Vereadores se reúnem com senador Weverton

2comentários

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho (PDT), recebeu, nesta segunda-feira (21), a visita de cortesia do senador eleito Weverton Rocha (PDT).

Além de Osmar, estavam no encontro os vereadores Pavão Filho (PDT), Paulo Victor (PROS), Aldir Júnior (PR), Chaguinhas (PP), Chico Carvalho (PSL), Beto Castro (PROS) e Raimundo Penha (PDT).

O senador eleito, que assume o mandato no dia 1º de fevereiro, falou  do compromisso com os vereadores de São Luís de buscar recursos para obras importantes na capital.

Segundo Weverton, no mandato de senador, ele buscará verbas para todos os municípios do estado.

“O mandato de senador representa o Estado que, na verdade, é um conjunto dos municípios porque as pessoas moram nas cidades. Teremos um mandato municipalista. E diante disto, vou trabalhar em busca de recursos e obras para todos os municípios e São Luís, como capital, merece uma atenção grande”, afirmou.

Osmar Filho afirmou que vereadores apresentarão as demandas e principais problemas de São Luís que podem ser resolvidos com ajuda do governo federal.

Além disto, o pacto federativo, segundo o parlamentar, precisa ser revisto e a bancada federal do Maranhão pode contribuir com o debate.

“Conversamos sobre várias demandas e uma delas foi o pacto federativo que precisamos dar prosseguimento, readequá-lo como forma da municipalidade não continuar sendo penalizada com a perda de recursos constitucionais. Com a ajuda dos deputados e senadores – e o senador Weverton Rocha assumiu este compromisso –  este trabalho, em prol do povo da capital, terá êxito, tenho certeza ”, explicou Osmar

Foto: Divulgação

2 comentários »

Edivaldo anuncia abrigo permanente para idosos

3comentários

Em mais uma ação visando ao fortalecimento das políticas municipais voltadas à pessoa idosa em São Luís, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior entregou ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI), na manhã desta segunda-feira (21), equipamentos fundamentais para o desenvolvimento do trabalho realizado pelo órgão. Além de um veículo Citroen Air Cross, foram entregues mobiliário para escritório e equipamentos de informática obtidos em parceria com o Governo Federal. Na ocasião, o prefeito anunciou a implantação do primeiro abrigo municipal para acolhimento de idosos na capital, previsto para ser inaugurado ainda este ano.

“A criação do abrigo será mais uma iniciativa planejada e executada por nossa gestão, como parte da política de valorização da pessoa idosa em nossa cidade. Isso denota o cuidado e o respeito com que temos tratado as questões relativas ao bem-estar dos idosos, para que vivam com mais dignidade. Para isso, temos desenvolvido um trabalho muito bem articulado com as instituições e órgãos de apoio a esse público, o que nos tem possibilitado instrumentalizar melhor o trabalho dessa rede de apoio e avançar significativamente na área. E com a criação da nova instituição de longa permanência para acolhermos e abrigarmos idosos em situação de vulnerabilidade e abandono daremos mais um grande passo em nossa política em atenção a esse público”, afirmou o prefeito Edivaldo.

O ato de entrega contou com a presença do vice-prefeito Julio Pinheiro; da secretária municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Andréia Lauande da representante do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, Izabel de Fátima Lopezic; e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Maria Goreth Cunha, do promotor de Justiça do Idoso, José Augusto Cutrim Gomes, entre outras autoridades. Entre os equipamentos entregues ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa estão um veículo Citroen Air Cross, três mesas estações de trabalho, mesa de reunião, TV LED de 50 polegadas para apresentações e videoconferências, armário para escritório, cadeiras para espera (duas longarinas para três lugares), três computadores com webcams, copiadora multifuncional e um bebedouro. A entrega dos equipamentos visa melhorar aparelhar e reforçar o trabalho do CMDI em São Luís.

A secretária municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Andréia Lauande reforçou que a ação de entrega dos equipamentos ao CMDI faz parte dos avanços conquistados com a implementação das políticas de atenção ao idoso na capital, com a determinação do prefeito Edivaldo.

Instituto

Sobre a instituição de longa permanência que será criada pela Prefeitura de São Luís, a gestora explicou que trata-se de um abrigo exclusivo para pessoas idosas, homens e mulheres a partir dos 60 anos. A Casa terá capacidade para atender 30 idosos. “Será a primeira unidade exclusiva para acolhimento institucional para a pessoa idosa de São Luís, mantida pelo município. A iniciativa tem a determinação e orientação do prefeito Edivaldo, que não tem medido esforços para garantir a essa pessoa melhor qualidade de vida, saúde e bem-estar social e emocional”, ressaltou Andréia Lauande. Ainda conforme a secretária, os recursos para a criação da Instituição de Longa Permanência foram captados junto à Fundação Você, através do Fundo Municipal da Pessoa Idosa.

Como parte da política de atenção ao idoso, a Prefeitura de São Luís desenvolve diversas políticas voltadas à saúde e ao bem-estar desse público. O Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi) é uma delas. Atualmente, o Cais realiza uma média de 13 mil atendimentos por mês, sendo individual e em grupos. Os idosos contam com a assistência prestada através de grupos de convivência sobre saúde do homem, hidroginástica, ioga, artes manuais, pilates, coral, dança e terapia familiar.

O centro oferece também serviços especializados na área de saúde como consultas médicas em geriatria, educação física, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, serviço social, além dos grupos terapêuticos (arteterapia, memória, convivência e outros).

Foto: A. Baeta

3 comentários »

Câmara divulga calendário para recadastramento

0comentário

A Câmara Municipal de São Luís realizará, a partir desta quarta-feira (23), o trabalho de recadastramento dos servidores da Casa. A coleta de informações se prolongará até o dia 1º de fevereiro no setor de Protocolo.

O atendimento será feito das 8h às 17h. As datas para realizar o recadastramento são de acordo com a letra inicial do nome do servidor.

Os servidores (efetivos, comissionados e contratados) deverão apresentar os seguintes documentos: foto 3×4, cópia da identidade, CPF, PIS/Pasep e título de eleitor, cópia de certidão de nascimento ou casamento, cópia da certidão de nascimento dos filhos, cópia do comprovante de residência, cópia da carteira de trabalho, cópia do cartão do banco e cópia da portaria ou termo de posse.

Vale destacar que o recadastramento é obrigatório. O servidor que não o fizer estará sujeito a penalizações, como a suspensão do pagamento.

As datas para realizar o recadastramento são de acordo com a letra inicial do nome do servidor. Veja as informações abaixo.

Letra A – 23/01 (Quarta-Feira)
Letras B, C e D – 24/01 (Quinta-Feira);
Letras E, F e G – 25/01 (Sexta-Feira)
Letra J – 28/01 (Segunda-Feira)
Letras H, I, K e L – 29/01 (Terça-Feira)
Letra M – 30/01 (Quarta-Feira)
Letras N, O, P, Q e R – 31/01 (Quinta-Feira)
Letras S, T, U, V, W, X, Y e Z – 01/02 (Sexta-Feira)

Foto: Divulgaçào

sem comentário »

PDT realiza Seminário sobre Formação Política

0comentário

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) e a Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP) no Maranhão realizarão o I Seminário de Formação Política direcionado para militantes, membros dos movimentos sociais, vereadores, deputados e prefeitos.

O evento, que acontece no Espaço Orienta, no bairro do Renascença, no dia 09 de fevereiro, a partir das 9h, abordará as mudanças e a participação popular nas últimas eleições; além da influência da comunicação neste processo e como os partidos políticos se adequam a nova realidade.

Os temas serão abordados pelo professor Leonardo Zumpichiatti, da Universidade Leonel Brizola; pela jornalista Elizângela Isaque da Silva, graduada em Comunicação Social e especialista em Bioética; e pelo o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), Flávio Vinicius Araújo Costa.

As inscrições podem ser feitas na sede do PDT, na Rua dos Afogados, no Centro de São Luís; ou pelo e-mail da Fundação ([email protected]) mediante doação de dois quilos de alimentos não perecíveis.

“Este Seminário marca o inicio das nossas atividades em 2019. Temos que estar atualizados e avaliando permanentemente os cenários políticos. A sociedade está cada dia mais exigente”, afirmou o presidente do diretório municipal do PDT de São Luís e vereador, Raimundo Penha. 

Foto: Divulgação

sem comentário »

O excelente início de temporada de Márcio Diogo

0comentário

Em sua segunda temporada no Moto, o meia-atacante Márcio Diogo é destaque nos dois jogos disputados pela Copa do Nordeste. Mas foram apenas dois jogos e o torcedor sempre quer muito mais…

Na partida de estreia contra o Altos-PI, Márcio Diogo foi o autor do gol rubro-negro. Enquanto esteve em campo, o Moto segurou bem o placar de 1 a 0, e nos contra-ataques não deu moleza ao adversário, mas foi substituído pelo técnico Wallace Lemos e na minha opinião foi exatamente nesta substituição que o Moto começou a ceder o empate aos piauienses.

No último sábado,contra o Vitória, Márcio Diogo voltou a brilhar e foi novamente o destaque da partida. Mandou uma bela bola de cabeça no poste esquerdo do goleiro Caíque, criou belas jogadas e foi o autor do gol de pênalti no empate por 1 a 1.

Experiente e frio, Márcio Diogo é a inteligência do meio-campo no Moto ao lado de Juninho Arcanjo e neste começo de temporada, diferentemente do ano passado, tem chamado a responsabilidade para si e mais do que isso tem resolvido com gols.

Que continue brilhando. A torcida do Papão sabe reconhecer quem faz história no clube…

Foto: Lucas Almeida

sem comentário »

Sedel estuda parceria em espaços esportivos

0comentário

A Secretaria de Estado de Desporto e Lazer (Sedel) estuda a implantação de um projeto que vai mudar a paisagem nas cidades maranhenses. A ideia é simples, mas que vai melhorar muito a qualidade de vida das pessoas.

De autoria do secretário-ajunto da Sedel, Américo Lobato, o projeto prevê a adoção pelas empresas de áreas esportivas como praças e outros espaços. Em troca, as empresas poderão utilizar o espaço com publicidade.

O projeto pode transformar espaços públicos que hoje são verdadeiro lixões ou estão tomados por matagal em belos espaços para prática esportiva em todo o Maranhão. Além disso, quadras em escolas e praças podem ser totalmente revitalizadas dentro do projeto.

“O projeto será uma parceria entre a Sedel e uma empresa que esteja disposta a ajudar nas melhorias das áreas esportivas em contra partida a empresa poderá explorar o espaço publicitário”, explicou Lobato.

O secretário Hewerton Pereira é um dos defensores do projeto que já foi encaminhado para setor de Planejamento para que ainda esse semestre venha a ser implantado.

Sem dúvida alguma uma boa ideia e que se for abraçada pelos empresários vai realmente melhorar muito a paisagem nas nossas cidades.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Prefeita de Guimarães morre após luta contra câncer

0comentário

Morreu na madrugada desta segunda-feira (21), em São Luís, a prefeita de Guimarães, Benedita Margarete Matos Ribeiro (PV).

Maragarete tinha 57 anos e estava internada no Hospital São Domingos, onde lutava contra um câncer desde 2017, doença que o afastou da prefeitura boa parte do tempo nos dois primeiros anos de gestão.

O corpo será velado em Guimarães e o sepultamento será em Pinheiro, cidade onde nasceu.

Margarete foi eleita em 2016 com 3.314 votos (44.35%). Com a morte dela, quem assume é o vice Osvaldo Luís Gomes.

sem comentário »

Prefeitura de Paço prorroga inscrições em concurso

0comentário

As inscrições para o concurso público para provimento de 587 vagas na Prefeitura de Paço do Lumiar foram prorrogadas. Os salários chegam a até R$ 7.118,77. O prazo para os candidatos se inscreverem será encerrado no dia 1º de fevereiro (sexta-feira).

A organização do concurso está a cargo do Instituto Machado de Assis, que tem larga experiência na execução de seletivos no Maranhão, Piauí e em outros estados da região Nordeste.

Os candidatos podem se inscrever no site www.institutomachadodeassis.com.br até o dia 1º de fevereiro (sexta-feira). O edital com as regras do certame e as retificações estão disponíveis na mesma página eletrônica.

As taxas são de R$ 52,00 (cargos de nível fundamental), R$ 80,00 (cargos de nível médio) a R$ 135,00 (cargos de nível Superior).

A data da prova está prevista para os dias 17 de fevereiro de 2019 (cargos de nível médio – manhã; e fundamental – tarde) e 24 de fevereiro de 2019 (cargos de nível superior – manhã e cargos de professor – tarde).

sem comentário »

Derreteu…

0comentário

Sete de junho de 2016, 10h30, solenidade oficial do Governo cheia de pomp. Secretários de Estado, deputados, aliados políticos, vereadores e lideranças assistem ao governador Flávio assinar a ordem de serviço para a recuperação asfáltica da avenida Nossa Senhora da Vitória, principal via do bairro Parque Vitória.

A obra, entregue pouco mais de um ano depois, no dia 9 de junho de 2017, carregava um investimento inicial de R$ 3,21 milhões e previa asfaltamento, drenagem profunda, recapeamento, abertura de vias e melhoramento e urbanização de 10 quilômetros no trecho que liga a Estrada da Vitória às principais vias do bairro, com a inclusão das ruas A, H, 07, Maria de Fátima Figueiredo e a Avenida 2.

Na ocasião da assinatura da ordem de serviço, o governador afirmou que a população jamais enfrentaria novamente problema com alagamentos, lamas e buracos na via. Tudo isso fruto da complexidade dos serviços propostos, tanto na drenagem, quanto no recapeamento das pistas.

Ocorre que bastou chover nos meses seguintes, para os problemas voltarem à superfície, dificultando a trafegabilidade da via, e o acesso a pedestres e cadeirantes.

No trecho que dá acesso à UPA do Parque Vitória, por onde circulam ambulâncias diariamente, desde o fim de 2018 veículos passaram a trafegar por apenas uma faixa da via, em decorrência de um enorme buraco que se formou no local.

Para corrigir o problema, agora, novo gasto de dinheiro público e serviços paliativos, com o tapa-buracos. Não adiantou. O trecho voltou a apresentar problemas estruturais e com acúmulo de lama.

Nas proximidades da entrada do Jardim Turu, outro caos. Buracos, lama, confusão no trânsito e falta de infraestrutura. Problema que se arrasta há meses.

E foram mais de R$ 3 milhões “investidos” há pouco mais de 2 anos.

Quanto desperdício…

Estado Maior

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS