacional, é indiscutível que esse político foi o deputado federal Juscelino Filho (DEM).
O DEM que já estava extremamente forte no Governo Bolsonaro, ocupando três ministérios importantes (Saúde, Casa Civil e Agricultura), ficou ainda mais robusto com as eleições de dois democratas para as presidências da Câmara Federal (Rodrigo Maia) e Senado (Davi Alcolumbre).
O presidente do DEM no Maranhão, Juscelino Filho, comemorou a ressurreição do DEM no cenário nacional, até mesmo pelo fato de ser considerado hoje um dos principais nomes da legenda, podendo ser de extrema necessidade para o Maranhão e para o Governo Flávio Dino.
Nesta semana, a PATRI – Políticas Pública, que é líder no mercado brasileiro em prestação de serviços na área de public affairs, fez um levantamento sobre o atual cenário político no Brasil, principalmente no Congresso Nacional.
O levantamento do Mapa da Influência na Câmara Federal, apontou o deputado Juscelino Filho como um dos dez deputados mais próximos de Rodrigo Maia, reeleito pela terceira vez para a presidência da Casa. Juscelino Filho foi o único deputado maranhense citado. Veja o quadro abaixo.
Por conta da força do DEM e das articulações de Juscelino Filho, o nome dele cresce e surge como favorito para ocupar a liderança da Bancada do Maranhão no Congresso Nacional.
Juscelino é da base do Governo Dino e da base do Governo Bolsonaro, e com o atual momento do DEM e do parlamentar, a tendência é que Juscelino Filho seja o escolhido para o cargo, que pode ajudar muito o Maranhão em Brasília.
Agora é aguardar e conferir, pois como bem disse o Informe JP, “trabalhar contra essa possibilidade é trabalhar contra o Maranhão”.
Sampaio e Moto entram em campo nos dois próximos domingos para confrontos pelo Campeonato Maranhense e Copa do Nordeste.
As equipes ocupam posições bem distintas nas duas competições. No Campeonato Maranhense, Moto e Sampaio ocupam as duas primeiras posições.
Na Copa do Nordeste, as duas equipes são vice-lanterna e lanterna dos seus grupos, mas por incrivel que possa parecer o Moto faz boa campanha, enquanto o Sampaio acumula goleadas.
Se por um lado, o clássico pode confirmar o melhor momento do Moto, também pode servir como fator de superação ao Sampaio.
E nítido o melhor início de temporada do Moto, mas isso não significa dizer que é favorito, pois em jogos como esses é melhor não apostar em favoritismo algum.
O Sampaio como seus próprios jogadores tem dito tem enfrentado adversários na Copa do Nordeste que não tem feito esforço algum para vencê-lo, mas quando se trata de um confronto contra o Moto a história muda completamente.
Os dois clássicos serão bons teste para as duas equipes. Será uma oportunidade para sabermos onde Sampaio e Moto poderão chegar nesta temporada.
O Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) marcou para sexta-feira (8), às 11h, em São Luís, a audiência de mediação que tratará da situação dos trabalhadores do Hospital Regional de Matões do Norte.
De acordo com a procuradora do Trabalho Anya Gadelha Diógenes, três órgãos do Estado do Maranhão foram notificados: Secretaria Estadual de Saúde (SES), Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) e Procuradoria Geral do Estado (PGE). Os trabalhadores serão representados pelos três sindicatos da categoria (SEEMA, Sindsaúde e Sintaema) e por uma comissão formada por profissionais da unidade de saúde.
Na mediação, o MPT-MA buscará ajudar nas negociações entre as partes, tendo em vista que os serviços do Hospital Regional de Matões do Norte foram suspensos e os trabalhadores se encontram afastados dos postos de trabalho desde o dia 1º de fevereiro.
Na manhã desta terça (5), os sindicatos e a comissão de trabalhadores estiveram no MPT-MA. Eles foram recebidos pela procuradora Anya Gadelha Diógenes. Ela ouviu relatos e explicou que o MPT-MA, como mediador, tentará contribuir para a solução desse conflito. “Iremos ouvir todas as partes envolvidas”, disse.