Sampaio vacila e deixa vitória escapar no fim

4comentários

O Sampaio deixou escapar a vitória que marcaria a sua reabilitação na Copa do Nordeste após a derrota humilhante para o Ceará na estreia.

O time maranhense empatou com o Confiança-SE, por 2 a 2, neste sábado (26), no Estádio Castelào, em São Luís.

A história da partida pode ser contada em dois tempos distintos. No primeiro, o Confiança foi superior e venceu por 1 a 0, com gol de Júnior Timbó.

Após o intervalo, o Sampaio voltou melhor e dominou o jogo. Empatou e virou o jogo com dois gols de Maxuel Samurai cobrando pênalti.

Quando tudo levava a crer que o Sampaio conquistaria a sua primeira vitória, aos 45 minutos, o lateral Yann meteu a mão na bola e o árbitro marcou pênalti que Tito mandou para o fundo do gol.

O Sampaio volta a jogar pela Copa do Nordeste no sábado (2), às 18h30, contra o CSA, no Estádio Castelão.

Foto: Lucas Almeida

4 comentários »

Leonardo Sá vai mesmo para o PR

0comentário

O que foi revelado, até sem querer, pelo presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB) (reveja aqui), foi confirmado oficialmente pelo comando do PR no Maranhão.

O deputado estadual eleito Leonardo Sá será o mais novo filiado do PR. A filiação de Leonardo Sá acontecerá na próxima quarta-feira (30) e será comandada pelo presidente do partido no Maranhão, o deputado federal eleito Josimar de Maranhãozinho.

Com a ida de Leonardo Sá para o PR, o partido passa a ser a terceira maior bancada da Assembleia Legislativa do Maranhão na próxima legislatura. Além de Leonardo Sá, o partido terá Detinha, Vinícius Louro e Hélio Soares.

Leonardo Sá é um dos novos deputados a partir de 1º de fevereiro. Médico por vocação, Leonardo reside na cidade de Pinheiro e se elegeu pela primeira vez deputado estadual, com quase 32 mil votos. O futuro deputado foi eleito pelo PRTB, mas como o partido não alcançou a cláusula de barreira, ele se filiará ao PR, antes mesmo de assumir o mandato.

Blog do Jorge Aragão

sem comentário »

Prefeitura promove Sarau Histórico de Carnaval

3comentários

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), realizará o primeiro Sarau Histórico de Carnaval no dia 31 de janeiro. O evento terá como tema ‘Eu te conheço Carnaval’ e ocorrerá na Praça Panteon, que integra o Complexo Deodoro, completamente requalificado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura e entregue à população no final do ano passado. O logradouro será palco para músicas, poesias e uma peça teatral, ressaltando as belezas e a história do local que já serviu para muitas Folias de Momo em tempos áureos. O evento começa às 19h e integra a política de fomento ao turismo implantada na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

A companhia Teoria das Artes será a responsável pela parte teatral da noite, com um roteiro que vai relembrar os tempos áureos da Deodoro. “A cidade de São Luís tem diversos espaços para reunir os amigos em grandes festas. A Praça Panteon já foi, em outros tempos, palco de grande eventos e volta a ser, após a reforma do Instituto do Iphan em parceria com a Prefeitura de São Luís. Todos deveriam aproveitar o nosso evento e se apropriar deste espaço”, disse a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.

A noite também será repleta de música. A banda Máquina do Tempo tocará as melhores músicas que já marcaram época nos bailes e festas de São Luís. Músicas clássicas dos bailes de carnaval estarão presentes na noite, que também falará sobre as personalidades que têm um busto na praça – Josué Montello; o poeta modernista, Bandeira Tribuzi; a primeira mulher negra romancista do Brasil, Maria Firmina dos Reis; o teatrólogo e jornalista, Arthur Azevedo; o literário Gomes de Sousa; o escritor do Parnasianismo no Brasil Raimundo Correia; o cronista e ensaísta Nascimento de Morais. Durante o evento o público será convidado a participar e interagir no evento, dançando e cantando.

O roteiro do Sarau mostrará os grandes poetas, como Aluísio de Azevedo, Graça Aranha, Gonçalves Dias e Josué Montello, em um grande baile de carnaval no Panteon, aproveitando a noite e falando sobre as suas histórias, poesias e sobre a Ilha do Amor.

Foto: A. Baeta

3 comentários »

Um maluco beleza chamado Erlanes

0comentário

Em 2014 apareceu lá pelo MAVAM (Museu da Memória Audiovisual do Maranhão) um sujeito que ninguém conhecia, dizendo que estava desenvolvendo o projeto de um filme e que gostaria de contar com a nossa ajuda para realizar a tal produção. Perguntei-lhe sobre o conteúdo do curta-metragem que ele pretendia fazer e ele meio sem jeito me disse que não era um curta, e sim um longa! Espantado, continuei querendo saber sobre o projeto! Imaginei que seria um documentário, mas ele me afirmou que seria um filme ficcional e eu fiquei imaginando só comigo: “Tem cada doido nesse mundo! O cara nunca fez nem um curta e já quer fazer um longa-metragem e logo num gênero que requer muito conhecimento e técnicas específicas e apuradas!” Perguntei qual o assunto e ele me disse ser uma comédia, que se chamaria “Muleque Té Doido” e que retrataria um grupo de amigos bem peculiar de nossa cidade, de forma despretensiosa e escrachada. Foi aí que vi que ele sabia exatamente o que pretendia.

Aquele sujeito era Erlanes Duarte, naquele mesmo dia ganhou o meu respeito e já saiu do MAVAM levando alguns equipamentos importantes para realização de seu primeiro filme.

Para quem não sabe, o Museu da Memória Audiovisual do Maranhão, da Fundação Nagib Haickel, tem como objetivo pesquisar, coletar, preservar, digitalizar e difundir a memória maranhense em meios audiovisuais, e uma das formas que nós encontramos de fazer isso é apoiando produções desse setor em nossa terra. Nesse sentido, funciona lá o Polo de Cinema do Maranhão que conta com a participação de diversas produtoras e indivíduos que fazem cinema por aqui. Esse polo agora conta com o importante apoio do Núcleo de Produção Digital do Maranhão, que é gerido pelo IFMA-MA e pela FNH.

Mas, voltando ao “Muleque Té Doido”!… Do sonho deste maluco beleza, o Erlanes Duarte, e de sua trupe, não saiu apenas aquele filme que fez de cara um incrível sucesso de público, pois falou de forma direta e simples exatamente o que uma boa e grande parcela da população gostaria de ouvir e ver. Em 2016 saiu o segundo filme, “A lenda de Dom Sebastião” que obteve um sucesso pelo menos cinco vezes maior que o primeiro em termos de público e conseguiu a façanha de ser o 15º filme mais visto nos cinemas do Brasil naquele ano, superando produções de alguns dos grandes estúdios internacionais. Agora em 2019 eles lançam o “Mais doido ainda” que terá seu lançamento alavancado por um verdadeiro marco do nosso cinema: osegundo filme da franquia será o primeiro filme maranhense exibido em emissora de televisão com sinal aberto, fato que ocorrerá no sábado, dia 26 de janeiro, na faixa Supercine da afiliada Globo do Maranhão, a TV Mirante!

A franquia “Muleque Té Doido” estabeleceu um parâmetro alto no cinema maranhense, no que diz respeito a sucesso de audiência, fato que não ocorre com outras produções de nossa terra, que, em que pese sejam provenientes de um tipo de cinema bem mais sofisticado e autoral, com produções que primam pela existência de roteiros de grande valor literário e artístico, se servindo de temáticas polêmicas, sociais ou históricas, não conseguem a mesma penetração que esse cinema mais simples, despretensioso, pastelão e escrachado, feito por Erlanes e sua turma.

O Cinema maranhense, já faz mais de 10 anos, desde 2008, com a realização de “Ai que vida!”, de Cícero Filho, e “Pelo Ouvido”, deste humilde redator que vos escreve, vem evoluindo de maneira constante e sempre exponencial. Cineastas autorais como Frederico Machado, Arturo Saboia Daniel Drumont, realistas ou naturalistas como Beto Matuck, Breno Ferreira, Francisco Colombo, Leandro Guterres, Mavi Simão, os mais jovens como Lucas Sá, Marcos Pontes, Breno Nina, Al Danúzio, Taciano Brito, Áurea Maranhão, o pessoal da animação, como Beto Nicácio, Iramir Araújo e Adriano Pinheiro, formam a linha de frente de nosso cinema, que conta com muito mais gente, tão capacitada quanto os aqui citados, isso sem contar com profissionais de altíssimo nível que dão suporte e vida aos nossos projetos, como diretores de fotografia, de arte, cenografia, e de produção.

Erlanes Duarte e seus moleques doidos são parte importante do nosso cinema e recebem de mim, e acredito que devam receber de todos que fazem cinema no Maranhão, o mais profundo respeito e os aplausos por conseguirem realizar, com sucesso, aquilo que se propuseram!

Quando analiso um filme, a primeira coisa que observo é se o realizador da obra conseguiu fazer aquilo que se propusera. No caso do “Muleque Té Doido”, esse intento sempre foi alcançado com sobra.

Blog do Joaquim Haickel

sem comentário »

Calados de novo

0comentário

O governador Flávio Dino e seus auxiliares e subalternos não se manifestaram sobre o abandono da obra para construção da ponte Central-Bequimão que está paralisada e o material enferrujando. O descaso foi revelado pelo morador de Bequimão Mellquisedeque Allmeida, que fez um vídeo e publicou em rede social.

A estratégia do governo é sempre a mesma: manter silêncio sobre o problema e encher as redes sociais com ações da gestão anterior. Flávio Dino preferiu calar e deixar de explicar aos maranhenses em que foram aplicados mais de R$ 16 milhões em uma obra que não saiu do chão, até o momento.

O governador não quer explicar por qual motivo a ponte não foi entregue dentro do prazo previsto no contrato, que era setembro de 2018.

Ou seja, o governador do Maranhão que prega transparência, não consegue ser transparente com os maranhenses no uso do dinheiro público.

Pelo contrário, mesmo com uma obra repleta de dúvidas devido à contratação de uma empresa investigada pela Polícia Federal por desvio de verba pública, o comunista preferiu tirar proveito político-eleitoral da construção da ponte durante o período de pré-campanha eleitoral do ano passado, fazendo circular pelas estradas do estado caminhões – que pareciam outdoor – com estas estruturas metálicas hoje abandonadas.

Mas essa postura do governador – que adora criticar adversários nas redes sociais e se colocar como puro – não é novidade: aluguel camarada, capelães, investigação da Polícia Federal de desvio de verba na Saúde do estado são alguns exemplos dos momentos de silêncio de Flávio Dino.

Também calados

Também permanece em silêncio e sem agir o Ministério Público Estadual. O órgão, comandado pelo procurador Luiz Gonzaga Coelho, deveria scalizar a correta aplicação do dinheiro público. Até o momento, não se tem notícia de qualquer ação contra o estado pela obra abandonada da ponte Central-Bequimão.

Assim como Dino, o MP também cou inerte diante das denúncias de aluguel camarada e o caso dos capelães, por exemplo.

Estado Maior

sem comentário »

Aumento de tarifas de ônibus já está valendo

0comentário

Os novos valores das tarifas de ônibus em São Luís entram em vigor neste sábado (26).

Com o aumento de R$ 30 centavos anunciado esta semana pela Prefeitura de São Luís, as tarifas já estão custando R$ 3,40 nas linhas integradas e R$ 2,95 nas linhas não integradas.

Nos semiurbanos, a tarifa passa de R$ 3,10 para R$ 3,40. Já o Expresso Metropolitano passa de R$ 3,30 para R$ 3,60.

Foto: Agência São Luís

sem comentário »

Sampaio tenta reabilitação na Copa do Nordeste

0comentário

Após a goleada humilhante para o Ceará na estreia da Copa do Nordeste quando foi goleado por 5 a 0, em Fortaleza, o Sampaio volta a campo neste sábado (27), em busca da reabilitação.

O adversário será o Confianca-SE, às 16h, no Estádio Castelão, em São Luís. O time sergipano também foi derrotado na estreia. Perdeu em casa para o Salgueiro por 1 a 0.

O técnico Flávio Araújo mantém a equipe que venceu os dois últimos jogos pelo Campeonato Maranhense e lidera a competição com 100% de aproveitamento. Ele aposta no entrosamento da equipe e nos atacantes Maxuel Samurai (foto) e Christian que marcaram os gols nos últimos jogos.

Diferentemente da partida com o Ceará, o treinador desistiu do esquema com três zagueiros e o Sampaio deve ter a seguinte equipe: Rodrigo Santos; Yann, Douglas, Wanderson e Romulo; Dede, Patrick, Talisson e Eloir; Christian e Maxuel.

Tudo sobre Sampaio e Confiança você acompanha pela Rádio Mirante AM.

Foto: Lucas Almeida

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS