Wellington alerta para perigo de rejeitos da Alumar

1comentário

Desde 2015, o deputado estadual Wellington do Curso tem alertado para o perigo oriundo dos lagos vermelhos da Alumar, onde são despejados os rejeitos da bauxita, substância nociva tanto ao ser humano quanto aos animais e vegetação. Sobre o assunto, o deputado Wellington deixou claro que não se pode falar em desastre, quando é possível evitar. A título de exemplo, o parlamentar mencionou o que aconteceu em Minas Gerais, nas tragédias de Mariana e Brumadinho.

Os lagos vermelhos são de responsabilidade da Alumar, pertencente ao consórcio Alcoa, Billiton Shel e Rio Tinto Alcan, que tem como um dos seus objetos o refino da bauxita para transformação da alumina e lingotes de alumínio.

“Não é desastre quando se pode evitar. É crime ambiental! Desde 2015, temos alertado para isso aqui no Maranhão. Continuaremos a fiscalizar as operações da Alumar, que tem grande possibilidade de impacto ambiental como os lagos de resíduos de bauxita e o restante das instalações da empresa, como lago de resfriamento, o lago de água contaminada e o aterro sanitário industrial. Solicitamos informações ao Ibama e às secretarias, tanto estadual quanto municipal, do meio ambiente quanto à fiscalização e monitoramento das atividades desenvolvidas pela Alumar, bem como de seus impactos ambientais”, afirmou o deputado Wellington.

Wellington do Curso já solicitou, inclusive, visita da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa às lagoas vermelhas da Alumar, para que constatasse in loco a real situação.

Foto: Divulgação

1 comentário »

São Luís encerra etapa do circuito de vôlei de praia

1comentário

O Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia 2018/2019 encerrou neste domingo (26) com a conquista do título da etapa São Luís pelas duplas Ricardo/Álvaro Filho, do masculino e Ana Patrícia/Rebecca, do feminino.

As medalhas dos primeiros e segundos lugares foram entregues pelo secretário de Esporte e Lazer (Sedel), Hewerton Pereira e pelo chefe da Assessoria Especial da Secretaria, Ian Pinheiro, aos atletas vitoriosos dos primeiros e segundos lugares das duas categorias e do naipe feminino, respectivamente. O prêmio em dinheiro das duplas campeãs foi entregue pelos representantes do Banco do Brasil, Alison Aguiar e Mohabe Guedes.

As competições aconteceram na Arena Domingos Leal, na Lagoa da Jansen, com entrada gratuita em todos os jogos. O Circuito Brasileiro foi trazido pela Federação Maranhense de Voleibol (FMV), com apoio do Governo do Estado, através da Sedel, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e patrocínio da Companhia Energética do Maranhão (Cemar).

O vice-presidente da FMV, Mauro Câmara, destacou o apoio recebido da Sedel para trazer o Circuito para São Luís. “A Sedel tem sido parceira não só da FMV, mas do esporte no estado e esse apoio foi fundamental para trazer os ícones do vôlei de praia a São Luís e proporcionar aos torcedores a oportunidade de assistirem de perto as maiores estrelas do vôlei de praia”, afirmou.

Ao longo dos cinco dias de competição, nove atletas receberam uma placa em reconhecimento às vitórias dadas ao Brasil, a homenagem foi oferecida em nome do Governo do Estado por meio da Sedel aos atletas do vôlei masculino, Ricardo Santos, Alison Cerutti, Bruno Schmidt, Márcio Araújo, Benjamin Insfran eEmanuel Rego. Do feminino foram homenageadas Bárbara Seixas, Ágatha Bednarczuk e Juliana Felisberta. “O Circuito Brasileiro trouxe a São Luís os maiores atletas do vôlei de praia, campeões mundiais e olímpicos, sem dúvida e com grande alegria que reconhecemos o valor de cada um dessesesportista. Foram cinco dias de grandes disputas e ótima movimentação na nossa cidade, acredito que torcedores e todos que estiveram na Arena Domingos Leal aproveitaram muito bem esse grande evento”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Hewerton Pereira.

Para receber as competições, a Arena Domingos Leal foi inteiramente revitalizada, com pinturas de parede e piso, troca de vidros, banheiros masculino e feminino restaurados, iluminação, recuperação do alambrado e reparação do sistema de drenagem para que atletas e torcedores tivessem conforto e segurança.

Projeto ‘Mais Férias, Mais Lazer’

Paralela à programação de jogos do Circuito Brasileiro, a Sedel montou uma estrutura com equipamentos de lazer que foram bem aproveitados pelo público. A programação, que aconteceu do lado de fora da Arena Domingos Leal, contou com atividades de esporte e lazer, como basquete, voleibol, futebol society, além de pula pula para as crianças. Aulas de zumba ao fim do dia e show musical também fizeram parte da agenda de atividades.

Fotos: CBV/Sedel

1 comentário »

Hilton busca melhorias na saúde em Santa Rita

0comentário

Com o objetivo de ampliar as melhorias estruturais e de atendimento na rede municipal de saúde, o prefeito de Santa Rita, Dr Hilton Gonçalo, realizou um série de visitas aos postos de saúde.

Dentre as demandas repassadas pelo prefeito à equipe da secretaria de saúde, estão – iniciar o mês da saúde com término dia 25 de fevereiro, iniciar treinamento para serviço público humanizado, garantir ações de saúde preventiva nas comunidades e permanência de um médico na UBS de Placa de Recurso.

Vale destacar que ao longo dos anos de 2017 e 2018, a prefeitura desenvolveu um trabalho de reestruturação com reforma e ampliação de alguns prédios e readequação logística com aquisição de novos equipamentos e mobiliário.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Feirinha aquece comércio e cultura no pré-Carnaval

0comentário

Nesta época do ano, quem procura animação em ritmo carnavalesco na capital sabe que a Feirinha São Luís é o ponto certo de encontro dos foliões, como aconteceu nesse último domingo de janeiro (27), na 84ª edição do programa criado na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. A Feirinha São Luís tem se destacado e atraído cada vez mais um maior número de pessoas com atração diversificada que inclui programação cultural, comercialização de produtos da agricultura familiar, artesanato e pratos da comida típica maranhense, em um único espaço.

Neste domingo (27), quem foi à Praça Benedito Leite, local onde ocorre o evento, sempre das 7h às 15h, se divertiu ao som da Banda da Feirinha, bloco tradicional Os Apaixonados, grupo de capoeira Matroá, Banda Sambores, Escola de Samba Flor do Samba e Grupo Argumento.

“A Feirinha São Luís virou essa grande festa da cultura popular, nesse encontro de gerações que celebram sua maranhensidade, em um espaço que é vitrine tanto para os turistas quanto para os ludovicenses, em um ambiente gratuito para o lazer e convivência social. Nós da organização, prezamos sempre pelo bem-estar da população”, enfatizou o secretário de Relações Parlamentares e coordenador geral da Feirinha, Ivaldo Rodrigues.

Atualmente a estrutura da Feirinha São Luís é formada por 120 barracas montadas e sobre rodas instaladas no perímetro da Praça Benedito Leite. Quando começou eram apenas 60 barracas apostando no empreendimento ousado realizado pela Prefeitura de São Luís em parceria com Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA).

Desde que foi lançada em junho de 2017, a Feirinha vem contribuindo para a formalização e desenvolvimento dos pequenos negócios com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Em 84 domingos, pela Praça Benedito Leite passaram mais de 500 mil pessoas, entre moradores de São Luís e visitantes de outras cidades, estados e países.

Definitivamente, a Feirinha passou a fazer parte do roteiro turístico de São Luís. Neste período de realização, a venda de produtos possibilitou a circulação de capital da ordem de R$ 24 milhões.

Incentivo cultural

Em todas as edições, a programação cultural funcionou como grande agente agregador e de atrativo turístico. Mais de 500 grupos culturais, entre eles nomes expressivos da cultura popular, do bumba meu boi, tambor de crioula, capoeira, danças do cacuriá, entre outros, além dos shows musicais fizeram parte da programação do evento.

Foto: Renato Carvalho

sem comentário »

Leonardo Sá deve disputar eleição em Pinheiro

0comentário

O deputado estadual eleito, Leonardo Sá, que se filiará ao PR nesta semana, utilizou as redes sociais para confirma a sua intenção de disputar a Prefeitura de Pinheiro, nas eleições de 2020.

Nas redes sociais, Leonardo Sá escreveu a frase: “Medo tem alguma utilidade, mas a covardia não”. E mais em baixo complementou: “Rumo a 2020”. (Veja aqui)

Leonardo Sá tem deixado claro seu posicionamento diante da fraca gestão de Luciano Genésio, atual prefeito, e agora confirma que deve enfrenta-lo nas urnas.

No entanto, o embate sobre Pinheiro não deverá aguardar necessariamente o ano que vem para começar a acontecer. Genésio conseguiu eleger deputada estadual a esposa, Thaiza Ortegal (PP), e como irá dividir o parlamento com Leonardo Sá, o embate parece inevitável.

Vale lembrar também que além de Genésio, que mesmo com a fraca gestão irá tentar a reeleição, e Leonardo Sá que confirmou sua intenção em disputar o pleito, existe ainda o grupo político do ex-prefeito Filuca Mendes e do deputado federal Victor Mendes, que pode até ser o candidato a prefeito de Pinheiro do grupo em 2020.

Blog do Jorge Aragão

sem comentário »

Poupar jogadores pode custar caro ao Sampaio

1comentário

Após quatro partidas na temporada, o técnico Flávio Araújo mostra preocupação com o “desgaste” de jogadores e estuda poupar alguns atletas na partida contra o Imperatriz, nesta quarta-feira (29), pelo Campeonato Maranhense.

A decisão de poupar jogadores pode custar caro ao Sampaio. O time até aqui lidera o Maranhense com 100% de aproveitamento e qualquer tropeço diante do Imperatriz que é uma das equipes favoritas ao título pode atrapalhar a equipe mais adiante.

O treinador disse ao Globoesporte que a sequência de jogos é “cruel” e reclama que o jogo com o Imperatriz nem deveria ser marcado.

“Essa é a grande questão, pois temos até um grupo bom para a gente poupar jogadores e temos que analisar junto com o departamento fisiológico. O jogador que estiver muito desgastado vamos ter que tirar, porque a sequência realmente é muito cruel. Essa jogo de quarta não é nem para existir, pois tinha que ser colocado posteriormente. Temos que avaliar isso para saber quais atletas estão mais inteiros para esse jogo contra o Imperatriz. A partida é aqui dentro e com essas chuvas o gramado fica ainda mais carregado”, disse Flávio Araújo.

Só acho muito cedo para se falar em desgaste…

Foto: Elias Auê/Sampaio

1 comentário »

Flávio Dino envia bombeiros a Brumadinho

0comentário

O governador Flávio Dino (PCdoB) anunciou a ajuda do Maranhão no auxílio do resgate das vítimas da tragédia provocada pelo rompimento barragem I da Mina Córrego do Feijão da Vale em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Nas redes sociais, Flávio Dino confirmou o envio de equipe do Corpo de Bombeiros do Maranhão.

“Autorizei deslocamento de equipe do Corpo de Bombeiros do Maranhão para auxiliar nas buscas de vítimas em Brumadinho, Minas Gerais. Somos todos irmãos e temos que ser solidários sempre”, disse.

“Solidariedade às vítimas e suas famílias em Brumadinho. Solidariedade à população de Minas Gerais. Solidariedade aos que lutam em favor do Direito Ambiental como uma contenção à onipotência e à ganância dos que se acham donos dos recursos naturais”, acrescentou.

A equipe do Corpo de Bombeiros do Maranhão que vai ajudar no resgate das vítimas em Brumadinho é formada por sete profissionais que são especialistas em busca e salvamento.

sem comentário »

Prefeitura debate Plano Diretor na zona rural

2comentários

O povoado de Andirobas, localizado na zona rural de São Luís, recebeu, no ultimo sábado (26), a sexta audiência pública para apresentação da proposta de revisão do Plano Diretor do Município de São Luís, promovida pela Prefeitura e coordenada pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan). Dos nove encontros que estão sendo realizados pelo poder público municipal, este foi o primeiro na zona rural da capital.  O próximo será terça-feira (29), no auditório Central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA – Cidade Universitária Dom Delgado – Avenida dos Portugueses, 1966 – Campus do Bacanga), das 19h às 22h.

A audiência no povoado Andirobas teve a participação de entidades representativas de classe e da população e ocorreu na sede da Associação de Moradores do Povoado de Andirobas, zona rural de São Luís. O secretário municipal de Projetos Especiais e presidente do Conselho das Cidades (Concid), Gustavo Marques, presidiu a mesa dos trabalhos, composta ainda pelos presidentes do Instituto da Cidade (Incid), Marcelo do Espírito Santo, e o representante do Sinduscon, Hermes da Fonseca Neto.

Gustavo Marques falou sobre a realização da sexta audiência na zona rural de São Luís. “Demonstra a disposição do poder público municipal em debater e discutir com os mais diversos segmentos da sociedade, nas mais variadas localidades, de maneira que estamos mais uma vez cumprindo a nossa obrigação e cumprindo o planejado anteriormente”, afirma o secretário.

A série de audiências tem como finalidade debater a reordenação de políticas voltadas para áreas urbana e rural da cidade, além de garantir acessibilidade, mobilidade, uso racional e ocupação do solo, habitação, meio ambiente, saneamento básico, entre outras questões que envolvem o planejamento estratégico do município. De maneira concreta, o Plano Diretor é que delimita as áreas do território municipal, classificando-as como sendo rural ou urbana.

De acordo com Márcio Vaz, consultor ambiental, a importância das audiências é que elas legitimam o processo democrático. “A função da audiência é permitir que diferentes segmentos da sociedade participem e façam observações, contribuindo com o aperfeiçoamento da proposta técnica que está sendo feita pela Prefeitura de São Luis”.

Calendário de audiências públicas:

Dia 29 de janeiro (terça-feira) – Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão – UFMA (Cidade Universitária Dom Delgado – Avenida dos Portugueses, 1966 – Campus do Bacanga), das 19h às 22h.

Dia 31 de janeiro (quinta-feira) – Auditório da Federação das Industria do Maranhão – FIEMA – Avenida Jerônimo de Albuquerque – Cohama), das 19h às 22h.
Dia 2 de fevereiro (sábado) – Associação de Moradores de Pedrinhas (Rua da Paz, 1 – Pedrinhas), das 16h às 19h.

Dia 2 de fevereiro (sábado) – Associação de Moradores de Pedrinhas (Rua da Paz, 1 – Pedrinhas), das 16h às 19h.

Foto: Agência São Luís

2 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS