Num jogo de baixo nível técnico e marcado por reclamações dos dois lados contra a arbitragem, Sampaio e Imperatriz empataram por 1 a 1, nesta quarta-feira (30), no Estádio Castelão, pelo Campeonato Maranhense.
Se a partida foi fraca, o público foi pior ainda. apenas 767 torcedores foram prestigiar um dos jogos mais esperados desta primeira fase do Estadual.
O Imperatriz começou a partida criando as melhores oportunidades e por três vezes esteve perto de abrir o placar, mas foi o Sampaio quem soube aproveitar a primeira chance que teve para sair na frente com gol de Maxuel Samurai.
No segundo tempo, o Sampaio teve o zagueiro Moisés expulso logo a 6 minutos. Com a vantagem numérica, o Imperatriz foi com tudo em busca do empate, enquanto o Sampaio tentava segurar a vantagem.
Aos 26 minutos, o árbitro Maycon Nunes marcou pênalti para o Imperatriz quando Lucas foi derrubado dentro da área. Houve muita reclamação, pois O Sampaio reclama que houve uma falta em Rômulo e na sequência do lance a falta no jogador do Imperatriz, mas o árbitro não marcou. Júnior Chicão foi para a cobrança em fez 1 a 1.
Com o resultado, o Sampaio segue na liderança com 7 pontos ganhos, mas pode ser ultrapassado pelo Moto caso o rubro-negro vença o Santa Quitéria, nesta quinta-feira (31), em São Mateus. O Imperatriz é o terceiro, mas pode terminar em quinto nesta rodada caso Pinheiro e Maranhão vençam os seus jogos.
O próximo jogo do Sampaio pelo Campeonato Maranhense é o clássico com o Moto, no sábado (9), às 17h, no Estádio Castelão. O Imperatriz enfrenta o Pinheiro, na quinta-feira (7), às 20h, no Estádio Frei Epifânio D’Abadia
O prefeito de Igarapé Grande,
Erlânio Xavier (PDT), foi aclamado, nesta quarta-feira (30), novo presidente da Federação dos Municípios
do Estado do Maranhão (FAMEM), após consenso intermediado pelo governador
Flávio Dino, que fez com que o então presidente, Cleomar Tema (PSB), prefeito
de Tuntum retirasse a candidatura para evitar uma ruptura na base governista.
Dos 217 prefeitos maranhenses, 213 estavam aptos a votar, sendo que deste
total, 206 compareceram à sede da entidade.
203 votaram confirmando o nome
de Erlânio, sendo que dois votaram em branco e um anulou o voto.
Após o final da votação, a
chapa vencedora e Cleomar Tema foram convidados pelo governador Flávio Dino
para irem ao Palácio dos Leões, onde o grupo comemorou a manutenção da unidade
do grupo. Erlânio Xavier disse que o consenso foi benéfico para todos,
destacando que a união do grupo é muito importante para a política estadual, acrescentando que
isso aconteceu graças à liderança do governador Flávio Dino.
“Alcançamos um objetivo e,
agora, vamos trabalhar todos juntos pelo fortalecimento do municipalismo no
Maranhão. Pontuamos algumas propostas,
dentre as quais considero como prioridades iniciais, a construção de uma
sede própria, a instalação do escritório
em Brasília, o fortalecimento da Escola de Gestão e da Assessoria
Jurídica, além da criação de uma
regional na região sul do Estado”, acrescentou.
O novo dirigente da entidade
municipalista agradeceu ao colega Cleomar Tema pela serenidade, pelo gesto de
grandeza em ajudar para evitar uma
ruptura dentro do grupo do governador Flávio Dino.
Cleomar Tema firmou está
deixando a direção da FAMEM, após três administrações, com o coração alegre.
“Estou feliz pelo resultado, pela continuidade da harmonia dentro do nosso
grupo. Acredito no potencial do colega Erlânio, sei que ele fará um grande
trabalho e estou aqui pronto para auxiliá-lo nessa jornada”, afirmou.
Tema ressaltou ainda: “Erlânio,
quem gosta do povo, quem sente cheiro do povo, somos nós, prefeitos e
vereadores. Nós é que estamos na base dessa pirâmide política. Você é um dos
políticos que assim como eu, vive no meio do povo. Por isso, sei que fará uma
grande administração à frente de nossa
querida FAMEM”, afirmou Cleomar Tema.
Pelo acordo intermediado pelo
governador Flávio Dino, Cleomar Tema ficará como presidente de honra e também
será o interlocutor da entidade junto ao Governo Federal. Erlânio Xavier e os
demais membros da Mesa foram empossados logo em seguida, em solenidade ocorrida no auditório da
Federação.
A eleição para a nova Mesa Diretora da Assembleia acontece na sexta-feira, 1º de fevereiro, e o consenso em torno da chapa que será votada está praticamente fechado, faltando apenas a definição da 4ª vice-presidência.
A vaga pertence ao Bloco de Oposição e os deputados do MDB, Arnaldo Melo e Roberto Costa, já demonstraram interesse. Os deputados que realmente fazem Oposição a Flávio Dino, como Adriano Sarney e César Pires, ambos do PV, defendem o nome de Arnaldo Melo. Já o terceiro deputado do PV, Rigo Telles, tem trabalhado pela candidatura de Roberto.
O racha existe e até mesmo a saída do MDB do Bloco de Oposição já está sendo cogitada. Com isso, o PV poderia unir forças com outros partidos, o mais provável poderia ser o PSDB, que se resume na próxima legislatura ao também deputado oposicionista Wellington do Curso.
O atual presidente e candidato único nessa eleição, Othelino Neto, tem tentado trabalhar um consenso e a aclamação de uma chapa única fechada para a votação. Nesta quarta-feira (30), Othelino esteve reunido com os deputados Arnaldo Melo, César Pires e Adriano Sarney. Para Othelino o encontro foi produtivo.
“Hoje recebi a visita dos deputados Arnaldo Melo, César Pires e Adriano Sarney. Conversa produtiva sobre os trabalhos na Assembleia”, disse Othelino.
A deputada Francisca Primo se despede nesta sexta-feira (31) da Assembleia Legislativa.
Nas redes sociais, Francisca Primo revelou que deixar de ser deputada é diferente de deixar o povo maranhense e disse que procurou sempre trabalhar pelo nosso povo.
“No dia 31 de janeiro de 2019, deixarei a Assembleia Legislativa do Maranhão. Porém, deixar de ser deputada estadual é diferente de deixar os maranhenses que me acolheram e me confiaram dois mandatos em prol do nosso estado. Neste momento não tenho outro sentimento que não seja o de: gratidão”.
“Busquei de forma incansável, inúmeros benefícios, para a nossa gente. Ouvi, destinei, solicitei e consegui. E tudo aquilo que alcançamos, fez diferença na vida do nosso povo”.
“Respeitando a vontade da população maranhense, agradeço a Deus e a todos que me confiaram essa missão. Em especial à minha querida Buriticupu, lugar que iniciei a minha vida pública e também o lugar que me trouxe uma expressiva votação, renovando a minha vontade de continuar a minha atuação em defesa do nosso estado”.
Francisca Primo faz um agradecimento ao PT e PCdoB, partidos pelos quais foi eleita deputada.
“Agradeço imensamente o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) pelo acolhimento, os deputados e servidores da assembleia e do gabinete pela parceria. Registro a minha eterna gratidão aos presidentes que passaram pela Casa, enquanto ocupei o cargo de deputada estadual. Em especial o atual presidente, Othelino Neto. Desejo boa sorte e muito trabalho, para todos os meus colegas que foram reeleitos e também para os deputados eleitos. Me despeço desse mandato. E repito: é diferente de deixar os maranhenses! O trabalho não vai parar!”, finalizou.
A Câmara Municipal de São Luís inicia, na próxima segunda-feira (4), às 10h, as atividades referentes à 19ª Legislatura.
Este ano, além de comemorar os seus 400 anos com uma vasta programação que será desenvolvida ao longo dos próximos meses, a Casa presidida pelo vereador Osmar Filho (PDT) analisará matérias importantes e polêmicas, como são os casos do programa “Escola sem Partido” e a proposta que regulamenta o serviço privado de transporte individual de passageiros, o Uber.
A lista de assuntos inclui, ainda, mudanças no Plano Diretor na capital maranhense, que está na fase das audiências públicas; Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece orientações para a confecção da Lei Orçamentária Anual (LOA); e também votação de prestação de contas de ex-prefeitos.
As discussões sobre regras para construções e uso do espaço urbano na capital prometem embates entre movimentos sociais, o setor imobiliário e a prefeitura nos próximos meses, quando um projeto substitutivo do Plano Diretor chegará ao Palácio Pedro Neiva de Santana, sede do legislativo municipal.
As discussões acerca de mudanças no Plano Diretor de São Luís começaram em 2017, quando foram realizadas várias reuniões e audiências públicas com a sociedade civil.
Desde então, o projeto ficou parado e não foi apreciado na Câmara Municipal. Durante o ano passado, vereadores cobraram do prefeito Edivaldo Júnior (PDT) uma reavaliação do Plano, antes que fosse levado ao plenário, mas qualquer decisão nesse sentido deve ficar mesmo para este ano.
Escola Sem Partido – Outro tema polêmico, que trata da criação do programa “Escola Sem Partido” (Projeto de Lei 113/2017), deve ser um dos principais temas nas discussões sobre educação. A proposta obriga as escolas a respeitar as convicções do aluno, de seus pais ou responsáveis.
Pelo texto, os valores de ordem familiar têm precedência sobre a educação escolar nos aspectos relacionados à educação moral, sexual e religiosa. O autor do projeto, vereador Francisco Carvalho (PSL), defende a ideia de uma escola sem partido. “Somos a favor da família. Escola deve ensinar Português e Matemática”, afirmou o parlamentar.
A matéria foi apresentada em 2017 e recebeu parecer favorável da Comissão de Educação , na época presidida pelo vereador Ricardo Diniz (PRTB).
Um dos parlamentares que é contra a proposta é o petista Honorato Fernandes. Segundo ele, a projeto é uma ameaça à liberdade de expressão.
Há ainda o Projeto de Lei nº 001/2017, de autoria do vereador Paulo Victor (PTC), que trata da regulamentação das Operadoras de Tecnologia de Transporte Credenciadas (OTTCs) que atuam com transporte individual de passageiros em São Luís.
A proposta cria regras sobre a limitação da frota do Uber, Cabify, 99 Pop e outros aplicativos na capital.
O texto foi apresentado ainda em fevereiro, no início da nova legislatura, mas ainda tramita pelas comissões de Constituição e Justiça e pela de Transporte. A proposta é polêmica, principalmente, porque, em maio daquele ano, a Mesa Diretora da Casa promulgou lei que proíbe o serviço do Uber na capital maranhense.
A regra é resultado de uma proposta da agora ex-vereadora Luciana Mendes, apreciada e aprovada no plenário da Câmara em outubro de 2016.
A nova proposta de Paulo Victor que tramita na Casa desde fevereiro de 2017 sofreu modificações após uma série de reuniões entre os parlamentares, taxistas e motoristas de Uber. As novas emendas foram apresentadas pelos vereadores Genival Alves (PRTB), Beto Castro (PROS) e Antônio Marcos Silva, o Marquinhos (DEM).
Orçamento – Temas como Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece orientações para a confecção da Lei Orçamentária Anual (LOA), e também votação de prestação de contas de ex-prefeitos que faz parte do cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado ano passado entre a Câmara e o Ministério Público Estadual (MP), aguardam vereadores na volta do recesso parlamentar, a partir do dia 4 de fevereiro.
O vereador Honorato Fernandes (PT), visitou na noite desta terça feira (29), o bloco tradicional “Os Foliões”, na Rua Cândido Ribeiro, no Centro de São Luís.
A cadência diferenciada do bloco, o torna um dos mais tradicionais de São Luís. Com inúmeros títulos conquistados, em 2019, “Visconde de Sabugosa e as aventuras de Monteiro Lobato: a turma do sítio apronta e os Foliões faz de conta” será o tema que o bloco apresentará na passarela do Anel Viário.
“Os preparativos para o Carnaval deste ano já estão na reta final, e com “Os Foliões” a situação não é diferente. Acompanho o bloco há algum tempo, e sempre apoio e visito a diretoria no período que antecede a folia momesca, já que nutro um carinho muito especial”, afirmou o vereador.
Após o sucesso do primeiro dia do “Verão 4Mãos”, que contou com os shows de Anitta, Henrique & Juliano, Felipe Araújo e Yasmin Santos, chegou a vez do segundo dia e agora, com Léo Santana, Ferrugem, Hungria e Avine Vinny. Juntos, compõem a programação também do “Baile da Santinha”, label criada pelo baiano Léo Santana e que vem percorrendo o Brasil levando milhares de fãs aos shows e com recorde de público em cada edição.
Essa efervescência musical brasileira será realizada dia 16 de fevereiro, a partir das 17h. Uma mistura de estilos que, sem dúvida alguma irá transformar o palco do estacionamento do São Luís Shopping no ambiente mais diversificado do Brasil. Tem hip-hop, sertanejo, axé, pagode, samba, funk e claro, muita dança, afinal, com tantos hits, vai ser impossível ficar parado.
Sem esquecer da grande estrutura que já se encontra montada no local. Para deixar os artistas bem mais próximos dos fãs, tem uma passarela de xxxmetros em formato U. Além disso, o tapete vermelho conta com o 4Mãos Experience, serviços de beleza com grandes marcas de São Luís, como o Lushe Makeup, Clube da Barba e Francine Rossini.
Durante 09 horas vai ser possível aproveitar até final da última atração o open bar de cerveja, água e refrigerante, tanto para quem estiver no Tapete Vermelho, quanto na Área Vip. “A primeira edição do “Verão 4Mãos”, com o “Vidinha de Balada” mostrou que São Luís pode fazer parte do calendário de férias também. Assim como outras grandes cidades, montamos uma programação ousada e diversificada, temos estilo para todo o tipo de público”, conta Marcelo Aragão, Diretor da 4Mãos Entretenimento.
Para Cláudia Mendes, 23 anos, o evento surpreendeu as expectativas desde a sua entrada. “Achei incrível a ideia dos Eco Copos, uma forma de cuidar do Meio Ambiente e até nos proteger também. A conscientização nesses eventos é importante, inclusive trouxe o meu copo”, comentou a universitária.
A ideia dos Eco Copos começou no evento Lençóis Weekend, mas dessa vez foi mais ampla. “A nossa intenção é conscientizar as pessoas de alguma forma, tocar nelas e dizer que o nosso Meio Ambiente precisa de cuidado também. Tivemos uma grande aceitação dos copos no primeiro dia do evento e no Baile, mais uma vez vamos continuar com essa ideia, basta a pessoa alugar o copo por R$ 5,00, e quando terminar o evento, pode devolvê-lo e receber de volta o seu investimento”, conta Marcelo.
Sobre os artistas
Léo Santana
Aos 30 anos, o músico apelidado de ‘Gigante’ se sente muito mais seguro agora do que na adolescência. Considerado um dos homens mais sexies do Brasil, Léo Santana confessa ter sido complexado pelos seus dois metros de altura durante a puberdade. Hoje ele mostra já ter superado os traumas do passado e ter conquistado confiança: “Já andava até meio curvado para não chamar muito atenção. Nessa época, meus amigos começaram a me zoar, me chamando de corcunda e isso abalou meu psicológico. Foi nessa época que eu comecei a malhar e não parei mais”, revela Léo sem ressentimentos do seu passado.
Com o novo single Toma Créu, em parceria com MC MM, entre as mais tocadas nas rádios do país e apostando em Crush Blogueirinha, com Boca Rosa, Gabi Lopes e Carol Manfrim, para o Carnaval 2019, o cantor confessa que nem sempre teve êxito profissional. “Eu assumo que já errei muito com música. Na minha saída do Parangolé para a carreira solo, as coisas não aconteciam. E você pode ser celebridade, ter milhões de seguidores, mas se a música não cai no gosto popular, não adianta que você não vende show”, avalia.
Ferrugem
Prestes a completar 30 anos, Jheison Failde de Souza, o “Ferrugem”, é um dos maiores nomes da nova geração do pagode. Dono do hit “Pirata e o Tesouro”, ele promete agitar o Baile da Santinha.
Nascido em Campo Grande, no Rio de Janeiro, Ferrugem começou a cantar muito cedo. Depois de muitos anos de estrada, ganhou notoriedade em 2014 e consolidou seu sucesso após o lançamento do DVD “Prazer, Eu Sou Ferrugem”, em 2018, em que canta ao lado de nomes como Ludmilla e Péricles, seu grande ídolo.
Avine Vinny
Em contagem regressiva para o carnaval, o cantor Ávine Vinny encontrou uma brechinha na agenda para trabalhar o lançamento do novo EP. “Carnaval Naturalmente” disponível nas plataformas digitais com quatro hits escolhidos estrategicamente para a edição especial de carnaval. No YouTube, as faixas são “Amor e Paz”, “Amor Fuleragem”, “Bloqueia Desbloqueia” e “Eu Me Livrei de Você (Chora Bebê”. Também no ano de 2018, ele gravou música com a cantora Ludmilla, a dupla Matheus e Kauan, inclusive, a música “Maturidade” é uma das apostas para o carnaval.
Hungria Hip Hop
O artista de 27 anos é natural de Brasília, começou a compor aos oito anos de idade e aos 14 lançou sua primeira música, Hoje Tá Embaçado. Inspirado em artistas como Eminem, Snoop Dogg e Justin Timberlake, Hungria já lançou um álbum, um disco ao vivo e um EP.
Seu canal no YouTube conta com mais de 6 milhões de inscritos. É o maior do segmento hip-hop no país. Já participou de músicas com Gusttavo Lima, Lucas Lucco, Mr. Catra e mais recentemente no single Saudade, de Claudia Leitte. Entre seus sucessos estão Cama de Casal, Dubai, Lembranças e Coração de Aço, que tem mais de 34 milhões de reproduções no Spotify.
Ingressos
É possível adquirir o ingresso na Bilheteria Digital ( Shopping da Ilha, Rio Poty Hotel e Rio Anil Shopping, com taxa) e na 4Mãos Store (São Luís Shopping, sem taxa). Arena R$ 95 e casadinha R$ 140. Área Vip custa R$ 160 e casadinha R$ 240 e Tapete Vermelho R$ 240 e casadinha R$ 410. Vale lembrar que o setor vip e tapete vermelho é com open bar de cerveja, água e refrigerante.
Serviço:
Baile da Santinha 16 de fevereiro, a partir das 17h Local: Estacionamento do São Luís Shopping Atrações: Léo Santana, Avine Vinny, Hungria e Ferrugem Informações: (98) 3016-6663 Realização: 4Mãos Entretenimento
O PDT ganhará mais um espaço de poder rumo ao projeto político de seu presidente estadual, senador eleito Weverton Rocha, que é ser governador do Maranhão em 2022. Os pedetistas agora tomarão conta da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) no biênio 2019/2020.
Esta definição veio no fim da tarde de ontem após “reunião” que envolveu os então dois candidatos a presidente da entidade, os prefeitos Cleomar Tema e Erlanio Xavier, e o governador Flávio Dino (PCdoB).
Tema, que já havia até registrado chapa, decidiu recuar – mesmo dizendo que nunca o faria -, será um presidente de honra da federação. Um prêmio de consolação, depois de ser atropelado por um dos aliados do grupo político do qual faz parte sem que o seu aliado maior, o governador Flávio Dino esboçasse qualquer reação a favor do socialista.
Apoiadores de Tema dizem que Dino agiu assim como vingança pelo prefeito ter se dedicado à campanha do ex-governador José Reinaldo Tavares na disputa pelo Senado.
Já os aliados de Erlanio e Weverton garantem que o governador decidiu ficar à margem porque sabia que não conseguiria barrar os avanços do PDT rumo à presidência da Famem.
Seja qual for o motivo, a eleição de hoje mostra mais uma vitória do senador eleito, que já tem oito anos de mandato no Senado, a presidência da Câmara e a Prefeitura de São Luís (e já trabalha para se manter com ela em 2020).
Os próximos passos serão rumo à Presidência da Assembleia Legislativa, mas isto daqui a dois anos, e em busca do comando do Maranhão, em 2022.
E, pelo visto, Flávio Dino trabalha para isto ou não consegue evitar que os avanços do PDT continuem.
Para manter os 100% de aproveitamento e a liderança isolada do Campeonato Maranhense, o Sampaio enfrenta o Imperatriz, nesta quarta-feira (30), às 20h, no Estádio Castelão, em São Luís.
No início da semana, o técnico Flávio Araújo chegou a estudar a possibilidade de poupar alguns jogadores, mas o Sampaio vai com força máxima diante do Cavalo de Aço e aposta nos gols da dupla Maxuel e Crhistian.
O Tricolor terá: Sampaio: Rodrigo Santos; Yann, Douglas, Wanderson e Romulo; Dede, Patrick, Talisson e Eloir; Crhistian e Maxuel.
O Imperatriz retorna a São Luís após ser derrotado na semana passada pelo Moto por 1 a 0 e busca a reabilitação no Estadual.
O técnico Ruy Scarpino também lança a sua equipe principal para o jogào de hoje: ean; Gabriel, Renan Dutra, Anderson e Renan; Tibiri, Daniel Barros, João Neto e Marcos paullo; Lucas Silva e Junior Chicão.
Tudo sobre Sampaio e Imperatriz você acompanha pela Rádio Mirante AM.